PRAIA DE CARNEIROS E PRAIA DE BITINGUI, COSTA DOS CORAIS


Praia de Carneiros
Praia de Carneiros


Praia Bitingui
Praia de Bitingui, Japaratinga, Alagoas
Para comemorar aniversários de cada um de nós e de casamento, afinal não se faz 37 anos ["bodas de aventurina"], assim, sem celebração, decidimos fazer uma viagem tipo "slow travel". Ou seja, nada de muitas atividades nem muitas cidades. Queríamos ficar em uma cidade pequena e, inicialmente, a escolhida foi São Miguel dos Milagres. Porém, quando a pesquisa começou, novas possibilidades apareceram e vimos posts sobre a Costa dos Corais. Nós adoramos mas, como tínhamos poucos dias, resolvemos só conhecer 2 praias: Carneiros e Japaratinga.

O que é a Costa dos Corais ?

Costa dos Corais é um trecho do litoral brasileiro que vai de Tamandaré, em Pernambuco, até Paripueira, em Alagoas. São 135 km de praias e possui a segunda maior barreira de corais do mundo, com um ambiente de grande diversidade. É uma APA [ Área de Proteção Ambiental], criada em 1997 e é a maior área de proteção marítima federal do Brasil.

Como chegar à Costa dos Corais ?

# Você pode fazer o trajeto começando por Maceió, seguir para o litoral norte de Alagoas subindo em direção a Recife e, assim, ir conhecendo as praias. Nesse sentido, a primeira praia da Costa dos Corais é Paripueira.
# Outra opção é começar por Recife e ir para o litoral sul do estado em direção a Maceió. A Costa dos Corais em Pernambuco começa em Tamandaré.
# Alugue um carro e já saia do aeroporto no próprio veículo, o que te dá mais liberdade de circulação.
# Várias agências de turismo fazem o translado do aeroporto até o seu hotel.

Onde ficar ?

Muitas praias lindas fazem parte da Costa dos Corais e é difícil decidir em qual delas se hospedar. 
# Uma das primeiras coisas a pensar é o número de dias que você disponibiliza para a viagem.
#  Outro aspecto é ver se você quer fazer o circuito passando por todas as praias que fazem parte da Costa dos Corais ou se vai selecionar algumas. Com poucos dias o ritmo terá que ser bem intenso, caso queira visitar tudo.
#  Também é importante ver se você prefere se hospedar em cidades grandes ou em cidades pequenas. Algumas cidades/praias não têm vida noturna fora da alta temporada.
# Vale lembrar que as cidades/praias mais famosas têm  hospedagem mais cara e que as praias menos badaladas têm pousadas muito charmosas com bom custo/benefício.

Como foi o nosso roteiro ? 

#  Recife/Praia de CarneirosPraia de Bitingui/ Recife. Ficamos 2 dias na Praia de Carneiros e 3 na Praia de Bitingui, em Japaratinga.
# Como a quantidade de milhas do Rio de Janeiro para Recife era menor, escolhemos essa cidade como nosso destino e ponto de partida para essa mini trip. Em Recife, de carro alugado, fomos direto para a Praia de Carneiros. O trajeto tem placas indicativas das cidades e praias. Mesmo assim, usamos o waze, pois assim ele avisava sobre a fiscalização eletrônica e lombadas.
# A estrada [ Recife/ Praia de Carneiros], apesar de muito agradável, tem trechos bem esburacados.

Extensas áreas cobertas de verde dos canaviais, outras terras com plantação de milho, túneis de vegetação verde na Reserva de Saltinho, além de casinhas aqui e acolá, assim é o caminho entre Recife e Tamandaré.

Estrada que atravessa a Reserva do Saltinho em Tamandaré
 # As pousadas, que ficam à beira da praia de Carneiros, têm entrada pela estrada que leva até a cidadezinha de Tamandaré.
# Quando nos hospedamos em Japaratinga fizemos alguns passeios para conhecer praias próximas, como: Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Praia de Carneiros.

A Praia de Carneiros fica a 100 km de Recife, no encontro do Rio Formoso com o oceano Atlântico.
É uma praia lindíssima e aparece em 2º lugar na listagem do Trip Advisor como sendo uma das praias mais bonitas do Brasil. O mar tranquilo e águas mornas - além do cenário composto por coqueiros, piscinas naturais e trechos desertos - encantam, sem dúvida, os visitantes. É um convite a caminhadas, a contemplação, ao sossego e ao descanso.

Praia dos Carneiros

O que fazer na Praia dos Carneiros ?

# Para quem vai passar o dia na Praia de Carneiros a programação inclui, geralmente, fazer o passeio de barco pelo rio Arikindá para conhecer os mangues, tomar banho de lama no rio Formoso, visitar a Capela de São Benedito à pé ou de charrete, ir até as piscinas naturais, curtir a praia e depois almoçar ou petiscar em alguns bares que ficam na praia.
# Já aqueles que se hospedam na Praia dos Carneiros além de tudo já descrito acima, podem fazer muitas caminhadas pela beira da praia em diferentes momentos do dia. Na hora em que a maré seca a praia, ganha uma grande extensão de areia e é possível ir "mar adentro", além disso, a paisagem também fica linda com barquinhos e jangadas encalhadas.
# Outras atividades também são oferecidas como os serviços de aluguel de caiaques, de pranchas para stand up padlle e lanchas para passeio pelo rio Arikindá e Formoso.

Praia de Carneiros

 Como aproveitar as piscinas naturais  ?

# As piscinas naturais da Praia de Carneiros ficam bem pertinho da beira da praia e é possível ir caminhando. Quem vai fazer um bate e volta, é importante estar atento à tábua de marés, para saber se será possível explorar as piscinas enquanto estiver na praia.
# É fundamental usar sapatilhas com sola de borracha ou, pelo menos, chinelos de borracha para chegar até as piscinas naturais, pois há muitas pedras e buracos com ouriços do mar.

Ouriços do Mar

Piscina Natural

 Praia de Bitingui, Japaratinga

Japaratinga fica a 60 km de Praia dos Carneiros, a 145 km de Recife, a 118 km de Maceió, a 11 km de Maragogi e a 59 km de São Miguel dos Milagres.
Japaratinga é um município de Alagoas com praias, tais como: Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Japaratinga.
As praias são belíssimas e desertas, portanto, lugar perfeito para caminhadas, mergulho e contemplação. Os coqueiros fazem companhia ao mar em toda a orla a perder de vista.  A água morna e o mar calmo são uma tentação a ficar "de molho". Conchas, que quase não vemos mais nas praias cariocas, de todos os tamanhos e formatos, fazem qualquer um retornar à infância quando, uma brincadeira gostosa, era catar conchinhas à beira mar. De vez em quando, um riozinho com água fresquinha desagua mansamente na praia.

Praia de Japaratinga
Praia de Japaratinga no trecho da cidade de Japaratinga

Costa dos Corais
Praia de Bitingui em Japaratinga

Praia de Japaratinga
Rio desaguando na praia de Bitingui em Japaratinga

O que fazer em Japaratinga ?

# Para quem se hospeda em pousadas nas praias de Japaratinga uma boa pedida é descansar curtindo o lugar pra lá de agradável. Outra excelente atividade é caminhar na beira da praia. Nós caminhamos da Praia de Bitingui até Porto das Pedras.
# Para quem está de carro um bom programa é visitar outras praias, aproveitando um pouquinho de cada uma: Praia do Antunes 17 km, Praia de Barra Grande 15 km, Porto de Pedras 11 km. Fazer bate e volta para as cidades próximas é também uma excelente pedida: São Miguel dos Milagres 59 km, Tatuamunha  52 km e Praia do Patacho 47 km.
# Conhecer as piscinas naturais de Japaratinga é um super passeio e tem a vantagem de ser mais barato do que em Maragogi e com menor número de turistas. As piscinas naturais de Japaratinga ficam mar adentro e são mais fundas. Importante saber como estará a maré, pois o passeio só vale a pena com maré baixa. Entre em contato, com antecedência, com as agências de turismo para reservar o passeio e elas vão informar o horário que o passeio sai a cada dia.
# Um aspecto importante, que deve ser observado, é que algumas praias não têm infra, ou seja, não têm quiosque/barraca para alimentação e banheiro. Então, se você deseja passar o dia, é indicado levar lanchinho, água e saco plástico para recolher seu lixo.
# Conhecer a Associação Peixe-Boi em Porto de Pedras e fazer o passeio guiado no Rio Tatuamunha para observar o peixe-boi é uma atração bem legal.

Em um dos dias a maré baixou tanto que, na Praia de Bitingui, formaram-se pequenas "piscinas naturais" e ao fundo é possível ver dois pescadores apreciando a vida marinha.


A paisagem muda bastante ao longo do dia em função da maré alta e maré baixa.
Abaixo, praia com maré alta.

Japaratinga

Na foto abaixo, a Praia de Bitingui de manhã cedo com a maré muito baixa.

Praia de Bitingui

Há muitos anos não faço uma viagem tão gostosa por praias tão lindas, sossegadas e acolhedoras. 
Uma mini road trip pra ninguém botar defeito !







Fotos: J.C.Alvarez


Leia Também

2013
Porto de Galinhas

Recife
Onde comer em Recife?
Onde ficar em Recife?
Marco Zero de Recife

2017
Pousada Praia dos Coqueiros, Tamandaré, Pernambuco
Pousada Vila Cobé, uma pousada pra chamar de sua
Forte de Tamandaré, Praia dos Carneiros, Pernambuco

4 comentários

  1. Parabéns pelos aniversários e pelas fotos incríveis e convidativas. Linda dica de passeio.

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo!!
    Eu amei demais Carneiros! Fa muito tempo que estivemos lá. Preciso voltar com o Dodô!
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Lilian, que post lindo! Me deu uma saudade dessa região. Sem dúvida, foi o destino praiano mais lindo que conheci! Amei lembrar, lendo seu relato e vendo suas fotos!

    ResponderExcluir