19 setembro 2017

RIO GRANDE DO SUL E SUAS BELEZAS

Todos os anos, durante o mês de setembro, os gaúchos têm a tradição de comemorar a Revolução Farroupilha. É uma bonita valorização da história e um reconhecimento dos que lutaram pelos ideais farroupilhas de liberdade, igualdade e humanidade.
O Rio Grande do Sul é um estado com grande diversidade de belezas: Serra Gaúcha, Vale dos Vinhedos, litoral, Canyons, Cachoeiras e Pampas.
Já tivemos o prazer de conhecer um pouquinho desse lindo estado e vamos mostrar aqui para vocês.

Gramado   Gramado


Gramado é daquelas cidades que vale a visita em qualquer época do ano, pois, em cada uma, tem coisas lindas para serem exploradas. Impossível falar pouco dessa cidade, que já visitei 5 vezes, e planejo voltar no final do ano.
Famoso destino na Serra Gaúcha, a cidade é referência em termos de turismo bem estruturado para receber visitantes. Foi a primeira cidade brasileira onde vi as faixas de pedestre serem respeitadas sem ter sinal/farol nas ruas.
# O Lago Negro - com seus pedalinhos de cisne, caminhos arborizados e jardins floridos - é um ótimo passeio para qualquer idade.
# No Parque de Lavanda Le Jardin    inaugurado em 2006, é possível conhecer de perto mini campos com diferentes tipos de lavanda e outras plantas.
# Aqui também é o lugar onde é Natal o ano inteiro. Para encantar-se e viver a magia natalina, basta visitar a Aldeia do Papai Noel. Ela fica no Parque Knor, uma área de 90.000m2 com muitos pinheiros, caminhos, banquinhos e uma casa de arquitetura alemã. Na casa do Papai Noel todos os cômodos estão decorados com motivos natalinos. No Parque está Aldeia Natalina com carrossel, garagem do Papai Noel, Museu dos brinquedos, Fábrica de brinquedos e muito mais, sempre ornamentado de tal forma que você jura que é Natal. Além de tudo isso, de lá é possível apreciar o Vale do Quilombo.
# Seis "Roteiros de Agroturismo"    são uma forma cativante de contar como os imigrantes portugueses, italianos e alemães contribuíram para o desenvolvimento dessa região. Em um ônibus antigo, que sai da Praça das Etnias, é possível embarcar nessa viagem no tempo e conhecer famílias que mostram suas propriedades, formas de produção de seus antepassados e servem quitutes típicos.
# Natal Luz    desde 1986 esse evento encanta a cidade e atrai turistas e moradores de todas as idades. A cada ano uma novidade é incluída na programação e surpreende a todos. A data de início também vem sendo antecipada, para possibilitar que um maior número de pessoas possa conhecer. Nesse ano, 2017, o evento começará em outubro. Desfile de Natal, apresentação de Corais, Vila de Natal, Balé, acendimento de árvores de Natal, musicais e muitas outras atrações são oferecidas em diferentes partes da cidade.
# Museus, Cafés Coloniais, Restaurantes especializados em foundues, chocolates, cristais, Snowland-Parque de Neve, roupas de couro e muito mais. É assim que Gramado te recebe !

Canela

Canela na Serra Gaúcha

Bem perto dali está outra joia da serra Gaúcha, a cidade de Canela. Bem tranquila e segura de suas belezas, começa recepcionando os visitantes com sua bela Catedral.  
# A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de Canela, é mais conhecida como Catedral de Pedra. Essa bela construção, em estilo gótico, chama a atenção de quem chega a cidade. À noite recebe uma iluminação colorida especial que troca de cor de tempos em tempos.
# O Castelinho Caracol é o nome de uma casa de 2 andares que fica numa graciosa estradinha de Canela. Ela apresenta uma peculiaridade: foi construída com araucária sem ter um prego. A casa está mobiliada da forma como ela era quando seus proprietários lá moravam. O objetivo é preservar a memória da vida dos imigrantes alemães naquela época. 
# Parque Estadual Caracol  ocupa uma área de 25 hectares e o que não falta é natureza para ser desfrutada. Cachoeiras, rio, trilhas, mirante, pássaros, flores, araucárias,restaurantes, áreas de descanso e a Cascata do Caracol, símbolo da cidade.
# Caminho das Graças fica perto da entrada do Parque e é uma estrada que recebe esse nome pois, ao longo da mesma, há pequenos oratórios com um santo de madeira. Ao lado, em uma plaquinha consta, o nome do santo e a data em que é comemorado o seu dia.
Tem outras atrações como o Eco Parque Sperry, parque ecológico, com trilhas, mirantes, cachoeiras e um ótimo restaurante.   

Bento Gonçalves/Caminhos de Pedra   

Caminhos de Pedra
Bento Gonçalves é uma cidade com vários atrativos, entre eles o Roteiro Caminhos de Pedra, que recebeu esse nome devido ao material usado na construção das casas que ali existem ainda hoje.   
Caminhos de Pedra é o nome desse roteiro turístico de 12 km de extensão, com propriedades comerciais e residenciais, que visa preservar, resgatar e valorizar a memória dos imigrantes italianos que ali chegaram em 1875.  São ao todo 15 pontos de visitação, entre eles: Salumeria, Casa da Ovelha, Casa da Erva Mate, loja de artesanato, restaurantes e casa especializada em cucas. Esses estabelecimentos estão preparados para receber os visitantes, contar a história de vida de seus antepassados e também mostrar como seus produtos são fabricados atualmente.  A degustação de produtos fresquinhos é dos deuses !!!
Mas prepare-se pois Bento tem muito mais !

Porto Alegre

Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul é uma cidade cheia de encantos escondidos que vão pouco a pouco sendo revelados.
# Apreciar o Por do sol no Guaíba é uma atividade que reúne, diariamente, na orla do Lago Guaíba, muitos moradores da cidade e turistas também. O tom alaranjado do sol é tão intenso que parece uma bola de fogo entrando na água.
# A Catedral Metropolitana, inspirada no estilo renascentista italiano, tem a cúpula revestida por mosaicos. Ela fica na Praça da Matriz, onde, também, está o Theatro São Pedro, o Palácio do Governo, a Assembléia e o Palácio da Justiça.   
# A Fundação Iberê Camargo em um prédio de concreto branco - projeto do arquiteto português Álvaro Siza -, chama atenção na orla do Lago Guaíba. Seu acervo é composto por obras do pintor e gravurista gaúcho Iberê Camargo.    
# Visitar a Casa de Cultura Mario Quintana é emocionante, pois foi nesse lindo prédio rosa - antigo Hotel Majestic - que nosso ilustre poeta viveu seus últimos anos de vida. Biblioteca, salas de teatro, jardins e um café. A exposição sobre Elis Regina dá uma enorme saudade dessa gauchinha que nos encantou com sua voz.  
# Porto Alegre tem também o Santander Cultural que fica em um prédio muito bonito na Praça da Alfândega, onde outros prédios, menos famosos, exibem, em suas fachadas, detalhes rebuscados e belos.

Impossível falar de Porto Alegre em alguns parágrafos. Visitei-a  pela primeira vez há dois anos (2015) e passei apenas um fim de semana, mas ficou a certeza de voltar em breve. Aliás, impossível falar do Rio Grande do Sul em apenas um post. Mas, junto com os posts de outras amigas blogueiras vocês vão poder conhecer melhor as riquezas desse estado. 

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva "Semana Farroupilha" e vários blogs de viagem vão mostrar outros encantos do Rio Grande do Sul. Vamos lá conhecer ?

.  Viagens que Sonhamos Lugares para Conhecer no Rio Grande do Sul
.  Do RS para o mundo : Audiência crioula, justiça de pilhas
.  Tempo Integral  Porto Alegre, o que ver em um dia
.  Rotas de Moto : Rota das Charqueadas - Pelotas
. Desempilhados Pelotas em dois dias





FOTOS : J.C. ALVAREZ   



  





  1. Adorei a frase poética "segura de suas belezas". Acho que ela descreve muitas cidades do Rio Grande do Sul. Belíssimas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tatiane, foi uma ótima proposta essa blogagem coletiva. Adorei conhecer blogs novos e ler todos os posts mostrando como o Rio Grande do Sul é belo e tem lugares para serem conhecidos. Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pelos lugares recomendados. Todos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Bacana demais essas atrações, o Rio Grande do Sul é apaixonante, não é mesmo??

    ResponderExcluir
  4. Que lindas imagens!!! Mais saudade do RS!
    Parabéns pelo post!
    beijos
    Laiza - Blog Janela Azul

    ResponderExcluir
  5. Eu já fui ao Sul algumas vezes, mas sempre ficam programas para serem feitos na próxima viagem. Um deles é ver o pôr do sol no Guaíba. Este estado é mesmo encantador!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!