14 março 2019

PRAIA DA FOCA, PRAIA DO FORNO, PRAIA BRAVA, BÚZIOS,BRASIL.




Búzios, entra ano e sai ano, continua sendo um destino charmoso, chic e muito procurado. Situada numa península com enseadas e praias belíssimas, a cidade de Búzios oferece cenários variados que encantam visitantes, e aí é só escolher em qual deles você quer relaxar.

A cidade tem praias para todos os gostos, mas algumas são mais conhecidas e procuradas, e, por isso mesmo, ficam bem cheias em fins de semana, feriados e férias.

Forno, Foca e Brava, três lindas praias em Búzios, nem sempre estão entre as primeiras opções dos visitantes, porém, quem as conhece, se apaixona. Elas ficam na mesma região. Então, quem está de carro pode aproveitar as 3 em uma manhã ou tarde.

Mapa das praias de Búzios do site www.indoviajar.com.br 

A praia do Forno é pequena, tranquila, tem areia com tons "avermelhados" e um canto, à direita, que, na maré baixa, forma uma mini praia entre pedras. De modo geral, suas águas são bem geladas, não muito diferente da temperatura das demais praias da região. Tem lugar para estacionar e uma pessoa tomando conta dos carros. Na rua em frente, também é possível parar o carro. Um restaurante/bar fica bem na entrada da praia. Tem pranchas de Stand Up Padle para alugar e instrutor. É adequada para crianças.

Praia do Forno, Búzios, Brasil.

A praia da Foca é daquelas joias escondidas, contudo nem sempre é possível frequentá-la pois tem uma estreita faixa de areia e muitas muitas pedras. É nessa parte que o visitante chega após a descida por uma trilha. Pegando uma pequena subida de areia, à direita, chega-se a outro cantinho da Foca onde formam-se piscininhas quando a maré está baixa e dá para curtir suas águas cristalinas. Não tem infraestrutura. Um senhor monta uma barraquinha perto do local onde os carros estacionam e vende água e refrigerante. Acho que é uma praia para um passeio do tipo chega, fica um pouquinho, tira umas fotos e parte pra outra. Não é adequada para crianças.

Praia da Foca



Praia Brava nem sempre faz juz ao nome, ou seja, tem muitos dias que está calma embora tenha mar para surfistas a maior parte do tempo. É grande e tem umas pedras separando a praia em dois lados, porém é tranquilo atravessar as pedras e passar de um lado para outro. É cercada por montanhas e, quando estamos no mar, é bonito ver esses paredões verdes. No canto direito tem uma trilha que leva à praia de naturismo Olho de Boi. Tem pranchas de Stand Up Padle para alugar e instrutor. Tem infraestrutura de bar e restaurante no acesso principal da praia. É adequada para crianças nas extremidades pois forma piscininhas.   

Praia Brava.
Fico me perguntando, como levei tanto tempo para voltar a essas praias e explorá-las melhor? Acho que agora essas serão as minhas praias queridinhas. Você pode visitar um mesmo lugar várias vezes e, ainda assim, a cada viagem, ter diferentes percepções dos mesmos lugares e/ou perceber novos, e em Búzios é assim, sempre descubro novas perspectivas.

Chegar sem tempo marcado para ir embora. Ficar dentro da água de "molho". Admirar a natureza ao redor. Caminhar pela areia. Agradecer pela maravilhosa oportunidade de recarregar as energias em lugar tão lindo. É isso que faço quando estou em Búzios.

Informações práticas :
Distância entre Rio de Janeiro e Búzios : 178,3 KM
Distância entre Belo Horizonte e Búzios : 582 KM
Distância entre São Paulo e Búzios : 598 KM
Distância entre Vitória e Búzios : 427,7 KM

Como chegar a Búzios ?
* carro:   A forma mais prática de chegar a Búzios é de carro, o que também facilitará a circulação pelas praias.
* ônibus : A rodoviária de Búzios é muito simples, praticamente um ponto de ônibus, no entanto recebe ônibus do Rio de Janeiro e de várias outras cidades. Há um ponto de táxi no mesmo lugar que a rodoviária, o que facilita a vida de quem está chegando. Existe ônibus do Aeroporto do Galeão para Búzios.

Onde comer em Búzios 

São muitas e variadas as opções de restaurantes, bistrôs e bares em Búzios.
A minha dica é o Bananaland, restaurante à quilo de comidas saborosas e diferenciadas.
Outro ótimo lugar é o Porto da Barra/Pólo gastronômico, que, além de ótimos restaurantes durante o dia, oferece uma vista fantástica do pier e da praia de Manguinhos.
Leia também o post "Onde comer em Búzios"
 

Onde se hospedar em Búzios ?

Quando o assunto é hospedagem em Búzios, não faltam opções. Nós já ficamos em várias pousadas, entre elas, Villa Mercedes e Caminho das Aroeiras.
Leia também o post Onde ficar em Búzios



Que tal conhecer dicas de viagens pelo Brasil ? 
Veja as sugestões de outras 3 blogueiras de viagem

Quenia do blog Viagens Por Aí Roteiro do Vinho em São Roque, uma agradável passeio perto de São Paulo.

Sylvia do blog Sentidos do Viajar - Brasília vista de cima.

Haydee do blog Fuxicos de Viagens- Vem pra Ilha do Mel : como chegar, onde ficar, onde comer e dicas do que fazer por lá. 





                                                FOTOS : J.C. ALVAREZ


  1. Olá! Que texto delicioso que me lembrou e muito a minha adolescência na região dos Lagos. Frequentei muito as praias de Búzios até o início da vida adulta. Lendo seu texto, vi o quanto preciso voltar logo! Saudades! Lindas as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma viagem a um passado recente.Imagino que delícia curtir Búzios como adolescente. Quando puder volte a Búzios pois tem sempre uma novidade por lá. beijocas

      Excluir
  2. Adoro essas dicas valiosas de lugares menos concorridos e mais tranquilos. Ainda não conhecemos Búzios, mas já anotei a dica das 3 praias quando formos por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Búzios é uma cidadezinha encantadora e melhor aproveitada fora de temporada. Tem praia para todos os públicos. Beijocas

      Excluir
  3. Búzios tem praias maravilhosas, né? Assim que acabar essa quarentena quero dar um pulo lá.. ;)

    ResponderExcluir
  4. Estive em Búzios há muitos anos e me lembro dessas 3 praias, são mesmo lindas! Esse post me deu muita vontade de voltar a Búzios, agora com a família toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Búzios é daquelas cidades que sempre vale voltar e com a família tenho certeza que será um super passeio. beijocas

      Excluir
  5. Nossa fiquei encantada com a cor da Areia da praia do Forno! Que espetáculo! Nunca tinha visto areia desta cor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é incrível e diferente essa formação colorida pois não é toda areia nessa cor. Vale visitar para conferir de perto, beijocas.

      Excluir
  6. Essa região é linda mas conhecemos rapidamente. Tenho muita vontade de voltar. adorei as dicas e vou usá-las na próxima visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te animou a voltar. Tenho certeza que vai se apaixonar.beijocas

      Excluir
  7. Que linda as três praias, nunca fui a Búzios, mas tenho muita curiosidade pelas fotos de suas lindas praias. Dicas anotadas para quando conseguir ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar pois as praias são bem diferentes umas das outras mas todas muito bonitas. beijocas

      Excluir
  8. Forno, Foca e Brava, três preciosidades na magnífica Buzios!! As fotos do blog estão deslumbrantes, fazem jus a beleza deste lugar de apaixonantes cenários!! Amei todas as informações!!

    ResponderExcluir
  9. Ainda vou para Búzios de carro, só fui com navio e conheci somente o centrinho.
    Adorei suas dicas e já está anotado PRAIA DA FOCA, PRAIA DO FORNO, PRAIA BRAVA.

    ResponderExcluir
  10. Que super dicas! Desconhecia a Praia da Foca, Praia do Forno, Praia brava, em Buzios. Amo a cidade, ja fui algumas vezes e quero muito voltar, agora vou explorar essas novas opções!!! Amei ver o mapa também, dá uma boa noção da distribuição das praias. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Amei esse post sobre as praias de Búzios, sou suspeita, porque amo essa cidade. Mas da sua lista a minha preferida é a Praia do Forno. Acho um charme essa areia cor de rosa.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!