15 abril 2021

1 DIA EM CINQUE TERRE NA ITÁLIA.

 

O que visitar em 1 dia em Cinque Terre, Itália

Cinque Terre foi um caso de amor à primeira foto. Desde que folheei uma revista de viagem e me deparei com aqueles vilarejos sobre pedras, fiquei enlouquecida e decidi que, um dia, iria conhecê-los. Realizei esse sonho e estou aqui para contar o que fazer em 1 dia em Cinque Terre.

E aí, já ouviu falar de Cinque Terre ? Se você respondeu sim, sabe porque fiquei doidinha para conhecer. Mas, se respondeu não, vem comigo que você, também, vai querer planejar 1 dia em Cinque Terre.


Onde Fica Cinque Terre 

Na costa noroeste da Itália, banhada pelo mar da Ligúria, está esse lugar de extrema beleza onde cidadezinhas parecem penduradas em penhascos à beira mar. Cinque Terre é formada por 5 lindíssimos vilarejos : Riomaggiore, Manarolla, Corniglia, Vernazza e Monterosso Al Mare onde a natureza é a protagonista. Em 1997, foi declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco e, em 1999, foi instituído o Parque Nacional de Cinque Terre, o menor e mais populoso parque nacional italiano.   


Mapa de Cinque Terre, Itália
Mapa do site www.parconazionale5terre.it


Quando ir a Cinque Terre na Itália 


Todos os anos, cerca de 3 milhões de turistas visitam Cinque Terre. Em nossas pesquisas, lemos que Cinque Terre pode ser visitado o ano inteiro, mas - pela quantidade de turistas que encontramos em outubro, quando lá estivemos - imaginamos que no verão deva ficar muito cheio. O período chuvoso também não parece ser proveitoso pois o melhor dessa região é apreciar a paisagem natural. Nós tivemos sorte e pegamos um dia lindo de outono com sol, embora um pouquinho frio na parte da manhã.


Acompanhe @umasenhoraviagem no Instagram. 

Como chegar em Cinque Terre na Itália 


Nós estávamos hospedados em Gênova, de onde partimos de trem e - uma hora e meia depois - descemos na cidade de La Spezzia, pois é de lá que parte o trem que te leva aos 5 povoados. Na própria estação, La Spezzia Centrale, tem uma loja específica - "Cinque Terre Tourist Train Ticket" - de venda do Cinque Terre Card, um ticket especial, que dá direito a usar o trem para os cinco povoados durante todo o dia. Importantíssimo validar os tickets nas máquinas.


Cinque Terre Card, La Spezia Centrale



Quantos dias em Cinque Terre na Itália 


Os vilarejos são pequenos e nós fizemos um bate e volta de Gênova a Cinque Terre. Então, visitamos tudo em um só dia. Eu diria que 2 a 3 dias na região, seria bem legal para explorar melhor cada uma das cidadezinhas, curtir a noite e esticar até Portovenere, considerada a "sexta Terre". La Spezia também nos pareceu uma cidade que merece ser visitada.


O que visitar em 1 Dia em Cinque Terre - Riomaggiore   


Éramos só entusiasmo ao desembarcar do trem na estação de Riomaggiore, a primeira "terre" que iríamos conhecer. Ruas estreitas, ladeiras, prédios coloridos, quitandas com frutas, lojinhas de doces, restaurantes, lojinhas de souvenirs e muitos turistas. Seguimos o fluxo admirando tudo e tentando captar, através de fotos, a beleza e emoção do lugar. 
A visita pode começar pelo porto ou pela subida às ladeiras e visita às igrejas, observando, lá de cima, o mar. 

O L'Oratório di Santa Maria Assunta foi o primeiro templo que visitamos. Apesar de bem simples, tem  uma Madonna em madeira com o Menino Jesus com valor histórico. Mais acima, a Igreja de San Giovanni Battista que é a igreja matriz de Riomaggiore. 



Riomaggiore, Cinque Terre, Itália
No mosaico, vemos, na primeira foto, a Igreja de San Giovanni Battista. A outra igreja é o L'Oratório de S. Maria Assunta. 



 O Castelo de Riomaggiore é do século XIII e foi, possívelmente, construído com a função de defesa. A vista que se tem, ao percorrer o caminho que leva até ele, é maravilhosa: diferentes ângulos do mar. Por um tempo, sua área foi usada como cemitério e, após reformas, passou a ser um lugar de exposições e apresentações. Não entramos, só apreciamos pelo lado de fora. 


Castelo de Riomaggiore, Cinque Terre, Itália


Descemos e fomos em direção à praia. Depois de muito desfrutarmos da vista, fizemos o caminho de volta para estação do trem pois íamos para Manarola.


O que visitar em 1 Dia em Cinque Terre - Manarola 


Manarola é considerada tão linda que suas fotos são comumente utilizadas como ilustração de Cinque Terre. Quero dizer que deve ser muito difícil escolher uma única foto que represente a beleza dessa região pois cada "terre" tem maravilhas singulares. 


Manarola, Cinque Terre, Itália


Chegar a Cinque Terre pelo mar deve proporcionar também uma belíssima visão das construções coloridas encarapitadas no alto das rochas.

As montanhas, que cercam Manarola, têm patamares com oliveiras e videiras e muitos turistas fazem um passeio por lá.
 

Manarola, Cinque Terre, Itália



Ao final das ladeiras, é reconfortante encontrar igrejinhas de pedra como a Igreja de San Lorenzo, santo padroeiro de Manarola. Construída em 1338, San Lorenzo tem interior no estilo barroco e fachada no estilo gótico, o que é bem exemplificado pela enorme rosácea na fachada. 


Igreja San Lorenzo, Manarola, Cinque Terre
Igreja de San Lorenzo, Manarola, Cinque Terre, Itália


Embora a praia não tenha areia e a temperatura da água seja fria, para as expectativas brasileiras, encontramos uns corajosos que queriam experimentar as águas de Cinque Terre de qualquer jeito. 


Manarola, Cinque Terre, Itália
Manarola, Cinque Terre, Itália



O que visitar em 1 Dia em Cinque Terre - Vernazza  


Dizem que Vernazza é a mais bonita de Cinque Terre. Nós não conseguimos visitar Corniglia para comparar e concordar ou discordar. Só sei dizer que ficamos maravilhados com cada um dos vilarejos que visitamos.

Quando chegamos em Vernazza, logo caminhamos em direção à marina e foi difícil dizer pra onde olhamos primeiro. O cenário deslumbrante era composto por uma pequena enseada com barquinhos coloridos tendo, em uma das pontas, a Igreja de Santa Margherita d'Antióchia e na outra, um pier que se estendia mar a dentro. A praia, com uma boa faixa de areia, era disputada por turistas que buscavam os melhores ângulos para as fotos. E nós, extasiados, olhávamos para todos os lados. Merece um bom tempo de contemplação.


O que fazer em 1 dia em Cinque Terre na Itália
Vernazza, Cinque Terre, Itália


Observando esse recanto de Vernazza de diferentes lugares, sobressai a torre octogonal com cúpula cinza prata da igreja de Santa Margherita. Construída em 1318, à beira mar, ainda funciona pra missas e fico só imaginando como seria assistir a missa vendo o mar pela janela. Seu relógio marca a hora corretamente e seus sinos badalam na hora certa e meia hora.

Do lado esquerdo de quem chega à praia, bem no alto, está a torre do Castelo Doria, uma antiga fortificação de defesa e hoje um centro de exposições. Não fomos até lá, mas tenho certeza de que é mais um lugar de onde se fica de queixo caído com a beleza da vista. 


O que fazer em 1 dia em Cinque Terre na Itália
Na primeira foto, a Igreja de Santa Margherita D'Antioquia e, na segunda, o Castelo Doria


 O que visitar em 1 Dia em Cinque Terre - Monterosso Al mare

Monterosso é a maior das terres e com uma vantagem pois é a que tem mais parte plana, ou seja, menor quantidade de ladeiras. 

Essa foi a terre que visitamos por último. É a mais famosa das 5 vilas e é a maior delas. Dividida em 2 partes, Monterosso tem uma parte nova, onde está a praia de Fegina e a parte antiga, onde fica o centro histórico. 


Praia de Fegina, Monterosso, Cinque Terre
Praia de Fegina, Monterosso, Cinque Terre 


A estação de trem fica em frente à praia de Fegina, que é a maior de Cinque Terre, e a que tem estrutura para quem deseja "lagartear", ou seja, pegar sol. A enorme pedra pontuda, na beira do mar, confere um charme a mais a essa praia.   


Atravessar o túnel abaixo é um dos caminhos para ir da parte nova de Monterosso para parte histórica 


O que fazer em 1 dia em Cinque Terre na Itália



Após um passeio pelo calçadão da praia, nós preferimos seguir rumo à parte antiga de Monterosso pela Via Bastoni, uma trilha/estrada que beira o mar e de onde se tem uma vista muito bonita. Nesse caminho há algumas atrações, tais como a Torre Aurora, uma torre histórica da Idade Média que foi construída como parte das muralhas, esquema defensivo da cidade, e hoje abriga um restaurante.


Torre Aurora, Monterosso em Cinque Terre, Itália
Torre Aurora, Monterosso em Cinque Terre, Itália


Antigo bunker alemão na Via Bastoni, Monterosso, Cinque Terre
Antigo bunker alemão da 2ª Guerra Mundial, na Via Bastoni, Monterosso, Cinque Terre


Quase em frente à Torre Aurora está a enorme estátua em bronze de São Francisco de Assis - o santo padroeiro da Itália - Do alto de um pedestal, parece tomar conta e proteger a região.


Estátua de São Francisco de Assis, Monterosso, Cinque Terre
Estátua de São Francisco de Assis, Monterosso, Cinque Terre


Continuamos nosso passeio e, como adoramos explorar cantinhos, passamos por um portão, fomos subindo escadas e seguindo por um lindo e estreito caminho até chegarmos a uma pequena igrejinha: o Monastério dos Capuchinhos e a Igreja de San Francesco. Bem simples, mas com a fachada que sempre nos atrai : revestida de listras de mármore branco e preto. Lugar de beleza singela e muita paz. Esse é o ponto mais alto de Monterosso. Lá de cima, é possível ver os dois lados de Monterosso. 


Monastério dos Capuchinhos e Igreja de San Francesco, Monterosso
Monastério dos Capuchinhos e Igreja de San Francesco, Monterosso


Finalmente, chegamos na parte histórica de Monterosso e fomos explorar a charmosa praça com seu chafariz, suas ruas estreitas, o casario antigo e colorido, os becos, as sacadas floridas, as lojas de souvenirs e os restaurantes.

Centro histórico de Monterosso Al Mare, Cinque Terre
Centro histórico de Monterosso Al Mare, Cinque Terre


Olha só o que encontramos novamente: uma daquelas igrejinhas que tanto gostamos - igreja de San Giovanni Battista de fachada listrada de mármore branco e verde. Em seu interior, as colunas e arcos mantêm esse estilo. Sua construção se deu entre 1244 e 1307 com arquitetura gótica genovesa. 


Igreja de San Giovanni Battista em Monterosso.


Em nossas viagens, sempre compramos algum souvenir típico do lugar visitado, e em Monterosso não foi diferente. Tínhamos entrado em várias lojinhas nas "terres" mas foi na oficina de cerâmica Fabbrica D'Arte que compramos uma pequena e linda jarra.   


Fábbrica D'Arte Monterosso, Cinque Terre, Itália
Foto do site da Fabbrica D'Arte Monterosso 


O entardecer nos brindou com o céu em leves tons alaranjados e marcou nossa despedida. Muito felizes, pegamos o trem em Monterosso Al Mare e retornamos pra Gênova. 


Monterosso Al Mare,Cinque Terre,Itália.


Achamos todos os vilarejos encantadores e nosso programa foi curtir o que cada um tinha de pitoresco, apreciando a paisagem natural e a que foi construída pelo homem.  

O certo é que, em 1 dia em Cinque Terre, é possível desfrutar de muitos momentos legais e conhecer vários pontos turísticos incríveis. Ficamos com desejo de voltar com mais tempo.  


FOTOS: J.C. ALVAREZ 


É tempo de viajar ?  Não !  Mas, é tempo de planejar viagens pois tudo isso vai passar. Então, venha ler esses posts que trazem dicas preciosas para você aproveitar 1 dia em...


6 Viajantes -  O que fazer em Cabo Polônio em 1 dia  


Vamos Viajar Pra Onde Agora -  O que fazer em 1 dia em Pomerode


3 Gerações e 1 Mala -  Roteiro de 1 dia em Siena





  1. Fiz um tour pela Itália em 2019, mas não deu tempo de visitar cinque terre. Já morria de vontade de conhecer, agora com essas dicas suas então, nem se fale! vou até mostrar pro meu pai, ele está doido para visitar quando a pandemia acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia
      Mostre pro seu pai e diga pra ele me seguir nas redes sociais pois sempre tem ótimas dicas. Quando puder vá passar uns dias por lá. beijocas

      Excluir
  2. Fiquei encantada com essas imagens dos vilarejos nas pedras! Que sonho fazer esse roteiro de 1 dia em Cinque Terre. Mais um local que terei de colocar na minha lista quando voltar na Itália kkkk,

    ResponderExcluir
  3. normeide neto de carvalho15 de abril de 2021 às 22:23

    Sou louca para conhecer esses lugares. Amei o seu post do que visitar em Cinque Terre em 1 dia. Fiquei tão encantada com o post, que achei um dia pouco. Gostaria de ficar mais tempo e conhecer com calma cada lugarejo e curtir a noite no local.

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse roteiro do que fazer em um dia em Cinque Terre. A Itália é um país que quero muito conhecer mais a fundo, só conheço Roma e vejo que vai muito além disso. Amei Manarola e Vernazza pelas fotos são as minhas favoritas. E tudo isso de trem deve ficar mais encantador ainda!

    ResponderExcluir
  5. A Itália é maravilhosa e vimos isso neste post sobre O que visitar em 1 dia em cinque terre. Acho maravilhoso estes edifícios proximo ao mar. Deve ser maravilhoso um lugar deste.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o teu post. Cinque Terre é muito lindo. Em 2019 fui para a Itália e acabei cortando a região do roteiro para adequar a quantidade de dias. Quando tudo normalizar, quero retornar e passar e conhecer Cinque Terre.

    ResponderExcluir
  7. Lilian querida, amei seu post do que visitar em 1 dia a Linda Cinque Terre. Já fui a Itália algumas vezes e nunca cheguei até lá. Mas já falei com meu marido que na próxima iremos. Vou usar suas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei seu texto 1 Dia em Cinque Terre. Essa região é incrível. Dá vontade de passar férias todo ano lá, né? Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. UAU! Que demais esse roteiro. Já tinha ouvido falar em Cinque Terre na Italia! Mas nunca tinha visto um roteiro de um dia, ou pesquisado sobre o que fazer nesse destinos apaixonante e deslumbrante, mesmo que a água seja gelada, rsrs. Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é daquelas que não deixa passar oportunidade e aproveita tudo !!! Isso mesmo. beijocas

      Excluir
  10. Meu sonho de consumo visitar essa região da Itália! Esse roteiro de 1 DIA EM CINQUE TERRE NA ITÁLIA ficou perfeito! Espero poder conhecer em breve! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai adorar. A Itália é linda demais. beijocas

      Excluir
  11. As fotos que vejo de Cinque Terre sempre me deixam babando! Com as suas não foi diferente! Adorei o seu roteiro de 1 dia em Cinque Terre na Itália! Minha lista de lugares para ir na Itália só cresce! Adoro! :)

    ResponderExcluir
  12. Que cidade encantadora, 1 dia em Cinque Terre na Italia pareceu tão pouco para tanta beleza. Amei seu post.

    ResponderExcluir
  13. Já tem um bom tempo que quero visitar esse lado da Itália. Gostei demais de saber a quantidade de atrativo que se pode aproveitar em apenas 1 dia em Cinque Terre na Itália. A paisagem e todo esse encanto, compensa demais! Estou encantada com as fotografias!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!