06 dezembro 2022

GRAMADO E CANELA: 2 LUGARES INCRÍVEIS PARA PASSAR O NATAL NA SERRA GAÚCHA

Vem comigo visitar Gramado e Canela numa época especial do ano, e descubra dois lugares incríveis para passar o Natal na Serra Gaúcha.


O Natal envolve uma certa magia e encantamento e o tal espírito natalino toma conta das pessoas de todas as idades. Para aqueles que gostam de viajar, pode ser uma ótima oportunidade de juntar a família, arrumar as malas e celebrar o Natal de forma diferente. 

Sabia que os festejos natalinos têm ocupado lugar de grande importância na economia das cidades? Pois é, muitas têm organizado programações com o tema do Natal, incrementando, assim, o turismo nessa época do ano. 

Natal em Gramado e Canela: lugares incríveis na Serra Gaúcha

Na serra gaúcha, duas cidades se destacam: Gramado e Canela, mas outras, tais como Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi também têm feito apresentações natalinas.


Vamos lá conhecer o Natal na serra Gaúcha?

Para quem, como nós, não gosta de viajar em datas festivas a boa notícia é que a programação natalina em Gramado e Canela tem início em outubro e término em janeiro. Sendo assim, é possível aproveitar antes e depois da data oficial. 

Após 3 viagens pra Gramado nessa época, posso dizer que não tem um natal igual ao outro e que vale muito a pena viver essa experiência pelo menos 1 vez na vida. 


Dica de uma hospedagem especial em Gramado: Buona Vitta Hotel 


Natal na Serra Gaúcha - Canela

O evento de Natal em Canela chama-se Sonho de Natal e teve início em 1988. Desde então, milhares de pessoas já participaram e se encantaram com as atividades que a cidade organiza. A programação agrada ao público de todas as idades.   

A decoração natalina está presente na praça João Correa, no pórtico da cidade, nas principais ruas, na avenida onde ocorre o desfile, na Catedral de Pedra e nas vitrines das lojas.  

Vida é o show de luzes e projeção na fachada da Catedral de Pedra que antecede ao grande espetáculo do evento de Canela. 

Fábrica de Natal é a atividade mais esperada e disputada para ser assistida. É linda e emocionante. Papai Noel e seus ajudantes duendes descem da torre da Catedral de Pedra após um fantástico show de luzes e projeção na fachada da mesma enquanto a história do Natal é narrada. As pessoas se reúnem em torno da igreja num clima de entusiasmo e aplaudem animadas. Logo depois acontece o desfile de Natal que é outro momento muito esperado. Carros alegóricos e diferentes alas desfilam pela rua Felisberto Soares. Um aspecto muito bacana é que a produção do evento é feita pela prefeitura em parceria com os moradores locais, ou seja, são eles que costuram os figurinos, produzem as alegorias e a decoração. Há uma grande proximidade entre quem assiste da calçada e quem desfila e vez por outra uma pessoa é reconhecida "olha lá o seu Fulano da loja tal".    

Sonho de Natal, Canela, Serra Gaúcha


O grande diferencial do Sonho de Natal, evento de Canela, é que todas as atividades são gratuitas. Isso democratiza o evento oportunizando que todos assistam. 


Natal na Serra Gaúcha - Gramado


Em 1986, Gramado organizou seu primeiro evento de Natal com um concerto de músicas natalinas que contou com a participação de um coral e de uma orquestra. Uma feira de Natal complementou a celebração. A comunidade e o comércio se envolveu e o resultado foi tão gratificante que, nos anos subsequentes, o evento foi crescendo e muitas novidades foram incrementadas. 

A magia do Natal tem se feito mais forte a cada ano e eis que em 2022. o Natal Luz chega a sua 37ª edição. De 27 de outubro até 29 de janeiro de 2023, Gramado oferecerá uma programação natalina com variadas atividades que, com certeza, vai surpreender os 2,5 milhões de visitantes que são estimados para esse período. 

A decoração natalina da cidade é um atrativo por si só. Em cada avenida, esquina ou praça há algo lindo que chama atenção. As lojas também montam vitrines belíssimas. Mas, quando chega a noite e as luzes coloridas se acendem, a cidade ganha um clima mágico. 


Gramado e Canela: Natal na Serra Gaúcha


Na "rua das renas", ao lado da Igreja Matriz, há uma exposição de esculturas de renas em tamanho real pintadas por artistas locais.

Rua das renas, Natal Luz em Gramado


Tannenbaumfest é um concurso de decoração de pinheirinhos de Natal. É na avenida Borges de Medeiros que o visitante pode admirar cada pinheiro que foi "adotado" por uma empresa da cidade. Cada um num estilo, mas todos graciosos. 


Natal Luz em Gramado, Serra Gaúcha


Na Vila de Natal, montada na Praça das Etnias, artesãos comercializam lindos trabalhos e é um ótimo lugar para comprar enfeites natalinos. Tem a casa de Papai Noel e, em horários preestabelecidos, há apresentação musical ou de teatro infantil. É uma espécie de mini mercado de Natal, muito comum em países europeus. 

    

Gramado e Canela: Natal na Serra Gaúcha

A rua Emílio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta - imita a Lombard Street, em São Francisco - recebe visitantes que não dispensam uma foto na rua instagramável, nessa época toda decorada para Natal.   



Rua Torta, Natal Luz em Gramado, Serra Gaúcha


O Palco Rua Coberta oferece apresentações diárias de corais, cantores e grupos musicais. 


Natal Luz na rua Coberta em Gramado


O Acendimento das Luzes ocorre todos os dias às 20hs e reúne muitas pessoas. Uma historinha sobre o Natal é contada por personagens que ficam no terraço de uma das lojas da avenida Borges de Medeiros. Ao final, eles comandam uma contagem regressiva que culmina com o acendimento da iluminação da decoração natalina. Apesar de todos se encantarem, são as crianças que mais vibram.     

Parada de Natal é o desfile da banda de soldadinhos de chumbo que junto aos acrobatas, malabaristas e bailarinas, invade as ruas principais espalhando alegria. Quem está por ali não resiste e acompanha no ritmo das canções de Natal.  

Gramado e Canela: Natal na Serra Gaúcha

 

Como vimos acima, a programação gratuita é variada, de ótima qualidade e atende muito bem aqueles que querem curtir o clima de Natal sem gastar muito.


Os espetáculos Nativitaten, A Fantástica Fábrica de Natal, O Reino de Natal e o Grande Desfile de Natal são produções luxuosas com cenários primorosos e histórias envolventes. São realizados em espaços reservados e, para assisti-los, é necessária a compra de ingressos.

Aliás, eles devem ser adquiridos online com bastante antecedência, pois a procura é muito grande e logo se esgotam os melhores lugares. Em 2021, nós deixamos para comprar lá e não foi possível. A orientação foi que fizéssemos isso através da empresa de turismo que atua na região.  


Um ponto turístico da cidade que também vale a pena visitar é a Aldeia do Papai Noel, um parque temático que funciona o ano inteiro. Em um terreno de 90.000m2 com natureza exuberante, Oscar Knorr criou esse atrativo de onde se tem a melhor vista do Vale do Quilombo. Lógico que tudo gira em torno do Natal: casa do Papai Noel, oficina/fábrica de brinquedos, trenzinho, dormitório dos papais Noéis entre outros. A visita nessa época tem um sabor especial. Há uma mini exposição de brinquedos antigos que é uma verdadeira viagem no tempo. Adorei ver algumas das bonecas que eram o sonho das meninas da minha geração. 

Aldeia do Papai Noel em Gramado


Se você estiver na cidade por mais, dias aproveite para escapar um pouquinho do roteiro natalino e inclua passeios bate e volta para o Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra, ambos em Bento Gonçalves. 


O Natal, que é um festejo da tradição católica, é comemorado em muitos países de formas diferentes e cada família também tem sua forma própria de celebrar a data. Uns fazem a ceia à meia noite e os presentes ficam na árvore para serem abertos na manhã do dia 25/12, outros fazem amigo oculto/secreto. Em algumas casas, o peru e o bacalhau não podem faltar. Já em outras, qualquer cardápio está valendo. Para algumas famílias têm que reunir todaaa a galera e em outras só um pequeno núcleo. Há quem celebre com amigos e há ainda quem não goste de comemorar o Natal. 

Eu tenho muita aflição com a compra desenfreada de presentes de Natal. A obrigação de ter que presentear e de comprar, ao menos, uma lembrancinha que, muitas vezes, não é útil nem necessária, me causa agonia. No entanto, já me vi presa a essa engrenagem inúmeras vezes. Parece que isso passa a ter um espaço maior do que o espírito de Natal que deveria ser de encontro, reunião, fraternidade, acolhimento e solidariedade entre pessoas que a gente ama. 

Aqui em casa fazemos amigo oculto e um jantar no dia 24/12 e no dia 25/12 um almoço chamado "enterro dos ossos", ou seja, o que sobrou do dia anterior. Há anos, eu e meu marido não trocamos presentes de Natal e celebramos com uma viagem depois que passam esses festejos. E, você, como comemora o Natal? 


Se você estiver em dúvida sobre o que comprar para dar de Natal para alguém, eu tenho uma ótima  solução. Leia estes posts maravilhosos sobre Natal no Mundo e depois envia para quem será presenteado. Nada melhor do que receber um presente assim recheado de dicas tão preciosas! 


  

Natal na Europa: melhores cidades é o assunto abordado pela Regina Oki, do blog Turista Fulltime,

Que tal descobrir como é o Espírito Natalino no Canadá? O post da Gisele Prosdocimi, do blog Destinos Por Onde Andei, conta tudo.

A Adelaide, do blog Turista Imperfeito, direto de Milão, nos fala sobre o Natal na Itália. Já a Olivia Souza Cruz, do blog Olívia Garimpando Por Aí,  vai contar como é passar o Natal na Europa.

  1. Querida Lilian, seus posts são sempre um convite à reflexão e este, particularmente, me remeteu a várias delas! Primeiro, foi nostálgico ver fotos do Natal em Gramado e Canela, pois há exatos 22 anos, comemorei a data na região, numa celebração bem intimista. Na época, minha mãe e meus irmãos haviam se mudado para o Japão e passamos só eu, meu marido e meus filhos lá no Sul. Também tenho o mesmo sentimento de ser engolida pela "engrenagem do consumo", de ter que sair correndo, enfrentando filas, trânsito, calor, na busca de presentes muitas vezes supérfluos e sem sentido... mas aqui em casa, no nosso núcleo base (pais e filhos), já abrimos mão dos presente há muito tempo. Nosso presente é a companhia uns dos outros, já que moramos longe e estar juntos é a grande celebração. Quem dera que todos entendessem que o "ser" e o "estar" são verbos muito mais mais importantes que o "ter"! Seriam mais felizes! Grande beijo e um Natal repleto de amor, saúde e paz para você e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom termos vivenciado momentos bons com a família e termos essas recordações. Falou tudo, Regina. O melhor presente é a companhia da família e de amigos. Feliz Natal pra você, marido e filhos

      Excluir
  2. No Brasil não há roteiro mais "natalino" do que a dupla Gramado e Canela. E o teu post confirma que não faltam atrações para grandes e pequenos curtirem os festejos de fim de ano da melhor maneira durante uma belíssima viagem em família.
    Obrigada por compartilhar, boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a dupla Gramado e Canela é imbatível! Boas Festas!

      Excluir
  3. Que coisa linda passar o Natal em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, Lilian, ainda não visitei estas cidades, mas com certeza esta época seria muito especial para conhecer.
    Que cuidado com a decoração toda cheia de luzinhas e objetos que remetem ao Natal, com certeza eu ficaria muito encantada com tudo isto.
    Feliz Natal e um Ano Novo cheio de magia para você e sua família, querida. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar Gramado e Canela em qualquer época mas no Natal Luz e Sonho de Natal é realmente especial. Boas Festas!

      Excluir
  4. Eu nunca passei Natal em Gramado e nem em Canela e confesso que tinha uma certa implicância, achava meio clichê e pensava, meio ridículo eles imitarem a Europa, que não tem igual. Agora depois de ler seus relatos, me bateu uma curiosidade. Vou bater lá qualquer Natal desses. Beijos

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!