26 março 2021

COSTA OESTE DA FLÓRIDA : ROTEIRO DE 7 DIAS DE CARRO

 

Costa Oeste da Flórida:roteiro de 7 dias de carro.


Esse é um post especial para te falar de um roteiro de viagem de 7 dias pela Costa Oeste da Flórida. Dicas de cidades, passeios, hospedagem e restaurantes. Vai só anotando, planejando para, quando puder, viajar. Vem comigo !

A Flórida é um dos estados americanos mais procurados por turistas brasileiros. O que muita gente, às vezes, ignora é que a Flórida tem muito mais a oferecer do que é falado.  Miami e Orlando são as queridinhas dos viajantes [com muita razão], mas a hora em que as pessoas derem uma chance para outras cidades, com certeza, vão se encantar. A Flórida é chamada "Sunshine State" pois o sol é unanimidade, praticamente, o ano inteiro e, assim, as temperaturas são amenas. O frio na Flórida quase não aparece e, quando dá o ar da graça, não é muito rigoroso, podendo alcançar temperaturas mínimas de 6 a 8 graus.

Outro ponto positivo do estado são as belas paisagens a Flórida tem ótimas praias e parques nacionais. Por isso, uma viagem de carro pela costa oeste da Flórida é uma ótima opção em praticamente todas as épocas do ano. 


Nós já fizemos o trajeto Miami/Orlando algumas vezes, então, nessa viagem, decidimos ir de uma cidade a outra percorrendo um caminho não muito usual. Seguimos pela Costa Oeste da Flórida para conhecer a beleza dessa região banhada pelo Golfo do México .


Costa Oeste da Flórida:roteiro de 7 dias de carro.


Costa Oeste da Flórida- O que fazer em Naples


Depois de curtirmos 4 dias em Miami, pegamos a estrada para Naples, que é considerada uma das cidades mais ricas dos EUA e um paraíso com belas  praias. Naples foi nossa segunda cidade base na Flórida e a primeira na costa oeste. Distante apenas 200km de Miami, em pouco mais de 2 horas de trajeto, chegamos à essa pequena cidade que é muito tranquila.  


Adoramos os dois dias em que estivemos hospedados por lá e aproveitamos muito fazendo esses passeios :

# Assim que deixamos as malas no hotel, fomos passear pelo centrinho admirando as ruas com gramados impecáveis e as palmeiras que parecem perfiladas para te cumprimentar. Vasos floridos enfeitam cada poste de iluminação. Várias casas lindas e prédios, com no máximo 3 andares, complementam o cenário. Bons restaurantes e lojinhas descoladas atraem os turistas. 


# Fomos dar um mergulho em Naples Beach que é uma praia calma de águas mornas e sem ondas. Areia branquinha, fininha e por ser extensa, mesmo com vários frequentadores, não tinha muvuca. Não é a mais famosa nem a mais bonita de lá, mas nos agradou bastante.


# O sol na Flórida é uma atração à parte. O dia amanhece com um colorido lindo no céu e se despede de forma gloriosa em tons alaranjados. Programa turistão típico é ir ao Pier de Naples - um dos símbolos da cidade - para apreciar o por do sol, considerado um dos mais famosos do mundo. Visite-o a qualquer hora do dia e sempre o achará lindo. Localizado na praia de Naples, o pier é bem extenso e avança um pouco no mar. Possivelmente, você será surpreendido por alguns golfinhos que, com frequência,  aparecem por lá.   


# Não deixe de dar uma passada em Tin City, uma espécie de parte histórica da cidade. já que, no final do século XIX, ali funcionou o centro pesqueiro e o primeiro pier que possibilitou o desembarque dos que chegavam para explorar e visitar a região. Desde 1970, as construções antigas foram revitalizadas sendo ocupadas por restaurantes, lojas de souvenirs, bares e local de onde partem passeios de barco.

 

Costa Oeste da Flórida, roteiro de 7 dias de carro.
Naples Beach, Pier de Naples e Tin City 


Jardim Botânico de Naples

Esse foi um dos passeios que consideramos mais legais da viagem. O Jardim Botânico, fundado em 1993, é enorme, maravilhoso e muito bem cuidado. Belíssimos lagos, esculturas e jardins temáticos - entre eles, um dedicado ao Brasil, são interligados por passarelas em madeira. Um colorido painel em ladrilhos, feito por Burle Marx, é destaque no Jardim brasileiro. Foi um ex-aluno, o arquiteto e paisagista norte americano Raymond Jungles, que em 2009. instalou esse mural.  


Jardim Botânico de Naples, EUA.
Mural de Burle Marx no Jardim Botânico de Naples.


Há outros lindos e variados tipos de jardim: de orquídeas, de suculentas, de cactos, de plantas aquáticas. O paisagismo do jardim botânico te transporta para as mais variadas regiões do mundo que estão, ali, representadas através de sua vegetação típica. O centro de atendimento ao visitante fica em um prédio moderno e a lojinha tem os mais variados e irresistíveis souvenirs com estampas das plantas ali encontradas. 


Jardim Botânico de Naples, EUA.
Jardim Botânico de Naples.



Costa Oeste da Flórida - Onde ficar em Naples

Dica do hotel, simples porém muito simpático, onde nos hospedamos: Ramada by Wyndham Naples. 


Hotel Ramada by Wyndham Naples
Foto do site do Booking.com 


Se você não for percorrer a costa oeste da Flórida, mas quiser conhecer Naples, é possível  fazer um bate e volta de Miami. É só sair cedo para aproveitar essa gracinha de cidade.


Costa Oeste da Flórida - O que fazer em Sarasota.

Chegamos a Sarasota depois de dirigirmos por 180km, mas nem deu para sentir pois as estradas são excelentes e a paisagem muito legal. 

Não fizemos uma boa escolha em termos de hotel, porém, como só teríamos um dia na cidade não fomos procurar outro. Saímos para iniciar os passeios. 


Em minhas pesquisas sobre a cidade, li a respeito de um Museu do Circo e, como adoro o tema, queria muito conhecê-lo. Foi assim que chegamos ao John & Mable Ringling Museum of Art. Aliás ele não pode ficar de fora de seu roteiro por Sarasota. É passeio para o dia inteiro. 


Nesse imenso complexo as quatro atrações que podem ser visitadas são : o Museu do Circo, o Museu de Artes, a Ca'D Zan e os maravilhosos e amplos jardins.


Bem, vamos falar um pouco sobre John Ringling. Ele foi um empresário americano que, junto com 4 de seus irmãos, começou em 1870, a construir um império circense nos EUA. A companhia de circo dos irmãos Ringling era tão famosa, que eles eram conhecidos como os "Reis do Circo", e tão grande que circulavam de uma cidade para outra em vagões de trem. John Ringling, em 1929, comprou várias pequenas companhias de circo e, assim, todos os circos itinerantes das Américas passaram a pertencer a ele.  


O mundo do circo me fascina desde sempre e não imagina a minha alegria ao visitar o Museu do Circo. Fundado em 1948, exibe um acervo riquíssimo com cartazes de espetáculos, tickets, recortes de jornal, maquetes detalhadíssimas de toda a cena circense e seus profissionais com animais e picadeiro. Também estão expostos figurinos, os antigos trailers que serviam de camarim para o pessoal do circo, jaulas, vagões de trem e o carro do homem bala.  


Museu do Circo John Ringling, Sarasota, EUA.
Museu do Circo John Ringling, Sarasota, EUA.


Por volta de 1911, John construiu uma luxuosa mansão - a Ca'D'Zan [casa de João] - em Sarasota para ser sua residência de inverno. Em estilo gótico veneziano, parece os palazzos da cidade de Veneza. Visitamos apenas o andar térreo e ficamos encantados com os vidros coloridos das janelas, com as pinturas dos tetos de cada cômodo, os ambientes, suas requintadas mobílias e ficamos imaginando o luxo que deve ter sido. A casa está voltada para o mar e a vista é magnífica.  


Ca'D' Zan, Museu Ringling, Sarasota
Jardim das Rosas, o Ca'D' Zan, a vista do mar, a pintura do teto da casa, um dos cômodos mobiliados. 


Do acervo do Museu de Arte, inaugurado em 1931, constam móveis, tapeçarias, quadros, desenhos e esculturas adquiridas pelo casal John e Mable Ringling ao longo de suas viagens pelo mundo. Os diretores que o sucederam investiram na aquisição de peças ampliando o acervo. O jardim interno do Museu de Arte é fascinante e ornamentado por estátuas clássicas de mármore no estilo grego e romano. 


Museu de Arte Jonh Ringling, Sarasota
Jardim interno do Museu de Arte John Ringling, Sarasota


 Ao morrer, o casal deixou todo o patrimônio para a Flórida. Inicialmente, o museu foi mantido pelos fundadores, mas depois passou a ser pela Florida State University. Nós não entramos para visitar porém ficamos encantados em conhecer o prédio, o parque - onde ele está inserido - e o Jardim de Rosas.


Ao final da tarde, fomos passear no Bayfront Park, uma espécie de calçadão, que margeia o mar. Nossa intenção era procurar a  Estátua do Beijo cujo nome é "Rendição Incondicional". De autoria do escultor Seward Johnson, ela retrata uma cena de comemoração do final da Segunda Guerra Mundial.  


Estátua do Beijo, Sarasota, EUA.
Estátua do Beijo, Rendição Incondicional, Sarasota



Costa Oeste da Flórida - O que fazer em Clearwater

Nossa parada seguinte foi na charmosa Clearwater. Distante 88 km de Sarasota e 37km de Tampa. Clearwater pode ser, também uma boa opção de bate e volta dessas cidades. 


Visitamos Clearwater Beach, que é grande e fica bem movimentada por ser uma praia urbana. Apenas passeamos pela orla e vimos muitas dunas formadas pela areia branca e fininha. 

Clearwater Beach, Costa Oeste da Flórida, EUA
Clearwater Beach



Passeamos pela marina e nos surpreendemos com a transparência da água e com a área de manatees.  Fomos conhecer o tão falado Pier 60, que é a grande atração de Clearwater. Pagamos 1 dólar para entrar. Um pequeno espaço de lazer com restaurante, parquinho infantil, lojinhas - algumas especializadas em materiais para pesca, já que muitas pessoas vão ao pier para pescar. Alguns artistas de rua se apresentam ao por do sol. Tudo que vimos nos chamou atenção pela limpeza e cuidado. 


Clearwater, Flórida, EUA
Marina e Pier 66 em Clearwater, Costa Oeste da Flórida.


Costa Oeste da Flórida - Onde ficar em Clearwater

Nossa hospedagem foi em Surestay Plus Hotel by Best Western Clearwater Central, simples, confortável e acolhedor.


Onde ficar em Clearwater, EUA
Surestay Plus Hotel by Best Western Clearwater Central


Costa Oeste da Flórida - O que fazer em Tampa  

Tampa é conhecida por ser a cidade do Busch Gardens, parque de diversões com várias montanhas russas radicais e quase ninguém acredita que não planejamos visitá-lo. Na verdade, Tampa é mais que Busch Gardens e nós aproveitamos muito nossa estadia na cidade.


1] Universidade de Tampa

O lindo prédio da Universidade de Tampa foi construído em 1891, por Henry Plant, o magnata das ferrovias, para ser um hotel de luxo - Tampa Bay Hotel. Sua fachada, em tijolinhos vermelhos e a arquitetura no estilo mourisco, é maravilhosa e bem exótica. Seus 6 minaretes se destacam entre as árvores e podem ser vistos de longe. Essa fantástica construção foi a primeira a ter luz elétrica e telefone. Na época foi o primeiro hotel a ter banheiro privativo nos quartos. Imagine que sensação ! 


Costa Oeste da Flórida: Roteiro de 7 dias de carro
Universidade de Tampa, EUA. 


A Grande Depressão de 1929 contribuiu para a decadência do Tampa Bay Hotel que funcionou, como tal, até 1932. No ano seguinte, foi arrendado pela Universidade de Tampa e, até hoje, é lá que estudam milhares de universitários. Há também o museu Henry Plant. Eu adoraria estudar num lugar tão lindo assim !    Visitamos os jardins, o hall da Universidade e o prédio pelo lado de fora


2] Ybor City

Ybor City foi fundada, como uma vila, em 1880 por Vicente Ybor, fabricante de charutos. Imigrantes cubanos, espanhóis e italianos foram atraídos por Ybor e ali se instalaram. Durante muitos anos, as fábricas tiveram uma grande produção, trazendo visibilidade à cidade que era conhecida como "capital do charuto".  


Mais uma vez, a Grande Depressão e, mais tarde a Segunda Guerra Mundial provocaram uma grande mudança de cenário e um declínio da indústria e da região.  Por volta de 1980, Ybor City que já tinha se incorporado à cidade, começou a se recuperar e viu a chegada de artistas e empresários que investiram em preservação de prédios e melhorias. Ybor City é considerado marco histórico nacional.      


Visitar esse bairro histórico é uma viagem ao passado. Fachadas preservadas, ruas e prédios históricos, lojinhas vintage, vários estabelecimentos de culinária cubana. Considerado um bairro boêmio, dizem que a noite é bem animada por lá. Vimos um bondinho amarelo que circula pelo bairro e deve ser divertido fazer um passeio nele.  


Ybor City em Tampa, EUA
Ybor City em Tampa, EUA


3] Tampa Riverwalk,

Às margens do rio Hillsborough, encontramos o Tampa Riverwalk, um simpaticíssimo calçadão onde está um verdadeiro complexo de lazer com restaurantes, hotéis, lojas, museus e jardins com bancos onde sentar para contemplar, também é um programa. Pedalando uma bicicleta ou caminhando, o barato é explorar tudo que a região oferece.  


Riverwalk em Tampa, EUA
Riverwalk em Tampa, EUA


Onde ficar em Tampa : Sailport Waterfront Suítes Tampa.

Em Tampa, nossa hospedagem foi em um local muito privilegiado : de frente para a Baía de Tampa.  Condomínio muito simpático, com vista fantástica. Nosso apartamento era confortável com 2 quartos, sala e varanda de onde víamos a piscina, o mar e o por do sol. Daqueles lugares de onde não se quer ir embora. 

Hotel em Tampa: Sailport Waterfront Suítes
Hotel em Tampa: Sailport Waterfront Suítes


Tampa foi a última cidade que visitamos na Costa Oeste da Flórida nesse roteiro de 7 dias de carro e de lá seguimos para Orlando. 


Todas essas cidades oferecem grande variedade de atividades náuticas, tais como : stand Up Padle, caiaques, passeios de lancha, pesca, passeios de jet sky e até mesmo mergulho. Procure se informar, caso esse seja seu perfil de viajante. Outra atração turística comum, por lá, são os aquários. 


Onde comer nos E.U.A.  

Sempre que viajamos pelos EUA, pesquisamos, em cada cidade, os restaurantes :  Cheesecake Factory, Olive Garden, Gran Lux e Denny’s pois têm um preço possível para nosso orçamento, comida saborosa e adoramos. Vez por outra exploramos algum outro lugar. 


Geralmente, fazemos apenas uma refeição em restaurante e, para as demais, compramos ítens no supermercado Walmart e preparamos um lanche e/ou café da manhã. 


Foram, no total, quase 325 km rodados pela Costa Oeste da Flórida nesse roteiro de 7 dias de carro ! A experiência foi bem melhor do que imaginávamos porque as estradas são ótimas, bem sinalizadas, com paradas bem estruturadas. Logo, tornou-se fácil dirigir por lá. Lembrando que brasileiros podem dirigir pela Flórida apenas com a CNH válida , não é necessária a PID [permissão internacional para dirigir]


                                                 FOTOS : J.C. ALVAREZ


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema Roteiro de Viagem #roteirodeviagem 

Um roteiro de viagem não precisa ser seguido à risca, ele é uma referência. Pode e deve ser adaptado às suas necessidades e interesses. Veja quantos roteiros interessantes pelo Brasil e outros países:


Vamos Viajar Pra Onde Agora - Roteiro de viagem para a cidade do Porto

Uma Viagem Diferente - Mochilão pela Ásia - Roteiro de 53 dias de viagem. 

Experiência Bárbara - O que fazer em Socorro - roteiro de fim de semana.

De Lugar Nenhum - O que fazer em Madri- 1 Dia

 Primeiro as Damas -O que fazer em Munique, Alemanha : roteiro de 1,2 ou 3 dias.  

 Let's Fly Away - Roteiro no Centro de Florianópolis: explorando a pé o centro histórico. 

 Dani Turismo - Como Planejar e fazer um roteiro de Viagem

 Destinos Por Onde Andei - Roteiro de viagem maravilhosa pelo México

Viajante Econômica - Roteiro de igrejas católicas para visitar em Santos

Chicas Lokas na Estrada - Roteiro de Viagem : Belo Horizonte em 2 dias.  

6 Viajantes -  Roteiro de 15 dias na China : viagem de mãe e filha.   

 

  1. Adorei o roteiro da Costa Leste da Flórida! A Flórida vai muito além de Orlando e Miami, mas pouca gente sabe disso, é legal ver alguém explorando como vocês fizeram. As fotos estão incriveis, adorei mesmo o roteiro. 7 dias foram suficientes ou é melhor ficar mais?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roberto
    acho que se você tiver tempo vale fazer o roteiro pela Costa Oeste em mais dias para poder conhecer outras praias, curtir as cidades,fazer passeios de barco. Obrigada e

    ResponderExcluir
  3. Lilian, como sempre seus posts são inspiradores e cheios de detalhes. Amei o Museu do Circo. Adoraria conhecê-lo. Vou guardar este roteiro pela Costa Oeste da Flórida para um dia percorrer estas cidades, praias e lugares que você descreveu tão bem. Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei doidinha nesse museu mas muitas fotos não ficaram legais. Você vai gostar da Costa Oeste da Flórida. beijocas

      Excluir
  4. Seu texto me inspirou a querer conhecer a Flórida. A costa oeste me interessou muito mais que o roteiro clássico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez foi legal fazer um circuito menos conhecido. Tem outras cidades que valeriam a pena mas não deu tempo. beijocas

      Excluir
  5. Que maravilhoso o roteiro pela Flórida. Como você disse, o estado é muito mais que Orlando e Miami. Bom saber que é um roteiro bom para fazer o ano inteiro Já salvei o post !

    ResponderExcluir
  6. Quanta coisa há para conhecer na costa oeste da florida! não imaginava, confesso. adorei o roteiro de vocês... parece um ótimo passeio em família! Definitivamente, foi para a minha lista de desejos de viagem. <3

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu imaginava que precisaria de pelo menos uns 15 dias para conhecer todos esses lugares da costa oeste da Flórida! Gostei que em 7 dias da para conhecer bastantes lugares assim!

    ResponderExcluir
  8. Lilian que perfeito esse seu roteiro de viagem pela Costa Oeste da Flórida. Sou louca para fazer. Já conheci algumas cidades mas quero mais.hahahahaha

    ResponderExcluir
  9. Acho a Costa Oeste da Flórida muito linda. Só conheci Tampa e Clearwater. Adorei esse roteiro de 7 dias de viagem. Que vontade de fazer!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse projeto de viagem há um tempo. Acabo sempre optando de ir para a Europa ou Ásia, mas acho que já está na hora de voltar aos EUA. Acho que a minha última vez no país foi em 2003, long time.. kkk :-)
    A ideia é sair do roteiro de Disney e conhecer novos lugares bacanas. Adorei as suas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas desse roteiro. A paisagem é linda, suas fotos ficaram sensacionais. Me deu muita vontade de fazer esse roteiro pela Costa Oeste da Flórida.

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosa sua viagem à Costa Oeste da Flórida, com esse roteiro de 7 dias de carro pela região, são dicas que pretendo usar quando puder retornar com a família.
    São tantas atrações que a gente até se perde, mas com seu roteiro redondinho fica muito mais fácil organizar a viagem. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Lilian, se eu fosse sair do país para morar em outro lugar e pudesse escolher qualquer lugar no mundo esse lugar com certeza estaria na Flórida. Adorei esse roteiro e vou guardar com carinho para fazê-lo na minha próxima viagem a Flórida.

    ResponderExcluir
  14. Lilian, Bom dia! Tenho 14 dias de viagem(ja tirei o dia da volta) ! Gostaria de saber quais os lugares que vc indicaria pra incluir no seu roteiro!!!! Aguardo retorno! Estamos indo no final de setembro.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!