13 maio 2021

PASSEANDO PELA SUÍÇA DE TREM

 

Passeio de trem pela Suíça: dicas do que visitar


Viajar de trem pela Europa é sempre uma excelente opção mas alguns trajetos são pra lá de especiais.  

Venha conhecer esse incrível passeio de trem pela Suíça e saber sobre dicas do que visitar. 

A Suíça é um país com pitorescas paisagens naturais. Suas montanhas e lagos revelam uma beleza especial a cada estação do ano. Chocolates, queijos e pratos típicos são uma tentação à parte. Cidades desenvolvidas e muito bem estruturadas, assim como, vilarejos tranquilos e bem cuidados estão preparados para receber turistas, oferecendo atrativos para todos os gostos.


Paisagem na Suíça
Foto do site pixabay


Quem andou passeando por lá foi o casal viajante, Janice e Edu, do @viagens50mais, que eu acompanho e admiro. Quando eu assisti ao vídeo deles curtindo a neve em Zermatt, linda cidadezinha aos pés dos Alpes Suíços, não resisti e os convidei a participar da série : As Viagens dos Viajantes 60+, para que eles contassem como foi essa linda viagem de trem pela Suíça.   


"Sou Janice Maria Ortiz,63 anos, moro em São Paulo. Na minha infância, não viajava muito, mas tinha uma vontade incrível de conhecer o mundo. Sonhava em conhecer lugares novos, pessoas, culturas diferentes. Meu maior sonho era estudar fora, fazer intercâmbio, aprender outra língua, outra cultura r conhecer outras pessoas. Perdi meu pai muito cedo e a vida ficou bem difícil para nós: eu, minha mãe e meu irmão mais velho. Meu adorava viajar com minha mãe, e sempre gostei de ouvir as histórias e os lugares que eles conheceram. 

Fiz fisioterapia, logo me casei e tive meus filhos. A partir daí, comecei a viajar. Viagens com os filhos, viagens de estudo, que sempre foram os meus sonhos. Com as crianças, fomos para Orlando e Califórnia, sempre atrás de diversão para a família. Para estudar, morei um mês em Budapeste, fui a Londres e mais tarde a Detroit.

Em 2006, me casei novamente e foi com o Edu - meu companheiro do @viagens50mais - que as viagens se tornaram mais frequentes. Ao todo, conhecemos 18 países e quase todo o Brasil.


Viagem aos Alpes Suíços


A convite de nossa amiga blogueira Lilian, que conhecemos nas páginas do Instagram, vamos compartilhar uma de nossas viagens mais marcantes até agora. Fomos conhecer os Alpes Suíços com os trens panorâmicos : Bernina, Glacier e Jungfrau. A viagem aconteceu em março/abril de 2019.

Planejamos muito bem a viagem: navio, avião, trem e muito mais. Fizemos o roteiro por nossa conta. Saímos daqui, com tudo comprado e reservado: passeios, passagens e hospedagens. A agência Lufthansa City Center, Trains & Tour nos ajudou bastante no roteiro dos trens e nas hospedagens pelas cidades onde pernoitamos. 

Na primeira etapa da viagem, fomos de navio do Brasil para a Europa. Fazer a travessia do Atlântico foi uma etapa muito influenciada pelos relatos da minha mâe que fez essa mesma travessia nos anos 50. Foram 17 dias saindo do porto de Santos, parando em Salvador, Palma de Maiorca, Tenerife, Alicante, Málaga e Civitacecchia, onde descemos e fomos direto para Roma.    

A segunda etapa foi nossa permanência em Roma por 5 dias, em que pudemos conhecer e aproveitar essa cidade incrível.


Passeio de trem pela Suíça - dicas do que visitar


Na terceira etapa, fomos para Zurique encontrar uma amiga, que mora na Alemanha e seu filho, que mora e trabalha nessa linda cidade suíça. Lá, permanecemos alguns dias conhecendo a cidade e arredores. De lá, partimos para tão esperada etapa, rumo aos Alpes, de trem. Viajamos nos famosos trens panorâmicos Bernina Express, Glacier Express e depois fomos ao topo da Europa, a montanha Jungfrau. 

Saímos de Zurique e fomos de trem até Chur ou Coira, a cidade mais antiga da Suíça. Uma cidade pequena, mas muito bonita. De lá, no dia seguinte, pegamos o Bernina Express.


Passeio de trem pela Suíça


Fomos com o trem Bernina Express de Chur até Tirano, na Itália. Foram 4 horas de percurso, 55 túneis e 196 pontes com paisagens alpinas incríveis. O Bernina passa por uma ferrovia reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.


Leia : Como fazer o passeio no trem Bernina Express de Tirano a St. Moritz


O trem é muito confortável, com janelas enormes e teto panorâmico, o que garante uma vista perfeita.

Durante o percurso, existem algumas paradas para que possamos apreciar a paisagem e brincar na neve. O ponto mais alto dessa rota é 2,253 metros de altitude.


Passeio de trem pela Suíça : dicas do que visitar

   

Passeio de trem pela Suíça: dicas do que visitar


Passeio de trem pela Suíça :dicas do que visitarPasseio de trem pela Suíça :dicas do que visitar
 


Em Tirano, pegamos um trem para St. Moritz, onde pernoitamos para, no dia seguinte, pegarmos o  Glacier Express. A viagem foi de St. Moritz até Zermatt.


Dica de hospedagem em Tirano no post : Onde ficar em Tirano, Itália 


O Glacier Express é considerada a rota de trem mais lenta do mundo [35km por hora].  Dura 7 horas e meia. Parece muito tempo, mas as paisagens são tão lindas , com suas 291 pontes e 91 túneis, que a viagem passa sem percebermos.


Trem panorâmico Glacier Express na Suíça


Trem panorâmico Glacier Express na Suíça


As paisagens são indescritíveis : várias vilas e lugarejos pelo caminho, inclusive com algumas casas totalmente soterradas pela neve. 


Trem panorâmico Glacier Express na Suíça


Passeio de trem Glacier Express pela SuiçaPasseio de trem Glacier Express pela Suiça


Chegamos em Zermatt, já ao anoitecer, onde pernoitamos. Mas, antes, não deixamos de apreciar a magnífica paisagem formada pela famosa montanha Matterhorn. 

No dia seguinte, pegamos outro trem e fomos para Interlaken, onde fizemos um passeio de barco por um dos lagos, aproveitamos a gostosa comida local e, após acordar num dia de muita neve, pegamos o último trem com destino a Jungfraujoch, Top of Europe, o ponto mais alto da Europa, considerado Patrimônio Natural da Unesco e um dos passeios mais bonitos da Suíça. 


A viagem até o Top of Europe pode ser feita via Lauterbrunnen ou Grindelwald Grund. Normalmente, sobe-se por um dos lados e se desce pelo outro, para poder apreciar todo o visual ao redor da montanha. Chegamos a 3.454 metros de altitude, passando por dentro da montanha através de túneis ou no seu contorno. Lá em cima existe um complexo turístico com loja de chocolate, cafés, restaurantes, um palácio de gelo e um visual externo com muito frio e neve. 


Jungfraujoch, Top of Europe, Suíça



Jungfraujoch, SuíçaJungfraujoch, Suíça


Jungfraujoch na Suíça


Depois dessa experiência inesquecível, retornamos a Roma e, 2 dias depois, ao Brasil. 

Toda essa nossa viagem foi possível porque pudemos nos ausentar mais dias do que estávamos acostumados, sem culpas e remorsos. Vivenciamos uma independência que, até então, não conhecíamos, uma sensação gostosa de liberdade que a nossa idade nos possibilitou. É tão gratificante nos permitir sentir esse momento ! Não temos filhos pequenos, o Edu já está aposentado, e eu, apesar de ainda trabalhar, me dei o direito de me afastar por mais tempo. Envelhecer não é ruim, é saber apreciar o que esta etapa da vida nos reserva !"   


Isso mesmo, Janice !!!! Nós, pessoas que já passamos dos 60, estamos tendo o privilégio de desfrutar de um envelhecimento ativo. Fiquei muito feliz ao ler a história desse animado casal viajante, que só comprova que "Lugar de Viajante 60+ é onde ele quiser". Curtir essa fase da vida com viagens é revigorante, e, o mais importante, é transformar sempre em uma senhora viagem cada oportunidade de sair por aí mundo afora. 


Quer acompanhar as viagens do Edu e da Janice ?  

O perfil deles no Instagram é Viagens50mais  @viagens50mais

O blog é o Viagens 50 Mais www.viagens50mais.com

        


           FOTOS : JANICE MARIA ORTIZ E EDUARDO OLIVEIRA


















  1. Que viagem mais linda! Muita vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci um pequeno trecho e já fiquei encantada. Essa viagem da Janice e do Edu deve ter sido muito linda mesmo. beijocas

      Excluir
    2. Eu conheci um pequeno trecho e já fiquei encantada. Essa viagem da Janice e do Edu deve ter sido muito linda mesmo. beijocas

      Excluir
  2. Eu já tive a oportunidade de fazer um passeio de trem pela suíça e gente é a coisa mais linda né?? eu acho que é uma dos países mais bonitos para se conhecer, no inverno ela me lembra um quadro de tão perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Nathalia. Eu só conheço um pedacinho da Suíça mas fiquei encantada. Imagino que visitar esse lindo país em qualquer estação deva ser demais. beijocas

      Excluir
  3. Legal demais este passeio de trem pela Suíça e as dicas do que visitar. É muito comum essas viagens de trem na Europa, mas na Suiça parece ter algo a mais. Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Que viagem fantástica da Janice e do Edu! Já andei de trem pela Alemanha, mas nada se compara a esse passeio de trem pela Suíça, ainda mais no inverno. Só tenho 47 mas quero ser dessa turma de 60+ que viajar muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te esperar chegar aos 60 !!! kkkkk
      é mais fácil criar uma categoria as viagens dos viajantes 40+
      beijocas

      Excluir
  5. A Suíça é um dos meus destinos do sonho e ler sobre como são os passeios de trem foi encantador. Muito curioso que o país com tantos roteiros de trem tenha a viagem mais lenta do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia um passeio de trem pela Suiça, Lilian. Sabe que sou fá do seu blog e que generoso você contar histórias de outros viajantes e especialmente dos 60+. E agora já quero viajar para a Suiça.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Que lugar incrível! Esse passeio de trem pela Suíça deve ser inesquecível! Paisagens magnifícas!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o roteiro do casal nesse passeio de trem pela Suíça, uma viagem dos sonhos. E no inverno parece que fica tudo mais lindo. Gostei que agora já tenho várias dicas do visitar. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

  9. Que maravilha passear PELA SUÍÇA DE TREM! Ainda mais com essa neve toda! Acho muitoooooo lindo!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!