11 março 2018

PÁSCOA CHEGANDO, CHOCOLATES E VIAGEM À VISTA

Quem gosta de viajar está sempre de olho no calendário procurando o próximo feriado para organizar uma viagem, não é mesmo ???  Portanto, Páscoa chegando, chocolates e viagem à vista ! Vem conhecer a Osterfest em Pomerode .

Imagem do site www.pixabay.com
  

Algumas cidades brasileiras têm uma comemoração de Páscoa pra lá de especial e uma delas é Pomerode, situada no interior de Santa Catarina. A Osterfest já se tornou um dos principais eventos do calendário turístico do estado.

# Osterfest em Pomerode     

Pomerode, linda cidade catarinense, conhecida como a mais alemã do Brasil, organiza há mais de 10 anos a Osterfest ou festa da Páscoa que é considerada a mais tradicional da região. Todos os anos os preparativos começam com meses de antecedência para garantir o sucesso do evento.

Em 2020, Pomerode estará preparada para a comemoração de 12 de março a 12 de abril e terá como novidade o ovo gigante com traços do artista plástico Romero Brito.

Osterbaum em Pomerode 

  
A páscoa em Pomerode é uma comemoração dentro das tradições alemãs e uma delas é montar a Osterbaum, uma  árvore de páscoa. Antigamente, cada família montava a sua dentro da própria casa, mas de um tempo pra cá, várias "osterbaum" são montadas nas ruas e praças. Geralmente, usam uma árvore de galhos secos para pendurar cascas de ovos decoradas com diferentes pinturas. Há uma interessante simbologia, além da beleza e colorido, a alegria da vida após a ressurreição de Cristo.
Os restaurantes e as vitrines das lojas também se vestem para a Páscoa e, em vários lugares, vemos coelhos, coelhas, cenouras e ovos gigantes.

Osterbaum, Árvore de Páscoa, em Pomerode
Osterfest em Pomerode, Santa Catarina 
Em 2017 foi montada uma enorme Osterbaum, árvore de Páscoa, com cerca de 80 mil cascas de ovos de verdade pintadas em verde, laranja e amarelo. Nesse mesmo ano, após a visita dos avaliadores do Guinness, Pomerode entrou para o Livro dos Recordes como a cidade com a maior árvore de Páscoa do mundo. A Osterbaum é montada ao lado do Centro Cultural da cidade.

Osterbaum, Árvore de Páscoa, em Pomerode
Osterbaum na Osterfest em Pomerode, Santa Catarina. 

Outra tradição alemã, que também é preservada, é o Ostermarkt/ Mercado de Páscoa, que é um mercado de artesãos com objetos de artesanato e produtos regionais. Atrações, tais como, danças típicas, também, alegram as comemorações.

Os imigrantes alemães vindos da Pomerânia trouxeram a tradição de pintar as cascas dos ovos com delicadas flores e outros desenhos.

Osterbaum, Árvore de Páscoa, em Pomerode
Imagem do site www.pixabay.com

Osterbaum, Árvore de Páscoa, em Pomerode
Imagem do site www.pixabay.com


Perto do Centro Cultural, onde fica a Árvore de Páscoa/Osterbaum, vimos uma mini vila com casinhas, igreja, posto de combustível tudo em tamanho pequeno para as crianças brincarem.

Pomerode, Santa Catarina

Já que na época da Páscoa os chocolates estão liberados, experimente os da Nugali, que são fabricados na cidade desde 2004.

Aproveite, também, para conhecer outros atrativos da cidade, entre eles, a Rota do Enxaimel, e aprecie as charmosas casas em estilo enxaimel, técnica de construção no qual os espaços entre as madeiras encaixadas são preenchidos por tijolos. Pomerode é considerado um dos lugares com maior concentração desse tipo de edificação fora da Alemanha. As casas estão bem conservadas e ficam numa graciosa estradinha de terra.

Pomerode, Santa Catarina
Pomerode, Santa Catarina

Em termos de gastronomia é sua chance de comer quitutes da culinária alemã e experimentar a cerveja da Cervejaria Schornstein, produzida na cidade desde 2006.

Pomerode, Santa Catarina
Pomerode, Santa Catarina

Ostermarkt Pomerode


Ostermarkt são os mercados de Natal onde são vendidos produtos relativos a Páscoa.


Pomerode, Santa Catarina

Na Alemanha, de onde vieram esses costumes, a Páscoa continua sendo comemorada com Mercados de Páscoa/Ostermarkt, Árvores de Páscoa/Osterbaum, casas e jardins enfeitados, lojas com vitrines decoradas no tema e comidas especiais.
Pintar ovos cozidos ou esvaziá-los e pintar a casca é uma atividade curtida por toda família principalmente pelas crianças. Aliás, outra coisa que as crianças alemãs adoram é "caçar" os ovos e coelhinhos escondidos pela casa ou quintal. Nos Mercados de Páscoa/Ostermarkt não faltam quitutes e enfeites pascoalinos feitos de forma artesanal. Um dos mais antigos Ostermarkt é o de Nuremberg e o de Mannheim é um dos maiores da Alemanha.

Na Áustria a comemoração ocorre da mesma forma e em  Viena visitar os Mercados de Páscoa/ Ostermarkt é também um super programa.
A cada ano uma data é estabelecida para início e fim dos mercados de Páscoa tais como o Mercado de Páscoa do Schonbrunn e o de Freyung . Neles, os visitantes poderão encontrar lindos souvenirs típicos como os ovos com delicadas pinturas. Além disso, diversas barracas de comida oferecerão pratos típicos e produtos alimentícios.
Leia mais no blog da Leticia Diethelm Viva Viena.

Quando visitamos Pomerode, não conseguimos hospedagem na cidade e decidimos ficar em Brusque visitando tanto Pomerode quanto Blumenau em um bate e volta. Nos hospedamos no Innovare Hotel em Brusque e gostamos muito.

Nessa viagem, nosso roteiro foi : Florianópolis [4 dias], Balneário Camboriú [2 dias], Brusque[3 dias] com bate e volta a Blumenau e a Pomerode e mais 1 dia em Florianópolis. Nossa passagem aérea Rio/Florianópolis/Rio foi milhagem e já saímos do aeroporto em um carro alugado para fazer o passeio por Santa Catarina.

 Com certeza, visitar Pomerode nessa época é uma experiência muito legal. Mas não perca a oportunidade de conhecer Pomerode também em outras épocas.

                                                FOTOS: J.C. ALVAREZ


Pomerode, Santa Catarina

  1. Amei o post, ando desejando muito visitar Pomerode e suas fotos e dicas só me deixaram com mais vontade ainda. Abraços e feliz páscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pomerode é muito bonitinha. Fizemos o roteiro enxaimel !!!!!

      Excluir
  2. Que sonho visitar um local assim. Espero um dia poder conhecer! Fiquei encantada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pomerode é muito bonitinha mas acho que vale conjugar com outros destinos próximos

      Excluir
  3. Não conheço Pomerode mas morro de vontade de conhecer! Meus pais foram passear lá nessa Páscoa e voltaram encantados!!!
    Quem sabe conseguimos nos organizar para o próximo ano!
    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Páscoa deve ser uma época muito linda, nós fomos um pouco antes e a cidade já estava uma graça.

      Excluir
  4. Conheci Pomerode há alguns anos, mas não sabia que havia uma festa tão bacana para comemorar a Páscoa! Adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só soube quando cheguei lá e vi a cidade enfeitada. Muito legal manter essas tradições. beijocas

      Excluir
  5. Eu fui no primeiro dia da Osterfest de 2020, pena que o Corona chegou logo depois.. deve ter sido cancelado..

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!