19 julho 2015

ROTEIRO 3º DIA EM JOÃO PESSOA ESTAÇAO CABO BRANCO, BARRA DO GRAMAME E POR DO SOL NA PRAIA DO JACARÉ


Localizada em cima de uma falésia e bem próxima ao Farol de Cabo Branco, a Estação Cabo Branco ocupa uma bela construção projetada por Niemeyer. 
Ao chegar, qualquer visitante fica impressionado com o tamanho do espaço que abriga esse complexo científico-cultural-artístico. 
O que logo se destaca é esse prédio em formato hexagonal com paredes de vidro apoiado em uma base, muito discreta, imersa num espelho d'água. Essa torre se liga a uma construção cilíndrica [elevador] através de 2 passarelas.
De longe parece um disco voador flutuando.

São três andares sendo o 1º e o 2º andar para exposições temporárias e permanentes e o 3º um mirante de onde se vê a cidade e a orla. 


Logo na entrada essa linda pintura de xilogravuras enfeita a parede lateral do auditório.As xilogravuras ilustram a Literatura de Cordel.

Outras construções como o anfiteatro, o restaurante e o auditório também fazem parte da Estação Cabo Branco.   



Nossa visita foi num sábado e no anfiteatro acontecia uma apresentação de teatro de bonecos.

A área gramada é convidativa para a criançada brincar e jogar bola ou até mesmo para um piquenique. 

Espalhadas no gramado algumas esculturas de uma série chamada "Mulher Objeto de Repouso" de autoria do artista plástico Abelardo Hora.


  
Objetos e Materiais dispostos no gramado de forma que adultos e crianças possam brincar, interagir, experimentar e fazer descobertas e aprendizagens.





De lá seguimos para a praia Barra do Gramame no Litoral Sul, aliás pro sul  estão as praias mais lindas de João Pessoa.

A praia da Barra do Gramame fica na foz do rio Gramame.

Com a maré baixa, não se sabe até onde vai o rio nem onde começa a ser mar.
Mas pra quê saber ? Vambora caminhar...




À medida que a maré vai baixando, vão se formando piscininhas que são imperdíveis ! A temperatura é aquela já conhecida das praias do nordeste Brasileiro, ou seja, águas mornas.
E tome de protetor solar,sim, porque nem pensar em não ficar de "molho de papo pro ar".


Vários barquinhos ficam encalhados esperando a maré subir pra continuar seu caminho.





Essas praias não têm aquela super estrutura de barracas, o que eu adoro, pois ficam mais vazias, mas se você precisar tem uma barraca/bar chamado Bar da Karla que serve comidinhas e petiscos bem gostosos e ainda oferece rede pra descansar.




Passamos o dia em Barra do Gramame e calculamos o tempo de nosso deslocamento pra chegarmos na praia do Jacaré a tempo de curtir o famoso Pôr do sol ao som do Bolero de Ravel.

A praia do Jacaré é um ponto turístico tradicional e muito badalado de João Pessoa , eu não imaginava encontrar uma vila tão bonitinha e estruturada Estacionamento amplo, tudo muito limpo e arrumado para receber os turistas.

Vários trailers de comida organizados em uma área.





  Muitas lojinhas de artesanato,lanchonetes e restaurantes.





As pessoas vão chegando, passeando pela vila e procurando um restaurante a beira do rio para lanchar enquanto apreciam o famoso Jurandir do sax que toca o bolero de Ravel a medida que o sol vai se pondo.

Vários barcos oferecem passeio de barco pelo rio para apreciar o pôr do sol e ao mesmo tempo ver de perto o saxofonista Jurandir.




Confesso que me emocionei ao ouvir o Bolero, o silêncio que se fez durante a execução do mesmo e os aplausos do público ao término.
Muito lindo ! Valeu o passeio !








Nosso dia terminou em estado de graça com esse pôr do sol !



FOTOS : J.C. ALVAREZ



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!