29 março 2018

CAPITÓLIO, COMO CHEGAR E ONDE FICAR


Capitólio,como chegar e onde ficar
Mirante dos Cânions, Capitólio, Minas Gerais.
Capitólio é um destino que está na moda no Brasil e, depois de tanto ouvirmos falar de suas belezas, nós também ficamos com muita vontade de conhecê-la ao vivo e à cores. Capitólio é uma das cidades banhadas pelo Lago de Furnas [que se formou na época da construção da Hidrelétrica de Furnas] e vai te encantar com sua natureza exuberante.



Capitólio, como chegar e onde ficar 

#  Partimos do Rio, em um voo por milhagem, para BH e de lá, em carro alugado, fomos para Capitólio. Gastamos mais ou menos 4 horas entre BH e Capitólio pois a estrada funciona, na maior parte do trajeto, em mão e contramão e pegando caminhão pela frente é certeza de um ritmo mais lento. Entre BH e Capitólio tem 4 pedágios de 5,80 reis. A estrada, depois de Divinópolis, é bem bonita. Chega-se a um certo trecho da estrada onde há uma bifurcação: para direita está Capitólio e para esquerda, São João Batista do Glória. Dependendo de onde fica a sua hospedagem, não é necessário ir até o centro de Capitólio mas nós fomos para comprar água e ver como era o centrinho. Depois voltamos e seguimos a indicação para São João Batista para chegar até nossa pousada. Há muitas opções de hospedagem no entorno de Capitólio.

# Quando pesquisamos como chegar a Capitólio avaliamos que o carro seria a melhor opção e facilitaria fazer os demais passeios por conta própria. Para outros turistas ir de carro é também a melhor forma. Nossa avaliação se confirmou ao vermos a quantidade de carros de cidades do interior de São Paulo por lá. Da capital paulista para Capitólio são 453 km, mas, por exemplo, de cidades do interior como Franca para Capitólio são apenas 168 km. Já do Rio de Janeiro para Capitólio são 640 km, mesmo assim, bem viável.
# Tem ônibus tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro para Capitólio.

Leia também :   Passeios em Capitólio

Eu imaginava Capitólio um pequeníssimo vilarejo, entretanto não é. Capitólio é uma pequena cidade com uma orla urbanizada em torno de um trecho do lago, ruas de comércio, residências e um lindo condomínio chamado Escarpas do Lago.

Do centro de Capitólio até o condomínio são, mais ou menos, 5 km. Lá, além de belas casas, há também restaurante, hotel, padaria e clube náutico.

Capitólio, como chegar e onde ficar.
Condomínio Escarpas do Lago em Capitólio,MG.
De Capitólio até a Ponte do Rio Turvo, de onde saem passeios de lancha e chalana, são mais ou menos 20 km.

Capitólio, como chegar e onde ficar
Saída de lanchas e chalana na Ponte do rio Turvo, Capitólio,MG.
 Leia sobre :   Passeios em Capitólio

Em frente a esse pier tem um "point" com lojas de artesanato, lojas que vendem passeios, barracas de comida e a Pamonharia das Gerais, onde se pode degustar pamonha, curau, bolo de milho e outras delícias sentada embaixo de frondosas árvores e apreciando o rio Turvo.
Capitólio, como chegar e onde ficar
Capitólio,Minas Gerais.

                     O Restaurante do Turvo, de culinária caseira, também fica nessa área.
                         
Como pousada onde nos hospedamos incluía na diária o café da manhã e o jantar, não fomos a  restaurantes. Alguns hóspedes, que estavam na nossa pousada, almoçaram no Restaurante do Turvo, no Empório Azul e no restaurante da Pousada do Rio Turvo e gostaram bastante.

Hospedagem: 

Escolhemos a Pousada Fecho da Serra que fica em uma estradinha à direita, logo após a Ponte do rio Turvo. São 6 chalés na parte mais alta do terreno e todos voltados para uma linda vista da serra e para um rio que, atualmente, está muitooooo abaixo do seu nível de água.
O ponto alto dos quartos é a espaçosa varanda de onde se pode apreciar o nascer do sol, o por do sol e a natureza ao redor. Tudo isso envolto em paz, tranquilidade e o canto dos pássaros.

Capitólio, como chegar e onde ficar
Vista da varanda dos Chalés da Pousada Fecho da Serra em Capitólio
Em 2011 o rio passava próximo ao último degrau dessa escada. Portanto, dá pra ter uma ideia de como o nível do rio está baixo.
.
Capitólio, como chegar e onde ficar
Capitólio, como chegar e onde ficar.

Na Pousada Fecho da Serra o ambiente das refeições fica em uma casa, na parte baixa, próxima à piscina. As mesas estão dispostas tanto na varanda quanto na parte interna e tem sempre um amiguinho querendo participar. A comida caseira é bem saborosa !

Capitólio, como chegar e onde ficar
Pousada Fecho da Serra, Capitólio,MG.

Esse redário é tudo de bom pra curtir um final de tarde, se os mosquitos te deixarem em paz. No dia em que estávamos lá, teve: sol, chuva e arco-íris.

Capitólio, como chegar e onde ficar
Pousada Fecho da Serra, Capitólio, MG.
Amei o painel em madeira de demolição que enfeitava o nosso chalé e cada um era enfeitado por uma pintura diferente. Na saleta contígua ao quarto dava pra deixar malas, sacolas e baguncinhas. A piscina, embora bem simpática, acaba ficando meio de lado devido aos vários passeios legais que, geralmente, ocupam o dia inteiro.

Capitólio, como chegar e onde ficar
Pousada Fecho da Serra, Capitólio, MG.

                         Não perca o post Passeios em Capitólio.


VIAGEM DE CARRO EM MINAS GERAIS


Bem, nosso roteiro por terras mineiras foi organizado assim : chegamos em BH/Confins em uma 5ª feira pela manhã. Tínhamos alugado um carro na Movida através do site da RentCars. As empresas que alugam carros têm stand dentro do aeroporto, porém os carros ficam em uma área próxima ao mesmo. As vans das locadoras pegam as pessoas em paradas sinalizadas com a placa da locadora na calçada do aeroporto e levam para a retirada do carro.

De Confins fomos direto para Capitólio, onde ficamos 3 dias. No domingo, após o café da manhã, voltamos para BH onde permanecemos 3 dias, sendo que, em um deles, fomos visitar Inhotim. Na quarta feira de manhã saímos de BH rumo a Ouro Preto e fizemos um passeio a Mariana. Retornamos para BH na sexta feira bem cedo. Então, devolvemos o carro na locadora que nos levou até o aeroporto para pegarmos nosso voo de volta ao Rio. 

Passagem aérea Rio/BH/Rio ---- 9.000 pontos na milhagem TAM
Aluguel do carro----- pela Rentcars online. Usamos o waze para fazer todos os percursos de carro.
Pousada Fecho da Serra em Capitólio [3 diárias]------- Booking
Hotel Esuites Toscanini em BH [3 diárias]----------Booking
Mirante Hotel em Ouro Preto [ 2 diárias]-----------Booking



      FOTOS : J.C. ALVAREZ

  

  1. Boa Noite!!
    Gostaria de saber qual a empresa de ônibus que faz direto para Capitolio saindo do Rio. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem ônibus direto do Rio para Capitólio. É necessário ir do Rio para BH e de lá pegar ônibus para Capitólio.Á Viação Gardênia faz o trecho BH para Capitólio por 87,81 reais.

      Excluir
    2. Tem ônibus que sai do Rio de Janeiro para Divinopoles/Mg e de Divinopoles para Capitólio fica bem perto, unas 2:00 ( Empresa Gardênia que faz Divinopoles para Capitólio) do Rio de Janeiro para Divinopoles a empresa São Cristóvão ou Paraibuna)

      Excluir
  2. Olá, sabe me dizer se tem ônibus que sai de ouro preto para Capitolio?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Quanto fica hospedagem em hoteleira pousada para casal é uma criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da pousada que você escolher e da época que você for. Aqui no blog tem um banner do Booking na lateral onde você pode ver qual seria o preço das pousadas.É só colocar os dias que você vai chegar e o dia que você vai sair e o nome da cidade que você quer visitar. Aparecem várias pousadas e os preços.

      Excluir
  4. Qual valor da diária dos hotéis ou pousadas?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela descrição com riquezas de detalhes.Amei....tudo!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas informações. Parabéns. Vamos organizar um grupo para passear.

    ResponderExcluir
  7. Eu já estando em capitólio como faço para ir até o Cânion???

    ResponderExcluir
  8. Muito fofa a pousada! Adorei a indicação de lugares para ficar!

    ResponderExcluir
  9. Deyse Marinho de Abreu18 de junho de 2020 às 17:25

    Que texto lindo, cheio de fotos maravilhosas e informações relevantes! Capitólio é uma das belezas de Minas que todos precisam conhecer também! Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  10. Amei o texto , estou me programando para ir a Capitólio e seu post de onde ficar e como chegar vai me ajudar muito. Adorei

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!