02 dezembro 2013

TOULOUSE / CARCASSONE

Em nossa primeira viagem à Europa fomos de trem leito de Barcelona para Paris, e, ao passarmos por Carcassone, vimos a cidadela fortificada, lá no alto, toda iluminada. Desde então, tínhamos vontade de conhecê-la.

TOULOUSE / CARCASSONE - Paris
Foto de www.wikitravel.org

Estando em Toulouse a oportunidade era ótima, pois de trem a viagem dura 1h10.

Fomos de metro até a estação Matabiau, de onde partiam os trens para Carcassone. Fiquei surpresa com a qualidade do metro de Toulouse. Aqui no Brasil, só vi estação assim em São Paulo.

Compramos as passagens de trem na hora, pois têm muitos trens para Carcassone. Alguns não tem a cidade como destino final, mas passam por lá.

Chegando à estação de Carcassone, fomos caminhando até à cidadela para conhecer um pouquinho da cidade.

Esse é o barco que faz o passeio pelo Canal du Midi, saindo de Carcassone. Eles abrem e fecham as eclusas para os barcos seguirem passeio.

Carcassone é o nome dessa cidade no sul da França muito próxima à divisa com a Espanha. O seu centro histórico é conhecido como La Cité e é uma cidade medieval fortificada. Desde 1997, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
Existem referências à sua existência desde o século II A.C. Foi construída sobre as ruínas de uma fortaleza romana. A cidade foi palco de lutas contra os hereges. Chegou a ser incendiada, em 1355.
Esteve abandonada por muitos anos e foi redescoberta por turistas ingleses, no final do século XIX.

O ticket para entrar em La Cité custava 8,50 euros. Ao comprar o ticket, eles entregavam um folder com fotos, histórico e informações práticas, como horário de funcionamento.

Essa é La Porte Narbonneise, a principal entrada para La Cité.

Não sei se pelas fotos dá para perceber que são 2 muralhas em torno da cidadela.

Abaixo, o castelo Comtal.

Uma praça entre as duas partes do castelo.

Na Europa é comum vermos casais de noivos sendo fotografados em pontos turísticos. Esse aí vai ter uma recordação de contos de fadas.

Acho que na Europa as pessoas aproveitam mais os espaços ao ar livre. Esse grupo estava fazendo um piquenique.

Nessa maravilhosa pracinha, nós sentamos em um restaurante para saborear o cassoulet, prato típico de Toulouse, Carcassone e Castelnaudary. As três cidades disputam a origem do prato. É uma feijoada com feijão branco, salsicha, linguiça, costelinha de porco e coxa de pato. Eu sou muito chata com comida diferente, mas resolvi que ia comer o cassoulet depois de tanta propaganda que meu filho fez. Provei e adorei!

A Basílica de Saint Nazaire e Saint-Celse é considerada monumento histórico.
A igreja original foi construída no século 6. Em 1096, o Papa da época, em visita à igreja, abençoou a construção da Basílica de Saint Nazaire e Saint Celse.
Poucas partes da igreja original foram preservadas. Ao longo do tempo, obras de conservação e ampliação foram realizadas.

Cinco vitrais iluminam o altar.

O órgão é de 1680.

As ruas da cidadela são muito charmosas, com vários restaurantes, lojas de souvenirs e de objetos para casa.

Indo embora de La Cité.

Última olhada para Carcassone.

Nós fizemos um bate e volta. No final da tarde, retornamos para Toulouse.

FOTOS : J.C. ALVAREZ

Leia Tambem

1. Gostosa de ler sua série sobre a França. Dá vontade de sair correndo pra lá... Bjs

2. Gostosa de ler sua série sobre a França. Dá vontade de sair correndo pra lá... Bjs

3. Estive em Carcassone em outubro e adorei. Fiquei em um hotel dentro da cidadela e fiz uma verdadeira viagem no tempo.Fui primeiro a Paris e de lá fiz o caminho aéreo até toulouse e peguei um trem na estação Matabiou até Carcassone. Valeu cada minuto.

Respostas
    1. Therezinha, um hotel dentro da cidadela deve ser muito legal. Que viagem maravilhosa !

Excluir
    2. Therezinha, um hotel dentro da cidadela deve ser muito legal. Que viagem maravilhosa !

4. Ai que delícia de viagem... e esse castelo? Imagina minhas meninas visitando! Que sonho de cidade. precisamos visitar já! ;-)

5. Tenho um casal de amigos queridíssimos que vivem há anos em Tolouse, e sempre me fazem propaganda de Carcassone. Pra minha próxima ida a Frnça, vou visitá-los já com esse passeio em mente. Fotos belíssssssssimas! Afinal, o que na Europa não é encantador? Um viva pro velho continente!

Respostas
    1. Melissa, não deixe de ir. Meu filho morou lá 6 meses e fomos visitá-lo sem grandes expectativas e adoramos.

Excluir
  6. Ai que vontade de "me perder" por estas ruazinhas da cidadela... Caminhar com calma, apenas apreciando...
    Delícia de post que me fez sonhar!!

7. Que lugar incrível!! Amo visitar lugares assim!! Parabéns pelo post e pelo passeio!!
    Bjooo

8. Em Março vou a toulouse e estou a pensar ir a carcassonne passar um dia ir de manhã e vir ao fim do dia é melhor ir de autocarro ou de comboio ?

1. Olá, Lurdes Batista
      Eu acho melhor ir de comboio pois tem muitos horários disponíveis fazendo o trajeto. Gosto muito de viajar de comboio pela Europa pois acho prático.