10 dezembro 2021

SÃO GONÇALO, SÃO GONÇALINHO, PARATY-MIRIM, PRAINHA E JABAQUARA: LINDAS PRAIAS EM PARATY

Lindas praias em Paraty, RJ

 



Como diz a música de Marina Lima : "Vem chegando o verão. O calor no coração. Essa magia colorida. Coisas da vida..."

Nesse post, vou te mostrar lindas praias em Paraty que você vai amar conhecer sem precisar pegar um passeio de barco. Anota aí para você passar dias incríveis em São Gonçalo, São Gonçalinho, Paraty Mirim, Prainha e Jabaquara, praias que sempre revisito quando estou em Paraty. São lugares simples, sem sofisticação, com aquela paz de vilarejo e uma beleza sem fim. 


Verão, calor, férias ?  Nada melhor do que planejar uma viagem rumo à praia. O imenso litoral brasileiro oferece praias para todos os gostos. Há quem procure por praias com ondas fortes para surfar. Há quem prefira as praias badaladas que constam das listas top 10. Enquanto isso, praias com infraestrutura de quiosques ou barracas ou, ainda, as que contam com os chamados beach club têm feito sucesso tanto entre jovens quanto com famílias. Mas, as praias desertas e as "selvagens" também têm público fiel. Enfim, há praias para todo tipo de perfil de viajante. 


Lindas praias em Paraty, Rio de Janeiro


Antes de tudo, quero dizer que acho praias espaços super democráticos. Ninguém paga para entrar e é possível se divertir das mais variadas formas : dando um simples mergulho, pegando jacaré, praticando surf, bodyboard, Stand up Paddle, kitesurfe e windsurf. Os que gostam de jogos se divertem com frescobol, futevôlei, vôlei, além da nova "febre" do momento que é o beach tennis. Apesar de ter diminuído um pouco a onda do treino funcional e do slackline, ainda existem vários adeptos dessas modalidades curtindo praticá-los na praia. A caminhada e a corrida, na beira mar, permanecem "hors concours" quando falamos do que fazer em uma praia. Além disso, a boa cadeira com guarda-sol também tem sempre o seu lugar. Enfim, cada um pode curtir sua praia preferida do jeito que achar melhor e também descobrir novas praias explorando-as da maneira que quiser. 


 

Lindas praias em Paraty: Jabaquara, Prainha, Paraty-Mirim, São Gonçalo e São Gonçalinho

 

Antigamente, eu pensava que, para conhecer as lindezas praianas de Paraty, fosse preciso pegar um barco e sair mar afora. Lógico, que se você fizer isso, vai conhecer ilhas e praias belíssimas, mas é bom dizer que, se você permanecer em terra firme, também terá acesso a praias incríveis.

 

Jabaquara

 

Em uma de nossas idas a Paraty, nos hospedamos na pousada Eliconial e então conhecemos a praia do Jabaquara.  Nos apaixonamos de cara. Próxima ao centro histórico, ela é uma praia ampla com várias amendoeiras que criam aquele clima "sombra e água fresca". Muito tranquila, parece uma praia de um pequeno vilarejo. Jabaquara está próxima a uma região de mangue e por isso, a extremidade esquerda tem o chão lodoso e a água um pouco turva. À medida que se caminha para o lado direito a água vai se tornando límpida. O mar é calmo, sem ondas e com temperatura agradável o que o torna ideal para a prática do Stand-Up Padle, para remar caiaque e para a criançada brincar à vontade. Geralmente, é frequentada por moradores. Recentemente, o calçadão passou por melhorias e é comum vermos pessoas pedalando bicicletas. Os quiosques, na beira mar, oferecem estrutura para almoço, happy hour, drinks e dá para, quem quiser, passar o dia por lá. Já ficamos, algumas vezes, no BalacoBacco Beach e gostamos muito. Aperitivos gostosos e sucos de frutas maravilhosos. 


Praia do Jabaquara em Paraty, RJ



Paraty-Mirim

 

O bom de visitar as praias mais afastadas é que se aproveita também para curtir a beleza do caminho. Esse é o caso de Paraty-Mirim que fica distante 17km do centro da cidade. Depois de percorrer uma agradável estradinha, passar por uma reserva indígena e algumas pousadas, o visitante é recepcionado pela igrejinha mais antiga de Paraty: Nossa Senhora da Conceição, que fica de frente para o mar. 

O mar, que se vislumbra, é bem tranquilo e tudo ali transpira paz. O conjunto formado pelas montanhas, rio, a região de mangue e a praia é de tamanha beleza, que o bom é explorar com calma, para não perder nada. Feliz em saber que Paraty-Mirim está em uma área de proteção ambiental, ou seja, ela faz parte da APA Cairuçu e, assim, será preservada.  

Se você faz um estilo desbravador, no lado direito há uma trilha para o Saco do Mamanguá 

 

É do lado direito que ficam barqueiros oferecendo o passeio ao Saco do Mamanguá. Aliás, quer conhecê-lo ? As praias do Saco do Mamanguá  são incríveis ! Leia o post sobre "Passeio ao Saco do Mamanguá" 


Sabe o que eu curto fazer em praias ? Caminhar. Isso mesmo, adoro caminhar na beira do mar e pra mim funciona como uma maravilhosa terapia. Se a praia for deserta ou com pequeno número de pessoas, eu considero o lugar perfeito. Não tenho mais a menor disponibilidade para disputar um lugar na areia nem de ficar deitada/ esticada ao sol. Algumas vezes, abro exceção em praias com poucas pessoas e sento numa espreguiçadeira para contemplar a paisagem. 


Praia de Paraty-Mirim


Prainha

 

A Prainha, pequenina e reservada, está localizada 10 km antes de chegar a Paraty para quem vem do Rio de Janeiro. O acesso é feito por uma trilha, de uns 300 metros, localizada no canto esquerdo da Praia Grande, que é uma vila de pescadores. Estando na estrada Rio-Santos, fique atento à indicação para Praia Grande, depois é necessário ir até o final da vila, estacionar o carro e pegar a trilha, que está sinalizada por uma seta. 


Uma excelente dica de hospedagem em Praia Grande é a Pousada Catarina. 

 

Um pequeno paraíso com visual belíssimo, mar tranquilo de águas limpas e esverdeadas. Praia ideal para quem curte um lugar sossegado e cercado por vegetação. Ler um livro, relaxar, dar um mergulho e contemplar é o que o visitante pode fazer numa praia como essa.   

Na praia há um restaurante, mas nem sempre está funcionando, talvez apenas no fim de semana e na alta estação. É indicado levar bebida e comida.   


Prainha em Paraty, Rio de Janeiro


São Gonçalo e São Gonçalinho


De Paraty à praia de São Gonçalo e São Gonçalinho são 32km que valem a pena serem percorridos pois o visitante chegará a duas lindas praias que, não à toa, estão na lista das mais bonitas de Paraty. 


Praia São Gonçalinho em Paraty, Rio de Janeiro
Praia São Gonçalinho em Paraty, Rio de Janeiro


São Gonçalinho e São Gonçalo ficam bem próximas separadas por uma ponta de terra que avança no mar. Enquanto São Gonçalinho é uma pequena e aconchegante enseada, São Gonçalo é uma praia de grande extensão. A beleza, a mata exuberante, o mar sem ondas, as águas transparentes e esverdeadas são comuns às duas praias. O rio São Gonçalo desagua na praia de mesmo nome e é bom estar atenta à maré pois quando ele enche nem sempre a travessia é tranquila.


Rio São Gonçalo na praia de São Gonçalo, Paraty
Rio São Gonçalo 


As montanhas podem ser apreciadas em toda sua grandeza por quem caminha pela beira do mar em São Gonçalo.  Aliás, ótima pedida, já que a praia é bem extensa. Passar o dia entre essas duas praias curtindo a alegria de estar numa praia calma, de águas claras, com um belo entorno. 



Praia de São Gonçalo em Paraty, RJ


Sentar em um dos quiosques da praia, que lá recebe o nome de rancho, é uma experiência muito legal pois estamos prestigiando a cultura caiçara. Os caiçaras, que lá vivem desde sempre, são os proprietários dos ranchos e cuidam de tudo com foco na preservação dos costumes, da culinária e do meio ambiente. 


Ranchos na Praia de São Gonçalo em Paraty,RJ
Ranchos na Praia de São Gonçalo em Paraty,RJ

 

Praia de São Gonçalo em Paraty, RJ

     Das 2 praias partem pequenos barcos com destino à Ilha do Pelado e Ilha do Cedro.



Já ouviu o podcast Viajantes Bem Vividas ? Gravamos um episódio com dicas muito legais sobre Paraty. Escolha a plataforma de sua preferência : YouTube, Spotify ou Apple Podcasts.


Podcast de Viagem Viajantes Bem Vividas



Bônus : praias Cepilho e Trindade

Trindade é um vilarejo repleto de praias e cachoeiras belíssimas. Distante 25km de Paraty, Trindade costuma atrair muitos visitantes. Alguns apenas passam o dia em suas praias e retornam para Paraty, enquanto outros se acomodam na própria cidadezinha.

Se você quiser visitar Trindade e as praias próximas, minha sugestão é que você chegue cedo por vários motivos : encontrar vaga para estacionar o carro, conseguir um bom lugar para você se acomodar nas praias, além de aproveitar as praias na maré baixa e maré alta e, assim, observar dois tipos de beleza. 



Praia do Cepilho em Trindade/Paraty
Praia do Cepilho em Trindade/Paraty


Cepilho tem mar agitado, mas é parada obrigatória na chegada a Trindade. Praia pequena com pedras grandes e água transparente. Praia dos Ranchos é a que tem mais infra de restaurantes e bares, porém, por esse motivo, é a que fica mais cheia. Essas duas praias são as de mais fácil acesso. Para se chegar a outras belas praias é necessário ter mais tempo e pegar trilhas ou barco.  



Praia dos Ranchos em Trindade/Paraty


 

A estrada para Trindade tem trechos bonitos e do alto se consegue ver o mar. Nós já tínhamos visitado essas 2 praias há muitos anos e, dessa vez, retornamos no final da tarde. A maré estava bem alta e o mar agitado. Embora o cenário das praias fosse lindo, não apreciei tanto pois achei tudo muito cheio. Tenho certeza que esse será um bom motivo para, em breve, retornar a Paraty e arredores. 



                          Outras praias que valem a pena você conhecer :

 

Você que gostou das lindas praias de Paraty vai querer saber tudo que a Marina do Imagina na Viagem escreveu sobre  Praia de Itacoatiara ( Niterói/RJ): o que fazer, como chegar e mais dicas

Que tal viajar com a Regina Oki, do Turista FullTime, para conhecer As Melhores praias de Fortaleza e Arredores.  ?

Imperdível a seleção das Melhores Praias do Brasil que o blog Olivia Garimpando Por Aí nos apresenta.

Ainda não podemos viajar para Itália mas, a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, através de seu post, nos leva para uma visita a Marzamemi, uma famosa cidadezinha de praia na Sicília.   


                                             FOTOS: J.C. ALVAREZ

 

 

 

 

  1. Terminei de ler e já fui correndo colocar um biquini e passar um filtro solar... rs! Como não se encantar? Sou suspeita, amo as praias do litoral sul e tenho um apego extra com Trindade. É realmente sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Lilian, eu amo essa região e ainda descobri algumas praias que eu ainda não conheço. Quero voltar a Paraty para conhecer Paraty Mirim e quero na sua cia.
    E eu sou bem esse estilo "vem chegando o verão. o calor no coração".
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de post, Lilian! Dá pra passar uma longa temporada em Paraty, só curtindo essas belezas naturais. Temos um jeito muito parecido de curtir as praias. Também gosto muito das caminhadas. E lendo seu post, fiquei doida para caminhar pela beirinha d'água do mar de Paraty! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre aqui no blog da Lilian só lugar bonito e dicas certeiras.
    Outra região que não conheço mas que merece sem dúvidas.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas de praias (lindas) em Paraty para conhecer em outros dias antes ou depois de um passeio de barco pela região, que é um passeio essencial por lá né? Confesso que faz taaanto tempo que estive na cidade que não lembro quase nada rs preciso voltar! PS: adorava a música da Marina rs

    ResponderExcluir
  6. Que praias incríveis, conheço pouco Paraty, pois só consegui passar 2 dias por lá, mas morro de vontade de voltar 😍

    ResponderExcluir
  7. Adoro suas dicas de Paraty e região! Como você sabe, estive recentemente lá e adorei cohnecer São Gonçalo e Paraty Mirim. Preciso voltar para explorar outras praias. E como você, também não tenho muita paciência para ficar olhando o mar sem fazer nada, prefiro caminhar. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Que lindas essas praias em Paraty, um destino maravilhoso no RJ. É uma viagem que faria de novo.

    ResponderExcluir
  9. Já te acompanho e sei que vc me acompanha, mas como sou um blogueiro um pouco compulsivo, quase não leio muito o trabalho dos colegas. Na pandemia escrevi muito, pois eu prefiro escrever os meus posts, já fiz duas lives com um guia de Paris e agora pretendo gravar uns pequenos vídeos pois volto à Europa por 58 dias desde 4 de abril. Mas ainda prefiro escrever minhas emoções de viagens. Tenho tb + de 60, estou com 63. De Paraty tb tenho uns 5 posts e gosto muito. Vamos marcar para trocar ideias. Gostei muito da disposição harmoniosa do seu blog.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!