15 março 2021

INSTITUTO RICARDO BRENNAND, MUSEU EM UM CASTELO, NO RECIFE


Instituto Ricardo Brennand, museu em um castelo no Recife.


Esse museu vai te surpreender ! Além de sempre estar na lista dos 10 melhores museus do Brasil já foi eleito, duas vezes, como o melhor deles. Estamos falando do Instituto Ricardo Brennand, museu em um castelo, no RecifeFicou curioso ? Vamos lá conhecer !


Meu interesse por Brennand começou por outro membro da família - Francisco Brennand, o primo - e suas cerâmicas. E, há tempos, planejava incluir a Oficina Brennand num roteiro por Recife. Eis que, em visita à capital pernambucana, a oportunidade nos levou ao castelo, onde fica o Instituto Brennand. 


Instituto Ricardo Brennand em Recife - Onde fica 

Localizado no bairro Várzea, o Instituto Ricardo Brennand fica fora do roteiro turístico, mas posso garantir que vale a pena você incluí-lo em sua visita pela capital pernambucana.   

Ponte levadiça, brasões e estilo arquitetônico medieval gótico criam um clima Idade Média, mas o que você vai conhecer é uma construção do século XXI. Em meio a Mata Atlântica, num terreno de 77 mil metros quadrados, está esse museu diferente, muito lindo e imperdível.

caminho, ladeado por palmeiras, dá as boas vindas aos visitantes. Os gramados dos jardins são convidativos a um momento de contemplação e as esculturas dão vida à área externa. Aliás, a visita ao Instituto Ricardo Brennand começa aí e já seria suficiente para encantar. Lógico que, quem chegou até ali, não pode deixar de entrar e explorar tudo que o lugar tem a oferecer.


Instituto Ricardo Brennand em Recife
Instituto Ricardo Brennand, um museu em um castelo no Recife

Que tal encontrar no jardim uma obra de Fernando Botero, o famoso artista colombiano ? 


Instituto Ricardo Brennand, museu em um castelo no Recife.



O Instituto Ricardo Brennand em Recife nasceu fruto da paixão do empresário pernambucano Ricardo Brennand em colecionar armas brancas e diferentes tipos de obras de arte. Foi inaugurado em 2002 quando, então, o público pode ter acesso ao rico acervo histórico e artístico. 

Esse espaço cultural contempla quatro prédios : Pinacoteca, Capela, Museu e Galeria. Há, ainda, uma biblioteca, auditório e área técnica. O acervo é composto por peças que Ricardo Brennand foi adquirindo ao longo da vida e abrange desde a Idade Média até os tempos atuais.


Que tal fazer suas reservas de hospedagem através do nosso parceiro - Booking.com ?   


Instituto Ricardo Brennand em Recife - Pinacoteca


Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand em Recife
Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand


Instituto Ricardo Brennand em Recife.


Na Pinacoteca, um destaque importante é a coleção de pinturas de Frans Post, na verdade, a maior coleção de quadros do pintor. Graças a ela, temos um fantástico registro da época da colonização holandesa quando Maurício de Nassau chegou ao nordeste Brasileiro para governar a região. Frans Post fez parte dessa primeira comitiva holandesa. Ele viveu 7 anos no Brasil e, ao retornar para Holanda, ainda, continuou pintando cenas brasileiras baseado em suas lembranças e nos desenhos que fez.


Frans Post, Instituto Ricardo Brennand em Recife
Quadro 1: Paisagem de Olinda com casa grande à direita, Quadro 2: Forte dos Reis Magos no RGN. Quadro 3: Casa da Boa Vista, às margens do rio Capiberibe.   


A Pinacoteca é considerada bem moderna pois conta com tecnologia que garante controle de umidade e temperatura e isso traz segurança para a conservação das peças e obras de arte.  


Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand




As peças em marfim tem tantos detalhes que é impossível não admirá-las. 

Instituto Ricardo Brennand em Recife




Veja que interessante são as cenas do cotidiano brasileiro do século XVII retratadas na tapeçaria abaixo. Era comum os nobres terem tapeçarias enfeitando as paredes de suas propriedades. Na verdade, ela foi produzida pela manufatura Gobelins, na França, baseadas em gravuras de Albert Eckhout, pintor e desenhista, membro da comitiva de Maurício de Nassau. 


Instituto Ricardo Brennand em Recife




Esse móvel chama-se "contador" e servia às atividades contábeis. por isso possuía várias gavetinhas para guardas moedas, dinheiro, recibos etc... Feito em jacarandá, o contador holandês, tinha aplicações em porcelana e marfim com reprodução de cenas de Amsterdã.   


Instituto Ricardo Brennand em Recife




Entre as lindas obras de arte sacra barroca está esse anjo de madeira feito por Mestre Valentim. Pertenceu à Igreja São Pedro dos Clérigos, no Rio de Janeiro, que foi demolida para dar passagem a Avenida Presidente Vargas.



  

 Quando nós visitamos o Instituto Ricardo Brennand em Recife pudemos apreciar algumas peças asiáticas, que não sei se faziam parte de uma exposição temporária. Um deles era um lindo silo - usado para armazenar grãos - vietnamita com detalhes amarelos. 

Instituto Ricardo Brennand em Recife



A beleza dos jardins internos, também, pode ser observada enquanto caminhamos por alguns corredores da Pinacoteca. 

Instituto Ricardo Brennand, museu em um castelo no Recife.




Instituto Ricardo Brennand em Recife - Castelo São João - Museu das Armas 


Dizem que o interesse de Ricardo Brennand por armas brancas teve início quando, na infância, ganhou um canivete de seu tio. Bem, que boa inspiração pois isso deu origem ao prazer de colecionar. No Castelo São João, podemos apreciar uma grande variedade de armas que consta como uma das maiores coleções do mundo. Entre espadas, adagas, punhais, elmos, escudos, armaduras, são quase 3 mil artefatos. Confecionadas em diferentes materiais, algumas peças são verdadeiras joias enfeitadas com pedras preciosas. Muitas vieram da Europa e da Ásia. 


Instituto Ricardo Brennand, museu em um castelo no Recife.


Além disso, tem também quadros, móveis, estátuas, candelabros e pinturas. Enfim um material primoroso. Logo na entrada, o visitante se depara com uma sala onde um enorme vitral o remete ao interior de uma igreja. 


Museu de Armas, Instituto Brennand em Recife


Passamos pelo restaurante, onde vale a pena uma parada estratégica. Não tivemos a oportunidade de visitar a biblioteca nem a capela.

Restaurante do Instituto Ricardo Brennand em Recife


Instituto Ricardo Brennand em Recife - Como chegar


O Instituto Ricardo Brennnand fica muito próximo ao Campus da Universidade Federal de Pernambuco, no bairro Várzea. É acessível de carro e há amplo estacionamento disponível no local.

Nós fomos de ônibus até certo trecho e continuamos o trajeto de táxi, mas, na hora de voltar decidimos fazer direto de táxi até a cidade.

Horário de funcionamento : de terça a domingo de 13:00 às 17:00

Para maiores informações consulte o site www.institutoricardobrennand.org.br

Então, já sabe, estando na capital pernambucana, a visita ao Instituto Ricardo Brennand é daqueles programas imperdíveis !


                                                         FOTOS: J.C ALVAREZ


Os museus têm um papel fundamental na preservação da cultura e ao visitá-los temos uma boa oportunidade de aprendizado. Há muitos tipos diferentes de museus e tenho certeza que vocês vão adorar conhecer alguns deles. 

No Brasil sugiro a leitura do : Vamos Viajar Pra Onde Agora Museu Oscar Niemeyer em Curitiba ,  3 Gerações e 1 Mala - Gramado, Roteiro Raízes Coloniais        e Viajante Móvel - Forte Copacabana e Museu Histórico do Exército - Rio de Janeiro.

Já a América do Sul está muito bem representada com os museus :    Família que Viaja Junto Santiago do Chile com crianças: o Museu Interativo Mirador.   Entre Mochilas e Malinhas Como é linda a Casa Pueblo no Uruguai 6 Viajantes Museu Del Mar em Punta Del Este .

 




                                          








  1. Lugar que gostaria muito de conhecer!!! Maravilho o museu!!!
    Alessandrakleis

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que interessante o instituto ricardo brennand, Não conhecia esse museu em Recife.
    Acho super legal os locais que conservam coisas de antigamente. E essa armadura? dizem que é mega pesada né

    ResponderExcluir
  3. Que fantástico o Instituto Ricardo Brennand! Há tempos tenho vontade de voltar a Recife pois estive lá só de passagem e sei que falta muito para ver. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Lilian eu sou louca para conhecer Recife, e com toda certeza vou incluir no meu roteiro visitar o Instituto Ricardo Brennand no meu roteiro. Saber como é ao vivo um museu em um castelo. Adorei seu post, lindas fotos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Dede que eu vi o Instituto Ricardo Brennand em um Masterchef, fiquei curiosa em conhece-lo, lendo o teu post fiquei com mais vontade de ir a Recife para ver tudo de perto.

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita nesse post porque adoro Recife, rs. Já visitamos o Instituto Ricardo Brennand algumas vezes e nem sei qual dos espaços gostei mais, se do museu, da pinacoteca ou do castelo de São João, cada espaço com um acervo mais incrível que o outro, né Lilian? Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus!! Nunca imaginei que tivesse nada parecido em Recife! Que lugar INCRIVEL!!!!! Esse Instituto Ricardo brennand é meu tipo de passeio favorito!! Nossa agora faço questão de conhecer o Recife! Que lugar fantástico!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia Vaz
      adoro seu entusiasmo com as viagens. Você vai amar !

      Excluir
  8. Que delícia revisitar o Instituto Ricardo Brennand , esse museu incrível em Recife através desse seu post. Visitei esse lugar quando morei em Pernambuco e isso já faz muito tempo. Quero voltar.

    ResponderExcluir
  9. normeide neto de carvalho18 de março de 2021 às 19:45

    Que lugar maravilhoso o Museu Ricardo Brennand em Recife. Ainda não tive oportunidade de conhecer, mas está na minha lista de prioridades.

    ResponderExcluir
  10. Há uns tempos atrás eu assisti a uma reportagem que mostrava os castelos que temos aqui no Brasil. Um deles era o Instituto Ricardo Brennand e eu lembro de ter ficado impressionada! Amei os detalhes do seu post, principalmente as fotos! Agora me deu mais vontade de conhecê-lo pessoalmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, Letícia ! Pessoalmente você vai gostar ainda mais. Obrigada

      Excluir
  11. Eu estive uma vez em Recife muito rapidamente. Infelizmente não deu tempo de conhecer o INSTITUTO RICARDO BRENNAND, MUSEU EM UM CASTELO, NO RECIFE. Ler o seu post me fez viajar por todo Museu! Achei demais a escultura do Botero, eu visitei o Museu Botero em Bogotá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cintia C
      Eu ainda não visitei Colombia mas tenho muita vontade e adoro vou amar o museu de Botero.

      Excluir
  12. O blog Instituto Ricardo Brennand Museu em um Castelo no Recife conta detalhadamente a história, detalha como chegar lá e há fotos muito boas. Quero conhecer este Castelo/museu na próxima ida para Recife. Parabéns pelo blog! Taí um lugar imperdível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tamara
      O museu é realmente uma visita imperdível em Recife.beijocas

      Excluir
  13. Eu tentei visitar o Instituto Ricardo Brennand e infelizmente estava fechado. Adorei ler esse post, aumentou minha vontade! Realmente um museu em um castelo. Uma passeio que vou incluir na minha próxima viagem para o Recife.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que chato não ter conseguido visitar ! Bom motivo pra voltar
      beijocas

      Excluir
  14. A construção e o espaço é belíssimo! Eu nunca tinha ouvido falar mas indo à Recife novamente vou conhecer o instituto Ricardo Brennand

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Van
      Inclua esse belo museu e vai se surpreender ao vivo com a beleza do lugar e acervo. beijocas

      Excluir
  15. Eu não sabia da existência do Instituto Ricardo Brennand, adorei conhecer! Eu preciso muito ir ao Recife. Adorei ver que tem coisas do Botero por lá, eu gosto muito dele! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Esse é o meu lugar favorito no Recife! O castelo é incrível e o acervo é muito rico! Suas fotos ficaram lindas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gisele. Bom saber que já conhece essa riqueza de lugar, beijocas

      Excluir
  17. Eu amo o Recife, e o Instituto Ricardo Brennand certamente é um dos lugares mais incríveis da cidade! Adorei seu post, obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Marcela
      eu que agradeço sua visita e quando estiver na cidade é um ótimo passeio. beijocas

      Excluir
  18. Adorei seu post "INSTITUTO RICARDO BRENNAND, MUSEU EM UM CASTELO, NO RECIFE". Assim que voltar a recife, com certeza vou querer visitar. Parabens pelo post

    ResponderExcluir
  19. Há quadros do Frans Post no Rijksmuseum em Amsterdam. O modo que ele retratou o Brasil é fantástico. Gostaria muito de conhecer as obras em Recife.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!