14 fevereiro 2024

BERLIM EM 2024: 10 MOTIVOS IRRESISTÍVEIS PARA UMA AVENTURA NA CAPITAL ALEMÃ

O que fazer em Berlim: 10 motivos para visitá-la



Descubra os encantos da capital alemã e faça de Berlim o seu destino em 2024! Da história fascinante à cena artística vibrante, esta cidade tem tudo. Vem comigo, pois neste post vou lhe apresentar 10 motivos irresistíveis para você conhecer ou revisitar Berlim. Prepare-se para uma aventura inesquecível no coração da Alemanha. 

Berlim é uma cidade que cativa viajantes de todo o mundo por inúmeras razões. Sua rica história é evidente em cada esquina, desde os icônicos restos do Muro de Berlim até os impressionantes museus reunidos na Ilha dos Museus. Além disso, a cena artística da cidade é incomparável, com galerias de vanguarda, grafites deslumbrantes e uma infinidade de performances culturais. A culinária berlinense é uma fusão de sabores internacionais e locais. Com uma atmosfera cosmopolita e acolhedora, Berlim é o destino perfeito para quem busca cultura, história, natureza, arte e diversão em 2024. 


10 MOTIVOS PARA VISITAR BERLIM EM 2024


1) Aeroporto novo

Berlin Brandenburg Airport (BER) é o mais novo aeroporto de Berlim substituindo os aeroportos Tegel e Schonefeld. Não existem voos diretos do Brasil para Berlim, mas o moderno aeroporto de Brandenburgo (BER) é um hub importante que recebe voos de várias cidades do mundo e também atende a um grande número de companhias aéreas. Só para vocês terem ideia,o BER está entre os 15 centros aéreos europeus mais movimentados. Sendo assim será tranquilo chegar a Berlim.  


O que fazer em Berlim: 10 motivos para visitá-la

O turista que desembarca no BER também terá a facilidade de se deslocar de trem para o centro da cidade. Para aqueles que chegam no terminal 1 e 2, é possível pegar os trens regionais, o  S-Bahn e o Airport Express (FEX), e descer em importantes estações como a Alexanderplatz. Dessa forma, não dependerão de táxi, Uber nem transfer, embora os possam utilizar, se assim desejarem. 

Nós já viajamos para Berlim com a TAP e fizemos uma conexão em Lisboa. Outra boa opção é viajar com a Lufthansa, desembarcar em Frankfurt e aproveitar uns dias na cidade. Depois é só pegar um trem em direção à capital. Aliás, viajar de trem pela Europa é prático, pois a malha ferroviária é muito ampla. O trem oferece outras vantagens, tais como: não ter necessidade de chegar com muita antecedência, nem precisar de check-in, facilidade no embarque e desembarque, a localização das estações ferroviárias que, de modo geral, ficam no centro da cidade, não há limite de peso da bagagem, entre outras.

O que fazer em Berlim: 10 motivos para visitá-la


Na última vez que fomos a Berlim, saímos de Amsterdam de trem e descemos em Hauptbanhof (estação central). Dali, pegamos o S-Bahn até Alexanderplatz e caminhamos até a nossa hospedagem, que era o hotel H4 Berlin Alexanderplatz. Ótima opção na cidade, pois tem uma localização central e dá para fazer muita coisa a pé.


O que fazer em Berlim: 10 motivos para visitá-la
Hauptbahnhof


Para chegar em Berlim existe ainda uma opção bem interessante que é a viagem noturna de trem. Esta é uma maneira de economizar tanto em diária de hospedagem quanto em tempo, pois o deslocamento de uma cidade para outra ocorre enquanto o viajante está dormindo. Quando o dia amanhece, o visitante já está desembarcando em Berlim. Foi feita uma modernização nas cabines dos trens e elas estão bem confortáveis.

A oferta desse tipo de deslocamento de outras cidades para Berlim, por trens noturnos, aumentou e os viajantes poderão sair de: Estocolmo, Copenhagen, Viena, Zurich, Basel, Graz, Budapeste, Bratislava, Praga, Paris, Amsterdã e Bruxelas. 


2) BER Runway

Quem chega a um país ou sai dele sempre passa pelo controle de segurança e, muitas vezes, é um processo demorado, visto que os pertences de cada passageiro precisam ser verificados. No aeroporto de Brandenburg, o viajante conta com um serviço gratuito que agiliza a sua passagem por esse setor. Ele se chama BER Runway. O passageiro agenda online um horário, recebe a confirmação por e-mail com o número da pista de entrada do aeroporto pela qual deverá passar. Esse serviço está disponível para chegada e partida de Berlim.       


3) Deslocamento pela cidade

A capital alemã possui 12 distritos, e cada um tem suas características próprias e seus atrativos, tais como: parques, galerias de arte, rios, lagos, trilhas, monumentos, livrarias, bares, lojinhas descoladas, museus. Enfim, sempre algo diferente e interessante para ser explorado. Isso merece ser dito, para que o turista não se prenda a visitar apenas um deles. Caminhar ou pedalar uma bicicleta são duas formas bem legais de conhecer cada região, mas se precisar ir mais longe, é importante saber que Berlim é muito bem servida de transporte público: ônibus, metrô e trem. É frequente vermos grupos passeando de patinete e segway, que também deve ser um jeito bem divertido de circular pela capital alemã.

O que fazer em Berlim: 10 motivos para visitá-la

  

Meu marido e eu gostamos de ir a pé para as diferentes atrações, pois assim sempre descobrimos cantinhos interessantes da cidade. No entanto, usamos metrô para distâncias maiores, como foi o caso de nossa visita a Charlottenburg Schloss, que adoramos e recomendamos. Localizado no lindo bairro residencial de mesmo nome, esse castelo, que foi o antigo palácio do reino da Prússia, oferece a oportunidade de se conhecer a opulência da vida da realeza observando os jardins suntuosos, os ricos aposentos, a grandiosidade das salas, além dos objetos decorativos e as antiguidades que ornamentam cada ambiente.  

O que fazer em Berlim: 10 motivos para visitá-la
Charlottenburg Schloss

Também para ir até a East Side Gallery, o metrô foi nosso transporte. Não tínhamos conseguido visitá-la na primeira vez em Berlim, e dessa vez não deixamos passar. Essa incrível galeria de arte a céu aberto foi produzida por artistas de diversos países que contribuíram para esse projeto, cobrindo com pinturas murais parte remanescente e preservada do Muro de Berlim. São grafites e pinturas muito instigantes e, entre as peças mais famosas, está "O Beijo Fraternal", que retrata o líder soviético Leonid Brezhnev e o líder da Alemanha Oriental, Erich Honecker, em um beijo apaixonado, simbolizando a relação entre os dois estados durante a Guerra Fria.

O que fazer em Berlim: 10 motivos para visitá-la
East Side Gallery


4) Atrações na cidade


Seja visitando pela primeira vez, seja revisitando a cidade, os pontos turísticos tradicionais não podem faltar no roteiro berlinense. Assim, todos devem conhecer o Portão de Brandenburg, o Parlamento alemão no Palácio Reischstag, o Checkpoint Charlie, o Memorial aos Judeus Mortos, a Berliner Dom, a Topografia do Terror, a Potsdamer Platz, a Torre de TV, a Bebel Platz, a East Side Galery, a Kaiser Wilhel Gedachtniskirche, a Ilha dos Museus, fazer um cruzeiro no rio Spree, passear pelo Tempelhof Park e circular pela cidade sem destino certo, ou seja, explorando e aproveitando cada recanto da cidade. 

10 Atrações em Berlim que você não pode


5) Going Local Berlin


Para ampliar o seu olhar sobre a capital alemã e te fazer passear como um verdadeiro berlinense, a Visit Berlin tem um aplicativo gratuito, o Going Local Berlin, que também funciona off-line. Nele o visitante poderá personalizar um roteiro marcando seus programas favoritos.  

Basta baixar o aplicativo Going Local Berlin e o turista terá Berlim em suas mãos. Muito prático para acessar todas as informações necessárias e desenhar os mais variados roteiros pela cidade.

O aplicativo está organizado por critérios, tais como: interesses, bairros/regiões, tours e mapa. Além disso, em cada categoria há um detalhamento em outras subcategorias e, ainda assim, é possível aplicar filtros. Dessa forma, se o turista pesquisar, por exemplo, "Interesses" ele encontrará: Lazer e Esportes, Comidas e Drinks, Cinema e Teatro, Arte e Cultura, Parques e Lagos, Compras, Pontos de Interesse para fotos, Arquitetura e Centros de Turismo. Ao colocar filtros, ele poderá escolher: dias com tempo bom, dias chuvosos, dias muito quentes, para crianças, gratuitos etc... E assim vão aparecendo mais opções.  
Já se ele escolher pesquisar "regiões/bairros" encontrará os 12 que fazem parte da capital. Em cada um haverá informações a respeito do mesmo e de lugares legais que existem nesse bairro. Clicando em "lugares" há a possibilidade de aplicar vários filtros e, dependendo do que for selecionado, aparecem não só sugestões do que fazer por lá como também outras dicas são apresentadas. Enfim, uma riqueza de possibilidades!    


6) Novidades em Berlim



6.1) Fotografiska 
Fotografiska, que é um conceituado museu dedicado a exposições fotográficas de renomados  fotógrafos, inaugurou sua quarta filial em Berlim. Nele, o visitante poderá desfrutar de uma programação diferenciada de artes, cultura e experiências gastronômicas. Em seu acervo constam obras de arte contemporânea expostas numa área de 1.100 metros quadrados. O Fotografiska Berlim está localizado num belíssimo prédio histórico que foi amplamente reformado. Nesse espaço também são realizados workshops e concertos. O horário ampliado de visitação, que vai até às 23h, é um diferencial. O Fotografiska conta também com uma padaria e um café bar.  

 
6.2) Humboldt Fórum

A Ilha dos Museus, onde existe uma vasta gama de opções, conta desde 2021 com mais um equipamento cultural de porte, o Humboldt Fórum, novo centro de Cultura e Ciências, que em seus 28 mil metros quadrados, exibe um enorme acervo visto que incorporou o Museu de Arte Asiática e o Museu Etnológico de Berlim. O prédio reconstruído foi do antigo Palácio de Berlim. Sabendo dessa novidade, dedique um dia inteiro para uma imersão cultural na Ilha dos Museus.

6.3) Museu Pergamon
O museu Pergamon, um dos mais visitados, está passando por um amplo processo de melhorias e restauração e ficará fechado por alguns anos. Apenas algumas coleções ficarão disponíveis para visitação.  

Berlim 2024: 10 motivos para visitar



6.4) Novos museus
O Samurai Museum é o primeiro museu sobre a arte samurai na Europa. Uma de suas coleções apresenta objetos sobre artes marciais e a cultura japonesa. O Sculpture Gardens (Jardim das Esculturas) na área externa da Neue National Galery, teve todas as esculturas tratadas, limpas e envernizadas. Já o Museum of 20th Century ainda está em obras e só será inaugurado em 2026. 


7) Eventos em Berlim 2024

7.1) 35 anos da queda do Muro de Berlim


Em novembro de 1989, caiu o Muro de Berlim e esse fato histórico marcou o início de uma nova era com a Reunificação da Alemanha. Em 2024, a Alemanha organizará vários eventos em comemoração aos 35 anos de queda do muro. Berlim terá muitas atividades para celebrar o significado desse momento histórico e as mudanças que isso trouxe para o país, entre elas o aumento importante do turismo. 

Na minha primeira visita a Berlim, a maior expectativa era ver o muro de Berlim. Visitamos a Topografia do Terror, museu/centro de documentação que documenta os horrores nazistas e na parte atrás do prédio pudemos ver um pedaço intacto do mesmo. 

Berlim em 2024: 10 motivos para visitá-la


Já na segunda vez, visitamos a East Side Gallery, na qual também se vê uma parte do muro onde mais de 100 artistas fizeram pinturas e vários murais exibem imagens coloridas de esperança e liberdade. 


7.2) Campeonato Europeu de Futebol de 2024 


O campeonato europeu de futebol, também chamado de EuroCopa ou ainda UEFA EURO, é uma importante competição que ocorre, a cada quatro anos, entre as melhores seleções europeias de futebol. Em 2024, o país sede será a Alemanha e as cidades anfitriãs serão: Colônia, Munique, Frankfurt, Hamburg, Dortmund, Leipzig, Gelsenkirchen, Stuttgart, Dusseldorf. Sendo assim, cada cidade está se organizando para oferecer o melhor aos visitantes.

Já a capital Berlim, que receberá o jogo que marcará a disputa final, está preparadíssima para surpreender a todos, oferecendo 4 semanas de festival. Uma de suas importantes atrações será o enorme telão no Portão de Brandenburg, onde o último jogo será projetado. O trânsito ficará interrompido na área e um imenso gramado será colocado para que todos possam sentar confortavelmente e assistir ao jogo num clima de confraternização e alegria. Até quem não aprecia futebol vai ficar animado para visitar a cidade e participar dessa festa.
 
Berlim em 2024: 10 motivos para visitá-la



8) Iniciativas Sustentáveis para o Turismo - Green Stars Michelin


Se você é um apreciador da alta gastronomia, saiba que em Berlim existem alguns restaurantes que exibem o "selo estrela verde Michelin", o que significa que esses ambientes têm um compromisso diferenciado com uma gastronomia mais sustentável. A redução do consumo de energia, do uso de plástico e do desperdício alimentar, assim como a agricultura biológica e o abastecimento com produtos locais que se desloquem menos de 100km até o restaurante, são alguns dos aspectos observados para a concessão do selo. 


9) Bate e volta a Potsdam, a Versailles alemã


Quem visita Berlim e aprecia fazer um bate e volta, uma boa ideia é visitar Potsdam. Aliás, conhecer essa cidadezinha, que fica a 25km da capital alemã, é também dica do Visit Berlin. Bem próxima da capital alemã, a linda Potsdam é um verdadeiro paraíso para os amantes da história e da cultura, com seus palácios e jardins exuberantes. Além disso, a cidade possui uma atmosfera tranquila, charmosa, mas muito animada, já que abriga 3 universidades.

Berlim 2024: 10 motivos para visitar



 
O Parque Sanssouci é um belíssimo complexo arquitetônico formado pelo Schloss Sanssouci, o Neues Palais, a Chinesisches Haus e o Moinho de Vento. Nos simétricos jardins e "túneis" verdes encontramos esculturas, chafarizes, o moinho histórico e colunas formando uma pérgola semicircular. Depois da visita ao interior a dica é explorar a área externa, sentar em um dos bancos do jardim e apreciar a beleza de cada recanto. Tudo isso pode ser visitado em uma manhã ou tarde.

Berlim 2024: 10 motivos para visitar


O Palácio Sanssouci, prédio amarelo que logo chama atenção de quem chega por lá, foi residência de verão de Frederico II, rei da Prússia. As escadarias que levam ao palácio são ladeadas por vinhedos estabelecidos em degraus, formando um cenário lindo. 

Berlim 2024: 10 motivos para visitar
Jardins de Sansouci


                          Já acompanha o perfil Uma Senhora Viagem no Instagram?  



O interior do palácio tem cômodos luxuosos, colunas de mármore, paredes revestidas de papéis de parede, pinturas e apliques em louça colorida e outros dourados em alto relevo. Os móveis requintados, assim como as porcelanas, espelhos e pinturas, fazem com que os ambientes sejam muito imponentes.


Berlim em 2024:10 motivos para visitar
Interior do Palácio Sansouci

 
Tudo é tão maravilhoso e de grande valor histórico que, em 1990, o palácio Sanssouci e seus jardins foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.        

Depois que terminar essa visita, vale super a pena dar uma volta pela cidade, que é uma gracinha. O centro histórico tem lindos prédios, o bairro holandês Hollandisches Viertel com várias casas típicas em tijolinhos vermelhos, uma rua de pedestres com várias lojinhas charmosas, cafés e restaurantes e até um Portão de Brandemburg em tamanho bem menor. 

Berlim em 2024:10 motivos para visitar
Centrinho de Potsdam


Para chegar a Potsdam, nós pegamos o trem em Berlim na estação Alexanderplatz, fomos até Potsdam Hbf (estação central) e depois pegamos um ônibus. Na volta, fomos caminhando até a estação de trem de Potsdam e avaliamos que uma estadia de 1 ou 2 noites em Potsdam seria uma oportunidade interessante de explorar melhor a cidade. 

10) Mercados de Natal 


Se sua viagem para a Alemanha for no final de 2024, prepare-se para conhecer uma tradição encantadora e mundialmente famosa que são os Mercados de Natal.  
As praças e os locais próximos das prefeituras e de igrejas são o cenário perfeito para os mercados berlinenses, que já chegam a 60. As árvores de Natal, os presépios e os espaços iluminados por luzes cintilantes criam a atmosfera natalina perfeita. Nas barracas, o artesanato, os enfeites natalinos e outros produtos no mesmo tema, tais como: velas, biscoitos e brinquedos de madeira, são bastante apreciados. Os stands com vinho quente e comidas típicas também fazem sucesso e são muito procurados. Em alguns mercados, apresentações musicais e de corais alegram o público. Carrossel, roda gigante e pista de patinação são encontrados em alguns mercados natalinos para diversão dos visitantes. É ou não é um programa obrigatório para mergulhar na magia do Natal?   

Berlim 2024: 10 motivos para visitar
Mercados de Natal


Onde se hospedar em Berlim

Das duas vezes que visitamos Berlim nos hospedamos em Mitte, o bairro queridinho dos turistas, que é um lugar  muito simpático, central e tranquilo. É servido por metrô, mas também tem uma localização legal e dá para ir a pé para várias atrações. Além disso, Mitte é bem servido de supermercados, restaurantes e lojinhas interessantes. 

Na primeira viagem ficamos no Art' Otel Berlin Mitte e na segunda vez escolhemos o H4 Hotel Berlin Alexanderplatz. Achei bem ampla a oferta de hospedagens em Berlim. 

Prepare-se para ver as dicas que o Visit Berlin apresentou. Hotéis belíssimos, que estão sendo considerados tendências em hospedagem na capital alemã. Luxuosos, modernos, clássicos, exclusivos, requintados, exóticos e/ou com serviços diferenciados, cada um se destaca em um ou vários aspectos e busca oferecer uma experiência única aos seus hóspedes. Aqui estão alguns deles: Hotel Oderberger, Hotel Wilmina, Sly Berlin Hotel, Hotel Numa Arc e The Hoxton. Veja se cabe em seu orçamento, faça uma reserva e depois nos conte como foi.


Qual a melhor época para visitar Berlim?

Berlim pode ser visitada em qualquer estação do ano. Para isso, é importante o visitante saber quais as características de cada uma e se preparar com vestuário adequado. É também importante pesquisar as atrações que deseja visitar, para ver a necessidade de comprar os ingressos com antecedência. Dizem que no verão, que é considerada alta estação, a cidade fica muito movimentada, o que acarreta restaurantes cheios, atrações lotadas, preços de hospedagem mais caros. 

Estive em Berlim 2 vezes: uma no outono e outra bem no final do verão. Em todas as duas pegamos temperatura agradável sendo necessário casaco para usar no início da manhã e final do dia. 

Berlim 2024: 10 motivos para visitar
Outono em Berlim


Agradecimento à Berg Eventos que nos convidou para assistir uma apresentação da Visit Berlin no Rio de Janeiro. Na ocasião, eles divulgaram um excelente material que foi importante para a elaboração deste post, trazendo informações atualizadas e novidades sobre a capital alemã. 

Meu marido e eu já estivemos em Berlim 2 vezes e podemos lhe garantir que é uma cidade encantadora. Conhecemos muitos lugares que foram citados pelo representante da Visit Berlin e bateu uma grande saudade. Aliás, aumentou a nossa vontade de um dia voltar a Berlim aproveitando para ampliar o roteiro e viajar por outras cidades alemãs. 

Se visitar Berlim já era uma maravilha, imagine agora com todas as novidades que a Visit Berlin apresentou! 


Fotos: J.C. Alvarez


  

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!