09 dezembro 2020

VISCONDE DE MAUÁ E MARINGÁ: DICAS DE PASSEIOS E HOSPEDAGEM.

Visconde de Mauá e Maringá: dicas de passeios e hospedagem


Sempre que se ouve falar em Visconde de Mauá, a primeira imagem que vem à cabeça é das cachoeiras e da natureza exuberante. Mas, além disso, a região tem uma gastronomia atraente, grande variedade de pousadas e duas cidadezinhas vizinhas por onde se espalham os atrativos.

Estivemos por lá, recentemente, e contamos o que fazer em Visconde de Mauá e Maringá no fim de semana.

Distante 210 km da cidade do Rio de Janeiro e encravada no alto da Serra da Mantiqueira está a vila de Visconde de Mauá. Mais 5 km e se chega a Maringá. Mas, você sabia que Maringá tem dois lados ? Separada pelo rio Preto, uma parte de Maringá fica no estado do Rio e outra parte em Minas Gerais. Seguindo por Maringá [do Rio de Janeiro], após 4 km, está a vila de Maromba.  

Pronto, essas 3 vilas : Visconde de Mauá, Maringá e Maromba formam o trio que atrai tantos visitantes. Em qualquer uma é possível se hospedar e aproveitar todo o entorno. Cachoeiras, rios, piscinas naturais e trilhas estão entre os programas mais procurados para curtir as belezas da região.

Visconde de Mauá tem um grande significado afetivo para nós pois foi o destino de nossa primeira viagem quando começamos a namorar. Ficamos muito felizes em retornar 41 anos depois.


Visconde de Mauá


Uma imensa área gramada e a igreja de São Sebastião dão as boas vindas e indicam que, finalmente, chegamos a Visconde de Mauá.

O que fazer em Visconde de Mauá e Maringá
Visconde de Mauá

 Mais adiante, na avenida principal, encontramos o comércio local : restaurantes, padaria, cafés, armazém, lojinhas e a Aldeia do Imigrante, um pequeno e bucólico shopping.   

Precisando de dicas de hospedagem ? Veja quantas opções interessantes  


Visconde de Mauá e Maringá : dicas de passeios e hospedagem.

A cidade está bem cuidada e nas lojas, super bonitinhas, podemos encontrar produtos caseiros ou de fabricação artesanal, tais como: goiabada, doce de leite, queijos, patês de truta, geleias, pimentas, compotas. As lojinhas de artesanato também chamam atenção.

Não resistimos e compramos queijos deliciosos e goiabada cascão no Armazém do Mineiro. 


Maringá 

A Maringá mineira é bem sossegada e em sua rua principal, enfeitada com hortênsias, as propriedades parecem sítios com enormes jardins e quintais. A Alameda Tia Sofia, principal rua, é conhecida como o pólo gastronômico e conta com vários restaurantes e bistrôs muito legais, chocolaterias e dois ateliers de cerâmica.   

O que fazer em Visconde de Mauá e Maringá no fim de semana.


Já, a Maringá fluminense é mais "urbanizada", ou seja, com muitas construções: shopping, lojas, uma ao lado da outra, e restaurantes. É uma área bem mais movimentada com trânsito de ônibus e caminhões.  


O que fazer em Visconde de Mauá e Maringá no fim de semana.


O que fazer em Visconde de Mauá e Maringá no fim de semana
Uma estreita ponte para pedestres liga a Maringá Mineira à Maringá Fluminense. 

Maromba

Não visitamos pois a estrada é de terra e como tinha chovido em dias anteriores, ficamos receosos. 


O que fazer em Visconde de Mauá e Maringá no fim de semana : Conhecer as cachoeiras 

# Cachoeira Santa Clara 

Difícil escolher, entre tantas opções, por qual delas começar. Decidimos que nosso primeiro passeio seria à Cachoeira Santa Clara. Localizada entre Maringá e Maromba, a cachoeira Santa Clara fica no vale de mesmo nome, onde também estão outras cachoeiras e trutários. 

Como já disse, são várias cachoeiras que merecem visita, mas, mesmo com o tempo bom, dirigir pelas estradas secundárias é algo que requer atenção. Várias dessas estradas são de terra com muitos buracos e pedras. 

Seguimos as indicações e, após muito solavanco, chegamos. Não há necessidade de pagamento para acessá-la. É só parar o carro e descer uma escadaria para chegar à cachoeira Santa Clara. 

A água escorre por um imenso paredão e forma piscininha onde é possível tomar banho.


Cachoeira Santa Clara, Visconde de Mauá, RJ.

Não tem estacionamento, então, o jeito é parar na beira da estrada. No local cabem 3/4 carros e manobrar para ir embora requer destreza e sangue frio !!!!!!


Procurando hospedagem na região ? Pesquise aqui no Booking, um comparador de preços de hospedagem. Cancelamento gratuito !  


# Sítio Cachoeiras do Alcantilado

Sítio Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá, RJ
É interessante  avistar a cachoeira do Alcantilado, que é a última, lá do portão inicial. 


Localizado no Vale do Alcantilado, o sítio é uma propriedade particular totalmente estruturada para receber visitantes. Após pararmos o carro em amplo estacionamento gratuito, seguimos para comprar os ingressos. Na portaria, é dado mapa do parque e o ticket de entrada que deve ser devolvido na saída. O nome, número de pessoas e telefone é anotado junto ao número do ticket, o que considerei uma medida de segurança bastante pertinente. Junto à recepção tem uma lanchonete e banheiros.  

Da portaria até a última cachoeira, o visitante percorrerá 1,5 km e visitará 9 cachoeiras, grutas e 1 mirante, além de poder apreciar pássaros, áreas ajardinadas e montanhas por toda parte. 

Na propriedade há algumas casas para aluguel de fim de semana ou por temporada. 

Sítio Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá, RJ.
O caminho inicial é muito bonito, agradável e amplo.

As cachoeiras são indicadas por placas e as trilhas bem sinalizadas. Os corrimãos de segurança e os degraus de pedras ou marcados no solo facilitam muito a subida dos visitantes. Vale ir devagar aproveitando o contato com a natureza. A subida cansa e, em vários trechos, demos uma paradinha pra tomar fôlego. 

#Cachoeirinha

# Poço de Areia 

# Cachoeira das Muralhas e Mirante da Candeia

# Cachoeira Lajeado

# Cachoeira Toca do Penhasco [essa engana pois tem uma imensa pedra na frente e achei que não levava a lugar nenhum, mas, quando estava descendo, duas moças me deram a dica].  

# Gruta do Granito 

# Cachoeira do Alcantilado [nessa não dá para tomar banho. É um paredão bem alto e, de lá, se tem uma bela vista]. 


Cachoeiras do Sítio do Alcantilado, Visconde de Mauá.

Na volta, vale a pena parar no restaurante que fica dentro do sítio e provar os pastéis e outras delícias 

Informações práticas :

Ingressos : é cobrado um valor de manutenção que pode ser pago com cartão de crédito. 

Banheiros: ao lado da recepção e dentro do sítio. 


O que fazer em Visconde de Mauá e Maringá no fim de semana/ Hospedagem- Jardins do Passaredo

Ultimamente, temos optado por viagens em um ritmo mais lento onde fazemos poucos passeios, mas exploramos mais o destino visitado. Temos, também, dedicado um tempo para curtir a hospedagem. 

Acertamos em cheio na escolha da pousada Jardins do Passaredo para nossa hospedagem no fim de semana em Visconde de Mauá, ou melhor, Maringá. 


Jardins do Passaredo, Pousada em Visconde de Mauá, RJ
Pousada Jardins do Passaredo

Veja bem como é um lugar especial ! Jardins do Passaredo tem apenas 6 chalés em um terreno de 40.000 metros quadrados. O paisagismo é um dos pontos altos da pousada e passear pela propriedade é um programa super legal. São tantas plantas bonitas: araucárias, pinheiros, samambaias, palmeiras, orquídeas e os mais variados tipos de bromélias !!!! Ainda tem mini pontes, espelhos d'água e banquinhos de madeira estratégicamente colocados para apreciarmos, também, a mata e as montanhas ao redor. Dá pra fazer um ensaio fotográfico em meio a tanta beleza !!!!


Jardins do Passaredo, Visconde de Mauá.
Pousada Jardins do Passaredo, Visconde de Mauá, RJ.

Onde ficar em Visconde de Mauá :Pousada Jardins do Passaredo

Onde ficar em Visconde de Mauá :Pousada Jardins do Passaredo


Calma que tem mais ! A piscina é abastecida por água de nascente e fica bem próxima à sauna seca. Três estufas de bromélias e orquídeas e uma lojinha, onde estão à venda bromélias lindíssimas que são cultivadas pelos proprietários. 

Onde ficar em Visconde de Mauá :Pousada Jardins do Passaredo


Sente só o charme do chalé Fonte, onde nós ficamos. Portas laterais que se abrem para um jardim com mini laguinho e duas espreguiçadeiras. O barulhinho de água caindo dá até um soninho. Nós preferimos sentar nas cadeiras de balanço para ler. O banheiro tem uma parte do teto em vidro. Então, tomamos banho vendo o céu !!! Top, né ? E as bromélias sempre presentes enfeitam o quarto e banheiro. Cada chalé é único, mas todos prezam pelo conforto e qualidade.    

Jardins do Passaredo, Visconde de Mauá, RJ
Chalé Fonte do Jardins do Passaredo, Visconde de Mauá, RJ 


A casa original da pousada é onde os hóspedes se deliciam com o delicioso e farto café da manhã. Tudo feito por lá mesmo ou comprado de produtores locais. O iogurte caseiro com frutas e açúcar mascavo no fundo, os bolos, pães de queijo, as frutas, pizza de pão árabe, A música ambiente/trilha sonora/fundo musical é maravilhosa ! 

O que fazer em Visconde de Mauá e Maringá no fim de semana.

Fomos muito bem recebidos por um dos proprietários, Candido, muito simpático que estava sempre circulando e dando atenção aos hóspedes. Tivemos um early check-in, o que foi ótimo para já sairmos para rever a região.

A localização do Jardins do Passaredo é privilegiada pois fica na Alameda gastronômica, principal rua da Maringá mineira, Então, dá pra ir caminhando para os melhores restaurantes da região. No entanto, a privacidade é total e o silêncio impera, quebrado apenas pelo canto dos pássaros, que é super bem vindo.  


Falando em restaurantes, nossa indicação são os dois restaurantes onde nós jantamos : Due Fratelli e  Mario Júnior Restaurante. Todos os dois aprovadíssimos pois os pratos são saborosos e preço justo.

Restaurante Due Fratelli e Mário Júnior Restaurante, Visconde de Mauá.
Restaurante Due Fratelli e Mário Júnior Restaurante, Visconde de Mauá.

Como chegar em Visconde Mauá :

# De carro

Nós saímos do Rio de Janeiro, seguimos pela Rodovia Dutra e na saída 311 pegamos a entrada que indica Penedo. Na parte inicial, a estrada está em bom estado e, através dela, se tem acesso a Penedo, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá. Quando tem início a subida da serra, há vários trechos em meia pista, o que requer muita atenção. No mais, a estrada é em mão dupla e com muitas curvas fechadas. É uma estrada muito bonita, mas são poucos os lugares onde se pode parar e apreciar a vista.

# De ônibus

Saindo da rodoviária Novo Rio/Rio de Janeiro, os ônibus da empresa Cidade do Aço fazem parada no Graal Resende ou na rodoviária da cidade. De lá tem ônibus da Viação Resendense para Maromba passando em Visconde de Mauá. Tem também a Viação São Miguel que faz o trajeto Resende/Visconde de Mauá

OBS: Importante confirmar essas informações.


                                                 FOTOS: J.C. ALVAREZ



  1. Não sabia que visconde de mauá e maringá tinham tantos atrativos legais. E esse chalé? achei uma graça, já fiquei com vontade de me hospedar por aí kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Nathalia
      Tem muito mais coisas legais para fazer em Visconde de Mauá e Maringá. Nós estávamos num ritmo lento. A hospedagem no Jardins do Arvoredo vale muito a pena.beijocas

      Excluir
  2. Lilian, adorei seu post sobre Maringá e Visconde de Mauá, as duas cidades são mesmo um charme e é super possível saindo aqui do Rio, fazer em um final de semana. Ah e parabéns as fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom né, Hebe podermos curtir um lugar tão gostoso aqui pertinho. beijocas

      Excluir
  3. Eu adoro essa região! Meu saudoso Pai adorava brincar comigo e meu irmão sobre a ponte que divide Maringá de MG e RJ.
    Amei essa pousada, entrou na lista para conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom ter essas memórias de viagem em família, né ? E vocês proporcionam essas vivências aos filhos. Beijocas

      Excluir
  4. Que delícia passar um final de semana assim. Lugares lindos! Amei as dicas do que fazer em Visconde de Mauá e Maringá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Ângela
      Pertinho do Rio de Janeiro e podemos curtir o clima de montanha. Beijocas

      Excluir
  5. O lugar é presente para os olhos. Passeios, gastronomia e tranquilidade. Ótimas dicas para um final de semana

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!