26 novembro 2013

PORTO DE GALINHAS

Porto de Galinhas é uma cidade, no belo litoral de Pernambuco, com praias lindíssimas, que na maré baixa apresenta piscinas naturais.

A distância para Recife é de 80 km, para Cabo de Santo Agostinho 50 km e fica bem perto de outra grande atração de Pernambuco que é a praia de Carneiros. Então, a cidade é incluída em diferentes pacotes de passeios.

Circulando pela cidade, é comum vermos grupos grandes de turistas chegando em vários horários do dia e da noite. 



Essa foi nossa 3ª vez em Porto de Galinhas, mas só agora, realmente, desfrutamos dessa cidade fantástica. Nos hospedamos no Village Porto de Galinhas, um hotel com cara de pequeno resort, de frente para o mar, muito bem decorado, bonito e confortável.



Porto de Galinhas - Pernambuco


Esse amiguinho, aí, na cadeira, não deixava ninguém lanchar sossegado !









Olha que forma interessante de colocar a numeração dos quartos ! Ao lado da porta, um quadro com uma espécie de xilogravura e o nº no meio.





O único porém era a distância do hotel para o centro da vila, em torno de 4Km. O pacote da Tam Viagens, em parceria com Mastercard, incluía translado de ônibus em 3 horários, pela noite, para o centro de Porto de Galinhas. No entanto, todos os dias o ônibus lotava cedo. O hotel estabeleceu uma parceria com um grupo de taxistas, que cobrava um preço fixo de 10 reais para ir ou voltar, e foi essa a nossa forma de deslocamento.


 Durante o dia, nós íamos e voltávamos caminhando pela praia até à Vila de Todos os Santos e à Vila de Porto de Galinhas. Uma super caminhada !



A praia praticamente deserta, água morna, mar tranquilo e um sol que saía e se escondia dando trégua aos caminhantes.
Diante desse cenário, eu só queria que me esquecessem por lá !

   

Abaixo, a Vila de Todos os Santos, que é uma gracinha. Parece um point gastronômico com restaurantes, lojinhas, uma olaria e uma biblioteca.
As construções são todas bem cuidadas, no estilo rústico, com jardins, mobiliário de madeira e artesanato.
Entrando na Vila, não deixe de ir ao 1º restaurante, à esquerda, e pedir "cartola", que é uma sobremesa deliciosa e bem calórica: banana da terra frita, coberta com fatias de queijo coalho, polvilhadas com açúcar e canela, assada no forno.
Gente, é tudo de bom ! 








Amei essas peças criativas, produzidas por artesãos locais.








Continuando a caminhada pela praia...






...até chegar diante das piscinas naturais.




À noite fomos para a cidade escolher um local para jantar e simpatizamos com um restaurante, estilo bistrô, muito bonitinho, chamado Domingo's, localizado na galeria Paraoby, que é um shopping com lojas muito legais de artesanato.

O Domingo's oferecia em seu cardápio, a cada dia, 3 opções de pratos, em que uma pessoa do casal escolhia um e o outro era gratuito. Uma noite escolhemos a "brochette Paraoby" e, em outra noite, escolhemos uma lagosta. Tudo delicioso!
  

Fizemos 2 passeios em Porto :

Praia de Carneiros


Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, fica a 113 km de Recife, então muitos turistas fazem aquele passeio bate e volta, para não perderem a oportunidade de conhecer esta maravilha.
Nós também fizemos dessa forma. Compramos o passeio com a Luck Receptivo. Exatamente nesse dia, o tempo estava bem nublado.

 A maré estava muito baixa. Então, não tinha como o barco encostar no pier. Todos nós, passageiros e tripulantes, andamos pelo mangue até o local onde o barco podia ficar sem encalhar. 








Antes de ancorar na praia de Carneiros, fomos observar o mangue.






Depois paramos numa praia para tomar banho de lama.






E o sinal mais lindo de que estávamos chegando, foi avistar a capelinha de São Benedito. 






A barraca Bora Bora é o ponto de apoio para os barcos que chegam na praia de Carneiros. Eles têm a expectativa de que todos vão almoçar e ficam meio chateados se você pedir apenas refrigerante e um petisco. Nós preferimos jantar, à noite, com calma, num restaurante da cidade. No passeio, nós priorizamos caminhar, tirar fotos e conhecer a praia, que é imensa e linda.  










Não parece que a caminhada da ponta da praia, onde fica o Bora Bora, até à capelinha é grande,mas é uma boa caminhada. No entanto, vale a pena. A água é morninha, o mar é calmo, os coqueiros estão inclinados pelo vento e parecem se sustentar no nada. Enfim, a paisagem é linda.



Nessa capela ainda se realizam casamentos. A capela pertence a uma família que aluga para as cerimônias.







 Infelizmente, parece que esse cenário paradisíaco está meio ameaçado, pois já há construções de condomínios e hotéis por lá.


Quando o barco saía de Carneiros, tiramos essa foto e essa imagem está armazenada no chip do meu coração.






Pontal do Maracaípe

  Saímos do nosso hotel de manhã cedo, munidos de muito protetor solar, visto que o dia estava lindo com o sol à todo vapor.

Fomos caminhando pela praia até o Pontal do Maracaípe, lógico que fazendo paradas estratégicas para tomar uma água de côco ou dar um mergulho.

Chegamos na ponta da praia de Maracaípe, onde o rio Maracaípe deságua, e pegamos uma jangada para o passeio.

Essa é uma praia de rio. As barracas colocam cadeiras e mesas para os clientes comerem e beberem à beira do rio, passando os pés naquela água gostosa. 









 O jangadeiro foi parando em "ilhas" que se formam com a maré baixa. Depois de subir um bom trecho do rio, ele mergulhou bem próximo à margem, nas raízes das árvores. 




Voltou com vários cavalos marinhos dentro de um vidro.



Esse foi nosso visual na volta de jangada para o Pontal.




Nos despedimos de Porto de Galinhas na certeza de que temos que voltar em breve. O lugar é muito bonito, e nós ficamos só 4 dias.






FOTOS: J.C ALVAREZ





  1. Parabéns senhora pelas incríveis e lindas viagens!
    Queremos agradecer ter gostado da hospitalidade e paisagens de Porto de Galinhas. Nós também gostamos de tirar muitas fotos para poder mostrar ao mundo a beleza das praias de Porto.

    Um abraço e lhe desejamos muitas mais viagens pelo Brasil e pelo mundo todo :)

    ResponderExcluir
  2. Acabamos de chegar de Porto de Galinhas e ficamos no mesmo hotel que o seu.......Muito bacana. também temos um blog de viagens, quando tiver um tempinho passa lá para conhecer!!! dedmundoafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu post. Ainda quero conhecer Porto de Galinhas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!