07 outubro 2020

5 PASSEIOS DE FIM DE SEMANA NO RIO DE JANEIRO.

 

Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro.

Nós adoramos passear em nossa cidade e queremos compartilhar dicas de 5 passeios de fim de semana no Rio de Janeiro para você aproveitar muito a Cidade Maravilhosa, seja você turista ou morador. 

O Rio de Janeiro tem pontos turísticos que são símbolos da cidade e que não podem faltar em uma visita ou passeio pela cidade. Mas, também, tem outros lugares, nem sempre lembrados, que vão agradar, com certeza.  Pense no seu estilo de visitante e decida os passeios que serão feitos. 



# 5 Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro - Caminhada pelo Aterro do Flamengo 

 
Quem é que não gosta de aterrissar no Aeroporto Santos Dumont e ver aquela vista fantástica ?
O que pouca gente sabe é que é possível fazer um passeio pela área do entorno do aeroporto Santos Dumont e dali seguir caminhando e explorando o Aterro do Flamengo.  

Aeroporto Santos Dumont foi construído na década de 1930 quando o Rio de Janeiro era capital do Brasil. Foi necessário ampliar o aterro, já existente no local, para que as pistas pudessem ser construídas. Ao longo de sua existência, passou por melhorias mas, foi na reforma de 2007 que passou a ter um moderno terminal com 8 pontes de embarque. 


Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.
Aeroporto Santos Dumont

 

A construção de um shopping e de um hotel integrado ao aeroporto trouxe outra dinâmica para a região. O rooftop do shopping Bossa Nova Mall oferece uma vista espetacular do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor e de veleiros e escunas deslizando pelas águas da Baía de Guanabara. 

Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro.
Área do entorno do aeroporto e Shopping Bossa Nova Mall

Hospede-se no Prodigy Hotel Santos Dumont Airport e desfrute dessa linda vista. 


Depois de passear no entorno do aeroporto, siga caminhando pelo Aterro do Flamengo, nome pelo qual o Parque do Flamengo é mais conhecido. Aliás, nome bem apropriado, visto que foi construído em uma área aterrada pelo material proveniente da demolição de morros da cidade. Estende-se do aeroporto Santos Dumont até o Flamengo. Idealizado por Lotta e com paisagismo de Burle Marx, contou também com a participação de renomados profissionais de outras áreas. Foi concebido para ser um parque que oferecesse melhor qualidade de vida mas que também  facilitasse o fluxo entre centro e zona sul. 
Inaugurado em 1965 com o nome de Parque  IV Centenário, já foi considerado o maior parque urbano, à beira mar, do mundo. 

Nessa imensa área de lazer podemos encontrar museus como o MAM e o Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, mais conhecido como Monumento aos Pracinhas. Pistas de skate, campos de futebol, quadra de basquete, de tênis, de vôlei, ciclovia, parquinhos, jardins e imensas áreas gramadas com belo paisagismo fazem do Aterro do Flamengo um espaço especial no Rio de Janeiro.


Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo,  Rio de Janeiro.
Monumento aos Pracinhas



O Museu de Arte Moderna, com projeto arquitetônico diferenciado, se destaca na paisagem do Aterro do Flamengo. O projeto é de autoria do arquiteto Affonso Reidy e o paisagismo é de Burle Marx. Só apreciar o moderno prédio já vale a visita. De seu acervo, constam importantes obras de arte moderna e arte contemporânea. 

O Aterro do Flamengo é tombado pelo IPHAN e é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, na categoria Paisagem Cultural Urbana.

Aos domingos e feriados o tráfego de veículos é proibido o que facilita a circulação das pessoas e o aproveitamento do parque. 

A Marina da Glória, que também fica no Aterro, é um espaço muito bonito e bem cuidado, com várias lojas e restaurantes. Da Marina da Glória partem passeios, de barco/escuna e veleiro, com diferentes roteiros. 

Marina da Glória, Aterro do Flamengo.
Marina da Glória.



Atravessando toda a área do Aterro chegamos ao Monumento Estácio de Sá, bem à beira da Baía de Guanabara. Com projeto de Lúcio Costa, esse Obelisco foi construído em homenagem a Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro. Na parte subterrânea há um salão com uma cópia da lápide de Estácio de Sá e, após reformas, passou a ter também um centro de visitantes e espaço para exposições. 
Do monumento a vista é incrível pois o Pão de Açúcar fica bem em frente e se vislumbra toda a enseada de Botafogo.  

Por questões de segurança é aconselhável circular por lá aos fins de semana.

Quer fazer um lindo passeio de barco no Rio de  Janeiro ? Veja essa opção.

#  5 Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro - Praia Vermelha, Pista Cláudio Coutinho, Urca

A Praia Vermelha é um cantinho especial do Rio de Janeiro nem sempre lembrado, apesar de estar ao lado da subida para o Pão de Açúcar. Essa pequena praia é emoldurada pelos morros da Urca e da Babilônia. Fica ao final da praça General Tibúrcio. De de um lado, fica o Círculo Militar [clube de militares da Escola de Comando e Estado Maior do Exército] que tem restaurante aberto ao público e de onde se tem vista privilegiada da paisagem. Do outro, a escola Municipal Gabriela Mistral e a Pista Cláudio Coutinho, outra atração da região.  

Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro
Praia Vermelha, Rio de Janeiro.



Com 1km e 250 metros, a Pista Claudio Coutinho é também chamada estrada do Costão, nome bem apropriado para uma estradinha que, de um lado, tem o mar e, do outro, um costão rochoso como limite. Muitos praticantes de escalada fazem treinamentos nesses paredões rochosos e profissionais mostram suas habilidades escalando-os com destreza. A Pista Cláudio Coutinho é ideal para uma caminhada, corrida ou para um passeio contemplativo.

Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro
Pista Claudio Coutinho, Praia Vermelha, Rio de Janeiro.
 
A Urca é um charmoso bairro residencial, onde predominam ruas arborizadas e casas antigas. Nasceu por volta de 1920, não só após a construção de uma ponte - que ligou o Forte São João a uma praia que ficava em frente ao Instituto Benjamim Constant -, mas também depois de aterramentos e de um projeto de construção do bairro. 

Procurando hospedagem no Rio de Janeiro ? Pousada Hotelinho Urca !

Mureta da Urca é o nome dado a um trecho do muro que fica próximo ao Bar Urca. Ali é um local badalado e muito procurado por todos que apreciam tomar uma cervejinha ou refrigerante, comer um pastel, conversar com amigos e apreciar aviões pousando e decolando no Santos Dumont, veleiros deslizando na Baía de Guanabara, o por do sol e outras belezas.

Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro




# 5 Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro - Lagoa Rodrigo de Freitas


Uma lagoa na zona sul da cidade com duas ilhas e um dos visuais mais lindos ? O Rio de Janeiro tem .

A Lagoa Rodrigo de Freitas, que já existia quando da chegada dos portugueses ao Rio, passou por muitas mudanças ao longo do tempo : teve vários proprietários, mudou de nome, teve parte de seu espelho d'água aterrado, ganhou duas ilhas e mudou totalmente o seu entorno à medida que se tornou um bairro residencial.
Caminhar, correr, andar de bicicleta, patins ou de skate são formas de explorar esse lindo ponto turístico da cidade. Os passeios de pedalinhos encantam os casais de namorados e a "bicicleta coletiva" é um sucesso entre as famílias com crianças.  


A prática de remo, em grupo ou individualmente, é muito comum por lá, visto que há 3 clubes instalados na avenida que margeia a lagoa: Vasco, Botafogo e Flamengo.  
Sentar em um dos quiosques do seu entorno para petiscar e contemplar a natureza é, também, uma ótima pedida. 
Dois clubes ocupam as ilhas da Lagoa : clube Piraquê e clube Caíçaras, mas só os sócios podem desfrutar de suas instalações.  

Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas, quiosque e clube.


Agora, se você quer ficar de queixo caído, como se diz por aí, faça um passeio de helicóptero sobrevoando a Lagoa Rodrigo de Freitas. É daquelas recordações que ficarão para sempre. 

Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas vista do vôo de helicóptero.



# 5 Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro - Arpoador, Forte de Copacabana e Confeitaria Colombo. 

O mini bairro do Arpoador, na verdade, é uma ponta de Ipanema. Conta com a praia do Arpoador - reduto de surfistas - , com a Pedra do Arpoador, disputada para fotos e para apreciar por do sol e com a praia do Diabo - à esquerda da pedra. Essa, em especial, tem sempre um mar bem agitado, não é a toa esse nome.  

Pedra do Arpoador, Rio de Janeiro
Pedra do Arpoador, Rio de Janeiro


Dali é possível ir caminhando até o Forte de Copacabana que fica no posto 6, no canto esquerdo da praia de Copacabana. Embora tenha sido inaugurado em 1914, havia projeto para sua construção desde 1763. Construído com objetivo de defesa, o Forte teve outros usos, inclusive prisão. Funciona como Museu Histórico do Exército. Oferece dois tipos de visitação : somente em sua parte externa ou visita completa. 
A fortificação é um prédio bem interessante com paredes tão grossas que impressionam.   

Uma filial da Confeitaria Colombo está localizada no Forte e é um lugar especial para tomar o café da manhã pois, além de saborear as delícias da tradicional confeitaria, ainda é possível apreciar uma das lindas vistas da cidade.  Bem ao lado, o Café 18 do Forte é outra ótima opção.  


Forte Copacabana, Rio de Janeiro.
Forte de Copacabana e Confeitaria Colombo.



# 5 Passeios de fim de semana no Rio de Janeiro - Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, Prainha e Grumari 

 
Essas 5 praias são muito legais e bastante frequentadas pelos moradores, mas ainda precisam ser mais divulgadas para turistas. 
Na minha opinião fazer um "passeio/combo" visitando as 5 praias é um ótimo programa. Para finalizar o dia é só estender a canga na Prainha ou Grumari e ficar por lá até o por do sol. 

# A Praia do Recreio fica logo depois da praia da Reserva. É uma praia tranquila com ampla faixa de areia. O mar, que é bastante disputado pelos surfistas, nem sempre está calmo. 

O calçadão convida para uma caminhada. Os quiosques são bem agradáveis e a água de coco tem um preço honesto. Pedalar pela ciclovia é, também, uma ótima pedida.


Praia do Recreio, Rio de Janeiro
Praia do Recreio



A Praia do Pontal fica no entorno da Pedra do Pontal - que pode ser considerada um marco entre as praias do Recreio e praia da Macumba. Água limpa, algumas piscininhas e mar tranquilo na região bem próxima à pedra. No mais, o mar é agitado. Nos fins de semana, o movimento é intenso, principalmente de moradores e a praia fica lotada. 

A Pedra do Pontal fica no mar, mas bem perto da praia. Na maré baixa, um estreito banco de areia liga a praia à pedra. Seu topo é acessível através de escalada que varia da simples subida a alguns desafios. A vista lá de cima é deslumbrante. Ela se destaca na paisagem e é linda, quando vista dos mais diferentes ângulos.     

Pedra do Pontal e Praia do Pontal, RJ
Pedra do Pontal e Praia do Pontal, RJ.


A praia que fica logo após a Pedra do Pontal chama-se Praia da Macumba. Essa praia, que é muito bonita, tem os surfistas como frequentadores assíduos. O mar é bravo e afunda muito rápido. É preciso ter cuidado. 

O Longboard Paradise é um hostel que se destaca na praia da Macumba. Outros hostels interessantes são o Casa Longboard Paradise e o Pontal Hostel. Todos, de frente para a praia, garantem uma estadia com belo visual. 

Longboard Paradise, Praia da Macumba, RJ
Longboard Paradise, Praia da Macumba, RJ


Meu marido e eu gostamos de caminhar desde a praia do Recreio até a praia da Macumba apreciando a beleza do lugar. Mais adiante tem uma pedra chamada Pedra da Macumba que divide a praia de mesmo nome em duas partes. É possível chegar ao outro lado subindo a pedra mas, quem não quiser, pode fazer outro caminho e dar a volta pela calçada. 


Praia da Macumba, Rio de Janeiro.
Praia da Macumba vista de cima da Pedra da Macumba.


Para seguir em direção à Prainha é necessário pegar o carro.

A estrada para a Prainha é tão incrível que dá vontade de parar todo tempo, mas isso não é possível porque a estrada não tem acostamento. Calma, no caminho você verá dois mirantes de onde se pode apreciar essa paisagem de tirar o fôlego.

Estrada para Prainha, Rio de Janeiro.
Estrada para Prainha, Rio de Janeiro.


Ilha das Peças e Ilha das Palmas, estrada da Prainha, Rio de Janeiro
Ilha das Peças e Ilha das Palmas vistas da Estrada da Prainha.



Mirante do Roncador, Rio de Janeiro.
Mirante do Roncador, Rio de Janeiro.



A Prainha, como o nome diz, é uma praia pequena, considerada uma das melhores praias para prática de surf e muito adequada para competições desse esporte aqui no Rio. Águas cristalinas, mas agitadas em alguns trechos. Desfrutar de uma manhã ou tarde por lá recupera todas as energias.


Prainha, Rio de Janeiro
Prainha, Rio de Janeiro


Em frente à Prainha está  o Parque Natural Municipal da Prainha com várias trilhas e um mirante de onde se vê toda a praia. 


Restaurante Mirante da Prainha.
O Restaurante Mirante da Prainha tem boa infraestrutura para atender os visitantes oferecendo petiscos e refeições.



Chegue cedo à Prainha pois a área de estacionamento não dá vazão a quantidade de frequentadores.

Grumari, assim como a Prainha, está localizada em área de reserva ambiental. É também uma praia em mar aberto com ondas fortes e muito frequentada por surfistas. Cercada por costões rochosos e montanhas cobertas de mata, o que lhe confere um ar rústico. 

Praia de Grumari, Rio de Janeiro.
Praia de Grumari, Rio de Janeiro.

   

Como Prainha e Grumari são consideradas points badalados e ficam bem cheias, sugiro fazer esse passeio em uma sexta-feira. É importante chegar cedo ou ir no final da tarde. 
 
A melhor forma de chegar a essas praias é de carro. Da praia do Recreio à Grumari é só seguir as indicações das placas ou colocar no Waze. 

As praias do Recreio, Pontal e Macumba têm infraestrutura de quiosques e postos salva vidas. Já Prainha e Grumari contam com infraestrutura mais simples embora, também, tenham esses aparatos.

Gostou da sugestão dos 5 passeios de fim de semana no Rio de Janeiro ?


                                                              FOTOS: J.C. ALVAREZ


  1. Como amo o Rio de Janeiro e como é bela essa cidade. Amei essas suas maravilhosas dicas de 5 passeios de fim de semana no Rio de Janeiro, já fialguns, mas está tudo anotadinho aqui para minhas próximas visitas à Cidade Maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vier ao Rio me fala pois quero ir com você nesses passeios. beijocas

      Excluir
  2. Amei as sugestões de passeios de fim de semana no Rio de Janeiro, porque são atividades tipicamente cariocas, fora daquele roteiro padrão de turista. Você indicou programas que costumo fazer bastante! Grumari, por sinal, é uma das minhas praias favoritas aqui no Rio. Nossa cidade é linda demais, não é?

    ResponderExcluir
  3. Muita coisa linda no Rio de Janeiro para o fim de semana ou qualquer dia na real rs! Desses só conheço mesmo o Arpoador e o Forte de Copacabana, mas fiquei com vontade de conhecer várias das suas sugestões Lilian!

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas dicas de 5 passeios de fim de semana no Rio! Moro em Niterói e com certeza essa seleção é imperdível!
    Quase todo fim de semana vou de bicicleta até a prainha. Uma delícia!

    ResponderExcluir
  5. Tem que respeitar essa beleza do Rio de Janeiro! Que cidade linda e cheia de coisas legais para fazer! Adorei esse roteiro de 3 dias: leve e com muita natureza!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa suas sugestões de 5 passeios pelo Rio de Janeiro, o que não falta são coisas para fazer por aí

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!