12 junho 2017

TIRANO, ITÁLIA: O QUE FAZER


Tirano na Itália

Tirano é uma graciosa cidade italiana, na região da Lombardia, muito perto da fronteira com a Suíça. É pequena e tranquila, com uma parte histórica interessante, ar de cidade medieval, cheia de ruelas e casas de pedras.

Foi amor à primeira vista!!!

Mas, o que nos levou a essa cidadezinha ? 
O passeio no trem panorâmico Bernina Express.
Fazer esse passeio era um sonho antigo. E, na preparação da viagem, vimos que o mais adequado era pernoitar em Tirano para pegar, na manhã seguinte, o 1º trem e fazer o bate e volta até St. Moritz.
Vamos passear por Tirano ?   
Chegamos à cidade em um lindo dia de outono, e logo saímos para explorá-la. 

Tirano na Itália
Parte nova da cidade

Tirano na Itália
Parte antiga da cidade
A cidade é atravessada pelo rio Ada, e várias pontes ligam a parte nova ao centro histórico da cidade. É fácil chegar ao centro histórico pois há sinalização.

Tirano na Itália

Mas, o interessante é ir caminhando pelas ruelas, apreciando as construções, o comércio e...

Tirano na Itália

Tirano na Itália

...encontrando praças.

Tirano na Itália

A cidade tem vários "palazzos", mas só conhecemos três deles: 

Palazzo Salis 

É um imenso e rico palácio pertencente  importante família da região, a família Salis. Funciona como um museu e parte da propriedade fica aberta para visitantes, que podem apreciar afrescos, ambientes mobiliados e jardins belíssimos. 

Palazzo Salis Tirano
Palazzo Salis

Palazzo Lazzaroni - Lambertengh

É uma casa histórica do século XV. Pertenceu à família Lazzaroni e, muito tempo depois, passou a ser propriedade da família Lambertenghi. É um hotel, mas, também, abre suas portas como museu.

Palazzo Lazzaroni Lambertenghi
Palazzo Lambertenghi
Na porta de entrada do Palazzo Merizzi, uma placa indicava século XVII como época de sua construção, mas não havia nenhuma outra informação. Foi possivelmente residência de alguma família nobre. Pudemos visitar o pátio interno, que, pela beleza, dava sinais de como teria sido aquela residência. A pintura, no teto das varandas do 2º andar, parecia afresco.

Palazzo Merizzi

Em nossas andanças, vimos, também, a Torre Torelli, que foi construída no início do século XIX, em estilo neogótico, enfeitada com gárgulas em forma de dragão. Era usada para criação de bichos da seda. 

Torre Torelli

Encontramos uma das portas que fazia parte da muralha de proteção e dava acesso à cidade, a Porta Bormina. Ainda existem outras duas no centro histórico.

Porta Bormina
Porta Bormina

O mais importante ponto turístico de Tirano é a Basílica Madonna di Tirano.

Basílica Madonna di Tirano

Em 29 de setembro de 1504, Nossa Senhora apareceu para Mario Omodei, pediu para que fosse construído um templo dedicado à ela e prometeu saúde espiritual e corporal àqueles que a invocassem. A construção começou em 1505, foi concluída em 1513 e consagrada em 1528. 
A Virgem Maria é considerada a padroeira da região Valtellina e símbolo da liberdade na época das guerras e ocupações. 
Muitos peregrinos vão até a cidade para visitar o Santuário Della Madonna
Todos os anos, em 29 de setembro, é comemorada a festa da Aparição. 

Embora, muitos visitantes cheguem até Tirano para fazer da cidade um ponto de apoio ao passeio no trem panorâmico Bernina Express, vale a pena uma visita com calma, para desfrutar dos recantos e história da cidade. 

FOTOS: J.C. ALVAREZ

LEIA TAMBÉM

Florenca

Roma
  1. Fico cada vez mais impressionada com os atrativos nas cidades pequenas. Que bonito lugar. E você comeu o pane fresco que tinha a placa naquela foto? Imagino a delícia, bem quentinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível como essas cidadezinhas nos surpreendem. Não comi pois esse passeio foi logo depois do cafe da manhã. beijocas

      Excluir
  2. Lilian, que cidade linda!
    Já fiquei morrendo de vontade de conhece-la e também fazer o bate e volta de trem. Vai para a minha lista de sonhos na Itália.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclua em sua próxima visita e vai adorar. O passeio no trem é uma experiência inesquecível ! beijocas

      Excluir
  3. Mas essa cidade é um charme! Na Europa tem muito disso de se descobrir verdadeiras jóias nessas cidades pequenas, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu nem imaginava. Achei que seria uma cidadezinha sem graça mas foi uma baita surpresa !beijocas

      Excluir
  4. Que fotos lindaaas! Que lugar incrível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Italia é surpreendente ! Eu fiquei apaixonada por Tirano. beijos

      Excluir
  5. Infelizmente não explorei Tirano como vc. Quando fui, cheguei num final de tarde e já fui para o hotel. Na manhã seguinte tomamos o Bernina Para St. Moritz e ficamos por lá uma noite. Voltamos a Tirano no dia seguinte, mas tb não exploramos... sentamos num banquinho e esperamos nosso trem chegar rumo ao aeroporto.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!