26 novembro 2018

MARIANA, BATE E VOLTA DE OURO PRETO.

MARIANA, BATE E VOLTA DE OURO PRETO.

Mariana é um ótimo bate e volta de Ouro Preto pois a distância entre as duas é de apenas 16km.




Fundada em 1696, Mariana, se originou na época da exploração do ouro pelos bandeirantes, mas foi uma cidade projetada por José Fernandes Alpoim, atendendo ao pedido da corte de Portugal. Primeira vila de Minas Gerais, Mariana foi também a primeira capital da então Capitania de Minas Gerais. Tem um centro histórico pequeno e bem conservado.

Chegamos a Mariana em um dia nublado e logo vimos a igreja de São Pedro dos Clérigos que achei bonita e com um aspecto diferente das igrejas das cidades históricas, talvez pela fachada em tom rosado e o interior simples. É grande e fica afastada do centro histórico.
Sua construção data de 1752, porém levou muitos anos em construção. Suas torres só foram erguidas por volta de 1920 e até hoje a igreja está inacabada.

Igreja São Pedro dos Clérigos.
Estacionamos o carro próximo à Praça Gomes Freire, típica pracinha de cidade do interior, com coreto. Já me apaixonei !!!  Super arborizada e simpática, possui jardins floridos e bem tratados.

Praça Gomes Freire
A Praça Claudio Manoel era chamada, na época, de "Largo da Matriz" e foi aí que instalaram o chafariz e o pelourinho, símbolos de poder no Brasil Colônia. Passou a se chamar Praça Cláudio Manoel da Costa em homenagem ao inconfidente mineiro.


Catedral da Sé na Praça Claudio Manoel

Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção/ Catedral da Sé era, inicialmente, uma capela e foi passando por ampliações até se tornar uma Catedral à altura da condição de vila. Infelizmente, não pudemos visitá-la pois estava fechada. Em estilo barroco, tem obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Um verdadeiro tesouro encontra-se nessa igreja, desde 1753: um órgão de Arp Schnitger. Concertos musicais são frequentemente apresentados.

Praça de Minas Gerais é um lugar privilegiado na cidade pois é uma praça cercada por prédios históricos e de interesse turístico, como a Casa da Câmara e Cadeia, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Francisco de Assis. Considerada, na época do Brasil Colônia, um local importante para a fiscalização da atividade de exploração do ouro.

Câmara Municipal de Mariana, Minas Gerais.
Casa da Câmara e Cadeia é um prédio histórico construído por volta de 1768 para esse fim.

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo data de 1784, é de estilo rococó e vários artistas renomados participaram, de alguma parte, nessa obra, seja na pintura, entalhe de peças ou outra contribuição. Parte da igreja foi destruída por um incêndio em 1999. As torres cilíndricas conferem uma beleza especial.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Já a Igreja São Francisco de Assis, também em estilo rococó, é de 1763, abriga o túmulo do pintor Manoel da Costa Ataíde que, junto com Aleijadinho, trabalhou na edificação da igreja.
O pelourinho, que aí se encontra, é de 1970 em substituição ao de 1750. No topo há um globo representando as conquistas marítimas portuguesas.

Igreja de São Francisco de Assis e o pelourinho.

A Estação de trem de Mariana é muito bonitinha e passou por restauração recente. Sua construção data de 1914, quando a ferrovia, que anteriormente terminava em Ouro Preto, foi estendida até Mariana. Atualmente, o trem turístico Ouro Preto/Mariana, aos fins de semana e feriados, movimenta as duas cidades.

Estação de trem de Mariana.

 

VIAGEM DE CARRO EM MINAS GERAIS


Bem, nosso roteiro por terras mineiras foi organizado assim: chegamos em BH/Confins em uma 5ª feira, pela manhã. Tínhamos alugado um carro, na Movida, através do site da RentCars. As empresas que alugam carros têm stand dentro do aeroporto, porém os carros ficam em uma área próxima ao mesmo. As vans das locadoras pegam as pessoas em paradas sinalizadas, com a placa da locadora, na calçada do aeroporto e levam para a retirada do carro.

De Confins fomos direto para Capitólio, onde ficamos 3 dias. No domingo, após o café da manhã, voltamos para BH, onde permanecemos 3 dias, sendo que, em um deles, fomos visitar Inhotim. Na quarta feira, de manhã, saímos de BH rumo a Ouro Preto e fizemos um passeio a Mariana. Retornamos para BH na sexta feira, bem cedo. Então, devolvemos o carro na locadora, que nos levou até o aeroporto para pegarmos nosso voo de volta ao Rio. 

Passagem aérea Rio/BH/Rio ---- 9.000 pontos na milhagem TAM
Aluguel do carro----- pela Rentcars online. Usamos o waze para fazer todos os percursos de carro.
Pousada Fecho da Serra, em Capitólio [3 diárias]------- Booking
Hotel Esuites Toscanini, em BH [3 diárias]----------Booking
Mirante Hotel, em Ouro Preto [ 2 diárias]-----------Booking


                                                     FOTOS : J.C. ALVAREZ










Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search