30 maio 2012

PASSEANDO POR SANTIAGO Parte 2


      

 
6] Bairro Bellavista

Bellavista é um bairro bem interessante. Casas pintadas com cores fortes [ainda há o predomínio de casas], restaurantes alternativos, bares, ateliers de artistas plásticos e uma das casas do conhecido poeta Pablo Neruda, a "La Chascona". Não conseguimos fazer a visita guiada, pois não fizemos reserva e, no dia, havia muitos turistas. Então, circulamos na parte que fica aberta ao público.
Gostamos muito de passear pelo bairro, que é um lugar arborizado e agradável, com muitas residências antigas.
Visitamos o Pátio Bellavista, um polo gastronômico que reúne restaurantes, cafeterias e sorveteria. Nesse espaço há, também, lojas de artesanato típico, de bijouterias, de roupas, uma livraria e um teatro.




Frente da casa de Pablo Neruda,  La Chascona
                               
Poesia de Neruda



O restaurante Republicano, no bairro Bellavista, é uma ótima opção para jantar. A casa é bem antiga e está restaurada. O pé direito alto confere um ar elegante ao ambiente, e os móveis de época complementam. Nós escolhemos um prato que estava delicioso: peito de frango com um molho especial e purê de maçã.  





7] Centro Gabriela Mistral


Uma imensa construção moderna, na avenida Libertador Bernardo O'Higgins, chama atenção: o Centro Cultural Gabriela Mistral. Ela foi uma mulher de grande destaque: poetisa, diplomata, feminista e pedagoga chilena. Segundo a Wikipedia, "Gabriela Mistral foi a primeira pessoa da America Latina a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura". Esse prédio foi construído no governo de Salvador Allende.




Teto da parte Central 



No CGM funciona uma biblioteca, cursos de artes, salas de cinema e espaços de exposição. 


8] Cerro San Cristóbal 

   
A subida no funicular "assusta" um pouco aos que estão esperando na fila e vendo o caminho que ele irá percorrer. Muito íngreme.





Confesso que subi sem olhar para os lados, e só fui apreciar a vista quando já estava em terra firme.


A Cordilheira dos Andes sempre aparece ao fundo, marcando presença. Pois é assim que ela se apresenta no dia a dia da cidade.





           
       
A igreja de Imaculada Concepcion fica em um dos patamares do cerro San Cristóbal      
             

 


A igrejinha é toda de pedra e, por isso, é bem fresquinho lá dentro.


Terminado nosso passeio, descemos de funicular, pois o teleférico estava em conserto. E descer caminhando era impossível devido ao forte calor.

 9] Pueblito Los Dominicos

Pegamos o metrô [linha 1], na estação Baquedano, e fomos conhecer o Pueblito Los Dominicos, saltando na estação Las Condes, no bairro de mesmo nome.

Pueblito Los Dominicos é uma construção que reproduz um povoado chileno do século XIX.

Maquete do povoado no séc. XIX



Igreja vista do Pueblito Los Dominicos 

O Pueblito Los Dominicos fica ao lado da igreja. Na realidade, é um centro de artesanato típico, com lojas que vendem ponchos, xales, cachecóis de lã, bolsas de couro, bijouterias de cobre e prata com lápis lázuli, vasos de cerâmica. Enfim, produtos muito bonitos. É gostoso sentar em um dos bares e tomar uma coca geladinha, apreciando a movimentação de turistas, a beleza do lugar e a apresentação de um grupo indígena.



 

 




10]  El Golf

Pegamos o metrô e fomos passear por esse bairro. Nossa intenção era depois pegar um táxi para ir à avenida Alonso de Córdova e Nueva Costanera.

Vejam como as esculturas, que estão no Paseo de las Esculturas La Pastora, parecem brincar com os pedestres.





Fotos : J.C. Alvarez


Leia também:


  1. Santiago é uma das cidades que eu mais gostei de passear na vida e ficamos bons dias, deu pra virar cidade e arredores de ponta cabeca. Deu uma super saudades lendo seu post Li! Se o mundo fosse menor eu certamente iria várias vezes pra lá. E Neruda, Neruda é amor.

    ResponderExcluir
  2. Santiago é uma das cidades que sempre acaba me escapando por entre os dedos. Já tive várias oportunidades de ir pra lá, acompanhando meu marido que viaja a trabalho, mas nunca consigo conciliar meus compromissos e acabamos deixando pra próxima oportunidade!
    Quero muito conhecer, mas estou vendo tantos atrativos legais que já estou considerando que talvez o destino mereça umas férias em família.
    Gostei muito das dicas de passeios no post!

    ResponderExcluir
  3. Simone, aproveita a próxima oportunidade e vá com seu marido. A cidade é bonita,muito bem cuidada e com muitas atrações legais.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler seu relato de viagem em Santiago no Chile. Ainda não visitei esse país mas a arquitetura pareceu um pouco a Roménia, com essas casinhas coloridas. Amei!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!