05 outubro 2021

O QUE FAZER NO OUTONO EM INNSBRUCK E SALZBURG, ÁUSTRIA.


Innsbruck e Salzburg :o que fazer no outono.

Qual a melhor época para viajar com destino à Europa ? 

Eu diria que é aquela em que você pode viajar. No meu caso, costumo escolher o outono em função de alguns fatores : o frio ainda é ameno e a paisagem ganha lindos e diferentes tons amarelos e alaranjados das folhas das árvores que vão, pouco a pouco, caindo deixando-as, assim, despidas. Outro aspecto importante é que, não sendo alta temporada, os preços ficam mais em conta. 

Em uma de nossas viagens à Europa, devido a proximidade entre os países europeus e a facilidade do transporte ferroviário, decidimos fazer um pequeno desvio do roteiro pela Alemanha para conhecer um pouquinho da Áustria. Foi assim que visitamos duas lindas cidades austríacas e, nesse post darei dicas sobre Innsbruck e Salzburg: o que fazer no outono.

Innsbruck - O que fazer no outono 



O que fazer em Innsbruck no outono, rio Inn
Essa vista é cartão postal de Innsbruck


Innsbruck, é a capital do Tirol, um dos estados da Áustria. Essa graça de cidade, aos pés dos Alpes austríacos e atravessada pelo rio Inn, é muito procurada para esportes de inverno e oferece uma excelente infraestrutura para tal. No entanto, tem grande charme em qualquer estação do ano.  Em dois dias visitamos alguns pontos turísticos e curtimos nossa estadia por lá.  

A minha sugestão, para que você aproveite muito Innsbruck, é deixar tudo no seu hotel, assim que chegar e, seguir a pé para explorar a cidade, iniciando pelo centro histórico. 

É impactante a chegada ao centro pelo contraste entre a cidade e as montanhas dos Alpes, ao fundo. Aliás, a visão dessas montanhas te acompanhará em diferentes locais da cidade.

No passeio pela simpática rua Marie Theresien/ Marie Theresien Strasse - rua de pedestres - uma das primeiras atrações é a Coluna de St. Anna. um marco histórico construído para comemorar a libertação de Innsbruck das tropas da Baviera. 

Coluna St. Anna em Innsbruck, Áustria
Coluna St. Anna na Strasse Marie Theresien


Também podemos observar vários prédios medievais sendo que alguns chamam muita atenção pelas coloridas pinturas e trabalhos em suas fachadas. Um que se destaca é o Helbling House com janelas que se projetam pra fora e fachada que mistura o gótico e o barroco . Quando foi construído, no séc. XV, servia como moradia. Já pensou que lindo morar num lugar assim ? 


Helbling House, Innsbruck, Áustria
À direita está o prédio Helbling House


Se quiser lanchar, almoçar ou tomar um cafezinho, é também na Marie Theresien Strasse que você vai encontrar vários restaurantes e cafeterias. Pela cidade é fácil ver lojas que vendem roupas, calçados e acessórios impermeáveis, muito úteis para quem faz caminhadas ou mesmo para quem explora a pé as cidades.  

Não tem quem não se encante com o Goldenes Dachl ou Golden Roof que é o lugar mais famoso e fotografado da cidade. O telhado do balcão/varanda, revestido por 2657 telhas de cobre, ganha um incrível tom dourado. Além disso, pinturas bem coloridas em torno das janelas contribuem para fazer desse pequeno prédio medieval um grande atrativo. Era dessa sacada que o imperador se dirigia ao povo.


Goldenes Dachl, o que fazer em Innsbruck no outono
Goldenes Dachl ou Golden Roof em Innsbruck


A Catedral de Innsbruck, cuja primeira menção data de 1180, foi reconstruída, em estilo barroco, no século XVIII, por ter sofrido abalos devido a um terremoto. Mais tarde, também foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra de maior destaque é a imagem milagrosa "Maria Hilf", que retrata a mãe de Deus.  

O que fazer em Innsbruck no outono: Catedral de Innsbruck
Catedral de Innsbruck

Caminhar pela margem do rio Inn é um dos passeios mais lindos em Innsbruck pois podemos apreciar suas águas esverdeadas, as graciosas casinhas coloridas do outro lado do rio e, ao fundo, as imensas montanhas, que no inverno ficam cobertas de neve. 


O que fazer no outono em Innsbruck, Áustria


Sempre ficamos curiosos para saber como eram os palacetes e palácios e decidimos, então, fazer uma visita ao Palácio Hofburg, um museu que funciona no que foi o palácio real. 

Adoramos passear pelo parque Hofgarten com lagos, brinquedos infantis, pavilhão para concertos musicais e exposições além de lindos jardins, que ainda estavam bem floridos, apesar do outono ter iniciado oficialmente.  


O que fazer no outono em Innsbruck: Hofgarten

                                                                                                                                                                                          

Outro ponto de destaque em Innsbruck é Nordkette, a poucos minutos do centro. Do alto dessa montanha, com estações de esqui, se tem uma fantástica vista da cidade. Facilmente acessada pelo funicular e teleférico, Nordkette tem três patamares, uma estação com ares futuristas e um restaurante. Nós fizemos um trecho a pé e, só após a primeira estação, pegamos o funicular. À medida que ele subia, podíamos ver as trilhas de caminhada, o colorido das árvores e parte da cidade. No inverno, os esquiadores dominam o cenário coberto de neve, mas em outras estações, continua sendo muito procurada pelos montanhistas e pelos amantes do trekking. 


Nordektte, Insbruck, Áustria
Nordektte, Insbruck, Áustria 

No mapa abaixo, você poderá localizar os pontos turísticos citados no post :


 

Salzburgo - O que fazer no outono 


Inspirada pelos cenários do filme A Noviça Rebelde, que assisti inúmeras vezes, desejava há muito tempo visitar Salzburg e a vontade era tanta, que até imaginava encontrar Fraulein Maria [a noviça rebelde] e os filhos do barão Von Trapp pelo caminho. E encontrei !!!!!!   


Innsbruck e Salzburg: o que fazer no outono


Salzburg fica muito próxima da fronteira de Áustria com Alemanha e é a quarta maior cidade do país. Dividida pelo rio Salzach, tem de um lado o centro histórico e do outro a parte moderna. É possível circular e visitar tudo a pé. 


Salzburg: o que fazer no outono



Salzburg: o que fazer no outono
Encontramos essa estátua de ciclista ao atravessar uma das pontes.

A cidade é uma graça e guarda uma certa magia por ser a terra natal de Mozart, no entanto,  independente disso é também um importante centro de música do país . Encontramos inúmeras construções barrocas no centro histórico que é considerado, desde 1996, Patrimônio Mundial da Unesco.

Uma das grandes atrações da cidade, o Palácio de Mirabell, envolve uma história de amor entre o príncipe arcebispo Wolf Dietrich e sua amante Salomé Alt, para quem o palácio foi construído, em 1606. Os jardins impressionam pela beleza e podem ser visitados gratuitamente. Algumas cenas do filme A Noviça Rebelde foram gravadas nesses jardins. Infelizmente não fizemos a visita ao salão de mármore, onde Mozart se apresentou.


Palácio de Mirabell:o que fazer em Salzburg no outono
Palácio de Mirabell


A Fortaleza de Hohensalzburg se mostra imponente no alto da montanha e é uma das maiores da Europa. Foi construída, no início do século XI, pelo arcebispo Gebhardt von Helffensttein e era usada como residência do arcebispado que, de lá, controlava a circulação fluvial do comércio de sal, importantíssimo na economia da época. Ao longo dos anos, passou por obras de expansão, até que, em final do século XIX, foi reformada e se tornou atração turística. Dentro dela, existem alguns museus pequenos e, em nossa opinião, o destaque é o museu de marionetes, que mostra, um pouco, como era a vida na época medieval.  


Hohensalzburg : o que fazer em Salzburg no outono
Fortaleza Hohensalzburgo


A Catedral de Salzburg, onde Mozart foi batizado, é muito bonita e sua cúpula, com afrescos, chama atenção. Bem ao lado da Catedral está a Abadia de São Pedro que tem, aos fundos, o cemitério São Pedro, muito visitado por causas dos túmulos super floridos e bem cuidados.  


Catedral de Salzburg: o que fazer em Salzburg no outono.
 A pia batismal onde Mozart foi batizado na Catedral de Salzburg.



Cemitério São Pedro, Salzburg
Cemitério São Pedro, Salzburg



Explorando a cidade decidimos subir uma colina e ao longo do trajeto, encontramos pequenas capelas com os passos da paixão de Cristo. Lá no alto, uma capelinha - Kapuziner Kirche e uma vista deslumbrante da bela Salzburg.


O que fazer em Salzburg no outono

Seguindo um pouco mais chegamos ao Museu de Arte Moderna de Salzburg mas por causa do horário não foi possível visitá-lo.  


Museu de Arte Moderna de Salzburg
Museu de Arte Moderna de Salzburg


Na Getreidegasse, uma lindinha rua de pedestre, vários prédios exibem, em suas fachadas, placas de ferro que identificam o que vende cada loja. 

Letreiros em ferro em Salzburg, Áustria


Na terra de Mozart...


Mozartplatz em Salzburg, Áustria
Não dá para deixar de visitar a estátua de Mozart construída em comemoração aos 50 anos de falecimento do compositor. Fica na Mozartplatz.  

 

Mozart, Salzburg, Áustria


A enorme praça Kapitelplatz atrai muitos visitantes que querem conhecer um famoso cartão postal de Salzburg: a escultura Sphaera, grande esfera dourada que tem, no seu topo, um homem que olha distante com expressão neutra.


Sphaera na Kapitelplatz, Salzburg


Em uma de nossas andanças, nos deparamos com o que nos pareceu um chafariz ou uma fonte. Monumento muito bonito e bem cuidado, com uma estátua de cavalo e muitas pinturas do mesmo tema. Chamou nossa atenção e, ao pesquisarmos, soubemos se tratar de Pferdeschwemme, um antigo poço do final do séc. XVII, onde os cavalos bebiam água e eram lavados ao final de um dia de trabalho. No centro, há uma estátua do domador junto ao seu cavalo. Hoje é um ponto turístico, onde visitantes costumam jogar moedas. 


Poço dos Cavalos , Pferdeschwemme, Salzburg
Poço dos Cavalos , Pferdeschwemme, Salzburg


Segue mapa com os pontos turísticos citados no post para te ajudar a se localizar em Salzburg.




Não demos muita sorte em relação ao tempo, que esteve chuvoso, mas mesmo assim fizemos todos os  passeios.

Nos hospedamos em hotéis bem simples porque os preços na Áustria estavam bem salgados: Hotel Goldene Krone em Innsbruck e  Achat  Hotel Salzburg Zum Hirschen [fechado]. 

Como sempre fazemos quando viajamos pela Europa, usamos o trem para todos os deslocamentos entre cidades e compramos as passagens pela internet na empresa ferroviária do país.

Foram apenas quatro dias, sendo dois em cada cidade, mas o suficiente para ter a certeza de que a Áustria é um país lindo, que vale muito a pena ser visitado no outono, na primavera, no verão e com um reforço nos casacos no inverno também.  


Quer outras dicas de onde curtir o outono mundo afora ? Então, vamos lá ! Veja o que esses  blogs de viagem têm a contar. 

A Marina do Imagina na Viagem nos fala sobre Outono em Nova York: vale a viagem? Veja atrações, clima e mais... 

No blog Turista Full Time, a Regina Oki , traz muitas ideias legais em Outono na Europa: 10 Destinos pra você se apaixonar. 

Já no blog Olívia Garimpando Por Aí, vamos saber porque a Olívia acha o Outono uma das épocas preferidas para viajar  

Enquanto isso, a Adelaide, do Turista Imperfeito, escreveu Outono na Itália: 3 Destinos para fugir do óbvio. Viagens fantásticas que valem a pena serem anotadas. 



                                                 FOTOS : J.C. ALVAREZ E PEDRO PERRI




  1. Os detalhes dos edifícios e as cores das folhagens nos jardins formam belas composições. Suas fotos estão lindas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi... também gosto muito de viajar no outono. Gosto das cores e das temperaturas nessa época do ano. Austria ainda não conheço, mas quero! Imagine só estar em Salzburg!!!! Também esperaria encontrar Fraulein Maria. rsrsrs Duas lindas cidades, com tudo o que eu gosto de ver/fazer num destino. Espero um dia ver tudo isso de pertinho. :) bj

    ResponderExcluir
  3. Que cenário lindo que fica em Innsbruck e Salzburg no inverno! Conheci no verão e realmente muda muitoooo! Amei as fotos, estão lindas

    ResponderExcluir
  4. Estive em Salzburg muitos anos atrás no verão, mas realmente a Europa toda tem um charme a mais no outono quando as folhas das árvores estão amarelinhas! Innsbruck ainda não conheço, mas dicas anotadíssimas porque ainda vou voltar pra Áustria com certeza! Adoro essas construções com pinturas nas fachadas!

    ResponderExcluir
  5. Lilian esse é um destino que ficou para 2022, eu e meu marido somos louca para conhecer a Austria. Amei seu post

    ResponderExcluir
  6. Olá, Innsbruck já conheço e adorei. Salzburgo está na minha lista faz tempo e durante o outono deve ser muito bonita. Torcendo poder visita-la em 2022
    Dicas anotadas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei. Não conheço nenhuma das duas, nem Innsbruck e nem Salzburgo, no outono. Fui à Áustria, mas só conheci Viena e fiquei muito surpreendida pelo destino. Agora já anotei suas dicas para quando voltar. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que sonho de viagem, Lilian! Sou louca pra conhecer ambos - e viajar no outono é sempre uma excelente pedida. Minha época preferida por aqui também. Amei as dicas e fiquei babando nas fotos (fui lendo e cantando mentalmente: "the hills are alive with the sound of music!" hahaha).

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de post, Lilian! Amei rever essas lindas cidades através de suas descrições e fotos incríveis! E como a vida é cheia de surpresas, achei muito curioso que tenhamos nos hospedado no mesmo hotel em Innsbruck. Pena que não nos esbarramos por lá! Parabéns pelo post: super completo e agradável de ler!|

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de post, Lilian! Amei rever essas lindas cidades através de suas descrições e fotos incríveis! E como a vida é cheia de surpresas, achei muito curioso que tenhamos nos hospedado no mesmo hotel em Innsbruck. Pena que não nos esbarramos por lá! Parabéns pelo post: super completo e agradável de ler!|

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de post, Lilian! Amei rever essas lindas cidades através de suas descrições e fotos incríveis! E como a vida é cheia de surpresas, achei muito curioso que tenhamos nos hospedado no mesmo hotel em Innsbruck. Pena que não nos esbarramos por lá! Parabéns pelo post: super completo e agradável de ler!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!