05 setembro 2020

O QUE FAZER EM CAMPOS DO JORDÃO FORA DE TEMPORADA : 6 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS


O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada



Sabe aquele mix de fondue, lareira, vinho, chocolate quente e arquitetura enxaimel ?  Em Campos do Jordão é possível desfrutar de tudo isso, fora os programas ao ar livre e culturais. A 1628 metros de altitude, a cidade é muito badalada no inverno, embora seja atrativa em todas as estações do ano. Vem conhecer o que fazer em Campos do Jordão fora de temporada. 

Conhecida como a "Suíça brasileira", Campos do Jordão, é uma linda cidadezinha paulista situada na região da Serra da Mantiqueira. As construções charmosas - inspiradas no estilo europeu - enfeitam a cidade e as folhas dos plátanos - árvore típica do Canadá - colorem suas ruas. As araucárias marcam presença e, no verão, as hortênsias, nas mais diferentes cores, são um show a parte.

O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada.
Folhas de plátano em Campos do Jordão


Campos do Jordão tem a fama de ser cara e na alta estação é, realmente, difícil encontrar opções econômicas. Além disso, nessa época, a cidade fica com movimento intenso de turistas. Fora da alta temporada a cidade permanece com clima agradável e fica mais tranquila para "turistar".

Muito bem estruturada para receber visitantes, Campos do Jordão oferece muitos hotéis, pousadas, restaurantes, chocolaterias, pizzarias, bares, além da famosa cervejaria Baden Baden. As roupas de frio fazem sucesso no quesito compras e o melhor é quando pegamos o período das liquidações.

O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada


Um pouco da história da cidade :

A origem de Campos do Jordão é semelhante a de muitas outras cidades brasileiras, ou seja, desbravadores portugueses, em busca de ouro, foram alargando os horizontes, explorando matas e traçando novos caminhos. De um dos loteamentos da Fazenda Natal criou-se um vilarejo que, pouco a pouco, foi crescendo e se desdobrando em outros que formaram os bairros de Campos do Jordão.

O ar puro de montanha contribuiu para que, desde o final do século XIX e início do século XX, se instalassem na cidade sanatórios para tratamento de pacientes com tuberculose e pneumonia. Inspirados pelas cidades sanatórios da Suíça e Alemanha, foi feito um investimento na construção de toda uma estrutura que atendesse a essa necessidade : pensões, hotéis, parques, restaurantes etc...

A partir de 1960, a cidade foi se voltando pra sua vocação turística e, de la pra cá, tem investido cada vez mais. Não é à toa que figura entre as cidades mais procuradas por turistas brasileiros.

O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada : 5 imperdíveis atrações


# Parque Amantikir

Em 60.000 m2 encontramos lindíssimos jardins temáticos, laguinho, pontes, área de coníferas, canteiros floridos e coloridos, árvores de diversas espécies, mirantes, espelho d'água, áreas com projetos paisagísticos irretocáveis. O Amantikir parece ter sido planejado de forma a realmente encantar.
O visitante é impactado, assim que entra, pela beleza do lugar e pelo capricho com que ele é cuidado.

O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada.
Parque Amantikir, Campos do Jordão.

Com inspiração japonesa, francesa, austríaca, inglesa e de outras partes do mundo, os jardins conseguem transmitir uma imagem de cada um desses lugares. Por isso, também é conhecido como "jardins que falam" 

Esse abaixo me lembrou os quadros de Monet, concorda ?  


Lago das Pontes, Parque Amantikir, Campos do Jordão.
Lago das Pontes, Parque Amantikir.


Que tal imaginar um passeio pelos jardins de alguma cidade japonesa ?

Parque Amantikir, Campos do Jordão, SP
Parque Amantikir, Campos do Jordão,SP.



Difícil dizer o que se destaca entre tantos recantos bem cuidados e belos. Os labirintos de grama e de arbustos são bem procurados e as pessoas se divertem interagindo no espaço. A Casa da árvore está mobiliada e parece pronta para receber hóspedes.
 
Labirinto de grama, Parque Amantikir, Campos do Jordão.
Labirinto de grama, Parque Ammantikir



Labirito no Parque Amantikir, Campos de Jordão.



O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada.



Durante o passeio tem sempre algo para te surpreender. É difícil dizer o que é mais interessante e o ideal é fazer um tour com calma para desfrutar da beleza e da paz.

Parque Amantikir


Esse maravilhoso Parque Amantikir nasceu do sonho de Walter Vasconcelos, o Dr. Garden, agrônomo e morador de Campos do Jordão responsável pelo trabalho com paisagismo e jardinagem em várias propriedades na cidade. O Dr. Garden "curava" jardins e considerava importante que um grande número de pessoas tivesse acesso a visitar e apreciar a beleza deles. Assim, em 2007 foi inaugurado o Parque Amantikir no local, onde anteriormente, funcionou o Haras Serra Azul.

Parque Amantikir em Campos do Jordão/SP.


# A infraestrutura conta com restaurante, café, banheiros e estacionamento gratuito.
# É necessário ingresso que é vendido na bilheteria do parque.
# O acesso é sinalizado e há ponto de táxi na porta. 

#Projeto Mãostiqueiras

No caminho para o Parque Amantikir vale uma parada no Projeto Mãostiqueiras.
É só conhecer um pouquinho do projeto pra se apaixonar pelo trabalho que transformou a vida de mulheres das mais diferentes idades e nos presenteou com tantas lindas peças produzidas artesanalmente.
Juliana Müller Bastos é a idealizadora do projeto que utiliza a lã pós tosquia [anteriormente descartada] para produzir objetos decorativos. O grande barato desse projeto é que, dessa forma, está gerando renda para as mulheres artesãs, valorizando o saber artesanal que elas possuem e desenvolvendo um trabalho sustentável.

Projeto Mãostiqueira em Campos do Jordão.
Projeto Mãostiqueira em Campos do Jordão.
Fomos super bem recebidos por uma moça que nos mostrou todo o espaço, falou do processo de produção, nos apresentou às ovelhinhas e ao artesanato. Cada peça tem uma etiqueta com nome da artesã e a técnica usada.

# Horto Florestal


O Parque Estadual Campo do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, é outro espaço de contato com a natureza que deve fazer parte de um roteiro pela cidade. Criado em 1941, é o parque mais antigo do estado de SP.
De bicicleta ou numa caminhada, os visitantes podem observar a vegetação de Mata Atlântica, araucárias, lagos, riacho com enormes e coloridas carpas e explorar trilhas. Outras atividades como arvorismo e tirolesa atraem visitantes que gostam de aventura. Os pinheiros e outras coníferas contribuem para a beleza ao parque. 


O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada


 

# Museu Felícia Leirner

É muito interessante visitar esse museu pois as obras estão instaladas pelos jardins, a céu aberto. Esculturas em cimento branco, bronze e granito dividem espaço com a natureza.
  
Inaugurado em 1979, o museu conta, também, com um auditório, que recebe apresentações musicais, e é palco do Festival Internacional de Inverno.

A artista plástica Felícia Leirner, polonesa de nascimento e brasileira de coração, teve seu trabalho reconhecido no Brasil e em vários países europeus. Ela viveu na capital paulista e em Campos do Jordão. 

Museu Felícia Leirner, Campos do Jordão.





# Palácio Boa Vista 

É possível fazer uma visita guiada e, assim, conhecer o palácio, que é a residência de inverno do governador de São Paulo. O estilo arquitetônico lembra o dos palácios europeus. Como está situado em um bairro mais alto, de lá se tem uma vista interessante da cidade. Quando o governador está hospedado por lá, não é permitida a visita.

Palácio Boa Vista, Campos do Jordão.



# Bonde Turístico / Trem Turístico

Um programa que agrada muito as famílias com crianças é fazer um passeio no bonde turístico. Ele  percorre um trajeto de 4 km, partindo da estação Emílio Ribas e indo até o Portal da cidade. Os trilhos  seguem paralelo à avenida principal, e neles circulam os bondinhos amarelo e vermelho.

O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada

Trem turístico de Campos do Jordão.


Há muitos anos fizemos um passeio de trem de Campos do Jordão até Santo Antonio do Pinhal e adoramos, mas não existe mais esse trajeto. Se você, como nós, ama passear de trem, há o "trem turístico Piracuama" entre essa cidade e Pindamonhangaba.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada em 1914, foi idealizada pelos médicos Emílio Ribas e Vitor Godinho para facilitar o transporte dos pacientes que procuravam os sanatórios da cidade. Após reformas e adaptações, os trens passaram a ser utilizados com fins turísticos. 


Onde se hospedar em Campos do Jordão Pousada Villa Amistá

São muitas as opções de hospedagem em Campos do Jordão, mas não esqueça que esse é um destino muito procurado, principalmente no inverno. Se você puder ir fora de temporada, dá para curtir um clima super gostoso e não gastar tanto. Se ficar em Vila Capivari é bem possível circular a pé para comer e fazer compras. Já em outros bairros será necessário usar o carro.

Em nossa visita à cidade, em junho de 2019, nos hospedamos na Pousada Villa Amistá e ficamos encantados com toda a experiência. Com nota 9,8 no Booking, a pousada é, realmente opção excelente de estadia.

A Villa Amistà está localizada na Vila Capivari em uma rua tranquila, bonita e arborizada. O prédio tem design moderno e seus amplos janelões em vidro possibilitam a integração de vários ambientes com a área externa. Aguardamos a liberação do nosso quarto em um charmoso e bem decorado hall.

Na ampla sala de estar com lareira, sofás e poltronas super confortáveis, os hóspedes podem sentar para conversar, degustar um vinho, ouvir música, ler ou, apenas, apreciar a vista. 

Quarto e banheiro de bom tamanho, com decoração elegante, amenities super cheirosas e aquecimento na medida certa.

O café da manhã e o chá da tarde - fartos e muito saborosos - são servidos numa sala toda envidraçada com uma bela vista dos jardins.

A pousada soube explorar o clima da região oferecendo conforto aos hóspedes e criou um espaço muito legal chamado "fogo de chão", onde uma fogueira é acesa na parte central de uma mini arena. As pessoas podem se sentar nos bancos de pedra e desfrutar do frio aquecidos pelo calor do fogo.

Onde ficar em Campos do Jordão
Pousada Villa Amistà, Campos do Jordão.


Campos do Jordão é um ótimo destino em qualquer estação do ano e nas proximidades outras charmosas cidadezinhas podem ser visitadas. 

 

                                                FOTOS : J.C. ALVAREZ






  1. Que lugares lindos! Visitei há muitos anos atrás e preciso voltar. Ótimas dicas, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Sempre uma boa pedida visitar campos de Jordão e estar em contato cm essa natureza serrana! Eu adoro a região e teu POST está incrível :)

    ResponderExcluir
  3. Estive em Campos do Jordão e achei maravilhoso, mas não consegui ver tudo o que eu queria. Foi nas férias de janeiro e a cidade estava realmente lotada! Adorei as suas dicas sobre o que fazer por lá fora de temporada e as 6 atrações imperdíveis. Não conheci o Parque Amantikir, o Horto Florestal e nem o Projeto Mãostiqueiras. Já peguei as dicas aqui, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adoro ir para Campos do Jordao fora de temporada!!! acho essa cidade uma delicia. nao conheço ainda esses labirintos, gostaria de ir um dia!!! esta anotado !!!

    ResponderExcluir
  5. Lilian querida, primeiro preciso te dar parabéns pelas lindas fotos! Amei todas. Depois pelo post em si, suas dicas do que fazer em Campos de Jordão fora de temporada foram perfeitas, anotei todas.

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda esse parques de Campos do Jordão, parecem uma pintura. Eu já ficaria satisfeita em seguir sua proposta de roteiro fora de temporada mesmo que fosse na alta temporada, além disso tudo deve ser bem mais em conta do que no inverno né?!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas do que fazer em Campos do Jordão! Acho que é uma cidade para todas as epocas mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu ia muito pra lá quando pequena com a minha mãe e avó, mas nunca pegamos um roteiro sobre o que fazer em Campos de Jordão, seja na temporada ou fora dela. Vendo seu post me encheu de vontade de explorar esse destino com mais calma. Esse parque Amantikir é muito lindo!

    ResponderExcluir
  9. Preciso voltar em Campos do Jordão para conhecer essas atrações. São realmente imperdíveis. Adorei saber que elas funcionam fora da temporada! Amei o post

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas do que fazer em Campos do Jordão fora de temporada. Essas viagens fora de época costumam ser muito interessantes.

    ResponderExcluir
  11. Meu deus, faz mais de 30 anos que eu fui! Quantas coisas novas! Quando eu fui, eu tinha 12 anos, andei a cavalo, passei no centrinho, comi founde.. mas não lembro de mais nada, estava com meus pais. Faz tempo que estou planejando com meu marido. Íamos esse ano, mas ai teve a pandemia que estragou nosso planos. Vamos tentar ir em 2020. Adorei seu post!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!