01 junho 2021

SACO DO MAMANGUÁ, PARATY : PASSEIO ROMÂNTICO


Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco


Para aqueles que, como nós, aproveitam qualquer data para comemorar com uma viagem, o dia dos namorados é uma ótima oportunidade para arrumar as malas, botar o pé na estrada e depois, com certeza, em um barquinho para um passeio romântico. O destino ? Conto tudo nesse post "Saco do Mamanguá em Paraty: dicas de passeio de barco".

O que não falta em Paraty é lugar lindo para deixar qualquer um "de queixo caído", e o Saco do Mamanguá é um deles. Esse é o local perfeito para um passeio romântico junto ao seu amor.  

Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco.
Saco do Mamanguá em Paraty


Como chegar a Paraty 


Embora Paraty fique a 249km do Rio de Janeiro, nós sempre levamos de carro em torno de 4 horas ou mais em função da estrada Rio/Santos ter muitas curvas e grande quantidade de medidores de fiscalização eletrônica. Em muitos trechos da estrada é possível ter uma vista muito bonita pois ela margeia o mar.

Dica de hospedagem em Paraty : Pousada Casa de Paraty Caboré

Bem, vamos saber um pouquinho sobre o Saco do Mamanguá 


O Saco do Mamanguá fica em Paraty próximo à praia de Paraty-Mirim. Ele é uma entrada de mar com 8km de extensão, sem saída, tendo, ao final, um mangue. Apesar de ser conhecido como o único fiorde tropical, já que guarda semelhanças com os fiordes, ele é uma ria tropical, ou seja, um braço estreito de mar que adentra na costa.




Em toda sua extensão, podemos ver paisagens de natureza exuberante: praias fantásticas, pequenas e lindas enseadas, cachoeiras, trilhas, bromélias coloridas, montanhas cobertas de verde e duas formações rochosas que se destacam, uma delas é o Pico Pão de Açúcar. 


Pico Pão de Açúcar do Mamanguá
Pico do Pão de Açúcar do Mamanguá



O mangue, que está no "final do saco", é um lugar muito valorizado por ser uma área preservada e de grande riqueza para reprodução e alimentação de várias espécies marinhas. Dessa forma, o acesso não pode ser feito em barcos ou canoas com motor. 


Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco.
Lindas bromélias como essa são vistas ao longo do passeio.

Algumas comunidades caiçaras estão estabelecidas em diferentes pontos do Saco do Mamanguá. A pesca, a agricultura e o turismo têm sido atividades desenvolvidas pelos caiçaras. 


Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco.
Vários restaurantes rústicos servem deliciosas refeições preparadas pela população local.

Alguns campings estão instalados em suas propriedades e eles, também disponibilizam quartos para aluguel. Além disso, os moradores das vilas caiçaras atuam como guias - em caminhadas pelas trilhas - e como barqueiros, em passeios pelo mar. 

O lado esquerdo do Saco do Mamanguá é protegido pela Reserva Ecológica da Juatinga e o lado direito pela APA Cairuçu.  


Leia também : O que fazer em Paraty no fim de semana



Como chegar ao Saco do Mamanguá em Paraty


# Nós fomos de carro até a praia de Paraty-Mirim e de lá pegamos um barquinho que negociamos preço e contratamos na hora. Na areia, à direita, ficam vários barqueiros disponíveis e há, também, uma mini barraca, logo na chegada à praia, vendendo o passeio.


Saco do Mamanguá, Paraty:dicas de passeio de barco.


# Outra forma é seguir por trilha acessível pelo canto direito da praia de Paraty-Mirim. Mas, acho que é uma opção só para os experientes e com bom preparo físico. 

# Alguns preferem sair de barco desde Paraty porém é um percurso maior. 

# Nesse momento de pandemia, achamos melhor fazer o passeio privativo pois estávamos só nós e o barqueiro e todos devidamente usando máscaras.  


O que fazer no Saco do Mamanguá em Paraty ?


Sabe a canção de Gil que diz "a paz invadiu o meu coração" ?  É assim que você vai se sentir quando o barquinho começar a deslizar pelo mar. O azul do céu e os diferentes tons de verde das águas já são suficientes para encantar. Mas, esse paraíso reserva muitos cenários surpreendentes. Sendo assim, se prepare para mergulhar, caminhar nas praias, explorar as cachoeiras ou apenas curtir e fotografar, para ter sempre viva essas imagens.

A navegação pelo Saco do Mamanguá é bem tranquila, por ser um lugar de águas abrigadas, ou seja, águas calmas e protegidas de ventos pelas montanhas.   


Plantação de algas


Logo que iniciamos o passeio, Miguel, o barqueiro, chamou nossa atenção para o viveiro de algas marinhas que é cultivado, próxima à praia de Paraty Mirim, como uma alternativa de renda para as famílias caiçaras. 

Saco do Mamanguá, Paraty, dicas de passeio de barco
Viveiros de algas marinhas na praia de Paraty-Mirim




Praia do Buraco


A primeira parada foi na pequena, linda e deserta praia do Buraco. Água cristalina e bem geladinha. Mesmo com a maré muito alta e, portanto, sem nenhuma faixa de areia, foi possível descer do barco. Tem uma cachoeirinha bem ao fundo e um cano de bambu conduz um pouco de água garantindo um banho refrescante, mesmo sem ir à cachoeira. Pedras de diferentes tamanhos delimitam sua área. Não há nenhuma infraestrutura.  

Praia do Buraco, Saco do Mamanguá, Paraty
Praia do Buraco, Saco do Mamanguá, Paraty




Praia do Sobrado


Nossa segunda parada foi na bela praia do Sobrado que tem uma espaçosa faixa de areia, muitas palmeiras e bromélias enfeitando as pedras. Um pequenino rio deságua bem no meio da praia. Uma mansão ocupa parte do terreno e cheguei a pensar que era uma praia particular. Não há nenhuma infraestrutura. 

Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco.
Praia do Sobrado, Saco do Mamanguá, Paraty



Praia do Engenho


Essa foi a maior praia que visitamos no passeio. Areia fininha e água super gostosa. À esquerda, um pier avança pelo mar, à direita, uma mini enseada e uma piscininha formada por pedras. Ao centro, uma frondosa amendoeira que, além de embelezar, oferece sombra bem gostosa. Vários barquinhos ancorados indicavam que é muito procurada pelos visitantes e, realmente, merece um tempinho para se desfrutar de tanta beleza.  
Miguel nos convidou a seguí-lo pela discreta escadinha, ao fundo da praia, para conhecermos uma cachoeira. Logo após um trecho, encontramos placa sinalizando dois caminhos diferentes para outras praias e para o Pico do Pão de Açúcar. Para cada destino, consta a distância. 

Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco
Praia do Engenho, Saco do Mamanguá


Ponta da Romana 

Nos surpreendemos com a beleza de cada praia visitada. Mar sempre tranquilo, águas de um verde indescritível, a mata nativa preservada emoldurando os cenários e os barquinhos coloridos, que repousam mansos, criam uma atmosfera inesquecível. 


Ponta da Romana, Saco do Mamanguá, Paraty
Ponta da Romana, Saco do Mamanguá, Paraty



Praia do Cruzeiro


Dessa praia, que é considerada uma das mais lindas da região, parte a trilha mais usada para chegar ao Pico do Pão de Açúcar. Segundo Miguel, o barqueiro que nos conduziu, não é uma trilha fácil, mas o esforço é compensado quando se chega ao mirante e se vê, lá do alto, toda a paisagem.  Essa praia é grande e nela estão algumas casas de moradores locais que, também, funcionam como restaurante. 


Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco.
Praia do Cruzeiro, Saco do Mamanguá, Paraty



O roteiro continuou passando por ilhas pequenas, recantos e por outras praias, como : Praia das Facas, Praia do Guarda Mor e Praia do Carro. Ao longo de nosso passeio, apreciamos uma sequência de lugares  cinematográficos e que muito nos surpreendeu. 


Saco do Mamanguá em Paraty/RJ


Fazer o passeio com uma pessoa que nasceu e viveu todo tempo na região faz diferença e, assim, foi com o Miguel. Ele nos contou, com orgulho, que é filho de caiçara e que seu trabalho sempre esteve relacionado ao mar. Em breve, sairá para a pesca do camarão e passará um mês embarcado. Profundo conhecedor dos caminhos, circuitos, cachoeiras e trilhas, Miguel nos conduziu de forma muito simpática. 

Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco
Amo barquinhos e fotografei vários. 


Acertamos em cheio ao escolhermos o passeio privativo de barco pois seguimos no nosso ritmo, podendo curtir cada paisagem com calma. Observamos que o Saco do Mamanguá preserva um turismo de poucos visitantes e foi legal ver os moradores também aproveitando o lugar em que vivem.   


Terminamos nosso passeio romântico pelo Saco do Mamanguá com a alma renovada e agradecidos por podermos desfrutar, juntos, de tantos momentos de beleza indescritível, onde a protagonista é a natureza.


Saco do Mamanguá, Paraty: dicas de passeio de barco.
Saco do Mamanguá, Paraty, Rio de Janeiro


Ao retornar do passeio ao Saco de Mamanguá não deixe de curtir a praia de Paraty-Mirim.


Praia de Paraty-Mirim.
Praia de Paraty-Mirim

Tem coisa mais linda do que a igrejinha de Nossa Senhora da Conceição ?  Desde 1720, ela está à beira mar enfeitando a praia de Paraty-Mirim. 


Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Paraty-Mirim
Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição em Paraty-Mirim


O passeio é incrível e imperdível, mas cabe ressaltar que não se tem a sensação de estar  passeando em um "fiorde". Acho que essa "visão" só é possível se o Saco do Mamanguá for observado do alto de uma montanha ou numa foto feita por drone.


"...Mergulho no mar pra lavar a alma
Frescor vem trazendo a calma..." 
Trecho da música  Mergulho no mar de Melim



Obs: Paraty estava aberta ao turismo e os estabelecimentos funcionando com protocolos de segurança, como: uso de máscaras e restrição de número de pessoas.

Obs : Contato do Miguel para passeio [24] 999141513 mensagem pelo whatsApp



FOTOS : J.C. ALVAREZ


 
Veja quantas ideias interessantes pra te inspirar na comemoração do dia dos namorados : 



Expedições em Família - Chalés Românticos em Minas Gerais 

Vamos Viajar Pra Onde Agora - Destinos para curtir o Dia dos Namorados














  1. Que post maravilhoso!!!’ Quero voltar, pois só fomos à Praia do Cruzeiro, já que subimos no Pão de Açúcar. Depois paramos para almoçar em um dos restaurantes da Praia do Cruzeiro e curtimos o mar com sua água morna . Que região maravilhosa. Fiquei encantada ao ler seu post. Obrigada por compartilhar! 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Quênia ! Eu tinha um sonho de conhecer essa região desde muito tempo atrás quando conheci por fotos. Me animei quando vc falou que já tinha ido.Essa foi nossa terceira tentativa por causa do tempo. beijocas

      Excluir
  2. Estou apaixonada por este passeio romântico em Paraty, Saco do Mamanguá. Estive em Paraty, mas não fiz este passeio romântico e nem tomei conhecimento dele. Grata pela dica e já sei o que farei a próxima vez que estiver na cidade. As fotos estão belíssimas, apaixonantes, um verdadeiro encanto! Amei! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deyse, quando vi fotos desse lugar fiquei apaixonada e decidi que ia conhecer de qualquer forma mas sempre que íamos a Paraty o tempo não estava muito legal para passar 4/5 horas num barquinho. Dessa vez foi perfeito , beijocas

      Excluir
  3. Lilian, você acredita que nunca fomos ao Saco do Mamanguá? Já perdi as contas de quantas vezes fomos a Paraty. Sou apaixonada por este mar cor de esmeralda. Já fui até Paraty-Mirim mas não conhecia este lugar encantador. Agora já quero fazer um passeio neste paraíso. Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, quando puder revisitar Paraty não deixe de ir ao Saco do Mamanguá. Tem até pousada por lá. Imagina que delícia !

      Excluir
  4. Lilian que delícia esse post. Esse passeio de barco no Saco do Mamangua em Paraty esta super na minha lista. Eu me organizando para ir a Paraty ainda esse mês e vou seguir sua dica.

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse passeio de barco em Paraty! Imagens incríveis. Fiquei encantada com o Saco do Mamanguá.

    ResponderExcluir
  6. normeide neto de carvalho2 de junho de 2021 às 11:32

    Que lugar maravilhoso. Estive em Paraty apenas uma vez e, infelizmente, perdi todas as minhas fotos. Mais um motivo para voltar e conhecer o saco do Mamangua, passeio de barco maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Já fui em Paraty e desconhecia Saco do Mamangua mas ja fiz este passeio de barco e adorei. Tudo tão lindo e na epoca foi inesquecivel. Foi bom relembrar estes momentos. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Lilian, eu estou há anos para explorar essa região e nunca consegui. Eu tenho muita curiosidade e vontade de ficar um tempo por lá, sabe que gosto de me sentir local.
    Obrigada por compartilhar sua vivência.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que surpresa maravilhosa este passeio, Saco do Mamanguá, em Paraty, uma das muitas opções na região. Quando penso em visitar Paraty, sempre penso em você e suas dicas preciosas sobre este destino que desejo conhecer desde minha juventude. Já está na hora, não é? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, assim que passar essa chatice, arrume as malas e vá aproveitar essa linda cidade.beijocas

      Excluir
  10. Saco de Mamanguá é lindo demais! Que belo destino romantico em Paraty, com certeza é um destino para você entrar em paz, consigo mesma, se conectar com a natureza, se valorizar, se amar, se curtir, e com certeza é um passeio que dá pra curtir tanto a dois quanto sozinha. E essa igrejinha de 1720 que charme? A próxima vez que eu for a Paraty quero conhecer esse destino.

    ResponderExcluir
  11. Gente, Paraty é muito incrível né? Um lugar pra voltar várias vezes. E da próxima vez com certeza vou passear de barco e visitar o famoso Saco do Mamanguá. Estou adorando acompanhar o blog. beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Que passeio lindo! Quando eu voltar ao Rio com certeza vou incluir no meu roteiro!
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa sua dica para o dia dos namorados, o Saco do Mamanguá em Paraty! Eu já estive lá faz tanto tempo que vejo que está na hora de voltar e fazer esse passeio romântico! Paraty é sempre uma boa opção e uma cidade que não fica muito longe de mim! Dica anotada!

    ResponderExcluir
  14. Já estivemos faz muitos anos em Paraty, mas não fizemos esse passeio do saco do mamangua de barco! Com certeza na próxima vez vou querer ir, é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  15. Que tal irmos juntas com os maridos? Ia ser sensacional!!! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Gi seria uma ótima oportunidade de fazermos uma viagem juntas. É só marcar. beijocas

      Excluir
  16. Já fui para Paraty duas vezes e nao conheci o saco do Mamangua. Adorei o visual super romantico de lá. Da próxima irei com certeza!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!

    Estarei em Paraty em julho com minha irmã e duas amigas.
    Fiquei tão entusiasmada com várias leituras sobre o Saco do Mamanguá que já reservei 2 diárias na pousada Pão de Açúcar.
    Não irei com namorado, mas, com certeza, será uma viagem muito romântica!
    Não vejo a hora!!!!
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza será uma linda viagem. Aproveite muito com suas amigas.beijocas

      Excluir
  18. Que post sensacional! Adorei conhecer esse destino pelo seu relato. As fotos estão lindas e eu já anotei o Saco do Mamanguá na lista dos meus próximos destinos a conhecer. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  19. Paraty é um verdadeiro paraíso !!! Eu sou louca para voltar, que lugar lindo! Adorei as dicas de passeio de barco! show de bola o saco do mamangua

    ResponderExcluir
  20. Passei em Parati quando voltava da Ilha grande, mas era de noite e paramos pra jantar. Não fazia ideia que tinham tantas coisas maravilhosas para se fazer em Paraty e não fazia ideia da Existencia de Saco do Mamanguá. agora preciso voltar e fazer esse passeio de barco!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!