27 agosto 2021

CAFÉ DO BOM CACHAÇA DA BOA, UM LUGAR ESPECIAL NO RIO DE JANEIRO

CAFÉ DO BOM CACHAÇA DA BOA, UM LUGAR ESPECIAL NO RIO DE JANEIRO

 

Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro

Você gosta de tomar um café com amigos para colocar o papo em dia ?  

Se você, como eu, aprecia um cafezinho e uma prosa, então, vai adorar conhecer um lugar super especial no centro da cidade do Rio de Janeiro : Café do Bom Cachaça da Boa.

Eu sou daquelas que me apaixono por lugares que vejo em fotos e logo vou atrás para conhecer ao vivo. Na verdade, eu estava lendo sobre livrarias antigas do Rio quando me encantei com a Livraria Antiqualhas Brasileiras, mas encontrá-la foi muito melhor do que esperava.


Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro


O sobrado verde, na rua da Carioca, não passa despercebido por quem é ligado em lugares pitorescos, e esse é um deles.  Quem passa pela porta, logo vê o balcão e as mesinhas com cadeiras e pensa : que legal esse boteco !  Mas, ao reparar na vitrine cheia de gravuras, livros e revistas antigas ficará na dúvida : livraria gastronômica, boteco literário ou antiquário ? Na verdade, esse café/cachaçaria/sebo é um bistrô e se chama Café do Bom e Cachaça da Boa.  


Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro
Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro


Você deve estar pensando, mas afinal, qual é o nome desse lugar ? 

Bem, vamos lá ! A livraria Antiqualhas Brasileiras, uma espécie de sebo e antiquário, já funcionava, na rua da Carioca, há certo tempo quando sua proprietária convidou o filho para criar uma cafeteria. O sucesso foi tanto, que levou à ampliação e diversificação, incluindo, então, uma cachaçaria. Assim, cafés, cachaças e livros têm convivido em harmonia.


Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro
Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro

O ambiente, com ar retrô, é muito charmoso: piso revestido por pequenas pastilhas brancas e pretas, pé direito alto, jirau ligado ao térreo por uma escada em ferro, parede em pedra. No meio disso tudo, livros, vinil, gravuras e, lógico, café do bom e cachaça da boa. 

Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro

     

Não dá para perder o atendimento super simpático dos funcionários responsáveis pelos livros e do proprietário, barista e sommelier de cachaças, Yansel Galindo. Os cafés e cachaças brasileiros são combinados de diferentes formas entre elas drinks. Como se não bastasse, eles também servem refeições, petiscos e o sorvete Cairu, aquela maravilha de Belém do Pará. 

Após uma explicação de Yansel sobre a origem dos 3 tipos de cafés com os quais estavam trabalhando no momento, eu escolhi o "Tribom". Preparado com o café Tassinari, produzido em São José do Vale do Rio Preto, e combinado com leite condensado ficou uma delícia. 


Café do Bom Cachaça da Boa no Rio de Janeiro


No Café do Bom Cachaça da Boa são realizados eventos variados, tais como : degustação de cachaças, curso de preparação de drinks com cachaças e outros.

Os cafés estão disponíveis para venda e podem ser moídos na hora. As cachaças também podem ser adquiridas e não faltarão opções, já que a carta de cachaças conta com cerca de 100 rótulos. 

Rua da Carioca 10 - centro do Rio de Janeiro


Essa é a minha dica de um café super legal aqui no Rio de Janeiro. Agora, vejam quantos cafés interessantes ainda podemos conhecer. Esse post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema Cafés.   

1] Uma Viagem Diferente - 10 Cafeterias para conhecer em Santo André

2] Destinos Por Onde Andei - Bubba  Gump, vale a pena conhecer ?

3] 6 Viajantes - Café Bar Facal em Montevidéu

4] Elizabeth Werneck Lugares para comer em Búzios: veja também os melhores drinks

5] Vamos Viajar Pra Onde Agora - Degutti Recife Café e Restaurante

6] Chicas Lokas na Estrada - Trip Food : um bar com a cara dos Viajantes em B.H. 

7] Trilhas e Cantos : Café Pushkin em Moscou: um lugar cheio de história e poesia

8] Dani Turismo: Onde comer em Bonito ?

9] De Lugar Nenhum: Onde comer em Berlim ?     







  1. Que legal conhecer o Café do Bom Cachaça da Boa, eu realmente adoro lugares com esse estilo! Vou ao Rio em novembro e quro muito conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você aproveite bastante e goste dos cafés. Depois me conta o que achou.

      Excluir
  2. Nossa, jura que eu nunca fui, nem sabia da existência do café do bom cachaça da boa. E olha trabalhei minha vida inteira no Centro do Rio, que vergonha (rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que agora já tem um motivo para voltar ao centro e pode ir lá experimentar um delicioso café.

      Excluir
  3. Lilian, que delícia de lugar! Fiquei ainda com mais vontade de passear pelo Rio, sabia?

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa combinação de cafeteria com livraria perfeita. Adorei essa dica do Café do Bom Cachaça da Boa. Já quero conhecer esse cantinho especial no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo ! Essa combinação é ótima : café quentinho e um bom papo ou livro antigo.

      Excluir
  5. Nossa, vendo seu post lembrei que andando pela Rua da Carioca eu passei em frente desse café, mas não entrei. Da próxima vez irei com certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me conta o que achou. Eles fazem umas degustações que devem ser ótimas

      Excluir
  6. Que encanto o Café do Bom Cachaça da Boa, quero conhecer este lugar quando visitar o Rio, você me leva? Podemos bater um bom papo regado à um bom café e quem sabe algumas cachaças da boa também? rsrs

    ResponderExcluir
  7. Quero muito conhecer esse lugar! Adorei o conceito, o café,cachaçaria, livraria tudo bem harmonizado, deixando esse lugar único. O Café do Bom Cachaça da Boa agora está na minha lista para conhecer em minha próxima visita ao Rio.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search