29 setembro 2013

PERU - LIMA COMO IR AO CENTRO HISTÓRICO ???

Centro Histórico de Lima/Como chegar ?

Pegar táxi é, de modo geral, a dica de como o turista circular em Lima.

Ninguém se anima a andar de  ônibus que, na verdade, são os chamados
"lotações" antigos e funcionam como as Vans no Rio de Janeiro: a pessoa que recebe o pagamento da passagem grita o nome dos lugares por onde o ônibus passará para ver se há alguém interessado.

PERU - LIMA COMO IR AO CENTRO HISTÓRICO ???




Por sorte, alguns dias antes de viajar, conheci o blog "Meus planos de viagem" em que o autor dá uma preciosa dica de usar o "Metropolitano", um sistema BRT, com um ônibus super comprido e articulado. 

Copiei o mapa da rota percorrida pelo BRT e levei.

Estávamos hospedados em Miraflores e achei que podíamos fazer alguns passeios à pé e outros de Metropolitano. Então, perguntei, na recepção do hotel, como poderia ir até a "estação 28 de Julho" porque foi de lá que Arnóbio, autor do blog, tinha partido e era próxima ao nosso hotel. A recepcionista, apesar de muito surpresa quando eu disse que iríamos pegar o BRT, indicou uma outra estação bem mais perto.


Seguimos, então, para a "estação Benavides", que, para nossa sorte, tinha bilheteria e a funcionária nos explicou que, para ir ao centro histórico, a estação mais adequada para saltarmos era "Jiron de la Union".


Em algumas estações têm bilheteria e máquinas para compra ou recarga do cartão, em outras só máquinas. Para o turista, é melhor a estação com bilheteria pois ele tem com quem conversar, tirar dúvidas e pedir dicas.    

Bem, o 1º passo é comprar na bilheteria um cartão que custa 5 soles. Só é necessário um cartão que irá servir para o casal.
O 2º passo é pedir o nº de viagens que você deseja. No nosso caso, pedimos 4 viagens: ida e volta para cada um. Cada passagem custa 2 soles.
A bilheteira pega o cartão e carrega.
O 3º passo, de posse do cartão, dirigir-se para a catraca, aproxima o cartão de uma máquina que faz a "leitura" e aparece uma seta verde indicando que você pode passar.
4º passo, ver qual direção, N [Norte] ou S [Sul], você deve tomar o ônibus. É só olhar o mapa do trajeto.
5º passo, na volta, é importante também estar atento à direção.


Foto de www.camisasemanias.blogspot.com 

No mapa acima, aparece a linha que usei, "linha C". Peguei o ônibus na estação Benavides, na "direção Norte"N, e saltei em Jiron de La Union.

Na volta, esperei o ônibus na estação Jiron de La Union, mas para a "direção Sul" S, e saltei em Benavides. 

As estações são novas. Parece que esse sistema de transporte coletivo começou a funcionar em 2010.


Foto do site www.wikipedia.org



Dentro dos ônibus há uma tela onde o nome das estações vai aparecendo, além disso, o motorista anuncia a próxima estação. No caso, aparece escrito "Ricardo Palma" que era a estação anterior à nossa, e só nesse momento eu consegui fotografar, pois o ônibus estava muito cheio.


Os ônibus trafegavam com tranquilidade nas vias expressas enquanto o trânsito encontrava-se "engarrafado" nas vias laterais.

Nós passamos 5 dias em Lima e usamos o Metropolitano para ir ao Centro Histórico 2 vezes, ir ao Parque Mágico das Águas e à Estação Central/arredores.
Na 1ª vez tivemos um gasto maior porque compramos o cartão. Mas depois, por 8 soles, fomos e voltamos a diferentes passeios.  

Obs.: O câmbio estava 1 sole = R$ 1,05 

Se você precisar de outras informações sobre o Metropolitano de Lima leia:
http://www.metropolitano.com.pe/

Se quiser conhecer o blog "meus planos de viagem" leia: [http://meusplanosdeviagem.wordpress.com/2013/02/25/hola-lima/]    



FOTOS: J.C. ALVAREZ



Leia também

  1. Ai se eu tivesse lido suas dicas de Lima antes!! Só hoje vi que vc já esteve por lá!!! De qq jeito, não fui pra Nazca então tenho que voltar pro Peru e aí volto aqui pra providenciar uma paradinha em Lima de mais uns dias rs. Até semana que vem!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Fernanda
    Que pena ! Tomara que possa te ajudar em outros destinos.
    Nesses encontros descobri blogs muito legais e tenho procurado dicas para minhas viagens.
    Eu estou aproveitando suas dicas de Heidelberg e Frankfurt !

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu blog, parabéns! Estamos indo para Lima nos próximos dias e, confesso, estávamos muito perdidos em relação ao transporte por lá. Essas dicas serão preciosas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica de transporte em Lima. Estaremos indo para lá em agosto/2016 e nos será bastante útil. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Essa dica de como usar o BRT, não tem preço!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. O conteúdo das informações aqui postadas é valiosíssimo. O cuidado na redação e o carinho para com os leitores é completo, parabéns!

    Bulnes.

    ResponderExcluir
  7. Meu Jesus Amado!!!!
    Agradeço infinitos pelas dicas.
    espero que pra este ano de 2017 essas dicas ainda sejam bem valiosas :)

    ResponderExcluir
  8. Estivemos em Lima nos dias 15, 16, 17,18 de maio 2018, como serviço de taxi é ruim, caímos na besteira de usar este transporte, presenciamos coisas jamais vistas, com ônibus entupidos de passageiros, presenciei homens assediando mulheres na maior cara de pau, como não existe segurança, abusam, vi uma mulher bater na cara de um homem, e o motorista que deveria parar e chamar segurança nada fez, ficando por isso mesmo, ademias são cheios, sem ventilação, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei que percurso você fez usando esse ônibus mas de qualquer forma é lamentável que tenham passado por situações tão horríveis. Na época que eu fui gostei muito e como outras pessoas amigas já foram e tb usaram achei que continuava sendo uma boa opção.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!