07 novembro 2013

BÚZIOS

BÚZIOS

Búzios - Rio de Janeiro

Búzios é uma cidade de veraneio perto do Rio de janeiro. Isto é, 2h e meia separam o Rio dessa península cheia de praias charmosíssimas.

Conheci Búzios em 1990 e, desde então, tenho voltado, lá, pelo menos 1 vez ao ano. Como moramos no Rio, às vezes, saímos de casa no sábado bem cedo e chegamos em Búzios, por volta das 9 hs, a tempo de curtir o fim de semana.


Quando você chega ao Portal da cidade, já passou pela praia Rasa e seus condomínios e hotéis. 

Foto de www.buziosturismo.com

Logo depois, à esquerda, está a praia de Manguinhos e, à direita, a praia de Geribá. No entanto, da estrada não se vê essas praias. 
 

Foto do site www.indoviajar.com.br

1] Pólo Gastronômico

Mais adiante, placas indicarão o Pólo Gastronômico Porto da Barra, na praia de Manguinhos. Antigamente, neste local, funcionava apenas o mercado de peixes, mas, hoje, o espaço conta com vários restaurantes, uma padaria e lojas de decoração.

Durante o dia, você almoça ou petisca pasteizinhos vendo o mar e os barquinhos. À noite, você aprecia o prateado do mar - se tiver lua cheia - e aquele barulhinho gostoso das ondinhas chegando na beira da praia.




Há uma grande área de deck, comum aos restaurantes, com bancos rústicos de madeira, onde você pode sentar para apreciar o mar e as orquídeas. 











Nós comemos pastéis maravilhosos no Bar dos Pescadores, em especial, os de camarão. 






A loja Art in Surf é uma espécie de Galeria que expõe e vende peças/objetos com o tema "mar".





A loja Mosaicos Portella vende ladrilho hidráulico e outros materiais de acabamento para casas, além de peças para decoração em mosaico.

Foto do site www.mosaicosportella.blogspot.com

2] Hospedagem

Sempre que vamos a Búzios, nos hospedamos na pousada Villa Mercedes, que fica meio escondida, mas, como é no alto de uma ladeira, tem uma vista linda. Se você for para essa pousada, peça quarto na ala nova, pois os móveis são em madeira clara e piso e teto em revestimento branco.





Vista do quarto




Vista do mar do deck da piscina.






3] Onde Comer 

Nós somos apaixonados por 2 restaurantes em Búzios: Pizzeria e Trattoria Parvati, na rua das Pedras e Bananaland, na rua Manoel Turíbio de Farias, paralela à rua das Pedras.

Parvatti, restaurante italiano, produz massas leves e pizzas.

Bananaland restaurante à quilo super diferenciado. Diariamente, há uma grande variedade de saladas e pratos quentes. As panquequinhas de frutas com molho de maracujá, o carpaccio de pera com molho de amêndoas, o nhoque com molho de gorgonzola e nozes, o bacalhau espiritual e outras maravilhas gastronômicas.


Foto do site www.tripadvisor.com.br


O que fazer em Búzios ?


Para essa pergunta cabem muitas respostas :

1] Ir à praia de João Fernandes, que na realidade são 2 praias: João Fernandinho...




...e João Fernandes




Geralmente nessas praias, assim que você chega, é abordado por pessoas que trabalham nos bares na beira da praia, oferecendo cadeira e mesinha na areia "gratuitamente", desde que você consuma um mínimo estabelecido por eles ou almoce no restaurante.
Há também pessoas alugando cadeiras e barraca de sol.

Você pode caminhar nessa praia, apenas tomar sol ou fazer stand up paddle, a nova onda do momento. E se você nunca fez, talvez seja um bom lugar para experimentar, pois nessas duas praias não têm ondas.
Eles cobraram 30 reais por meia hora (valor cobrado em 2015).





2] Você pode fazer um passeio de escuna que visita as praias da cidade e para em algumas, a fim de que as pessoas mergulhem.



3] Ir à praia de Geribá, que tem bares/restaurantes [com a mesma estrutura de mesas e cadeiras/consumo mínimo], aluguel de prancha, jogo de frescobol à beira do mar, surfistas, e é uma imensa praia para uma boa caminhada.





4] Praia Azeda e Azedinha

Essas 2 preciosidades estão escondidinhas, mas vale a pena encontrar o caminho até elas. Esse é um passeio 3 em 1, pois, para chegar à Azeda, você pode fazer da seguinte forma :

. passar antes pela igrejinha, que tem atrás do Iate Clube e que fica no alto do morro. É a igreja de Sant'Ana, construída em 1740. De lá, a vista é deslumbrante. Se quiser, sente no gramado e desfrute de momentos de paz.










. Agora, desça as escadas, à direita, e você estará na praia dos Ossos. Outro colírio !!!

Se você olhar para trás, verá a igrejinha, lá no alto.





Observe, na foto abaixo, uma barraquinha de praia em um barquinho. Aí, é preparada uma caipirinha de frutas muito boa.

Não dá vontade de ir embora !





Procure um lugar à sombra dessas árvores, sente e...




...aprecie !



. Quando terminar sua caipirinha ou refrigerante, continue o passeio seguindo em frente, nessa rua onde você estava.





. Logo começa uma ladeira. Quando chegar no alto, você se sentirá recompensado.

No canto, à direita, vê-se um pequeno trecho da Azeda e, ao fundo, Azedinha. 










Para voltar, faça o caminho inverso : praia Azedinha, praia Azeda, praia dos Ossos, igreja de Sant'Ana, praia da Armação [que tem um calçadão], Orla Bardot, até chegar ao cais das escunas e começar a rua das Pedras.

Assim que você desce a ladeira da igreja, tem uma loja de objetos feitos em papier marché, que dão um super colorido a esse cantinho.









5] Praia da Armação

A praia da Armação não é frequentada por banhistas, tem um calçadão beirando o mar e, do outro lado da calçada, muitos restaurantes.








6] Orla Bardot

É um trecho do calçadão da praia da Armação que recebeu esse nome em homenagem à Brigite Bardot, atriz de cinema, que contribuiu para a cidade ser conhecida internacionalmente. 





Abaixo, a Orla Bardot, vista de longe.




E, aí, a tão famosa Brigite Bardot !


Foto do site www.clickgratis.com.br

Ao final da Orla Bardot, começa a badalada rua das Pedras.
Muitas lojas, restaurantes, sorveterias, a creperie Chez Michou, galerias de arte, lojas de objetos de decoração, mini mall...


Essa é a rua das Pedras em um domingo de manhã sem sol. As lojas começam a funcionar por volta das 13h e muitas funcionam até meia noite.





Quando você estiver passeando pela rua das Pedras, procure alguma galeria de lojas que tenha vista para o mar. É que a praia do Canto fica atrás da rua. Ou melhor, é que as lojas, do lado direito da rua das Pedras, foram construídas tirando a visão dessa praia.



Mais adiante, encontrei outra passagem de onde é possível ver a praia do Canto.

.





À noite, é ótimo repetir alguns passeios, tais como: Orla da praia da Armação e a igreja de Sant'Ana, e, assim, curtir as mesmas paisagens, só que agora, sob a luz da lua.












Para fechar sua noite com "chave de ouro", vá ao shopping 1, no final da rua das Pedras, assistir a um maravilhoso show de rock and roll das antigas no 
The House of Rock and Roll.

É imperdível ! 







Antes de ir embora de Búzios, pegue seu carro e vá se despedir dos lugares que mais gostou. Às vezes, faço isso.

Viajar para Búzios renova minha alma !

















Informações Importantes :

1] Pousada Villa Mercedes:  
Fiz a reserva pelo www.booking.com e peguei uma oferta.

3] A passagem de ônibus para Búzios custa a partir de R$ 60,97 (valor atual/2017) pela Viação 1001 saindo do Rio de Janeiro. A rodoviária de Búzios é muito simples. Na realidade, é um ponto de ônibus melhorado, mas tem um ponto de táxi.  

 4] Os shows no The House of Rock and Roll acontecem de terça a domingo. Veja a programação  www.thehouseofrockandroll.com.br

5] O Bananaland abre todos os dias para almoço e jantar.



FOTOS : J.C. ALVAREZ


Leia Também:

2017
Búzios
Cabo Frio
Nova Friburgo
Rio de Janeiro

2016
Nova Friburgo
Paraty

Rio de Janeiro

2015
Paraty

Rio de Janeiro


2013
Rio de Janeiro


  1. Oi, Lilian. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  2. Que ótima notícia ! Fico muito feliz em participar do Viaje na Viagem que é quase uma "bíblia"para nós viajantes. Espero que o post incentive as pessoas a conhecer Búzios e/ou facilite a viagem de quem pretende ir.
    Beijinhos,Lilian

    ResponderExcluir
  3. Olá Lilian,

    Que post ótimo sobre Búzios! E veio em boa hora, passaremos o feriado de 15/11 na cidade. Estivemos em Búzios em 2008, mas apenas por poucas horas, pois estávamos fazendo uma pequena viagem de navio. Adorei a cidade e sempre tive vontade de retornar para conhecê-la melhor. Certamente aproveitaremos suas ótimas dicas. Obrigada! Fatima

    ResponderExcluir
  4. Oi,Fatima
    Acho que vocês vão gostar muito e lá tem sempre um cantinho novo.Na realidade eu e meu marido não pudemos ir em 2012 e fomos recentemente em 2013 para um casamento,o Centro Gastronômico estava bem mais estruturado,com mais lojas.A padaria que fica aí é muito legal,dá para fazer lanches ao invés de almoçar.Aproveitem e se precisarem de algo escrevam.Lilian

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!