20 novembro 2023

PELA ORLA DE COPACABANA: UM PASSEIO INCRÍVEL DO FORTE DE COPACABANA AO FORTE DO LEME


Do Forte de Copacabana ao Forte do Leme no Rio de Janeiro

Quer fazer um passeio encantador na cidade do Rio de Janeiro? Venha caminhar pela orla de Copacabana, desde o Forte de Copacabana até o Forte do Leme, e explorar seus atrativos.  

Carinhosamente chamada de "princesinha do mar", por causa de uma antiga música do compositor Braguinha, Copacabana é um dos bairros da zona sul do Rio de Janeiro que mais desperta o interesse e a curiosidade do turista que chega à cidade. A festa de Réveillon na praia de Copacabana é uma das maiores do mundo, atraindo milhões de pessoas a cada ano. A queima de fogos é espetacular e é uma tradição muito querida pelos cariocas e disputada pelos turistas. A orla de Copacabana também teve um momento especial de agito e esplendor durante as Olimpíadas de 2016. Além disso, as areias de sua praia costumam ser palco de grandes shows e eventos esportivos. Enfim, por uma razão ou outra, todos já ouviram falar dela e querem conhecê-la ao vivo.

Capriche no protetor solar, use um boné ou um chapéu com filtro UV, roupas leves e tênis e vamos começar o nosso tour. Ao longo do passeio, faça algumas paradas para tomar uma água de coco, suco ou uma cervejinha recarregando as energias.  


Do Forte de Copacabana ao Forte do Leme no Rio de Janeiro
Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana, que é o ponto de partida do nosso passeio, fica no final do posto 6 da praia de Copacabana. Com localização estratégica, o forte tinha como função a proteção da Baía de Guanabara. Hoje abriga o Museu do Exército, onde o visitante pode aprender mais sobre a história militar do Brasil e as defesas costeiras da cidade. De suas muralhas, é possível observar o mar e todo o skyline da orla. 

Dentro do Forte de Copacabana existem 2 cafés excelentes. Um é da Confeitaria Colombo e o outro  chama-se Café 18 do Forte. As mesas internas são boas, caso o tempo não esteja legal, mas nada se compara a sentar na área externa, embaixo das árvores e tomar o café da manhã ou fazer um lanche apreciando o mar e a grande extensão de praia. 

Do Forte de Copacabana ao Forte do Leme no Rio de Janeiro
Forte de Copacabana


Saindo do forte observe, os barquinhos de madeira da colônia de pescadores Z-13. Todos os dias, bem cedo, com o nascer do sol é possível observar o movimento dos pescadores a sair com seus barcos. Mais tarde, quem quiser comprar peixes fresquinhos, pode fazê-lo em uma pequena "feira" organizada pelos próprios pescadores, que comercializam o que trouxeram de seu dia de trabalho.

Não deixe de admirar o desenho ondulado formado pelas pedras portuguesas brancas e pretas do calçadão de Copa, que é um dos ícones do Rio, e pode ser encontrado estampado em chinelos, cangas, postais e outros souvenirs. Originalmente o calçamento do calçadão de Copacabana foi feito por calceteiros portugueses e seu desenho foi inspirado no piso do Largo do Rossio em Lisboa. Em 1970, houve uma obra de alargamento da avenida Atlântica que beira o mar, e Burle Marx,  autor do projeto, fez uma alteração no desenho das ondas, que passou a ser paralelo ao mar.    


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro


Tire uma foto ao lado de Dorival Caymmi, o compositor baiano apaixonado pelo mar, que criou canções falando de sua beleza e que escolheu o bairro para sua moradia no Rio de Janeiro. 


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro
Escultura de Dorival Caymi


Mais adiante, talvez o visitante enfrente filas para tirar uma foto ao lado do grande poeta Carlos Drummond de Andrade, cuja estátua o representa sentado e pensativo.

Em seus quatro quilômetros e quinze de praia, diversas atividades de lazer são praticadas, tais como: beach tênis, futevôlei, ioga, surf, stand-up-paddle, natação, bodyboard, vôlei e frescobol. Não deixe de observar os vendedores ambulantes que circulam pela areia oferecendo quitutes e os mais variados produtos: chapéus, bonés, óculos, canga, biquínis, saídas de praia, bijuterias, mas o imperdível mesmo e marca registrada do Rio é o Biscoito Globo e o mate Leão.  

Enquanto a ciclovia é ocupada por ciclistas, patinadores, corredores e skatistas, o calçadão é o espaço dos carrinhos de bebê e daqueles que fazem caminhadas ou apenas passeiam. Aos domingos e feriados, a Avenida Atlântica é fechada aos carros e o espaço para os pedestres se amplia. Assim todos podem aproveitar mais.  

Entre os muitos e variados quiosques que se estendem por toda orla de Copacabana, tem até aqueles  cujo cardápio é elaborado por chef. Uns se destacam por serem bem estilosos na pegada dos beach club. 


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro


E o que dizer dos prédios da Avenida Atlântica? Alguns dos antigos são muito bonitos. Da década de 1930 em diante, muitos foram sendo construídos na avenida que se tornou um endereço requintado na cidade. 

Entre os que sobressaem, está outro símbolo do bairro que é o famoso Copacabana Palace (atualmente Belmond Copacabana Palace). É um hotel histórico construído na década de 1920 quando o Rio era capital e precisava de um hotel de luxo. Ao longo de sua história, hospedou celebridades internacionais, o que lhe conferiu muito glamour. Já foi palco de apresentação de Carmen Miranda e também de Nat King Cole. Teve desde hóspedes da realeza tais como: a rainha Elizabeth, o Príncipe Charles e a rainha Sofia da Espanha, até astros da música como: Frank Sinatra, Rolling Stones e Janis Joplin. É tombado como Patrimônio Histórico a nível nacional, estadual e municipal. Quem quiser ver de perto e à cores um pouquinho dessa lindeza, pode almoçar ou jantar em um de seus restaurantes (Cipriani, Pérgula e Mee) que estão abertos a não hóspedes.   

Do Forte de Copacabana ao Forte do Leme no Rio de Janeiro
Belmond Copacabana Palace

Não resta dúvida que se hospedar na avenida Atlântica de frente para o mar é fantástico e o turista poderá contar com vários hotéis, mas esse privilégio tem seu preço. No entanto, é bom saber que a hospedagem pelo bairro de Copacabana é farta e vai de apartamentos para aluguel, hostels a hotéis de rede de variados preços. Quem quiser conferir uma dica especial aí vai: Arena Leme Hotel. 

A avenida Princesa Isabel, em cuja esquina ficava o extinto hotel Meridien (pioneiro na iniciativa de lançar do seu terraço uma cascata de fogos de artifício no reveillon), é um marco para o início do bairro do Leme, um cantinho especial de Copacabana. Charmoso, tranquilo, meio escondidinho, mas perto de tudo. 

No final da Orla de Copacabana está a Mureta do Leme, um lugar agradável, a qualquer hora do dia, para se apreciar a vista. Mas no por do sol, torna-se um verdadeiro camarote vip. Sentado em algum quiosque ou na própria mureta, acompanhado ou sozinho, a vista é excepcional. Não deixe de tirar uma foto ao lado da escultura de Clarice Lispector, grande poetisa que foi moradora do bairro, e que está sentada junto ao seu cachorro. A história dessa escultura é bem interessante. Uma professora teve a ideia de homenagear a escritora e contou com o apoio da atriz Beth Goulart, que já tinha representado Clarice no teatro. Fizeram um abaixo assinado para ter permissão e o escultor Edgar Duvivier, autor da mesma, fez 40 miniaturas da escultura que foram colocadas à venda e ajudaram a custeá-la.   

O Caminho dos Pescadores, como diz o nome, é um estreito caminho, que margeia a pedra do Leme aos pés do Forte Duque de Caxias, por onde os pescadores passam para pescar. 

Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro
Escultura de Clarice Lispector, Mureta do Leme, Caminho dos Pescadores


Chegou a hora de visitar o Forte do Leme. Então se prepare para a subida bem íngreme por uma pista de paralelepípedo. A partir de certo trecho do caminho, a vista já começa a encantar e quando chegar lá em cima, você vai se perguntar por que demorou tanto para conhecer. Aí é só apreciar e agradecer pelo privilégio de estar nesse lugar. A vista é simplesmente sensacional!


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro
Vista durante a subida para o Forte do Leme


De um lado, avista-se o Pão de Açúcar, o mar, as inúmeras ilhas, veleiros e barquinhos. Do outro lado o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a praia de Copacabana inteirinha, o Forte de Copacabana bem pequenininho e o skyline da orla. 


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro


Construído entre 1776 e 1799, o Forte do Leme chamava-se Forte da Vigia pois não contava com armamento. Sua função era apenas tomar conta e avisar imediatamente aos outros fortes sobre a aproximação de inimigos. O Forte está numa área de proteção ambiental cercado pela Mata Atlântica e numa área do exército. 


Forte de Copacabana e Forte do Leme no Rio de Janeiro
Forte do Leme


Em resumo, o passeio pela orla de Copacabana, do Forte de Copacabana ao Forte do Leme, é uma opção de programa que combina um pouquinho de história e beleza natural. Ao explorar esses pontos turísticos, você terá a oportunidade de conhecer e apreciar algumas interessantes paisagens do Rio de Janeiro. Portanto, não deixe de incluir este passeio em seu roteiro quando visitar a cidade maravilhosa. 


Informações práticas: 

# Em termos de lugar para comer, é importante dizer que o bairro de Copacabana tem opções para todos os bolsos. Algumas opções ficam na orla, mas muitos outros restaurantes, botecos, cafeterias, padarias, delicatessen e supermercados podem ser encontrados pelas ruas do bairro.   

# Há quiosques, postos salva-vidas, banheiros e chuveiros em toda orla.  

# O metrô é uma forma bem prática de chegar a Copacabana e no bairro tem 3 estações: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. Saltando em qualquer uma delas, será necessário caminhar uns 2 quarteirões para chegar à Orla de Copacabana. 


Explorar a cidade onde moramos é um dos nossos programas favoritos de fim de semana. Por incrível que pareça, sempre tem lugares para descobrirmos, tirarmos fotos memoráveis e deixar principalmente  registrado em nossos corações. Agora, vamos ver os passeios que minhas amigas blogueiras destacam em suas cidades.


A Gisele Prosdocimi, do blog Destinos Por Onde Andei, mora na capital mineira e nos brindará com Visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras -B.H.

A Regina Oki, do blog Turista Fulltime, que assim como eu, mora no Rio escreveu Esplendor Real: Um Roteiro pelos Palácios do Rio de Janeiro mostrando que a cidade não é só praia e pode nos surpreender com outras belezas. 

Conheça alguns restaurantes de culinária internacional do Rio de Janeiro no post da carioca Olivia, do blog Olívia Garimpando Por Aí, que está sempre nos mostrando novidades garimpadas.

Lá da Itália, a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, vai nos falar do Quadrilátero da Moda de Milão, mostrando a elegância da cidade onde reside.

 

 








  1. Seu post delicioso me fez relembrar o percurso contrário que fiz com meu marido anos atrás, do Leme ao Leblon. Impossível não se encantar com este cenário e agradecer por suas dicas preciosas, típicas de uma carioca genuína. Amei a dica do hotel, anotadíssima aqui para quando eu puder retornar à Cidade Maravilhosa e ao encantador cantinho do Leme. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de passeio, Lilian! Confesso que, apesar de morar há tantos anos no Rio, nunca visitei o Forte do Leme (vergonha assumida!), mas a Orla de Copabana eu amo percorrer e é o programa imbatível toda vez que eu recebo parentes e amigos. Quem é que aceita voltar pra casa sem uma foto ao lado de Dorival Caymmi ou Carlos Drummond de Andrade? hahaha... Ah, esse Rio de Janeiro é mesmo muito encantador e a Princesinha do mar é um ícone! Post maravilhoso! Parabéns pela bela compilação!

    ResponderExcluir
  3. Esse passeio do Forte de Copacabana ao Forte do Leme ficou realmente incrível, parece tão óbvio, mas mesmo quem mora no Rio de Janeiro, muitas vezes nunca visitou e nem valoriza esses lugares tão icônicos, em dois bairros que são a cara da cidade. Adorei sua abordagem, adoro esse seu olhar e a maneira como você enxerga beleza nos detalhes, das estátuas famosas ao barquinhos dos pescadores.
    Belo roteiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Um passeio que mostra um itinerário diferente não somente para quem mora no Rio.
    Além dos fortes, adorei as vistas, simplesmente maravilhosas.
    Já salvei a dica para a minha próxima visita ao Rio de Janeiro.
    Parabéns pelas fotos lindas.

    ResponderExcluir
  5. Em amo caminhar pela orla de Copacabana e me permitir observar o mar, as pessoas... O Forte de Copacabana está entre os lugares que mais já fui na cidade e o Forte do Leme também tem um lugar especial no meu coração. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de passeio! Já estive tantas vezes no Rio mas não consegui passear de verdade por Copacana e não conheço os dois fortes. Achei uma sugestão ótima de roteiro!

    ResponderExcluir
  7. Falem o que quiserem falar mas Copacabana, em termos de beleza, é a maior! Um simples passeio de um ponta a outra e tantos atrativos e coisa legais ao longo do caminho! Delícia de post!

    ResponderExcluir
  8. Copacabana é o bairro que inspira os turistas quando visitam o Rio de Janeiro. Adorei o seu roteiro pela Princesinha do Mar. Como há programas tão lindos para se fazer!!

    ResponderExcluir
  9. Que passeio delícia esse de Copacabana até o Leme! Conheço só o Forte de Copacabana, mas o do Leme ainda não. São posts como esse que me deixam com vontade de voltar ao Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!