21 junho 2016

REVISITANDO NOVA FRIBURGO

A cidade de Nova Friburgo está localizada no Estado do Rio de Janeiro a 846 metros de altitude. Uma mini serra.

Friburgo é a 2ª cidade produtora de flores de corte do Brasil e só fica atrás de Holambra. Alguns produtores vendem suas flores, todos os dias, na Cadeg, no Rio de Janeiro. É uma pena que a própria cidade ainda não esteja repleta de jardins floridos com as belezas que produz!

Friburgo é considerada também a "Capital Nacional da moda Íntima"
 O comércio de roupas íntimas masculinas e femininas, além de roupas de dormir, oferece uma grande variedade de produtos.

A cidade tem muitos recantos interessantes, um deles é a Praça do Suspiro onde fica a Capela de Santo Antônio

Reconstruída recentemente, a capela estava toda enfeitada para festa junina e a festa de Santo Antônio.

Bem ao lado da capela passa o Teleférico que sai da Praça do Suspiro
e vai até o Morro da Cruz

Da pracinha fomos caminhando até a COOP FEIRA. Esse é um programa que adoramos fazer quando passamos o fim de semana em Friburgo.

A COOP FEIRA é uma "feira especial" dentro de um enorme galpão, onde os agricultores locais vendem aquilo que produzem. Agricultores de outras cidades próximas podem participar desde que vendam aquilo que não é produzido na cidade. Tudo fresquinho e por um preço muito bom !!!!!

Tem também uma senhora que vende frangos que cria em seu sítio, além de ovos fresquinhos e linguiça feita em casa.
produtores de queijo e requeijão, de geleias e doces caseiros e de mel.

A novidade ficou por conta da apresentação de um guitarrista tocando um
bom rock das antigas.

Fomos rever a Triumph, fábrica de lingerie instalada em Friburgo desde 1968. Para se ter uma ideia do tamanho dessa indústria, ela ocupava um área de 43.000 metros quadrados. Antigamente, próximo a uma indústria, eram construídas as vilas operárias, onde os trabalhadores moravam. Todas as casinhas eram iguais.

Acho que sou uma criatura apegada, fico com o coração partido em ver que a fábrica funciona, atualmente, em uma área bastante reduzida e que a vila está precisando de reformas.

Voltando para o centro, passamos pelo Memorial 12 de Janeiro.

Na madrugada de 12 de janeiro de 2011 a cidade de Nova Friburgo viveu uma grande tragédia. Chuvas torrenciais, transbordamento do rio que corta a cidade e desmoronamento de morros, destruíram casas e estradas, deixando pessoas mortas, desaparecidas e muitas outras desabrigadas.
Aos poucos a cidade foi se reerguendo.

Bem perto dali, na Praça Getúlio Vargas, no local onde funcionou uma rodoviária, no fim de semana de 11/6 e 12/6, estava funcionando o
"Mercado Central de Nova Friburgo".

A proposta do Mercado é ser um espaço para pequenos produtores/artesãos independentes mostrarem e venderem seus produtos.
 O funcionamento é estabelecido em datas específicas e divulgado.
Em stands bonitinhos e criativos estava à venda cerveja artesanal, cachaça, bolos, pães, batata rostie, hamburger, defumados, bem casados, cerâmica, mosaicos, fotos da cidade, sapatos em couro, flores...

No espaço também aconteceram alguns mini shows.

Meu marido adora hamburger e aprovou o que comeu nesse stand.

Levamos o bem casado e o brownie da "Sônia Coimbra Chocolates" para comer de sobremesa. Estavam deliciosos ! Aprovados !

Experimentei um pedacinho de frango defumado e adore!

Lembrando que Friburgo é o 2º produtor de flores.

Esses sapatos feitos à mão só eram encontrados em São Pedro da Serra, mas agora a Caíques está com loja em Friburgo também.
Entre no site e veja as novidades https://www.caiques.com.br/

A Barão Bier tinha um stand/jeep. Essa cerveja é fabricada em Friburgo e é possível fazer o bier tour aos sábados para conhecer o processo de produção. Entre no site deles para mais informações www.baraobier.com.br/baraobier

Depois de uma manhã cheia de atividades, almoçamos/jantamos
no restaurante Viva Rô, em Mury.

Gente, eu comecei a comer e, de repente, lembrei que não havia fotografado.
Nessa opção você monta o seu prato escolhendo a carne, o molho e o acompanhamento.
Eu escolhi peito de frango. Eram 3, mas na hora da foto eu já tinha devorado 1.
A batata rostie e o molho de amêndoas completavam a delícia.

O outro prato era filé de truta com molho de gorgonzola e batata rostie.

Entre no site [clique aqui] deles e comece a se deliciar desde já. As comidas são bem servidas e saborosas.

Algumas vezes vamos do Rio de Janeiro para Friburgo pela estrada Rio/Teresópolis, entrando em Parada-Modelo. Passar por essa estrada, tendo ao fundo o "Dedo de Deus", é lindo demais !

Na maioria das vezes vamos pela ponte Rio/Niterói, passamos por Cachoeiras de Macacu e subimos a serra. Muito bonita também.

Visito a cidade de Nova Friburgo desde 1979 e criei muitos laços afetivos com ela. Nessa cidade passei a minha lua de mel, foi a 1ª cidade para onde cada um dos meus filhos bebês viajaram, levei as crianças para andar à cavalo na praça do Suspiro, comprei aviamentos e carteiras na Ypu, comprei lingerie na Triumph, vi desfiles de escola de samba na Av. Alberto Braune, levei os filhos aos bailes de carnaval no clube Xadrez e Country, fiz passeios ao Morro do Cão Sentado etc, etc, etc
Vivi muitos momentos bons junto com minha família. Por isso é tão bom revisitar os lugares.

Restaurante Viva Rô

Rio de Janeiro

2013
Búzios

1. Somos tão cheios de desejos, não? Muitas cidades do interior do Rio de Janeiro me atraem, mas temos mais desejos do que tempo, infelizmente. Preciso de uns dias por essas estradas, sem dúvida. BjO!!!!

Respostas
    1. Somos mesmos seres desejosos mas isso é o que nos move. Precisamos de muitos dias por tantas estradas. Beijocas

Excluir
    2. Somos mesmos seres desejosos mas isso é o que nos move. Precisamos de muitos dias por tantas estradas. Beijocas

2. O seu texto deixa transparecer claramente o seu carinho pela cidade. É impossível separar os lugares do que vivemos ali. Gostei muito dos mercados, acho ótimo que facultem esse tipo de espaços aos produtores locais.
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

Respostas
    1. Eu tb adoro esses lugares que valorizam e dão espaço para produtores e artesãos locais. Beijocas

Excluir
    2. Eu tb adoro esses lugares que valorizam e dão espaço para produtores e artesãos locais. Beijocas

3. Que texto mais rico! Rico em beleza de fotos, em relatos tao sinceros! Li, sou sua fa. Adoro seu blog, parabéns! Fiquei pirada nos cestos de flores.....rs

1. Melissa, obrigada pelo carinho. Eu tb sou sua fã. Beijocas

2. Melissa, obrigada pelo carinho. Eu tb sou sua fã. Beijocas

4. Nossa! Tem tudo para eu amar! Adoro flores e fiquei apaixonada pelo Mercado! Vontade de ir!!!! bjs

5. Lilian, adoro teus posts! Acho que temos gostos de viagem bem parecidos e sempre acabo aprendendo muito contigo. <3

Beijo,

Claudia
    @AsPAsseadeiras

6. Quero tanto conhecer esta cidadezinha que me foi apresentada aqui por você. Ainda vou prá lá e irei provar todos os quitutes que mostrou aqui. Beijos.