01 fevereiro 2022

LIVROS INFANTIS PRA QUEM AMA VIAJAR


Livros Infantis para quem ama viajar

Não há criança que não goste de história. Aliás, não há adulto, também, que não goste de uma boa história. 

Temas interessantes não faltam. Que tal aproveitar esse interesse e enriquecer o acervo de leituras com livros que falem de viagens ? Assim podemos aguçar a curiosidade das crianças para conhecer cidades pelo mundo. Nesse post, você vai encontrar dicas de livros infantis para quem ama viajar. Vamos lá ?


É bem legal mostrar para as crianças que o mundo é enorme e que existem muitos outros lugares além daqueles onde vivem. É bom que saibam que além de viajar também podemos conhecê-los, sem sair de casa: assistindo a filmes ou lendo livros. É uma forma interessante de ampliar o olhar sobre o mundo.

Famílias viajantes podem envolver as crianças no planejamento do roteiro de viagem apresentando a elas previamente, através de histórias, os destinos e seus atrativos. 

Crianças, cujos pais viajam constantemente a trabalho, podem aplacar um pouco a saudade acompanhando a viagem dos mesmos ao lerem livros que abordam diferentes aspectos da cultura e mostram pontos turísticos das cidades por onde a mãe ou o pai está. Isso poderá render uma boa conversa: "mamãe já visitou a Torre Eiffel ?" "Papai já fez o passeio de barco no rio Amazonas ?"   


Livros infantis para quem ama viajar


1) A Incrível Aventura da Tia Dot.- esse livro é minha paixão. 


Livros Infantis para quem ama viajar


Tia Dot e seu marido ganham uma viagem de volta ao mundo em um sorteio feito pela empresa "Sardinhas Bom Marinheiro". A cada página, o leitor encontra um envelope com carta da tia Dot para os sobrinhos contando o que está conhecendo e as aventuras vividas junto com tio Frank. Tem, também, mapa da região por onde eles estão, além de fotos e de objetos típicos dos países visitados.  

Autor: Harper Collins 

Editora Impala 


2)  Coleção Isto é : Isto é Paris, Isto é Nova York e Isto é Roma 


O escritor tcheco Miroslav Sasek escreveu esses 3 livros da coleção "Isto É" como guias de viagem de grandes cidades destinados a crianças. Na verdade, os adultos também o apreciarão. Pontos turísticos, curiosidades e peculiaridades de cada cidade vão sendo apresentados em um texto simples e informativo  As ilustrações, que são também de autoria do escritor, têm uma estética própria. Vale lembrar que esses livros são de 1960. Então, ao final do livro, constam algumas informações atualizadas. Mesmo assim, vale uma leitura junto às crianças, para falar como está a cidade hoje: o que foi construído, ampliado, reformado e por aí vai... 

Autor: Miroslav Sasek 

Editora: Cosac Naif


Livros para crianças que amam viajar

 


3) A Esquilinha Nina em Nova York 

Escrito por uma mamãe blogueira de viagem em parceria com a filha  - que acompanha os pais em todas as viagens - esse livro é um guia de viagem para crianças. Excelente exemplo de como inserir os pequenos no planejamento da viagem. Nina, a personagem principal, mostra que aprendeu algumas palavras em inglês pois está indo a Nova York e depois apresenta pontos turísticos da cidade. Ao final, 4 joguinhos que podem entreter as crianças em uma viagem de avião. As ilustrações também foram produção das autoras. 

Autor: Isabella M M Beux e Andrea Martins       

Editora : Malas e Panelas


Livros infantis para quem ama viajar



4) Asterix na Córsega 

Para aqueles que curtem quadrinhos, a leitura desse livro agrada em cheio. Uma verdadeira volta aos tempos antigos onde romanos, gauleses e corsos disputam, entre si, terras e poder. A história de Asterix e seus amigos na Córsega é uma ótima oportunidade de explorar as belezas da ilha francesa e conhecer um pouco de história. 


Livros infantis para quem ama viajar



Editora: Record



5) Coleção Diário de Pilar 


Essa coleção, com 8 títulos, narra as aventuras de uma menina chamada Pilar com seu amigo Breno e o gatinho Samba pelo Egito, Machu Picchu, África, Grécia, Amazônia, Índia e China. 

Com "gulodice geográfica", que é a vontade de conhecer o mundo todinho, Pilar e Breno vão navegar pelos rios da Amazônia em um barco cheio de redes, conhecendo lendas, alimentos típicos da região, alguns animais, aprendem até um pouquinho de tupi-guarani, enfim... Vale a pena embarcar nessa viagem. As ilustrações são muito bonitas e dão o ar de diário com fotos.   

Já no livro sobre a Grécia, os personagens Pilar, Breno e Samba conhecem e interagem com deuses e outros personagens da mitologia grega. Sempre de forma lúdica e envolvente, a autora conduz a narrativa introduzindo informações históricas.


Livros infantis para quem ama viajar

Autora: Flávia Lins e Silva 

Editora: Pequena Zahar



6) Kafka e a Boneca Viajante 


Por último, um livro que não é dedicado ao público infantil mas cuja história, com certeza, vai emocionar tanto o adulto que for ler quanto a criança que escutar.

Nesse livro apaixonante, Jordi Sierra, o autor, inspirado em uma história relatada pela companheira do conceituado escritor tcheco Franz Kafka, escreve/recria o que teria sido uma correspondência entre uma menininha que Kafka encontrou chorando em uma praça e sua boneca perdida. Os diferentes lugares por onde a boneca viaja rende muitas cartas. A história, que tem como cenário a praça Steglitz em Berlim, é de grande beleza.  


Kafka e a boneca viajante


Autor: Jordi Sierra I Fabra

Editora: Martins Fontes



Aliada a leitura dessas histórias, a família poderá ainda explorar mapas e fazer um levantamento de filmes/desenhos que se passam nas cidades citadas, com certeza, enriquecerá o olhar das crianças.  


Se você gosta de viajar, que tal criar um guia de viagem com dicas das crianças sobre o que visitar,   onde brincar ou o que mais gostaram de conhecer nos destinos?    



                                                    FOTOS: LILIAN AZEVEDO



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!