30 julho 2025

DESCOBRINDO LIUBLIANA: ROTEIRO INDEPENDENTE E ECONÔMICO

Liubliana, a charmosa capital da Eslovênia, é um destino encantador e ainda pouco explorado por viajantes brasileiros, mas posso garantir que vale a pena incluí-la em um roteiro pela Europa Central.  Uma cidade muito avançada no cuidado com o meio ambiente, com centro histórico preservado, áreas exclusivas para pedestres, ritmo tranquilo e arquitetura que mistura influências austro-húngaras. É uma  combinação irresistível de cultura e natureza. 

Neste post, você vai descobrir como visitar Liubliana em 2 dias de forma econômica e independente. Aqui, compartilhamos as nossas impressões de casal 60+ sobre a cidade, damos sugestão de passeios e algumas dicas práticas, tais como: supermercados, onde se hospedar e como chegar à cidade. 

 

O que fazer em Liubliana, Eslovênia

Passeando por Liubliana, o visitante vai ver uma graça de cidade com construções medievais, ruas arborizadas, muitos espaços verdes, dragões por todo lado, um castelo que vigia a cidade e um rio cheio de vida. Além disso, a capital eslovena está na moda e muitos viajantes a têm incluído em seus roteiros. 

Liubliana recebeu do Green Destinations, organização holandesa que reconhece e promove destinos turísticos sustentáveis, o mais alto nível de certificação pelo seu compromisso e por suas práticas de desenvolvimento sustentável: o Slovenia Green Destination Platinum. Ficamos muito felizes em visitar essa cidade e de poder ver ao vivo o que a fez merecer esse título.  

Chegando em Liubliana: Dicas de Transporte 

Do Brasil, não há voos diretos, então nós fomos para Frankfurt onde ficamos 2 dias para revisitar a cidade e de lá voamos para Liubliana com a Lufthansa. Chegando ao aeroporto de Liubliana, diversas opções conectam o viajante ao centro da cidade, incluindo táxis, serviços de shuttle, transfer e ônibus. Nós escolhemos o ônibus e achamos muito prático e barato. Saindo do aeroporto, atravessamos a rua e nos dirigimos ao "ponto de ônibus". O pagamento pode ser feito direto ao motorista em dinheiro e o ônibus segue direto do aeroporto para o ponto final que fica em frente da estação ferroviária.  Caminhamos uns 15 minutos para chegar em nossa hospedagem, mas seguindo as orientações do Google Maps foi tranquilo. 


Liubliana - qual a melhor época para visitar 

Em todas as nossas pesquisas, a primavera e o outono eram as épocas indicadas, mas nossa possibilidade de viajar foi em setembro, ou seja, no final do verão e gostamos muito. Recomendamos levar um casaco do tipo corta vento que pode ser usado em caso daquelas chuvinhas de verão, comuns nessa época, e caso esfrie um pouco também será útil.


Hospedagem em Liubliana 

A hospedagem em apartamentos predomina em Liubliana, embora existam bons hotéis. Uma excelente opção é o Liubliana Center Apartments e foi esse que escolhemos. Apesar de ser um apartamento de frente para rua as janelas duplas não deixavam passar nenhum barulho e o lugar era muito agradável. Dois quartos e banheiro de ótimo tamanho, cama confortável e cozinha bem equipada nos possibilitou preparar refeições em casa. A localização na rua principal bem perto da Câmara Municipal era excelente. Tem todo tipo de comércio bem próximo: farmácias, supermercados, restaurantes, cafés, lojas de souvenirs etc... Como a localização é privilegiada foi possível ir a pé para as atrações turísticas.


Liubliana: Roteiro Independente e Econômico
Onde se hospedar? Liubliana Center Apartments 


Custo de vida e dicas para economizar em Liubliana  

A Eslovênia faz parte da União Europeia desde 2004 e a moeda oficial é o euro. Os cartões internacionais de débito como Nomad e Wise são amplamente aceitos. Liubliana está vivendo um boom turístico, o que naturalmente leva a um aumento nos preços de forma geral, especialmente na hospedagem. 

Algumas dicas para economizar são aproveitar a água potável disponível em diversos bebedouros da cidade e encher a sua garrafinha. Outra dica interessante é beber leite fresquinho, veja como: o visitante encontrará pela cidade a MLEKOmat, uma máquina automática de venda de leite cru e fresco, onde você poderá abastecer, por 1 euro, a sua própria garrafa ou comprar uma no local para fazê-lo. 

MlekoMat em Liubliana, Eslovênia
MlekoMat em Liubliana


Os supermercados Mercator, Lidl, Spar e Hofer são ótimos lugares para comprar itens e preparar refeições na hospedagem, com produtos frescos e de qualidade como queijos, frutas, geleias, frios, hummus, pães, damasco, tâmara e legumes. 

Supermercados em Liubliana, Eslovênia
Supermercados em Liubliana

O Mercado Central é outro lugar muito legal para economizar e provar a culinária local. Na parte descoberta, em uma grande praça, produtores locais vendem frutas, legumes, hortaliças, comidinhas e artesanato. Em frente, o mercado coberto, um belíssimo prédio com arcadas que se estende até a Ponte do Dragão, abriga restaurantes, cafeterias e peixarias. Aos sábados, a praça do Mercado Central recebe barracas de comidas mais sofisticadas, que atraem tanto turistas quanto moradores. 

Mercado Central de Liubliana, Eslovênia
Mercado Central de Liubliana 

Liubliana a pé: A cidade perfeita para caminhar


Liubliana é uma cidade compacta e extremamente fácil de explorar a pé. Há mais de 10 anos, o centro histórico é reservado para pedestres, e as ruas próximas, que margeiam o rio Liublianica, antes lotadas de estacionamentos, passaram a ser largas calçadas repletas de restaurantes com mesas e cadeiras ao ar livre. Mini arquibancadas na beira do rio são um convite a sentar, apreciá-lo, fazer um "piquenique" e conversar. 
O que fazer em Liubliana, Eslovênia

A cidade pareceu ser muito amigável aos ciclistas pois vimos muitos bicicletários e faixas para bikes. 
Para quem busca opção de transporte diferenciado, o Urban Eletric Train, trenzinho elétrico urbano, faz um circuito turístico passando por vários pontos da cidade. Pagamos 10 euros por pessoa para fazer um passeio. Ele oferece áudio guia em diferentes línguas, incluindo português. Tem ainda o Kavalir, um micro-ônibus elétrico ou carrinho de golfe gratuito, que circula pelas principais áreas de pedestres. É o único autorizado a circular nessa área. É ideal para pessoas com dificuldade de locomoção tanto moradores quanto turistas.
 
O rio Liublianica, que corta a cidade, é um ponto de referência e de lazer sempre com pessoas praticando atividades tais como: stand up paddle e remo em caiaque. É comum também vermos barcos de passeio que circulam com turistas.

Liubliana: Roteiro Independente e Econômico



O que visitar em Liubliana?   


A Praça Preseren considerada o coração da cidade, é um ponto de encontro de estudantes e também de turistas que vão participar de tours. Nela está a estátua de Preseren, poeta esloveno muito famoso no país. Dizem que em vida ele não foi correspondido em seu amor por Julia, sua amada e isso o fez sofrer muito. Então a estátua dele foi colocada de forma que parecesse estar olhando na direção de sua amada cujo busto está em uma placa na fachada de um prédio próximo. A EsLOVEnia tem o amor/love no nome e isso recebe grande destaque enaltecendo o país como o país do amor. Bem pertinho está a Igreja Franciscana da Anunciação no estilo barroco e em tom de rosa. O conjunto faz parte da maioria dos cartões postais da cidade.     

Liubliana: Roteiro Independente e Econômico

   
As pontes são outro atrativo muito interessante. Elas ficam próximas umas das outras e cada uma tem seu diferencial. São elas: a Ponte do Dragão, que tem 4 esculturas de dragões, um em cada ponta. Não é a toa que é um dos lugares mais fotografados da cidade. O dragão é o símbolo de Liubliana, presente no brasão, em vários tipos de souvenir e até em rótulos de garrafa de cerveja. Tem a Ponte Tripla que é a mais antiga com 2 andares, bares e restaurantes. A Ponte dos Açougueiros, atualmente chamada Ponte dos Cadeados, foi inaugurada em 2010 e tem parte do piso em vidro e umas esculturas  modernas. À noite, as pontes ganham uma iluminação na parte de baixo que reflete na água, criando um cenário lindo.

Liubliana: Roteiro Independente e Econômico

Se você, assim como nós, é um admirador de arquitetura vai gostar muito de apreciar várias construções da cidade: prédios antigos e belíssimos apresentam traços Art Noveau, enquanto outros têm fachada revestida de cerâmica colorida ou com pinturas em tons marcantes. Simplesmente lindos!   

Liubliana: Roteiro Independente e Econômico



O que fazer em Liubliana, Eslovênia
E o que dizer das lindas ruas com construções charmosas para registrar uma foto? 


A Catedral de Liubliana/Igreja de São Nicolau, principal igreja católica da cidade, estava sempre fechada, mas os turistas pareciam interessados mesmo em admirar as duas portas de bronze com trabalhos em alto relevo. Em 1996, para comemorar os 1250 anos de cristianismo na Eslovênia e a visita do Papa João Paulo II, de origem eslava, estas  portas foram colocadas. Em uma delas está retratada a história da cidade e tem no alto um busto do Papa. Na outra vemos várias cabeças de bispos da cidade. Dizem que a medida que as pessoas entram na igreja por esta porta dá impressão que eles estão acompanhando com o olhar. 

O que fazer em Liubliana, Eslovênia

A Galeria Nacional é o museu de arte nacional. O prédio é muito imponente e de seu acervo constam obras e peças da Idade Média até o séc. XX. Bem perto está o prédio da Ópera e Balé de Liubliana que também merece ser admirado. Sem esquecer da Universidade de Liubliana a mais antiga da Eslovênia que ocupa belíssima construção na praça do Congresso.  

O que fazer em Liubliana, Eslovênia

O Castelo de Liubliana tem história para contar. A área teve uma ocupação bastante antiga, mas o castelo só ganhou a forma atual na Idade Média quando sob o domínio dos Habsburgo foi praticamente reconstruído em pedra. O objetivo era funcionar como uma fortaleza capaz de resistir aos ataques otomanos e as revoltas camponesas. No período Napoleônico teve funções militares, serviu em outra época de prisão. No século XX foi utilizado como residência e só após a Segunda Guerra Mundial sofreu reformas e passou a ter o uso atual. Está localizado no alto de uma colina e pode ser visto de diferentes partes da cidade. 

Nós fomos e voltamos caminhando mas há quem suba de funicular. O pátio interno é enorme e bonito com jardim e restaurante. Pagamos ingresso e visitamos a parte interna do castelo e a Capela St. George. De lá a vista da cidade é muito legal.  

Castelo de Liubliana, Eslovênia


Na rua principal encontra-se a praça da Cidade onde está a Fonte de Robba com esculturas de três deuses segurando jarros que representam os três rios mais importantes da Eslovênia. Quase em frente está a Câmara Municipal, cuja fachada de noite recebe projeções de diferentes cores e chama atenção. Continue caminhando e encontrará outra praça com fonte. 

O que fazer em Liubliana, Eslovênia

O Parque Tivoli é uma imensa e lindíssima área verde na cidade. Gramados sem fim com paisagismo, esculturas modernas, laguinhos, fontes, pistas para caminhada, árvores de diferentes tipos, jardins, quadras de esportes, parquinhos para crianças. Lá se encontra também o Castelo Tivoli, amplo e belo casarão. O parque tem até estufa de plantas. Para se chegar a ele sem atravessar ruas e avenidas, é só acessar as passagens subterrâneas.  

Parque Tivoli, Liubliana, Eslovênia
Parque Tivoli



Quem estiver em Liubliana deve incluir um passeio bate e volta ao Lago Bled, mas reservar com antecedência o passeio. Nós deixamos para comprar as passagens de ônibus quando estivéssemos lá e não encontramos nem de ônibus e nem de trem.  

Depois de 2 dias em Liubliana seguimos viagem com a Flixbus para Zagreb na Croácia. Saiba tudo sobre viajar de ônibus pela Croácia, Kotor e Mostar.


Já visitou Liubliana? Que outra dica você deixaria? Compartilhe nos comentários. Vou adorar saber.   

                                                       
                                                         FOTOS: J.C. ALVAREZ  

    



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!