15 outubro 2023

ESSAOUIRA E EL JADIDA NO MARROCOS: ROTEIRO DE 1 DIA


Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia



O Marrocos é um país fascinante e, além das belezas já tão divulgadas, existem outras não tão faladas, mas que vale a pena serem visitadas. Vem comigo conhecer Essaouira e El Jadida num roteiro de 1 dia em cada cidade. 

Em nosso roteiro de viagem de 11 dias pelo Marrocos fizemos questão de visitar Essaouira e El Jadida, duas charmosas cidades no litoral que são banhadas pelo Atlântico e que têm em sua história uma relação com Portugal.  


Essaouira no Marrocos: roteiro de 1 dia



No caso de Essaouira, tudo começou com a fundação, em 1506, do forte chamado Castelo de Mogador pelo português Diogo Azambuja. Durou pouco tempo o domínio lusitano e dezenove anos mais tarde a cidade foi tomada pelos berberes. No século XVIII, a mando de um sultão, foi transformada em porto. Foi nessa ocasião que um arquiteto francês, o mesmo que projetou Saint Malo na Bretanha, foi convidado a projetar a cidade de Essaouira. 

É conhecida como a cidade praiana do Marrocos sendo muito apreciada por surfistas e windsurfistas em função do vento constante. Dizem que Jimi Hendrix esteve por lá no final da década de 1960, assim como outros astros do showbiz. O que posso dizer é que famosos e não famosos se encantam com a cidade.  

O Borj El Barmil é a fortaleza e cartão postal ícone de Essaouira. A torre, os barquinhos azuis e as gaivotas compõem um lindo e poético cenário. É daqueles lugares que você fica uns minutos admirando.  

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia


O antigo porto e a muralha de Essaouira foram cenário de Game of Thrones, a cidade vermelha de Astapor e seu centro histórico é Patrimônio Mundial pela Unesco desde 2009. Só isso já é uma boa desculpa para você incluir Essaouira em seu roteiro pelo Marrocos. 

Do alto da fortaleza antiga tem-se uma ótima vista do porto, da medina, da praia e do mar. É possível acessar a parte superior das muralhas por uma ladeira chamada Skala de la Kasbah. Uma fileira extensa de canhões e a torre podem ser vistas de perto. Na parte inferior da muralha há várias oficinas de artesanato que também comercializam seus produtos. 

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia

É legal chegar até o porto e apreciar os barquinhos azuis e os pescadores costurando e arrumando suas redes. No mercado de peixes, alguns quiosques e pequenos restaurantes servem pratos com os peixes frescos que acabaram de chegar. Você escolhe, pesa e eles preparam na hora.

Um programa para ser feito e repetido é caminhar pela medina, parte antiga da cidade, observando as construções, que em sua maioria, são pintadas de branco com as portas e janelas azuis. Aliás, as portas marroquinas merecem fotos. São muitas as ruelas estreitas que formam verdadeiros labirintos e sempre o turista se surpreende com algo interessante para ser observado, tais como: lojas de souvenirs, de almofadas e tapetes, objetos de madeira, de temperos, de pashminas, de cerâmicas maravilhosas. Enfim, tudo muito legal.

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia


A praça Moulay Hassan é uma das mais bonitas da cidade. Cheia de restaurantes, cafés e lojinhas, mas tem também algumas carrocinhas de suco de laranja, muito comum por lá, e outras de crepe de nutella. Irresistível!


       Em viagem ao Marrocos hospede-se em um riad e viva uma experiência diferente. 


Uma curiosidade é o tamanho de algumas portas. Dizem que era uma forma de todos, que fossem entrar na casa, fazerem uma reverência a quem viesse lhes atender. Era também comum que as casas tivessem, na parte de cima da porta ou do lado, um símbolo que identificasse seu morador: concha era para cristãos, estrela de cinco pontas era para os islâmicos e de seis pontas para os judeus. Já a ferradura indicava que ali morava um homem que servia ao rei.   

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia

Em Essaouira, nossa hospedagem foi no Raoud Rayane, uma graça de riad "escondidinho" em um beco tranquilo, no meio da medina. A localização privilegiada facilitou nossa circulação a pé para as atrações turísticas. Quem vê a porta, não tem ideia da graça de lugar que é esse riad. Este charmoso prédio de 3 andares dispõe de salas de estar em cada andar, wi-fi, suítes de bom tamanho e rooftop, onde é servido o café da manhã, por sinal, muito gostoso.  Todos os ambientes decorados com bom gosto.

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia



El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia


Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia


El Jadida foi fundada em 1513 como um entreposto comercial português e serviu como ponto de apoio para os navegadores na rota marítima para a Índia. Esteve sob o domínio português até meados do século XVIII, quando foi reconquistada pelos marroquinos. 

Foi eleita em 2009 como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesas no Mundo, ou seja, ela é uma das construções que foi edificada por Portugal fora de seu território. Em 2004, El Jadida foi classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco. 

Uma de suas primeiras construções foi a cidade fortificada chamada Cité Portugaise. Sua medina é ampla, com ruas largas e muito tranquila, onde o turista pode circular e se interessar em compras sem ser insistentemente abordado para negociações. Há muitas lojinhas bem interessantes, cafés e restaurantes. A igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, a antiga mesquita, que ainda preserva uma parte do antigo palácio dos governadores e a sinagoga demonstram que na Cité Portugaise havia um bom relacionamento entre pessoas de credos diferentes. 


Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia



Caminhando por sua rua principal, chega-se à fortificação que dá acesso às muralhas. É uma área bem ampla e é possível apreciar os baluartes, canhões, arcos e o mar. Sempre com um sobrevoo de gaivotas.

 

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia


 O grande atrativo da medina é a cisterna manuelina da Fortaleza de Mazagão, antigo nome de El Jadida. Construída em 1514 pelos portugueses, foi inicialmente um depósito de armas e, tempos depois, se tornou uma enorme cisterna que fornecia água limpa para a população. Hoje está fechada para obras, mas na ocasião de nossa viagem pudemos visitá-la. Achamos muito interessante observar o teto abobadado, as colunas de pedra e o reflexo na água.  


Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia


Outros passeios pela cidade são: a praia, o farol e o calçadão amplo bem cuidado e com muitas palmeiras. 

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia


Nossa hospedagem foi no riad La Maison des Épices. De todos os riads onde nos hospedamos, foi o mais simples, embora confortável. Durante a viagem, avaliamos não ter sido necessário pernoitar em El Jadida. Poderíamos ter feito apenas um passeio pela cidade e seguido para outro destino. Se fosse escolher hoje, eu iria preferir ficar 2 dias em Essaouira. 

 

Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia



Você se interessa por destinos menos conhecidos e fora do circuito turístico tradicional? Se a sua resposta for afirmativa esse post é para você.  Uma boa oportunidade de descobrir lugares, cidades, vilarejos e atrações muito legais. Assim poderá ampliar seu leque de opções na hora de montar roteiros de viagem. Vamos lá?


A Olívia do blog Olívia Garimpando Por Aí apresenta um Roteiro bate e volta de Praga a Kutná Hora 

Já a Regina Oki do blog Turista Fulltime nos conta sobre um  Passeio Bate e Volta de Aberdeen a Dundee na Escócia. 

Olha só o que a Gisele do blog Destinos Por Onde Andei vai nos mostrar: Puente Del Inca, bate e volta de Mendoza, Argentina.

Eguisheim, um conto de fadas no coração da Alsácia é o tema do post da Adelaide do blog Turista Imperfeito



  1. Ótimas dicas para um roteiro rápido para quem, como eu, ainda não conhece Essaouira e El Jadida. Adorei o seu relato porque como sempre destaca não só as atrações mas as cores e a culinária dos destinos.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Que roteiro incrível! Explorar cidades menos conhecidas como Essaouira e El Jadida, com suas conexões históricas com Portugal, deve ter oferececido uma perspectiva única e enriquecedora nessa sua viagem de 11 dias pelo Marrocos. A diversidade de experiências que esse país tem a oferecer é realmente fascinante. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de post, Lilian! Fiquei com muita vontade de conhecer melhor o Marrocos, um país sobre o qual eu sei tão pouco. Só parei em Casablanca por algumas horas, uma pena! Mas sua experiência de ter visitado essas duas cidades menores e ter se hospedado em riads deve ter sido muito especial. Gostaria de viver isso um dia! Obrigada por compartilhar. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas... Nao conhecia nem Essaouira e nem El Jadida, mas jà as coloquei na minha wishlist.
    Você também esteve em Casablanca? Penso em ir para o Marrocos ano que vem!

    ResponderExcluir
  5. A cada post que leio sobre o Marrocos fico com mais vontade de conhecer! acho lindos os detalhes da arquitetura e o tipo de experiência que pode-se ter no país. Não sabia nada sobre Essaouira e El Jadida e fiquei encantada!

    ResponderExcluir
  6. Era pra eu ter conhecido Essaouira quando estive no Marrocos, mas passei mal e tive que encurtar a viagem :( parece ser lindo mesmo lá, quem sabe um dia eu volto..

    ResponderExcluir
  7. Tenho um amigo que mora em Marrocos e tece sempre rasgados elogios a Essaouira. Agora compreendo melhor porquê. Que cidade linda. Já de El Jadida nunca tinha ouvido falar, mas fiquei impressionada com essa cisterna manuelina.

    P.S. os portugueses eram muito viajados, né? Estiveram em todo o lado

    ResponderExcluir
  8. O Marrocos é um país fascinante mesmo, tive a oportunidade de visitar bem rapidamente em uma parada de cruzeiro e fiquei impressionada com a arquitetura! Adorei também a comida. Lendo seu post me deu vontade de voltar e explorar mais. Belas fotos!

    ResponderExcluir
  9. Que beleza seu roteiro por Essaouira e El Jadida, Lilian, uma verdadeira volta ao passado destas cidades, porque a história parece estar por todos os lados. Seja no comércio tradicional, na gastronomia ou na arquitetura, parece que o tempo não passou por lá, não é mesmo?
    Tenho muita vontade de visitar o Marrocos e sua viagem é uma grande inspiração para mim. Quem sabe um dia vou percorrer seus passos por lá? Grande beijo e parabéns pelo belo post!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!