05 junho 2017

MUSEU DA GENTE SERGIPANA, UM PROGRAMA CULTURAL SENSACIONAL

Visitar museus é sempre um bom programa, ainda mais com as diferentes abordagens que os museus têm feito. Desde que planejei minha volta a Aracaju, incluí o Museu da Gente Sergipana no roteiro pois não consegui visitar na 1ª viagem e, dessa vez, não queria perder por nada. Convidei duas amigas que conheci no hotel e lá fomos nós.

O Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, fica no centro da cidade, de frente para o rio Sergipe, em um lindo casarão de 1926, totalmente restaurado para ser usado como tal.

Museu da Gente Sergipana
Museu da Gente Sergipana, vista lateral.

Aracaju é uma cidade singela, não tão badalada como outras capitais do nordeste brasileiro e, por isso, algumas vezes, fica em segundo plano no momento da escolha de um destino de viagem. Foi assim comigo e, já ouvi isso de várias pessoas amigas. Pois bem, Aracaju está lá, tranquila, te esperando com muitas coisas lindas para oferecer. Uma delas é o Museu da Gente Sergipana, que apresenta diferentes aspectos da cultura sergipana de forma interativa.

                                                              Vamos lá conhecer ?

O prédio

Sempre que passo por algum casarão antigo, fico muito curiosa para saber como ele era, como está hoje e que histórias ele guarda. Entrar nesse museu foi, portanto, uma ótima oportunidade de saciar essa curiosidade. 
O prédio foi construído para ser uma escola, o Atheneu Dom Pedro, e aí funcionou até 1969. Depois, passou um tempo abrigando órgãos públicos e foi desativado em 1996. Só em 2009 começaram as obras de recuperação para abrigar o museu. 

Ambientes

O acervo do museu está distribuído por diferentes espaços.
# Logo na entrada, um mapa do estado de Sergipe, desenhado no chão, mostra as suas diferentes regiões.
Museu da Gente Sergipana

# Em uma das salas, "um personagem virtual", o "Josevende", interage com o público, tentando vender seus produtos, e, à cada negativa, mais argumentos ele cria para tentar fazer a venda. 


Museu da Gente Sergipana

# Em outro espaço, através de um jogo, é possível escolher os ingredientes que entram na receita de alguns pratos típicos. O detalhe é que o ingrediente só desliza na mesa para compor o prato se ele fizer, realmente, parte da receita. 

Museu da Gente Sergipana

# Em outra sala, um Carrossel homenageia o conhecido Carrossel do Tobias, que chegou a Aracaju em 1904 e era armado todos os anos, no Natal, em praça pública. Quando você aciona o Carrossel, vão sendo projetadas, nas paredes, imagens de praças da cidade.


Museu da Gente Sergipana

# Nossas coisinhas é o nome dado à exposição que se encontra na sala seguinte em referência a Sergipe ser o menor estado brasileiro, mas ocupar um lugar privilegiado na economia nordestina e ser rico em coisas pequenas, lindas e gostosas.
Trata-se de uma vitrine com objetos minúsculos e deliciosos. E a proposta é que o visitante brinque de jogo da memória, tentando encontrar pares de objetos iguais.





 
Ao longo da visita, vários monitores do museu se disponibilizam a dar explicações e interagir nas brincadeiras.

# Na última sala, um belíssimo manto produzido por Bispo do Rosário, que era sergipano.


Bispo do Rosário


 No térreo do Museu havia uma exposição sobre o Teatro Mamulengo de Cheiroso, que é um grupo sergipano de teatro de bonecos, que realiza esse lindo trabalho há 36 anos. São muitos os profissionais envolvidos: artesãos, atores, músicos, artistas plásticos. Eles fazem o resgate de  histórias da cultura popular.


Teatro Mamulengo de Cheiroso

Mamulengo de Cheiroso Aracaju

Mamulengo de Cheiroso Aracaju

Ao término da visita, uma surpresa boa foi encontrar um espaço para fazer um gostoso lanche ou almoçar : Café da Gente. 
Café da Gente

Contíguo ao café, uma área externa com mesas e cadeiras, onde, à noite, aconteceria a 2º edição do "Um Banquinho Uma Canção, Festival de Música".  




                              Ao sair do Museu, a vista do rio Sergipe é encantadora  !

vista do rio Sergipe

Informações práticas

Endereço: Avenida Ivo do Prado 398, Centro
Preço: grátis
Funcionamento: 3ª feira a 6ª feira de 10h às 16h
                                sábado, domingo e feriado, de 10h às 15h


                                                 FOTOS: LILIAN AZEVEDO


LEIA TAMBÉM :

Aracaju e Onde Comer
Onde Ficar em Aracaju
Passeando Pelo Centro de Aracaju
Passeio no Rio Vaza Barris
Mangue Seco, Bate e Volta de Aracaju
Hotel Econômico em Aracaju Ibis Budget
Cânion do Xingó, Maravilha de Sergipe


  1. Sou como você... adoro fazer amizades em viagens e sair passeando com companhias. Achei este museu muito lindo e organizado. Bela dica.

    ResponderExcluir
  2. Adorei como o museu é interativo e interessante. Confesso que nunca considerei Aracaju como destino, mas agora ele passou a ser!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que museu interessante, Lilian!!! Como é interessante conhecer um pouco mais da cultura do nosso país! Adorei o relato e as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse museu é um programa muito legal ! Os monitores são muito simpáticos !

      Excluir
  4. Que delícia de post Lilian.
    Ainda não conheço o Sergipe, mas está na minha lista. Vou guardar a dica para quando formos para lá. Se não corro o risco de ficar só pelas praias.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é muito interessante tanto as praias quanto o centro histórico e o museu. Vcs vão gostar !

      Excluir
  5. Muito legal esse museu. Acho lindo o povo que preserva e se orgulha da sua história e da sua cultura!
    Adorei a dica e é o tipo de lugar que eu curtiria muito visitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito interessante ver que eles gostam de falar de suas histórias, eu já tinha visitado Aracaju mas não tinha dado tempo de ir lá e dessa vez eu fui e fiquei feliz de ver a delicadeza da montagem e acervo. beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!