27 outubro 2020

10 LINDOS MERCADOS NO MUNDO

Visitar mercados é uma forma interessante de conhecer melhor a cultura local. Pequenos ou grandes, históricos ou modernos, eles ganharam um lugar especial nos roteiros turísticos. Vou te apresentar a nossa seleção de 10 lindos mercados no mundo.

Há muitos anos, a visitação a mercados está incluída em nossa programação de viagens. Gostamos de saber da história de cada um, além de apreciar o mercado em si, as mercadorias, a arquitetura e as comidas típicas. Sempre aproveitamos a oportunidade para comprar cerejas e tâmaras por um preço bem mais em conta do que pagaríamos no Brasil. E como sou a "louca das uvas", também, não abro mão de comprá-las. É sempre legal provar alguma coisa, em um lindo mercado, nem que seja um cafezinho !

Os mercados surgiram com a função de abastecimento - comercializando apenas produtos alimentícios - e alguns se transformaram em verdadeiros polos gastronômicos. Frequentados por moradores, turistas, cozinheiros e chefs, seja à procura de produtos frescos ou da boa gastronomia local, os mercados estão em alta.  


1] 10 Lindos Mercados no Mundo - Mercado de San Miguel - Madri - Espanha 

Com arquitetura em ferro e vidro, esse mercado, no coração de Madri, passou por reforma em 2009 e voltou repaginado como um centro gastronômico. Foi inaugurado em 1916 e funcionava como um mercado comum, mas com a chegada das redes de supermercado, ele entrou em decadência. Desde 2009, é considerado Bem de Interesse Cultural na categoria de Monumento.


Mercado San Miguel, Madri
Mercado San Miguel, Madri

Conta com 33 stands/quiosques, onde é possível encontrar produtos típicos das diferentes regiões da Espanha. As estrelas são os tapas [tira-gosto em torradas pequenas], os pinchtos[aperitivos no palito], as piadinas [uma espécie de sanduíche] e os petiscos feitos com os mais diferentes tipos de azeitonas. O tradicional "Jamon Ibérico" é oferecido em vários stands e faz sucesso. Para sobremesa, não podem faltar os churros. As verduras, frutas, peixes, carnes e embutidos, também, são encontrados por lá.

O Mercado de San Miguel recebe em torno de 10 milhões de visitantes anuais. É ou não um ponto turístico de primeira grandeza ?     

Mercado San Miguel, Madri. Lindos Mercados no Mundo.
Mercado San Miguel, Madri. Lindos Mercados no Mundo.


2] 10 Lindos Mercados no Mundo - Mercado de San Telmo - Buenos Aires - Argentina

Conhecida internacionalmente, a Feira de San Telmo guarda uma joia antiga chamada Mercado de San Telmo.  Inaugurado em 1897 como espaço de abastecimento, conserva, até hoje, essa função. Seguindo os padrões arquitetônicos da época de sua inauguração, o Mercado de San Telmo tem estrutura em ferro e cobertura em vidro e a mantém essa construção original até os dias de hoje.

 Lojas de antiguidades dos mais diferentes tipos e brechós se misturam a lojinhas de souvenirs, lojas de doce de leite e alfajor. Na parte central, há stands de comidas deliciosas como as empanadas do El Hornero e os crepes do Un, Dos Crêpes. Dentre as lojinhas, me apaixonei pelos cartões, postais e gravuras da papelaria Laura Peiano.

Em 2001, o Mercado de San Telmo foi considerado Monumento Histórico Nacional. 

10 Lindos Mercados no Mundo, San Telmo, Buenos Aires.
Mercado de San Telmo em Buenos Aires, Argentina.


3] 10 Lindos Mercados no Mundo - Mercado da Ribeira ou Time Out Market - Lisboa - Portugal  

Instalado no mesmo prédio desde sua inauguração, em 1882, já passou por várias obras de melhorias e remodelações. Inicialmente funcionava como mercado de abastecimento da cidade vendendo peixes, verduras, frutas e legumes.

Mercado da Ribeira, Lisboa. 10 Lindos Mercados no Mundo
Mercado da Ribeira, Lisboa. 10 Lindos Mercados no Mundo

Fruto de um trabalho de curadoria da revista Time Out, que teve início em 2010, o Mercado da Ribeira reinaugurou em 2014, revelando um conceito moderno de mercado e é sucesso na capital portuguesa.  

Grands chefs portugueses comandam restaurantes e os frequentadores sentam-se em mesas compartilhadas para degustar as delícias. Vinte e quatro restaurantes, oito bares e vários stands de diferentes marcas de produtos regionais dividem o imenso espaço coletivo. No segundo andar há uma sala de espetáculos. 

Toda a região, onde está o Mercado da Ribeira, foi revitalizada e se tornou mais um atrativo da linda capital portuguesa.

Mercado da Ribeira, Lisboa. 10 Lindos Mercados no Mundo
Mercado da Ribeira, Lisboa. 10 Lindos Mercados no Mundo

4] 10 Lindos Mercados no Mundo Mercado Municipal de São Paulo - SP- Brasil

Mais conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo, foi inaugurado em 1933. Projeto do escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, é um prédio imponente, realçado pelos seus 55 lindos vitrais alemães. Eles retratam cenas ligadas à produção de alimentos. Está localizado no centro da cidade e tem quatro entradas diferentes. Foi reformado em 2004, quando passou a ter um segundo andar/mezanino com vários restaurantes. 

Graças a ação dos feirantes e simpatizantes escapou de demolição e foi tombado pelo Condephaat como "bem cultural de interesse histórico arquitetônico".

Frutas exóticas são as estrelas de algumas barracas, mas todas merecem sua atenção. São ao todo 300 boxes com enorme variedade de azeitonas, frutas cristalizadas, amendoins, queijos, castanhas, bacalhau, temperos, embutidos e tudo mais relacionado a comidas. As lanchonetes também atraem turistas e algumas são muito procuradas por oferecerem o sanduíche de mortadela - quase um ícone do mercadão - famoso pela fartura com que é servido. Mas tem, também, o sanduíche de pernil e o bolinho de bacalhau - chamado de pastel de bacalhau - que cumprem o papel de uma refeição. 

Ponto turístico imperdível da cidade !

Mercados e Food Market no mundo.
Mercado Municipal de São Paulo


5] 10 Lindos Mercados no Mundo - Mercado Central de Valencia -Espanha

Valencia deve estar em seu roteiro se você, assim como nós, é admirador do estilo art nouveau. O Mercado Central de Valencia é um dos belos exemplares existentes na cidade.

Mercado Central de Valencia, Espanha
Mercado Central de Valencia, Espanha


Foi inaugurado em 1928, com estrutura em ferro e pé direto alto, o que lhe confere amplitude. Tem um elemento de grande destaque - a enorme e linda cúpula central - com vitrais que trazem ventilação e claridade e revestida por azulejos. A fachada é muito bonita, com grandes portas e mosaicos de ladrilhos.


Mercado Central de Valencia, Espanha
Mercado Central de Valencia, Espanha


Funciona como um mercado tradicional com cerca de 900 barracas de frutas, peixes, legumes, queijos, embutidos, carnes e hortaliças em meio a algumas especializadas em jamon, tradicional iguaria espanhola.

 Está localizado no centro histórico, ao lado do antigo bairro Lonja de La Seda, área muito interessante de ser visitada.

6] 10 Lindos Mercados no Mundo - Mercado Colon - Valencia - Espanha

Inaugurado em 1916, o prédio, em estilo art nouveau, lembra uma igreja e de longe chama atenção. Essa joia do modernismo foi declarada Monumento Nacional.

Tijolinhos vermelhos revestem a fachada, também enfeitada na parte superior por mosaicos de cerâmica colorida, que retratam pessoas em trajes típicos regionais e frutas, hortaliças, peixes. Seu interior tem pé direito alto, pilastras e demais estruturas em ferro. 

É um mercado gourmet, onde podem ser encontrados restaurantes, cafés e bares. 

Mercado Colon, Valencia, Espanha
Mercado Colon, Valencia, Espanha

7] 10 Lindos Mercados no Mundo Grand Bazar - Istambul - Turquia

O mais antigo mercado do mundo, também, é considerado um dos maiores mercados cobertos. Começou a funcionar em 1461 e conta com 64 ruas, mais de 3000 lojas, mesquitas, restaurantes, cafés, casas de chá e casas de câmbio. As lojas são agrupadas por tipo de produto que vendem. 

Tem várias entradas e é muito difícil se localizar lá dentro, mas o melhor de tudo é se perder em meio a tantos corredores/galerias lindas a serem exploradas. É fascinante observar a arquitetura interna: cada corredor tem, em seu teto, arcos e cúpulas com pinturas; no cruzamento de algumas "ruas", encontram-se fontes; colunas delimitam um "corredor" mais estreito ao centro de cada galeria. 

Tecidos, almofadas, joias em ouro, cerâmicas, tapetes, souvenirs, doces, especiarias, bolsas, sapatilhas, objetos em couro. Tudo causa encantamento e tentação. Vontade de comprar tudo !  

Grand Bazar, Istambul, Turquia
Grand Bazar, Istambul, Turquia

  

8] 10 Lindos Mercados no Mundo - Souk de Fes - Marrocos

No Marrocos tivemos a oportunidade de conhecer o souk [mercado em árabe] de Fes e ficamos impressionados com o tamanho desse mercado a céu aberto. Formado por inúmeras ruelas e becos que nos dão a sensação de percorrer um labirinto. Uma explosão de cores e cheiros ! São incontáveis lojas e, mesmo organizadas por tipo de produtos [tem "ruas" por ofício], é difícil se localizar dentro dos souks. Não há outra forma de conhecê-lo que não seja explorando cada cantinho. 

Muito e muitos produtos lindos são insistentemente oferecidos e negociados ao menor gesto de interesse dos turistas. Babouches, cestarias, almofadas, tapetes, panelas, luminárias, açougues com cabeça de camelo, doces, pashminas, cerâmicas, mosaicos, objetos em bronze, marchetarias, especiarias e tantas outras coisas fazem do souk um lugar fascinante. 

No setor comida, também, encontramos pequenos restaurantes, lanchonetes e padarias. 

A movimentação é intensa pois é bastante frequentado pelos moradores da cidade e pelos turistas ávidos por apreender tanta riqueza cultural.    

Mercados e Food Market no mundo.




9] 10 Lindos Mercados no Mundo - Mercado de Tecidos/ Sukiennice/ Cloth Hall - Cracóvia - Polônia

Esse mercado, que é considerado um dos mais importantes prédios históricos de Cracóvia, nasceu no início do séc. XIII na maior praça renascentista da Europa - Praça do Mercado. Inicialmente era muito simples sendo formado por apenas 2 fileiras de barracas de pedra com um telhado e era o local de comércio de tecidos. Cracóvia era, nessa época, a capital da Polônia e importante centro de troca de mercadorias/comércio.


Cloth Hall, Mercado do Tecido, Cracóvia
Cloth Hall, Mercado do Tecido, Cracóvia

Em 1555, o mercado sofreu um incêndio e, após reformas, se transformou em um prédio com teto em formato de abóboda, ganhou outro andar, escadas, sótão com pinturas etc...Por volta de 1875 outras melhorias foram realizadas e arcadas ogivais, lojas, cafés e muitos detalhes na fachada renovaram sua aparência. Hoje, o Cloth Hall - atração turística super visitada - é uma enorme e linda galeria com stands de artesanato: joias, cerâmicas, artigos de couro, bijuterias....  A Galeria de Arte Polaca fica no primeiro andar do Cloth Hall.

Cloth Hall, Mercado de Tecidos, Cracóvia


10]  10 Lindos Mercados no Mundo - Mercado de carnes Francisco Bolonha - Belém do Pará - Brasil

Uma grande surpresa foi visitar , em Belém do Pará, o Mercado Bolonha, também, conhecido como Mercado Municipal ou apenas Mercado de Carnes. Ele faz parte do complexo arquitetônico Ver O Peso. Ainda hoje funciona vendendo carne. 

Construído em 1867, foi remodelado em 1908 quando passou a ter a estrutura e os stands em ferro com detalhes no estilo art nouveau. Ficamos encantados pelo lugar pois somos apreciadores de construções antigas com esse tipo de arquitetura. 

Francisco Bolonha, arquiteto que idealizou a reforma, era grande admirador do trabalho de Gustave Eiffel e tinha visitado a Exposição de Paris de 1900, o que possivelmente o inspirou no projeto adotado. 

Mercado de Carne Francisco Bolonha, Belém do Pará



Bônus :  Eataly São Paulo

O Eataly, inaugurado em 2015, em São Paulo, pode ser considerado um mercado moderno estilo gourmet. O primeiro Eataly foi criado em 2007, na cidade de Turim, na Itália com a proposta de oferecer, em um só lugar uma grande variedade de produtos italianos de qualidade. Seu nome é a junção de eat= comer + Italy [Itália].

Está localizado no elegante bairro de Vila Nova Conceição e é o primeiro Eataly da América Latina. São Paulo foi escolhida por reunir o maior número de italianos fora da Itália. 

O prédio, de 4.500 metros quadrados, foi construído, especialmente, para esse fim. Com 6 restaurantes, creperia, padaria, pâtisserie, sorveteria, cafeteria e quase 8 mil produtos, o Eataly atrai um enorme público na capital paulista. Valorizando o comer em todos os aspectos, o Eataly oferece cursos e oficinas de preparação de delícias italianas. 

Eataly, São Paulo.


Essa foi seleção que fizemos de 10 mercados lindos no Mundo. Em cada mercado está registrada um pouco da história daquela cidade. Cada um guarda características próprias e um tipo de beleza. Com certeza, existem muitos outros mercados lindos por esse mundo afora. Espero ter a oportunidade de conhecê-los. Enquanto não posso botar o pé na estrada, vou viajar através do olhar das amigas blogueiras:  

A Cecília, do blog Viajante Econômica, nos conta sobre o novo  Mercado de Peixes de Santos.  Já a  Gisele, do Destinos Por Onde Andei, vai abordar Conhecendo Mercados de Comida pelo Mundo. Enquanto, a Bárbara, do blog Experiência Bárbara, vai mostrar 12 Mercados no mundo que vão te surpreender.

 


                                                         FOTOS : J.C. ALVAREZ 




  1. Sua lista está demais, Lilian! Realmente você escolheu 10 mercados lindos do mundo e que são realmente incríveis. Os da Espanha são bem estilosos no quesito arquitetura, hein? Só conheço o de Barcelona e achei demais também. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cecília
      Somos apaixonados pelos mercados antigos e esse estilo ferro e vidro com traços art nouveau é incrível.

      Excluir
  2. Amei o post! Muito interessante! Adoramos visitar mercados por onde passamos.

    ResponderExcluir
  3. Você escolheu realmente 10 lindos mercados pelo mundo que já valem a visita só para apreciar a arquitetura do lugar! Mas se rolar uma boquinha, melhor ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Barbara. A arquitetura é uma das coisas que mais apreciamos. Mas é também muito interessante conhecer os costumes locais, as comidas típicas e frutas, algumas vezes, só encontrada lá fora. beijocas

      Excluir
  4. A ideia foi muito boa, também gosto muito de visitar mercados. A seleção está ótima!!

    ResponderExcluir
  5. Encantada aqui com "seus" mercados, Lilian, acredita que não conheço nenhum deles ainda? Embora eu já tivesse visitado algumas destas cidades, infelizmente não tive oportunidade de conhecê-los, e claro que os incluirei em outra visita se retornar novamente.
    Quanto aos lugares que ainda não fui, certamente incluirei no meu roteiro. Nem sei dizer qual dos seus 10 lindos mercados no mundo mais me encantou, de tão singulares e interessantes que são, parabéns pela excelente seleção, são todos maravilhosos! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, que bom que você gostou do post ! Quando lemos sobre cidades que já visitamos mas não conhecemos certas atrações só nos estimula a viajar mais, voltar e explorar o que ainda não vimos. Esse mundo é muito vasto e tem muita coisa linda para vermos, né ? beijocas

      Excluir
  6. Uau, 10 verdadeiramente lindos Mercados no Mundo! Post incrível e com essas dicas que amo, quando visito uma cidade. É uma pena que ainda não conheço nenhum destes lindos mercados! Estive em San Telmo passeando pelo bairro e pela feirinha de rua, mas não entrei no mercado, acredita?!! Amei as fotos e a descrição de todos eles, já estão na minha lista!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!