05 setembro 2022

MARECHAL DEODORO E SÃO MIGUEL DOS MILAGRES: 2 LINDAS CIDADES TURÍSTICAS DE ALAGOAS


Conjunto Conventual Franciscano Santa Maria Madalena, Marechal Deodoro, Alagoas

Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres são duas cidades turísticas de Alagoas que conhecemos em nossa última viagem pelo nordeste. Confira aqui como foi e, com certeza, você as incluirá em seu próximo roteiro.  

Com frequência, nós revisitamos cidades que gostamos muito e, para incrementar o roteiro, gosto sempre de incluir alguns lugares novos. Depois de 10 anos, voltamos a Maceió numa road trip que partiu de João Pessoa e passou por Recife. Aproveitamos, que estávamos descendo o litoral de carro, para ficarmos 2 dias em São Miguel dos Milagres antes de chegarmos a capital alagoana. 


São Miguel dos Milagres


Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres: 2 cidades turísticas de Alagoas
Praia de São Miguel dos Milagres


Situada entre Maceió e Maragogi, São Miguel dos Milagres tem praias lindas e super famosas, tais como a Praia do Toque, Praia do Marceneiro, Praia de São Miguel dos Milagres e outras não tão conhecidas e quase desertas como a Praia de Porto da Rua e Praia do Riacho. Mas, não se engane quanto à beleza, pois cada uma tem seu próprio encanto. Águas mornas e tranquilas, e coqueiros a perder de vista podem ser encontradas em todas. Acrescente a esse cenário algumas piscinas naturais. Um paraíso! 

Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres: 2 cidades turísticas de Alagoas
Praia do Marceneiro e Praia do Toque


São Miguel dos Milagres, que é um dos mais antigos povoados de Alagoas, viu nos últimos 20 anos, o turismo crescer e se tornar uma das importantes fontes de renda da região. Pousadas charmosas e hotéis boutique têm sido construídos e restaurantes, que valorizam a culinária regional, também têm marcado presença. Ainda assim conserva um ar de cidade do interior e parece bem preservada. 

Destino para aqueles que gostam de sossego e descanso, o programa em São Miguel dos Milagres é caminhar pela praia, mergulhar e fazer passeio de jangada até às piscinas naturais. Os limites entre uma praia e outra são tão tênues que os visitantes passam de uma pra outra sem perceber. Pode ser uma boa opção alugar um buggy para visitar as praias vizinhas e suas pequenas vilas. O carro nem sempre dá conta das ruas de areia e pode atolar.

A estradinha paralela à praia é por onde circulam os carros que se deslocam entre praias e de uma capital à outra. É também a principal rua de comércio. Artesanatos bem interessantes, produzidos pelos moradores, são comercializados em lojinhas coloridas, mas tem também alguns trazidos de outras partes do país por pessoas que se mudaram pra São Miguel em busca de qualidade de vida.

Os letreiros com o nome das cidades/praias/povoados já surgiram para demarcar território ou para ajudar os turistas a se localizar. Bom mesmo é apreciar a beleza de cada recanto da região.  

Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres: 2 cidades turísticas de Alagoas

Um passeio bem legal é feito com a Associação Peixe Boi e se quiser conferir como é o santuário de preservação desse mamífero é só ler esse post Praia do Marceneiro: onde se hospedar e o que fazer. 


Quando NÃO ir a São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro


Algumas vezes, lemos que a época X não é recomendada para visitar um destino por ser chuvosa. Mas, se sua agenda não combina com o período indicado como melhor, o que fazer? Desistir e escolher outro lugar? Ou insistir e aguentar as consequências? Ficamos com a última opção e decidimos viajar para o nordeste em maio. Conclusão: pegamos 5 dias de sol contra 10 dias de MUITA chuva. Viajantes raiz que somos, lá fomos nós aproveitar os lugares mesmo debaixo de chuva e ficamos a imaginar como o cenário seria diferente em dias de sol. Quem nunca???  Detalhe: ficamos duas tardes no hotel vendo Netflix, pois Recife inundou. Portanto, vale a pena levar a sério a avaliação do clima na região


Marechal Deodoro


Fazer passeios bate e volta é outra forma bem interessante de ampliar a viagem e nós adoramos conhecer os arredores de um destino utilizando esse recurso.

Acordamos cedo, aproveitando um raro dia de sol em Maceió, e lá fomos nós visitar Marechal Deodoro, cidade histórica que foi a primeira capital de Alagoas. Localizada a 28km de Maceió, Marechal Deodoro tem um centro histórico bem legal e sinalizado. 

Marechal Deodoro da Fonseca, que foi o 1º presidente da república do Brasil, nasceu nessa cidade e sua casa é hoje um museu. Fundada em 1561, a cidade teve seu nome mudado em 1939 para homenagear o filho ilustre. 

Na pracinha principal fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora Conceição, mas, infelizmente, não pudemos visitá-la, pois estava fechada para obras. O conjunto arquitetônico da cidade - casas e igrejas coloniais - foi tombado pelo IPHAN em 2009. 

O Complexo Conventual Franciscano de Santa Maria Madalena é composto por 2 prédios. Parte da fachada é no estilo rococó e parte em estilo neoclássico.  Isso se deve à construção em épocas distintas. Em seu interior chama a atenção a imagem de Jesus Cristo crucificado com os braços para cima. Em parte desse complexo, hoje funciona o Museu de Arte Sacra, mas missas são realizadas aos domingos.


Marechal Deodoro , Alagoas, Brasil


Na rua que passa ao lado, a estátua de Nélson da Rabeca, considerado um mestre da cultura alagoana, recebe os visitantes. Ele tem uma história de vida incrível: trabalhava em uma fazenda no corte da cana de açúcar quando, aos 54 anos, viu na TV, um homem tocando violino. Ficou tão encantado que resolveu fazer o seu próprio instrumento e, assim, construiu a primeira rabeca. Aprendeu a tocar sozinho, compôs diferentes estilos de música, gravou 3 cds, se apresentou em várias cidades do Brasil e continuou confeccionando rabecas.

No mais passeie pela cidade para apreciar suas casinhas, igrejas e a orla lagunar, um calçadão que margeia a lagoa, com quiosques e área de lazer. 


Marechal Deodoro , Alagoas, Brasil



Massagueira

Outro lugar interessante pra conhecer, quando em passeio por lá, é o povoado de Massagueira, pequena vila de pescadores considerada um pólo gastronômico. Vários restaurantes especializados em frutos do mar ficam à beira de um dos canais da Lagoa de Manguaba e são muito procurados aos fins de semana. Deve ser uma delícia almoçar com uma vista incrível. Para sobremesa, eu sugiro a cocada que é vendida em diversas barraquinhas. O melhor de tudo é saber que as doceiras são moradoras da região e que aprenderam a prepará-las com suas mães e avós. Vale também dar uma olhada nos produtos de artesanato, principalmente as rendas. Tudo fica na mesma rua estreita que margeia a lagoa. 


Massagueira, Marechal Deodoro, Alagoas



Praia do Francês

Quem for a Marechal Deodoro, não pode deixar a praia do Francês de fora do roteiro. Famosa e considerada uma das mais lindas do estado, é também a que fica mais próxima de Alagoas. 


Praia do Francês, Marechal Deodoro, Alagoas


Um bom trecho do Francês está numa área urbanizada com ruas calçadas, residências, bares, restaurantes, lojas de comércio, quiosques na praias, pousadas e beach clubs. Em uma área mais afastada, construíram um espaço de estacionamento para ônibus de turismo, o que mostra uma preocupação em oferecer uma boa infraestrutura para receber grande número de visitantes. Aliás, deu a impressão da praia do Francês ser um point! 

Pelo que li, há uma mudança, muito significativa, nessa praia dependendo da maré. No dia que fomos, a maré estava alta, mar com água escura e não pudemos observar sua beleza como é descrita em vários textos. Por isso, nos deu a impressão de não ser o tipo de praia que apreciamos. Com certeza, temos que voltar e vê-la em outra versão. À medida que se caminha pela praia para o lado direito, a paisagem muda e vimos muitos coqueiros numa área quase deserta com mar agitado e cheio de ondas.   


Desfrutar da paisagem das estradas do interior do país é algo que muito nos agrada. O waze quase endoida com nós dois, pois basta vermos um vilarejo, um caminho de terra, um artesanato, pessoas da região vendendo uma fruta ou doce na beira da estrada, paramos ou desviamos e entramos em vias alternativas para explorar. Com frequência descobrimos algo legal. 

Com chuva e um pouquinho de sol desfrutamos de ótimos momentos pelo nordeste brasileiro. Cada viagem é única mesmo quando retornamos a um destino já visitado. O importante é viajar de peito aberto para aprender, contemplar e trazer boas memórias.  


Sempre muito bom curtir as belezas de cidades turísticas do Brasil e mundo afora. 

Se seu destino for Europa confira as dicas imperdíveis da Gisele Prosdocimi, do blog Destinos Por Onde Andei, no post As mais belas cidades turísticas da Ligúria, Itália, Já a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, traz uma excelente opção para quem estiver na capital espanhola. Não perca o post Bate e voltas de Madri: 2 cidades turísticas perfeitas para um passeio. 

Quando sua viagem for para os EUA leia 6 Cidades Turísticas do Oeste da Flórida, post que a Regina Oki escreveu no blog Turista Fulltime e descubra que a Flórida tem outros lugares muito legais além de Orlando e Miami.

Aqui no Brasil uma ótima ideia é desbravar as belezas das Cidades Turísticas do Pará: Alter do Chão, Santarém, Salinópolis e Belém, onde a Olívia, do blog Olívia Garimpando Por Aí, esteve recentemente.





  1. Marechal Deodoro, não lembro pelo nome, se conheci, fui há muitos anos pela primeira vez em Maceió, e ainda arrumei um "crush" gaúcho na Praia do Francês. Dá segunda fui a Maragogi, mas São Miguel dos Milagres ainda não estava tão famoso e acabei não conhecendo. Estou querendo muito voltar ao nordeste e especificamente nessas cidades que já fui ha muitos anos. Obrigada por compartilhar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olívia, poucos turistas em Marechal Deodoro pois acho que eles preferem ir para a praia do Francês. Dá para fazer as 2 programações num dia

      Excluir
  2. Alagoas nunca decepciona! Que seja praia ou cidade histórica, sempre tem o que contar e mostrar.
    Marechal Teodoro é um pequeno tesouro que ainda pretendo visitar.
    Dicas anotadas!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres são duas cidades turísticas de Alagoas que preciso conhecer, e pelas suas dicas sei que vou gostar muito.
    Apesar que já visitamos a Praia do Francês, porém não nos foi informado de que a cidade seria Marechal Deodoro, veja que curioso quando uma atração é famosa por si só.
    Diferente de vocês, pegamos um tempo maravilhoso na Praia do Francês, e fomos surpreendidos pela ótima estrutura de bares e restaurantes com comidas deliciosas.
    Perdemos todas as nossas fotos de Alagoas, então é um destino que pretendo muito voltar, porque gostei demais e quero registrar tudo de novo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vimos que a praia do Francês tem uma excelente estrutura e pretendo voltar um dia.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Lilian, que delícia de viagem! É impressionante a quantidade de lugares lindos espalhados pelo Brasil. Sobretudo, no Nordeste. Eu confesso que conheço pouco dessa região do Brasil, mas cada vez que leio um post seu, fico mais empenhada em preencher essa lacuna no meu histórico de viajante. Adorei você mencionar que endoida o Waze... hahaha! Ele também sofre com as minhas constantes paradas e mudanças de direção! rsrs Parabéns pelo post! Muito gostoso de ler e, ao mesmo tempo, super completo e informativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, visite o nordeste quando puder. São muitas belezas diferentes.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!