29 março 2018

CAPITÓLIO, COMO CHEGAR E ONDE FICAR

CAPITÓLIO, COMO CHEGAR E ONDE FICAR


Mirante dos Cânions, cartão postal de Capitólio
Capitólio é um destino que está na moda no Brasil e, depois de tanto ouvirmos falar de suas belezas, nós também ficamos com muita vontade de conhecê-la ao vivo e à cores. Capitólio é uma das cidades banhadas pelo Lago de Furnas [que se formou na época da construção da Hidrelétrica de Furnas].



Como chegar a Capitólio ? 

#  Partimos do Rio, em um voo por milhagem, para BH e de lá, em carro alugado, fomos para Capitólio. São mais ou menos 4 horas entre BH e Capitólio pois a estrada funciona, na maior parte do trajeto, em mão e contramão e pegando caminhão pela frente é certeza de um ritmo mais lento. Entre BH e Capitólio tem 4 pedágios de 5,80 reis. A estrada, depois de Divinópolis, é bem bonita.
Chega-se a um certo trecho da estrada onde há uma bifurcação: para direita está Capitólio e para esquerda, São João Batista do Glória. Dependendo de onde fica a sua hospedagem, não é necessário ir até Capitólio mas nós fomos para comprar água e ver como era o centrinho. Depois voltamos e seguimos a indicação para São João Batista para chegar até nossa pousada.
# O carro é a melhor forma de chegar a Capitólio e facilita fazer os demais passeios. Vimos muitos carros de cidades do interior de São Paulo por lá. De São Paulo para Capitólio são 453 km, mas, por exemplo, de Franca para Capitólio são apenas 168 km. Já do Rio de Janeiro para Capitólio são 640 km, porém, mesmo assim, bem viável.
# Tem ônibus tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro para Capitólio.

Passeios em Capitólio

Eu imaginava Capitólio um pequeníssimo vilarejo, entretanto não é. Capitólio é uma pequena cidade com uma orla urbanizada em torno de um trecho do lago, ruas de comércio, residências e um lindo condomínio chamado Escarpas do Lago.

Do centro de Capitólio até o condomínio são, mais ou menos, 5 km. Lá, além de belas casas, há também restaurante, hotel, padaria e clube náutico.

Condomínio Escarpas do Lago
De Capitólio até a Ponte do Rio Turvo, de onde saem passeios de lancha e chalana, são mais ou menos 20 km.

Saída de lanchas e chalana na Ponte do rio Turvo
Passeios em Capitólio

Em frente a esse pier tem um "point" com lojas de artesanato, lojas que vendem passeios, barracas de comida e a Pamonharia das Gerais, onde se pode degustar pamonha, curau, bolo de milho e outras delícias sentada embaixo de frondosas árvores e apreciando o rio Turvo.

                     O Restaurante do Turvo, de culinária caseira, também fica nessa área.
                         
Ficamos na Pousada Fecho da Serra que incluía na diária o café da manhã e o jantar, então, não saímos para restaurantes. Alguns hóspedes, que estavam na nossa pousada, almoçaram no Restaurante do Turvo, no Empório Azul e no restaurante da Pousada do Rio Turvo e gostaram bastante.

Hospedagem: 

Escolhemos a Pousada Fecho da Serra que fica em uma estradinha à direita, logo após a Ponte do rio Turvo. São 6 chalés na parte mais alta do terreno e todos voltados para uma linda vista da serra e para um rio que, atualmente, está muitooooo abaixo do seu nível de água.
O ponto alto dos quartos é a espaçosa varanda de onde se pode apreciar o nascer do sol, o por do sol e a natureza ao redor. Tudo isso envolto em paz, tranquilidade e o canto dos pássaros.

Vista da varanda dos Chalés da Pousada Fecho da Serra em Capitólio
Em 2011 o rio passava próximo ao último degrau dessa escada. Portanto, dá pra ter uma ideia de como o nível do rio está baixo.
.

Na Pousada Fecho da Serra o ambiente das refeições fica em uma casa, na parte baixa, próxima à piscina. As mesas estão dispostas tanto na varanda quanto na parte interna e tem sempre um amiguinho querendo participar. A comida caseira é bem saborosa !


Esse redário é tudo de bom pra curtir um final de tarde, se os mosquitos te deixarem em paz. No dia em que estávamos lá, teve: sol, chuva e arco-íris.

Amei o painel em madeira de demolição que enfeitava o nosso chalé e cada um era enfeitado por uma pintura diferente. Na saleta contígua ao quarto dava pra deixar malas, sacolas e baguncinhas. A piscina, embora bem simpática, acaba ficando meio de lado devido aos vários passeios legais que, geralmente, ocupam o dia inteiro.


                         Não perca o post Passeios em Capitólio.


                                                          FOTOS : J.C. ALVAREZ

  

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search