05 outubro 2022

PRAIAS IMPERDÍVEIS EM BARRA GRANDE NA BAHIA


Praias de Barra Grande, Península de Maraú, Bahia

Dizer que o litoral brasileiro é lindo, não é novidade para ninguém. E o da Bahia é simplesmente especial. Afinal, são 1.100 km de extensão com algumas das paisagens mais incríveis. Estive por lá e conto nesse post sobre as praias imperdíveis em Barra Grande na Bahia. 

Você é daquelas pessoas que vê fotos de um lugar paradisíaco se apaixona e decide que vai conhecê-lo?

Pois é, nós somos assim e, há tempos, desejávamos visitar Barra Grande mas, por causa do acesso meio complicado acabávamos adiando a visita. Até que resolvemos encarar e nos encantamos de tal forma, que temos a certeza de um dia voltar. Pesquisamos a melhor época e lá fomos nós. De antemão, posso garantir que nada pode ser comparado ao que é de fato esse lugar. 


Onde fica Barra Grande 

Localizada na Península de Maraú, litoral sul de Salvador, Barra Grande é uma vila linda, despojada, onde o mar tranquilo ocupa um lugar de destaque. Muitas praias belíssimas, água sempre com temperatura muito agradável, coqueirais a perder de vista e, a cada dia, um inesquecível por do sol alaranjado. Destino para ser "degustado", ou seja, explorado lentamente e sem qualquer tipo de pressão. 


Como chegar a Barra Grande 

Nós fizemos o trecho Rio de Janeiro/ Ilhéus de avião e lá pegamos um transfer com sr. Carlos (73 998346838) que já havíamos contratado para nos levar até Camamu. Compramos os ingressos da lancha rápida no guichê da Camamu Adventure. A lancha rápida é a melhor forma de chegar. 

Praias de Barra Grande, Península de Maraú, Bahia


Se a sua opção for o carro, é melhor que você esteja em um veículo 4x4, capaz de enfrentar uma estrada de terra bem precária. Escrevo isso baseada em informações dadas por outros turistas e alguns sites.  

Ao desembarcar no pier de Barra Grande, você já percebe o clima de cidadezinha bem pequena. Logo será abordado pelos "maleiros", pessoas que prestam o serviço de levar a bagagem do visitante em um carrinho de mão até a pousada. Vale dizer que isso só poderá ser feito para aqueles que ficam hospedados próximos ao pier. Como as ruas são todas de areia fofa, nem eles conseguem percorrer caminhos longos. Para nós a alternativa foi pegar um táxi e o valor cobrado, na ocasião, foi de 40 reais. Outra ideia é já alugar um quadriciclo que pode servir para ir ao hotel além de circular pela vila e fazer os passeios por conta própria. Nós optamos pelos passeios a pé e de jardineira. 


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Pier de Barra Grande



Está vindo para Barra Grande? Veja que lugar gostoso para se hospedar Camauí Villas 


O que fazer em Barra Grande, na Península de Maraú, Bahia


Aqui, na verdade, segue não um roteiro do que fazer, mas um relato sobre lugares legais que visitamos em 6 dias, em Barra Grande, Bahia. São sugestões de programas que nos encantaram e por isso, consideramos imperdíveis. Mas.como esse é um conceito muito relativo, veja essas dicas e organize seu próprio roteiro pela cidade conforme o seu ritmo, interesse, disponibilidade de tempo e estilo de viajar. 

Ao chegar à cidade, a primeira providência é calçar as havaianas, colocar uma roupa bem a vontade, óculos escuros, passar um bom protetor solar e sair para passear. 

1) Visitar o centrinho da vila

 A singela igrejinha, a praça, o pipoqueiro, a barraca de cacau, os restaurantes, os cafés, as lojinhas,  mercados, farmácia, lojas de artesanato e souvenirs, são lugares por onde o visitante não vai cansar de passear todas as noites. É nessa hora que a praça fica animada com moradores e turistas circulando pra lá e pra cá, pois durante o dia o pessoal está nas praias e passeios e alguns estabelecimentos, inclusive, ficam fechados.  

Ao final da rua, que fica na frente do pier, está o ponto de táxi e o ponto das jardineiras, que é um transporte muito usado na região (uma espécie de caminhão com bancos na boleia) para passeios.  


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Centrinho da vila 



2) Caminhar, mergulhar e desfrutar das praias de Barra Grande, praia Ponta do Mutá, praia Três Coqueiros, praia Bombaça, praia de Carapitangui 

É na praia de Barra Grande que chegam as embarcações vindas de Camamu. Sendo assim, esse trecho da praia é o mais movimentado, já que fica próximo ao centrinho da vila. Porém, basta se afastar um pouquinho e já verá a praia quase deserta. Ali se concentram várias pousadas e restaurantes, sendo alguns à beira mar. Água clarinha e mar bem tranquilo por ser uma praia voltada para a Baía de Camamu. 


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Praia de Barra Grande

 

No primeiro dia de passeio, seguimos para o lado esquerdo em direção ao Bar da Rô, um lugar que reúne alguns atrativos. Tem praia para os dois lados: a que fica voltada para o mar é servida pelo bar e a praia do rio Carapitangui tem o restaurante da Rô debruçado sobre ela. Esse é um dos lugares privilegiados para assistir ao por do sol.  Ao longo do caminho, vale uma parada para aproveitar as águas mornas da praia, assim como petiscar algo em algum restaurante como o Barong's Bar.   


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Praia do rio Carapitangui, Restaurante da Rô, praia em frente ao Bar da Rô

  

Tendo o pier de desembarque como referência, caminhe para o lado direito e encontrará a praia da Ponta do Mutá, com as mesmas características, ou seja, água quentinha, coqueiros como pano de fundo e mar sem ondas. Em sua orla estão badalados restaurantes e bares que, a cada final de dia, recebem muitas pessoas para apreciar o fantástico por do sol. Mais alguns passos e se vê o Farol da Ponta do Mutá exatamente, no extremo da praia de mesmo nome.


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Ponta do Mutá


Continuando a caminhada, chega-se à praia de Três Coqueiros, que já tem mar meio bravo por ser uma praia oceânica. Uma barreira pedregosa estabelece um limite entre areia e mar. Quando a maré está alta, me pareceu um pouco perigosa, pois as pedras não ficam visíveis. Mas, na maré baixa se formam várias "piscininhas" muito agradáveis para o banho. Há um simpático restaurante no canto direito da praia.  

Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Praia Três Coqueiros


A praia seguinte chama-se Bombaça e apresenta um certo contraste dependendo da maré. Quando ela está alta, as ondas atraem surfistas. Já na maré baixa, o atrativo são as "piscinhas" próximas aos recifes. Uma beleza intocada sem infra de bares, restaurantes, barracas e quiosques.


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Praia de Bombaça


Vale dizer que a maré é determinante para a mudança de cenário. Quando ela está baixa, proporciona uma paisagem completamente diferente de quando ela está cheia. Na maré baixa a faixa de areia torna-se imensa. A areia fica bem firme e é muito comum vermos a circulação de ciclistas com umas bikes d
e pneu largo. Todas as duas paisagens são igualmente belas, é só saber apreciar. 

Em nossa forma de viajar sempre optamos por conhecer as praias caminhando pela beira mar e consideramos um programa a ser feito em qualquer hora do dia. 

Se você estiver com muita disposição e a maré baixa permitir, é possível chegar a pé até a praia de Taipu de Fora. Famosa pelas piscinas naturais, que se estendem por quase 1km, Taipu de Fora encanta por outros atributos também. Um aspecto bem interessante dessas piscinas é que não precisa pegar barco nem jangada para acessá-las, pois elas ficam na beira da praia. 


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Praia de Taipu de Fora


Nós fomos até a praia de Taipu de Fora de jardineira. Pegamos no ponto final ( bem perto do ponto de táxi) e descemos na parada de Taipu de Fora, que fica na rua do Bar das Meninas. Ali tem uma parada com tabela dos horários que as jardineiras saem de Barra Grande e de Taipu.  

Uma dica, para quem está pensando em visitar a região, é dividir a hospedagem de modo a ficar uns dias em Taipu de Fora e outros em Barra Grande. Essa é a forma ideal de aproveitar com calma as praias mais próximas a cada vilarejo. Acreditem, tudo por lá é muito lindo!


3] Passeio de barco pela Baía de Camamu

De lancha privativa ou de escuna, passear pela Baía de Camamu é daqueles programas que não podem ficar de fora. Considerada a 3ª maior baía do Brasil, a linda Camamu tem muitas praias, ilhas e manguezais.

O passeio em grupo segue um roteiro padrão e inclui 4 paradas, sendo a primeira na ilha da Pedra Furada. Pequena e enfeitada por várias rochas esculpidas pelo mar, tem uma - a que faz mais sucesso - que dá nome à ilha. É tão badalada, que forma até fila para fotos!

A escuna permanece 40 minutos atracada em cada ilha para que os passageiros aproveitem do jeito que quiserem. Cada uma tem seu atrativo: na ilha de Campinho foi o pastel quentinho e o cacau secando ao sol. Já a ilha do Goió conta com amplo restaurante e balanços à beira mar; por último, a ilha do Sapinho, que é a parada para almoço. Em todas, a areia clarinha, as águas transparentes e mornas e os coqueiros compondo o visual.   


Passeio de barco na baía de Camamu


Como não queríamos almoçar, nós decidimos caminhar e nos sentamos em outro restaurante, o Bar do Bi, onde saboreamos uma casquinha de siri maravilhosa e tomamos um suco de caju dos deuses. Para sobremesa, uma cocada caseira comprada de um senhorzinho, que circulava por lá vendendo docinhos preparados por sua esposa.  Além disso, ficamos sentados de frente para um rústico e poético pier apreciando o ir e vir de embarcações usadas pelos moradores.


Ilha do Sapinho, Baía de Camamu, Barra Grande
Ilha do Sapinho


Acho que o passeio privativo deve oferecer uma experiência mais interessante à medida que para nos lugares de interesse do visitante. 

Fora de temporada, o passeio pode ser contratado na véspera do dia escolhido para a realização do mesmo.


Não deixe de ler Dicas Gastronômicas em Barra Grande para saber onde saborear comidinhas gostosas.


4] Lagoa do Cassange

A proposta era falar de praias, mas é impossível não dizer para vocês, queridos leitores, que Barra Grande tem outros lugares incríveis que merecem sua visita. 

Nesse passeio visita-se a região de Cassange que envolve a lagoa Azul, a trilha das Bromélias Gigantes, a lagoa do Cassange e um mirante. 

Após percorrer um caminho bem esburacado, onde você se sente num liquidificador, nada como um mergulho em uma lagoa. Foi isso que fizemos ao chegar à Lagoa Azul, de águas transparentes, onde permanecemos pouco tempo. O passeio seguiu e logo chegamos ao ponto alto do passeio que foi a Lagoa do Cassange. Apesar das águas escuras, é uma lagoa bonita e com uma infraestrutura muito bem cuidada: espreguiçadeiras e guarda-sóis, redes sob a sombra das árvores, gramado com almofadas, carramanchão e um bar que preparava pastéis deliciosos e um suco de mel do cacau de tirar o chapéu.

A praia do Cassange, que é linda, fica a poucos metros da lagoa mas, no dia que fizemos esse passeio, a maré estava muito alta e o mar batendo muito, o que inviabilizou ficar na praia. 


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia
Lagoa Azul e Lagoa do Cassange

Ao final do passeio, de brinde, o motorista da jardineira nos deixou no Bar da Rô. Finalizamos o dia curtindo a praia, uma caminhada para ver o encontro do rio com o mar e o maravilhoso por do sol. Após 6 dias, nos despedimos de Barra Grande brindando com o delicioso suco do mel do cacau.


Praias de Barra Grande na Península de Maraú, Bahia




Essa foi uma viagem muito especial, marcada por longas caminhadas por praias desertas, banhos de mar ao anoitecer, pores do sol deslumbrantes, ida e volta do hotel ao centrinho à noite, tendo apenas a luz do luar como testemunha. 


Sou carioca da gema e moro no Rio de Janeiro. Talvez, por essa razão, seja tão apaixonada por praias. Gosto de apreciá-las de perto ou de longe. Para caminhadas ou para mergulhos. Praias urbanas, praias de rio, praias pequenas.  Enfim, eu considero praia sempre um ótimo programa. 

E você, está planejando conhecer alguma praia nas férias de verão? Venha se surpreender com a diversidade de praias que você pode incluir em seu roteiro de viagem.

Toda a beleza da famosa praia de Ipanema, um ícone do Rio de Janeiro,  a Regina Oki, que é frequentadora assídua, nos mostra no blog Turista Fulltime. 

A Olívia, que está sempre garimpando lugares legais, escreveu o post: Grumari, no Rio de Janeiro, uma das mais belas praias do mundo.  Confere lá no blog Olívia  Garimpando Por AÍ. 

A Adelaide, do blog Turista Imperfeito, esteve recentemente no Maranhão e adorou a praia de Atins nos Lençóis Maranhenses. Aliás, está na minha lista faz tempo.  

E se quiser dica de uma praia internacional leia o blog Destinos Por Onde Andei, pois a Gisele Prosdocimi conheceu e adorou Boccadasse e sua praia imperdível em Gênova.





 




  1. As praias baianas nunca decepcionam. E nas praias de Barra Grande tem opções para todos os gostos. Não sabia que há piscinas naturais por lá também.
    Ainda não conheço esse trecho do litoral baiano mas com certeza já entrou na minha lista.
    Obrigada por compartilhar a tua experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelaide, o que mais gostei é que fora de temporada elas são praticamente desertas. Vale muito o passeio pelo litoral baiano

      Excluir
  2. Você sabe como eu amo a Bahia, mas ainda não conheço essa região de Barra Grande, Taipu. Estou agora com mais vontade do que eu já estava antes, depois dos seus relatos, porque esse tipo de viagem, que nós cariocas adoramos. Praia, passeio pelo centrnho, só faltou você me dizer que tem um forrozinho? Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de post e de destino! A combinação de caminhada com praias quase desertas e paisagens de uma beleza estonteante ganhou meu coração! Conheço muito pouco da Bahia e de seu rico litoral. E lendo suas experiências de viagem eu fico cada dia mais ansiosa em (finalmente) desvendar este lado do nosso país. Parabéns pela descrição tão completa e envolvente! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Amei visitar a Península de Maraú e conhecer a praia de Taipu de Fora, fomos em um veículo 4x4 partindo de Itacaré, e como você mesma disse, a estrada é bem precária, mas a aventura foi bem divertida, pegamos até balsa para o carro chegar até lá, rsrs.
    Ainda pretendo conhecer as outras praias imperdíveis em Barra Grande, na Bahia, porque amei suas dicas e este estado é lugar para voltar inúmeras vezes. Amo!!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!