25 janeiro 2024

4 INCRÍVEIS MESQUITAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


                                 4 Incríveis Mesquitas que você precisa conhecer

                                     

Esse post é um convite a você vir comigo conhecer 4 mesquitas incríveis: Mesquita Hassan II em Casablanca, Mesquita Sheik Zayed em Abu Dhabi, Mesquita Azul e Hagia Sofia em Istambul. Elas são lindas atrações turísticas em cada uma dessas cidades e atraem, todos os anos, turistas de toda parte do mundo.

Acho importante salientar que, no momento atual, onde a intolerância religiosa, muitas vezes, causa problemas, conflitos, preconceitos e até morte, é mais que fundamental que valorizemos a diversidade religiosa, que tenhamos a capacidade de compreender e respeitar as crenças alheias e também de desenvolvermos a tolerância. 

As igrejas, sinagogas, mesquitas, terreiros e templos são prédios religiosos, que revelam muito do contexto histórico de um povo e do contexto cultural do lugar onde estão inseridos. Levando em conta que as viagens são uma oportunidade de nos conectarmos com universos diferentes dos nossos e ampliarmos nossas referências, nada melhor do que incluir essas visitas em nossos roteiros.   

Nós achamos muito interessante aprender como cada povo expressa sua fé e, apesar de não fazermos turismo religioso, sempre ficamos encantados com as igrejas, conventos, basílicas, catedrais e pequenas capelas que já tivemos a oportunidade de conhecer em viagem. Adoramos apreciar o estilo arquitetônico, as pinturas dos tetos, os altares, a riqueza de ornamentação e somos fascinados pelos claustros que algumas possuem. 

Apenas em 2019, tivemos a oportunidade de conhecer mesquitas e confesso que ficamos maravilhados tanto por suas histórias, por suas características em termos da construção dos prédios quanto dos ambientes internos.  

As mesquitas são as edificações religiosas do Islamismo. Elas apresentam traços bem específicos, tais como os minaretes, torres altas de onde os chamados à oração são feitos. No islamismo, a oração é feita 5 vezes ao dia e os fiéis são chamados pelo muezim, encarregado de anunciar, por meio de um som chamado Azan, o horário da oração.  Os minaretes chamam a atenção de longe e se tornam pontos de referência, o que acaba ajudando os turistas a se localizarem na cidade. 

As imensas cúpulas representando a abóbada celeste são ricamente decoradas com desenhos geométricos que, muitas vezes, refletem a arquitetura islâmica. 

Ao entrar nas mesquitas, logo nos deparamos com a sala de oração, geralmente um espaço muito amplo sem móveis e que fica na parte central da edificação. Ali, o chão é coberto com tapetes para proporcionar um local limpo e confortável para a prostração. É comum que nesse salão tenha o minbar, um tipo de púlpito, de onde o imã profere o sermão. Há locais separados para mulheres e homens. 

Outro elemento importante em sua arquitetura são os pátios abertos geralmente adjacentes ao salão de forma que a mesquita possa ter espaço suficiente para receber todos os fiéis. Nessa área é que ficam as fontes designadas aos rituais de purificação antes das orações. Os muçulmanos são incentivados a realizar a ablução (lavar partes do corpo) antes de se aproximarem de Deus em oração.

Todas as mesquitas são voltadas à direção de Meca, cidade na Arábia Saudita, que é sagrada para o Islamismo. Dentro das mesquitas, há um tipo de nicho na parede chamado Mihrab que indica a direção de Meca, para que os fiéis se coloquem em sua direção no momento das orações. 

As mesquitas frequentemente apresentam decoração elaborada com arabescos, padrões geométricos harmônicos e caligrafia árabe com trechos do Alcorão. Figuras humanas e de animais não são permitidas, assim como santos e estatuetas.  


4 Mesquitas Incríveis que você precisa conhecer - Mesquita Hassan II

  

4 Incríveis Mesquitas Que Você Precisa Conhecer


A primeira vez que entrei em uma mesquita foi na viagem ao Marrocos e confesso que fiquei impactada com a construção. Não é para menos, já que a Mesquita Hassan II é considerada a maior mesquita do país e do continente Africano e uma das maiores do mundo. É a única mesquita do Marrocos que permite a entrada de não muçulmanos.

Ponto turístico de destaque em Casablanca, a mesquita é uma obra-prima arquitetônica e está localizada à beira-mar. Na verdade, parte da Mesquita Hassan II foi construída sob o mar, já que foi inspirada em um verso do Alcorão que diz "o trono de Deus estava sobre as águas".  A mesquita possui uma parte do chão em vidro, o que proporciona aos fiéis uma visão fascinante do oceano abaixo. No entanto, essa parte só pode ser frequentada pela realeza. 

O teto da mesquita é todo trabalhado em cedro com avançada tecnologia, que permite sua abertura em poucos minutos. As paredes são revestidas em belíssimos mosaicos feitos à mão. O piso, em mármores de diferentes cores, tem um sistema de aquecimento no inverno. Colunas em mármore e mosaicos coloridos. Luminárias em cobre e lustres em murano. Portas gigantescas em titânio são trabalhadas em arabescos e funcionam com abertura elétrica.

4 Incríveis Mesquitas Que Você Precisa Conhecer

Outro espaço muito bonito é a sala de ablução, com algumas fontes em mármore em tons de verde, onde os fiéis devem lavar o rosto, o pescoço, braços e passar a mão molhada pela cabeça antes da oração. Essa é uma prática em todas as mesquitas, desde as mais simples às mais sofisticadas. 


4 Incríveis Mesquitas Que Você Precisa Conhecer

Os detalhes da fachada do prédio são também impressionantes. Seu minarete, com 210 metros de altura, é o mais alto do mundo. Ela é a única no país que permite a visita de não muçulmanos. 

4 Incríveis Mesquitas Que Você Precisa Conhecer

Só é possível visitar a Mesquita Hassan II em grupos guiados e é de impressionar a quantidade de turistas de diferentes nacionalidades que compõem cada grupo. 


4 Mesquitas Incríveis que você precisa conhecer - Hagia Sophia

Nesse mesmo ano, tivemos a nossa segunda oportunidade de visitar mesquitas e, dessa vez, foi em Istambul que fomos surpreendidos com a visita a duas delas.

Hagia Sophia, que fica em Istambul, na Turquia, foi construída em 537 D.C. como uma catedral bizantina. Sua construção foi uma verdadeira proeza para a época. Durante quase mil anos, sustentou o título da mesquita com maior cúpula. Muitos anos mais tarde, em 1453, foi transformada em mesquita e, em 1935, se tornou um museu, mas em 2020, voltou a funcionar como uma mesquita, adicionando outro capítulo à sua rica história. 

Hagia Sophia em Istambul na Turquia

É considerada um ícone da cidade de Istambul e não é pra menos. O prédio é simplesmente majestoso. É daqueles lugares que o turista não cansa de admirar por fora e por dentro. Os mosaicos em tons dourados, o domo, os lustres imensos e as colunas de mármore são admirados por visitantes que ficam de "pescoço duro" olhando para cima para observar todos os detalhes. 

 

Hagia Sophia em Istambul, Turquia

Na época em que passou a ser mesquita, vários mosaicos foram cobertos por gesso, porque eles retratavam cenas alusivas ao cristianismo. Já outros mosaicos foram danificados em um terremoto e alguns foram roubados e levados para Veneza. Hoje é possível admirar novamente alguns deles fruto de um trabalho de restauração feito por volta de 1848 pelos irmãos Fossati. 


Hagia Sophia em Istambul na Turquia
 

Ao longo dos séculos, a Hagia Sophia passou por várias transformações, refletindo as mudanças na região de Constantinopla/Istambul e as diferentes influências culturais. Sua arquitetura incorpora traços cristãos e islâmicos, refletindo a diversidade cultural de Istambul ao longo dos séculos. Seu design influenciou muitas mesquitas otomanas posteriores.


4 Mesquitas Incríveis que você precisa conhecer - Mesquita Azul


Mesquita Azul em Istambul na Turquia


Mesquita Azul, ou Sultanahmet Camii, é uma joia arquitetônica e um marco icônico em Istambul. Construída no início do século XVII, durante o reinado do sultão Ahmet I, a mesquita recebeu o nome de "Azul" devido aos azulejos de İznik que revestem seu interior, criando uma atmosfera deslumbrante e única. Tem uma imponente cúpula central e 6 minaretes elevados, a Mesquita Azul é uma obra-prima da arquitetura otomana e bizantina. Seu design impressionante combina elementos clássicos e inovações criativas, enquanto o pátio espaçoso proporciona um ambiente tranquilo para os fiéis. Localizada no coração de Sultanahmet, a mesquita é não apenas um local de culto, mas também uma atração turística daquelas, que não dá para perder. 


Mesquita Azul em Istambul na Turquia



4 Mesquitas Incríveis que você precisa conhecer - Mesquita Sheikh Zayed 


Mesquita Sheik Zayed em Abu Dhabi, EAU


A quarta vez que visitamos uma mesquita foi em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde está uma das mesquitas mais famosas do mundo, a Grande Mesquita Sheikh Zayed. De longe é possível ver a imensa construção branca com suas quase 80 cúpulas de diferentes tamanhos.

Inaugurada em 2007, é considerada a maior mesquita dos emirados e seu design impressionante mostra a beleza da arquitetura islâmica moderna do país. Materiais como ouro, pedras semipreciosas e os mais variados mármores foram usados em sua decoração. Simplesmente fantástica! 

O mármore branco, que reveste praticamente toda a mesquita, transforma o piso em um verdadeiro espelho que reflete a beleza e a simetria de suas colunas.

Mesquita Sheik Zayed em Abu Dhabi, EAU

Possui sete lustres gigantes de ouro e Swarovski e o tapete da sala de orações é o maior tapete feito à mão do mundo. Possui mais de 1000 colunas e 24 candelabros de ouro e capacidade para 40 mil fiéis. 

Mesquita Sheik Zayed em Abu Dhabi

O piso do pátio central apresenta um mosaico com imensas flores em diferentes cores de mármore incrustadas no mármore branco. As pilastras, que sustentam os arcos desse pátio, também apresentam esses mesmos mosaicos florais. 

No dia que fizemos a visita o céu estava bem encoberto, mas mesmo assim achamos tudo incrivelmente lindo. É recomendado fazer a visita mais para o meio da tarde para pegar o anoitecer e o acendimento das luzes, que realmente revela outro tipo de beleza. 

Mesquita Sheik Zayed em Abu Dhabi, EAU

     

A visitação é gratuita mas precisa ser agendada pelo site. Eu não achei muito fácil fazer o agendamento, mas fui à recepção do hotel e a recepcionista prontamente me ajudou. O controle de entrada na mesquita é muito rigoroso com as vestimentas e embora eu estivesse com um vestido de manga comprida, de tamanho midi e com uma pashimina, eles exigiram o uso de uma abaya, porque os tornozelos não podiam aparecer. Essa abaya teve que ser comprada lá mesmo em várias lojinhas que vendem souvenirs.    



Informações sobre como visitar cada uma das mesquitas mencionadas:

1) Mesquita Hassan II - Casablanca, Marrocos:

Localização: Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah, Casablanca, Marrocos.

Visitação: A mesquita está aberta para visitação e os ingressos podem ser comprados na bilheteria. 


2) Grande Mesquita Sheikh Zayed - Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Localização: Sheikh Rashid Bin Saeed Street, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Visitação: A Grande Mesquita Sheikh Zayed é aberta para turistas durante a semana, com exceção das sextas-feiras, que são reservadas para orações muçulmanas. 

Ingressos: É gratuita a visita, mas precisa ser agendada no site da mesquita. 


3) Mesquita Hagia Sophia - Istambul, Turquia

Localização: Ayasofya Meydani, Sultanahmet, Istambul, Turquia.

Visitação: os ingressos podem ser comprados via internet (https://muze.gen.tr/muze-detay/ayasofya) ou nas bilheterias no local. As filas para pagamento dos ingressos com dinheiro eram bem grandes, mas a compra com cartão de crédito era mais rápida. Com sua transformação em mesquita, em julho de 2020, pode ser que não tenha mais a venda de ingressos. Horário de funcionamento é de 9:30 às 19:00.

    

4) Mesquita Azul

Localizada em frente à Hagia Sophia e separada por um amplo jardim, a Mesquita Azul tem entrada  gratuita. 


Ao planejar visita às mesquitas, é sempre recomendável verificar as informações mais recentes sobre horários de funcionamento, regulamentos e eventos especiais que possam afetar a visitação. Além disso, respeitar as práticas religiosas e culturais é essencial ao explorar esses locais sagrados. Em termos de vestimenta, é obrigatório o uso de véu ou lenço cobrindo os ombros e a cabeça para mulheres. Pernas cobertas para homens e mulheres. Na porta é obrigatório tirar os sapatos.

Embora as mesquitas sejam lugares de culto e oração para os muçulmanos, os não-muçulmanos, ao visitá-las, podem aproveitar a atmosfera de serenidade e reflexão para fazer sua oração e ter um momento de tranquilidade e pausa da agitação do mundo exterior. 


Gostaram de conhecer essas 4 mesquitas incríveis? Bem, agora eu convido vocês para conhecer a respeito de outros templos religiosos. Leiam as dicas das minhas amigas blogueiras.


A Gisele Prosdocimi, do blog Destinos Por Onde Andei, escreveu sobre uma belíssima igreja na Itália. Santíssima Annunziata del Vastato, Genova.

A Olívia, do blog Olivia Garimpando Por Aí, diretamente da Tailândia, vai nos brindar com um post sobre Guia Para Visitar Templos na Tailândia.

Já a Regina Oki, do blog Turista Fulltime, traz dicas maravilhosas no post 10 Lindas Igrejas da Espanha e Dicas Práticas para Visitá-las .

E a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, que conhece muito da Itália, aborda em seu post Igrejas Barrocas de Roma que abrigam obras de Bernini. 


  1. Lilian, bela apresentação de 04 mesquitas, muito importantes, que realmente são muito belas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca visitei uma Mesquita e achei as imagens de todas que você citou incríveis. Precisamos mesmo falar sobre intolerância religiosa e visitar estes espaços pode contribuir muito.

    ResponderExcluir
  3. Uma mesquita mais linda do que a outra! Até hoje a única mesquita que conheço é a de Curitiba mesmo rs. Mas dessas do post, quero muito conhecer as 2 de Istambul!

    ResponderExcluir
  4. Sonho muito em conhecer a Mesquita Azul e Hagia Sofia em Istambul. Está na minha lista de sonhos. Já visitei a Grande Mesquita de Abu Dhabi e foi uma ótima experiência.

    ResponderExcluir
  5. De todas as mesquitas que você sugeriu, a Hagia Sofia, em Istambul, é a que mais tenho o sonho de conhecer! Que coisa mais linda essa arquitetura!

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso, Lilian! Eu acho mesquitas construções belíssimas e sua compilação é realmente impressionante. Da sua lista, tive a chance de conhecer a Hagia Sophia e a Mesquita Azul. São inesquecíveis, mesmo! A Mesquita Hassan II eu só pude ver do lado de fora, pois eu parei em Casablanca apenas por algumas horas e não havia tour guiado disponível. Fiquei arrasada (pretendo voltar lá um dia). Agora a Grande Mesquita Sheikh Zayed acho que é o principal motivo pelo qual eu quero conhecer Abu Dhabi e vou "levar" seu post comigo quando tiver a chance de ir até lá... rsrs! Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Que post maravilhoso, Lilian! Eu acho mesquitas construções belíssimas e sua compilação é realmente impressionante. Da sua lista, tive a chance de conhecer a Hagia Sophia e a Mesquita Azul. São inesquecíveis, mesmo! A Mesquita Hassan II eu só pude ver do lado de fora, pois eu parei em Casablanca apenas por algumas horas e não havia tour guiado disponível. Fiquei arrasada (pretendo voltar lá um dia). Agora a Grande Mesquita Sheikh Zayed acho que é o prinipal motivo pelo qual eu quero conhecer Abu Dhab e vou "levar" seu post comigo quando tiver a chance de ir até lá... rsrs! Beijão!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!