13 julho 2020

BATE E VOLTA : 10 INCRÍVEIS PASSEIOS NO BRASIL.

O bate e volta pode ser uma ótima forma de transformar uma viagem em muitas viagens. Nesse post vou mostrar 10 incríveis passeios bate e volta no Brasil que já fiz e recomendo.


Quando pudermos retomar as viagens, a tendência inicial será aproveitar a própria cidade onde vivemos ou viajar pelos arredores, conhecendo cidades vizinhas. Os passeios bate e volta, que são as viagens de curta distância, serão ótimas oportunidades de matar aquele desejo de viajar, mas voltar para casa no mesmo dia.

 10 Passeios Bate e volta no Brasil : São Paulo/ Embu das Artes


Embu das Artes fica na região metropolitana de São Paulo e está localizada a 33 km da capital paulista. Essa charmosa cidade nasceu do trabalho de missionários jesuítas, por volta de 1554. Sua vocação artística teve início, aproximadamente, na década de 1930 com os pioneiros e reconhecidos artistas  : Tadakyo Sakai-escultor em terracota- e o pintor, escultor e designer Cássio M'Boy, que se estabeleceram na cidade. Não demorou muito para Embu das Artes ser reconhecida como terra de artistas. 
O centro histórico e o colorido e diversificado artesanato são grandes atrativos de Embu das Artes.
Inclua no roteiro as galerias de arte, os antiquários, as lojinhas e os ateliers.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Embu das Artes.
10 Passeios bate e volta no Brasil : Embu das Artes.

Aos fins de semana e feriados, a Feira de Artes e Artesanato ocupa várias ruas da cidade e merece atenção. A feira que já completou 50 anos de existência conta com alguns expositores desde seu início. Artesanato de todos os tipos, móveis de demolição, antiguidades, cerâmica, pinturas, bijouterias e muito mais você encontra por lá.

Imperdível é a lindinha Viela das Lavadeiras, que recebeu esse nome na época em que, a caminho do rio, as lavadeiras atravessavam essa viela para cortar caminho.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Embu das Artes

Outra visita legal é o Museu de Arte Sacra, localizado no simpático Largo de São Francisco. É um complexo que engloba a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o espaço que foi construído para ser residência dos jesuítas. O acervo do museu é composto de peças sacras como oratórios e esculturas.

Museu de Arte Sacra de Embu das Artes,SP.
Museu de Arte Sacra de Embu das Artes,SP.

No quesito comida, as opções em Embu das Artes vão desde cafés até restaurantes sem esquecer dos quitutes vendidos nas barracas de rua.

Empório São Pedro, Embu das Artes.
Alguém resiste a esse cardápio ? Empório São Pedro, Embu das Artes.

10 Passeios Bate e volta no Brasil- São Paulo/Santos

Ainda em São Paulo, uma outra opção legal é descer para o litoral e visitar Santos na Baixada Santista. Distante da capital 76km, em um dia dá para fazer alguns programas que não podem faltar, e um deles é passear pelo "maior jardim de praia do mundo". Ao longo de 7 km, é possível apreciar enormes áreas gramadas com canteiros floridos, palmeiras, grande variedade de arbustos, chafarizes, ciclovia e pequenas praças com bancos para uma pausa na caminhada. Isso tudo sem falar na praia que pode ser vista todo tempo.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Santos em São Paulo.
Maior jardim de praia do mundo, Santos, SP.
Aproveite para observar, alguns prédios incrivelmente tortos, na avenida Bartolomeu de Gusmão [ avenida paralela à praia]. Viraram atração turística !
Se der tempo, visite também a Pinacoteca Benedicto Calixto, nem que seja para conhecer esse belo  casarão que, entre outros usos, serviu de residência para um barão do café. Desde 1986, essa  construção, em estilo arquitetônico neoclássico, abriga a Pinacoteca que funciona como um espaço cultural.     
Outra atração muito legal é fazer o passeio de Bonde Turístico pelo centro histórico acompanhado por uma simpática guia bilingue que vai contando a história da cidade. O ponto de partida- Estação de trem do Valongo- é uma atração à parte. O lindo prédio, em estilo neoclássico, foi construído em 1867 e recebia os trens que conectavam o porto ao interior do estado de São Paulo. Por essa estação passava a produção cafeeira produzida no estado. Desde 2004, a antiga estação de trem abriga a Secretaria Municipal de Turismo de Santos.

Estação de trem do Valongo, Santos, SP.
Estação de trem do Valongo, Santos, SP.



Museu Pelé, Santos, SP
O histórico prédio, em frente à estação, é o Casarão do Valongo que abriga o Museu Pelé desde 2014.

Ao término do passeio, vá até o Palácio da Bolsa Oficial do Café e conheça, pelo menos, o hall mas não esqueça de tomar um cafezinho na Cafeteria. Na verdade, ali funciona o Museu do Café que conta a história de uma época importantíssima para a economia do Brasil.

Palácio da Bolsa Oficial do Café, Santos, SP.
Palácio da Bolsa Oficial do Café, Santos, SP.

No centro histórico, outro destaque é a Casa da Frontaria Azulejada, com sua fachada toda revestida por azulejos em alto relevo importados de Portugal, prova de um passado de riqueza. Foi construída, em 1865, para ser a residência e armazém de um importante comendador. Após variados usos, passou por um minucioso trabalho de restauração e desde 2007 funciona como Espaço Cultural Casa da Frontaria.


Espaço Cultural Casa da Frontaria, Santos, SP


10 Passeios bate e volta no Brasil : Gramado / Caminhos de Pedra.

Distante 7 km de Bento Gonçalves e 103km de Gramado está o belíssimo roteiro Caminhos de Pedra, no Rio Grande do Sul. Essa incrível área de turismo rural foi concebida para preservar a riqueza da cultura italiana construída pelos imigrantes que chegaram à essa região a partir de 1875. Compreende 2 estradas - Linha Palmeiro e Linha Pedro Salgado - e o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural.


Casa Vanni, Caminhos de Pedra
A casa onde funciona o restaurante Casa Vanni é um bom exemplo da construçào típica italiana : base da casa em pedra e a parte de cima em madeira.

 Ao longo de 12km, encontramos nessa rota 28 pontos de visitação, entre eles : casas restauradas, pousadas, cantina, vinícolas, restaurantes, salumeria, Casa da tecelagem, Casa da Erva Mate, Casa das Massas, Casa do Tomate, Casa das Cucas etc...

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caminhos de Pedra.
Casa da Erva Mate, Caminhos de Pedra, Rio Grande do Sul

O Parque da Ovelha é um local super indicado para uma visita de famílias com crianças. Conhecer as ovelhinhas bebês e acompanhar a apresentação do cão que pastoreia o rebanho é uma atração que encanta os pequenos.
Casa da Ovelha, Caminhos de Pedra
Casa da Ovelha, Caminhos de Pedra
Em alguns desses estabelecimentos, os turistas são recebidos para um tour onde a história da família produtora é apresentada e, muitas vezes, uma degustação de produtos fresquinhos e artesanais é oferecida. Tudo isso emoldurado por uma paisagem linda e bem cuidada. Em termos de gastronomia, as opções são fantásticas tanto para um lanche - Casa das Cucas Vitiaceri - como para um almoço -Trattoria Casa Angelo.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caminhos de Pedra
Casa das Cucas Vitiaceri e Trattoria Casa Angelo
O roteiro Caminhos de Pedra recebeu o primeiro grupo de visitantes em 1992 e, de lá pra cá, o turismo continua crescendo, estimulando, assim, a abertura de novos empreendimentos.
No CAT [Centro de Atendimento ao Turista] é entregue um mapa com todos os atrativos do roteiro.
Caminhos de Pedra recebeu, em 2009, o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

10 Passeios bate e volta no Brasil- Gramado/Vale dos Vinhedos

Partindo de Gramado outro programa muito procurado é o Vale dos Vinhedos, roteiro de turismo rural na serra gaúcha com enfoque na produção de vinhos. Percebe-se, ao longo do percurso pelo vale, que existe uma preocupação em valorizar e preservar o que foi construído pelos imigrantes italianos que chegaram à essa região por volta de 1875 mas, também, em investir em inovação. Em 2012, o Vale dos Vinhedos recebeu o selo de "denominação de origem", tornando-se a primeira DO do Brasil.
Belas paisagens, propriedades rurais, vinícolas, parreirais, bistrôs, delicatessen, restaurantes e hotéis- sendo ao todo setenta empreendimentos- fazem parte do Vale dos Vinhedos espalhados pela RS 444 e Via Trento.
10 Passeios bate e volta no Brasil : Vale dos Vinhedos.
Vale dos Vinhedos.
Uns fazem questão de conhecer cada vinícola de forma completa, outros também querem almoçar em algum restaurante do Vale e outros ainda preferem, apenas, um passeio pela região. O certo é que o Vale dos Vinhedos pode ser explorado em um bate e volta de Gramado ou ser conhecido mais a fundo com hospedagem lá mesmo ou em Bento Gonçalves.
Entre vinícolas boutique, vinícolas familiares e grandes vinícolas é difícil o visitante escolher, mas todas irão fascinar pela história que carregam.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Vale dos Vinhedos
Nada mais lindo do que ver as parreiras carregadas de uvinhas que ainda amadurecem.

Em janeiro, fevereiro e março é o momento da colheita da uva - a vindima - e momento de festa. Várias vinícolas preparam atividades especiais para esse período onde os visitantes participam da colheita e pisa da uva. Ao longo de todo ano, é possível visitar as 30 vinícolas ou fazer uma visita guiada em apenas uma delas e conhecer todo o processo produtivo.

Iniciamos nosso passeio pelo Vale dos Vinhedos conhecendo a Vinícola Torcello onde fizemos degustação de vinhos e visitamos as videiras. Bem em frente está o restaurante Valontano cujo cardápio do dia era risoto de copa, gorgonzola e figos turcos. Só de lembrar, já fico salivando, mas estava cedo para o almoço.

10 Passeios bate e volta  no Brasil : Vale dos Vinhedos


Entre as várias paradas conhecemos o restaurante Engenho do Vale onde experimentamos o melhor suco de uva branca da vida "Halberth".

10 Passeios bate e volta  no Brasil : Vale dos Vinhedos
Restaurante Engenho Velho

Em seguida, optamos por seguir pela Via Trento e a primeira a ser visitada foi a Barcarola. Instalada em uma casa de madeira com base de pedra essa construção bem típica logo nos chamou a atenção.

Vinícola Barcarola, Vale dos Vinhedos,RS.


As araucárias e as casas de madeira enfeitam a paisagem e é inevitável parar o carro muitas vezes para curtir essa rara oportunidade de estar numa área rural tão bem cuidada.


Vale dos Vinhedos


Artesanato do Vale,
Conversando com a proprietária da Artesanato do Vale, soubemos que a linda casa de madeira que é sua lojinha ficava originalmente em outro  lugar. Foi desmontada e transportada para o lugar atual.  Aliás, ela também falou que isso é uma prática na região. 
Finalizamos nosso roteiro com a visita à Miolo, consagrada vinícola. Possui uma área enorme que engloba : 3 prédios, lago e um gramado usado para lanches piqueniques,comemorações etc...
Vinícola Miolo, Vale dos Vinhedos
Vinícola Miolo, Vale dos Vinhedos
Para desfrutar de tudo que o Vale dos Vinhedos oferece o ideal é um roteiro de 3 dias mas, um bate e volta já deixa um gostinho de quero mais.
Em todos os estabelecimentos, fomos recebidos como velhos amigos, em pouco tempo já conhecíamos um pouco da história da família e os novos projetos.

10 Passeios bate e volta no Brasil- Tiradentes/Bichinho

Bichinho, cujo nome verdadeiro é Vitoriano Veloso, é um simpático povoado pertinho de Tiradentes. Apenas 7 km separa uma cidade da outra.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Bichinho

Apesar de existir desde o início do século XVIII, em função da exploração do ouro, foi no início dos anos 90, que Bichinho viveu sua grande transformação. É que por ali se instalou a Oficina de Agosto do artista plástico Toty, e o artesanato que, já era, há tempos, produzido por artesãos locais ganhou destaque no Brasil e no mundo.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Bichinho
A estrada de acesso já vale o passeio : um trecho com a Serra de São José e vales, cercas e vaquinhas pastando; outro com lojas/ateliers de artesanato para todos os bolsos. 

A cidade é considerada o berço do artesanato mineiro e, por lá, é comum termos a oportunidade de conhecer o artesão que produziu as peças. Esse é um dos pontos altos do passeio: conversar com quem transforma matéria prima em belos trabalhos. Muito simpáticos, os artesãos adoram contar histórias de suas inspirações e mostrar detalhes do que produziram.
No caminho para Bichinho, o primeiro lugar a ser visitado é o Museu do Automóvel da Estrada Real, que conta com um acervo de 50 carros antigos muito bem conservados. O proprietário herdou essa paixão de seu pai e inaugurou o museu em 2006.

Museu do Automóvel da Estrada Real
Museu do Automóvel da Estrada Real

A segunda parada é na Oficina de Agosto que impressiona pela qualidade, diversidade e criatividade de suas peças, colocando o artesanato brasileiro em um lugar muito especial.

Ao chegar em Bichinho primeiro admire as casinhas simples mas muito singelas. Depois explore as lojas e ateliers para encontrar os mais diversificados trabalhos em madeira de demolição : pinturas, quadros, cabideiros, bandejas e móveis em geral. Os fuxicos e as colchas de retalhos também são lindas.
Bichinho,Minas Gerais

Alguns restaurantes famosos como, Pau d'Angu [na estrada] e o Tempero da Angela [na cidade], estão sempre com fila de espera, o que já te dá ideia das delícias que servem. Mas, não se aperte pois em Minas é fácil encontrar comidinha caprichada. Nós comemos uns docinhos deliciosos na padaria e deixamos para jantar em Tiradentes.

10 Passeios Bate e volta no Brasil- Arraial D'Ajuda/Caraíva

Caraíva é uma vila pé na areia na chamada Costa do Descobrimento no sul da Bahia. Está em uma área de preservação ambiental, localizada entre o rio Caraíva e o mar. Essa vila bem antiga, desde 1530 já era conhecida pelos portugueses que devem ter se encantado com o vilarejo, assim como, até hoje, os visitantes se encantam.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caraíva
Caraíva, Bahia, Brasil

A distância entre Caraíva e Arraial é de 54 km e entre Caraíva e Porto Seguro é de 70 km. Para chegar à vila de Caraíva é necessário fazer uma travessia, bem curta, em um barquinho. É só desembarcar para sentir a "vibe"de paz.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caraíva


 Todas as ruas são de areia e a luz elétrica, que só chegou por lá em 2007, tem sua fiação embutida por baixo da terra para não "atrapalhar" a beleza do lugar . Casinhas coloridas e charmosas abrigam lojas, restaurantes, pousadas e residências.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caraíva


O barato é curtir o rio, a praia, caminhar e caminhar pela orla, almoçar ou petiscar um pastel no Boteco do Pará e agradecer por estar num lugar tão lindo.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caraíva
Curtir a praia de rio é também uma ótima escolha.  

Na alta estação, alguns balseiros oferecem a travessia da foz do rio Caraíva. Chegando à outra margem, o programa é caminhar e mergulhar em lindas praias. Após 40 minutos de caminhada, chega-se à praia do Satu. Importantíssimo saber sobre a tábua das marés - para não ficar preso em alguma praia - e deixar a volta combinada com o barqueiro.

Se preferir passar alguns dias por lá, terá a possibilidade de fazer outros passeios como a flutuação em bóia ou passeio de canoa pelo rio Caraíva onde a pedida é apreciar os manguezais.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caraíva
Passeio no rio Caraíva é um ótimo programa.

Outra ótima opção é contratar um passeio de buggy pela praia até a Ponta do Corumbau. O ponto de encontro dos motoristas de buggy é na igrejinha de São Sebastião.

Igrejinha de São Sebastião, Caraíva


Mas, quando a noite chegar, não perca a chance de se esbaldar num forró pé na areia em Caraíva, lugar que podemos chamar de paraíso.     

10 Passeios bate e volta no Brasil- Belo Horizonte/Inhotim


Na cidade de Brumadinho, distante 58 km de Belo Horizonte, está o maior museu a céu aberto da América Latina, o Instituto Inhotim. Criado em 1980 pelo empresário Bernardo de Mello Paz como propriedade privada, abriu para visitação em 2006 trazendo um novo conceito de museu. Na verdade parece um museu em meio a um jardim botânico.
10 Passeios bate e volta no Brasil : Inhotim/Minas Gerais
Instituto Inhotim
Espaço que conjuga a exuberância da natureza com a criatividade do homem. Enorme acervo de obras de arte contemporânea de diversos tamanhos, coloridas e interativas repousam em meio a trilhas e jardins maravilhosos. O paisagismo é também uma obra a ser admirada. Piscina, lagos e espelhos d'água refletem o verde da mata e outros coloridos. Sem falar nas galerias de arte que sempre reservam surpresas artísticas. Uma visita que aguça os sentidos, é um convite a contemplar e interagir, despertando o interesse de pessoas de todas as idades.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Inhotim
Instituto Inhotim,Brumadinho, MG
Que tal almoçar por lá ? Saiba que há quatro restaurantes, em diferentes estilos, espalhados pelo museu.
No mapa, que é entregue ao adquirir o ingresso, 3 trajetos são sugeridos. Para conhecer Inhotim detalhadamente são necessários 2 ou 3 dias mas nós visitamos em 1 dia muitas coisas legais.

10 Passeios bate e volta no Brasil- Curitiba/Castrolanda  

Visitar Castrolanda e o Parque Histórico de Carambeí em um passeio bate e volta de Curitiba é o que poderíamos chamar de uma viagem a um pedacinho da Holanda sem sair do Brasil. Apesar de não serem muito perto da capital, valem qualquer esforço.

Castrolanda, é uma colônia holandesa localizada no município de Castro. Fundada por imigrantes holandeses no período do pós Segunda Guerra, foi fruto de um planejamento estruturado pelo governo holandês e aliava interesses dos 2 países. Seu nome é uma fusão da cidade onde se instalaram e do país de origem: Castro + Holanda = Castrolanda.
Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Centro Cultural Castrolanda um complexo com dois prédios : o Museu Histórico de Castrolanda e o Memorial da Imigração Holandesa/Moinho.
A edificação do Museu Histórico de Castrolanda tem a arquitetura típica das fazendas do norte da Holanda de onde vieram os imigrantes.


Museu Histórico de Castrolanda
Museu Histórico de Castrolanda


Muitas peças do acervo são provenientes de doação das famílias pioneiras e estão dispostas em ambientes que reproduzem como eram as casas da época. Há também fotos, documentos e até tratores que foram trazidos junto a outros equipamentos de trabalho. O objetivo do museu é fazer um resgate de todo processo de imigração para preservar a história.

Castrolanda, Paraná


Na construção ao lado está o moinho "O Imigrante", uma réplica do moinho de farinha Woldzigt, região originária dos imigrantes de Castrolanda. Foi construído, para comemorar o aniversário de 50 anos da colônia, por um arquiteto holandês especialista em moinhos de vento. A curiosidade é que o moinho tem 37 metros de altura e sua estrutura é em madeira sem pregos.

Memorial da Imigração Holndesa, Castrolanda.
Memorial da Imigração Holndesa, Castrolanda.

 Ao entrar no moinho, um lindo e colorido realejo logo chama atenção e todos se reúnem em torno dele. Está em funcionamento e a guia, que recebe os visitantes, mostra a partitura e o coloca para tocar.
Memorial da Inigração Hoalandesa, Castrolanda.


No moinho está instalado o Memorial da Imigração Holandesa e de seu acervo constam roupas, maquetes, objetos, fotos dos imigrantes e das atividades desenvolvidas pelos descendentes.  No segundo andar, tamancos de madeira fazem a festa dos turistas que logo experimentam e tiram uma foto para guardar de recordação.

Castrolanda, Paraná



10 Passeios bate e volta no Brasil-Curitiba/ Parque Histórico de Carambeí


 Distante de Castrolanda 30km está Carambeí, outra colônia holandesa, onde fica localizado o Parque Histórico de Carambeí.  Esse, que é considerado, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, reproduz, com perfeição, a vila de Carambeí, na época em que sua história começou. É uma linda homenagem aos colonizadores holandeses e tem como objetivo a preservação de toda construção histórica e cultural desses pioneiros. Foi inaugurado por ocasião da comemoração dos 100 anos de chegada dos holandeses à região.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Parque Histórico de Carambeí
10 Passeios bate e volta no Brasil : Parque Histórico de Carambeí

As primeiras famílias de imigrantes holandeses chegaram à essa região por volta de 1911 e mais tarde outras famílias se juntaram ao grupo inicial. Apesar de inúmeras dificuldades, mas apoiados no tripé : educação, cooperativismo e religião, conseguiram vencer. Com grande conhecimento sobre produção de leite, criaram uma indústria leiteira reconhecida e a primeira cooperativa industrial-Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios , mais tarde Batavo.

O Parque Histórico de Carambeí fica em uma imensa área gramada e é composto por 5 alas : Casa da Memória, Vila Histórica, Centro de Exposições, Centro Cultural Amsterdam e Parque das Águas. Todo o acervo é composto por doações das famílias dos colonizadores.

Parque Histórico de Carambeí, Paraná

Anexo à Casa da Memória está a confeitaria Koffiehuis, que dizem ser maravilhosa, mas estava fechada no dia que visitamos. Há também o Museu do Trator mostando uma pouquinho da evolução do maquinário usado na agricultura.
No Jardim da frente do Parque, uma linda e florida tartaruga representa "Carambeí"que significa rio das tartarugas.

Parque Histórico de Carambeí

Os pilares da concepção da colônia estão representados em fontes : cooperativismo - pinheiros unidos, o peixe - símbolo da fé cristã e o semeador senhor representando educação e trabalho.

Parque Histórico de Carambeí
A ponte levadiça veio da Holanda.

A segunda ala é a Vila Histórica, projetada de forma a te fazer sentir, de verdade, na vila de Carambeí em seus primeiros anos : em meio a lindos jardins, estão o açougue, a ferraria, a escola, a estação de trem, a igrejinha e assim temos uma ideia do cotidiano dos colonizadores.

Parque Histórico de Carambeí


A terceira ala, Parque das Águas, é um museu ambiental e mostra o funcionamento de eclusas, moinhos, diques, represas e outras soluções que são utilizadas na Holanda para contenção das águas. Já as casas foram projetadas da mesma forma como são as de Zaanse Schans na Holanda.

Parque das águas em Carambeí
Adicionar legenda
Há ainda uma área para eventos. Aliás, dizem que as festas por lá são muito bonitas, em especial, a da Páscoa e do Natal.

10 Passeios bate e volta no Brasil - Curitiba/Caminho do Vinho



Caminho do Vinho- Colônia Megulhão, Paraná


Bem pertinho de Curitiba, em São José dos Pinhais, os visitantes também poderão encontrar a modalidade de fazer turismo que vem sendo explorada, cada vez mais, no Brasil : o turismo rural. É uma experiência diferente onde temos a oportunidade de apreciar o campo e suas belezas : as plantações, a história de vida dos produtores, experimentar um produto fresquinho e produzido artesanalmente além de conhecer o próprio produtor.
O "Caminho do Vinho"- Colônia Mergulhão é um dos caminhos coloniais e desenvolve um trabalho de resgate e preservação da cultura italiana. Participam dessa iniciativa 34 propriedades : vinícolas, cafés coloniais, restaurantes, chácaras, Só Morangos Colha e Pague, cervejaria, Queijaria Sapoti, artesanato, pousada e casas históricas ainda habitadas por famílias descendentes dos italianos.

Caminho do Vinho- Colônia Megulhão, Paraná

O sossego e a tranquilidade da estradinha convidam a um passeio num ritmo lento.
Na Vinícola e Salumeria Politano, aprendemos sobre cada etapa da produção de vinhos e dos salames além de provarmos as delícias que também são vendidas na lojinha.

10 Passeios bate e volta no Brasil : Caminho do Vinho


Percorremos o Caminho do Vinho acompanhados da guia de turismo e sommelier Rosana. Foi um diferencial para conhecer cada detalhe da história construída nessa região. Além disso, Rosana atuou na implantação desse projeto portanto tem grande conhecimento e carinho. Este tour pode ser feito em grupo - com paradas já definidas - ou de forma privativa, onde Rosana faz um passeio personalizado parando onde o turista quiser.   

Vale lembrar que fizemos, de carro, todos esses passeios bate e volta o que nos possibilitou flexibilidade de horário e de roteiro. Usamos o waze para nos orientar sobre o melhor trajeto.

             Quando pudermos viajar de forma segura e responsável, dicas não vão faltar !

Esse foi o nosso Top 10 destinos que você precisa conhecer após a pandemia. Agora, confira as demais TOP 10 dicas relacionadas a viagens que minhas amigas blogueiras sugerem : 

1] Expedições em Família  10 Destinos incríveis no Brasil que você precisa visitar

2] Mai Viagens  10 Lugares imperdíveis para conhecer no Nordeste.

3] 6 Viajantes  10 Resorts no Brasil que visitamos com crianças.

4] Vamos viajar pra onde agora-   10 Atrações imperdíveis na Disney

5] Sentidos do Viajar-  10 Ótimas atrações naturais próximas a Brasília



                               FOTOS : J.C.ALVAREZ, PEDRO PERRI E LILIAN AZEVEDO

  1. Sem dúvida, seu texto está incrível, com dicas maravilhosas que acabei de colocar na minha lista de desejos de viagem nos pós pandemia! São bate volta incríveis, cuja a maioria não fiz, em especial os que levam até as rotas do vinho (minha grande atual paixão!). Amei e usarei suas dicas de "BATE E VOLTA : 10 INCRÍVEIS PASSEIOS NO BRASIL"! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Deyse
      Obrigada pelo comentário. Gostei de saber que agora está querendo a rota dos vinhos. Vai adorar visitar esses roteiros. beijocas

      Excluir
  2. lilian, seu post está maravilhoso. Quero fazer vários desses passeios bate e volta no Brasil que você listou aqui. Vou usar seu post como guia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, depois me conta como foi e o que você acrescentou. beijocas

      Excluir
  3. Estou encantada com esse post. Essa lista de 10 passeios bate e volta no Brasil está incrível. Alguns eu já fiz. Agora quero completar essa lista! Tem lugares que eu não sabia. Pelas fotos e informações, achei que valem muito uma visita. Já salvando aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Angela
      Nosso país tem tanto lugar lindo para ser visitado, ne? beijocas

      Excluir
  4. Eu adorei esse teu post. Sem dúvidas bate-e-volta no Brasil vai ser o meu tipo de viagem favorita depois da pandemia... a mais segura! Além disso eu acho esses bate-volta as melhores atrações, como por exemplo os passeios próximos de gramado acho muito mais envolvente do que Gramado mesmo. Onde tiver menos turistas e o lugar for o mais natural possível mais me encanta. Obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Mairim
      Tem toda razão teremos que fugir de aglomeração mas não faltarão lugares lindos,né ?beijocas

      Excluir
  5. AMEI seu post, Lilian. Viajei pelo Brasil com você me guiando! Que incríveis passeios bate e volta no Brasil, como nosso país é lindo e diverso. Me lembrei de Embu das artes e da mesa de jantar que comprei lá. Até hoje sou apaixonada por ela, toda feita de diferentes espécies de bambu! Achei muito curioso sua dica sobre prédios tortos, na avenida Bartolomeu de Gusmão, Santos. São tortos por erro de projeto ou ficaram tortos por movimento do solo? Caraíva e Bichinho, sonhos a serem realizado, ainda vou visitar!!! Obrigada por tantas lindas dicas, tanto me estimulou a conhecer lugares não visitados como a retornar em atracões, como Inhotim, Castrolanda, Carambeí, Caminho do Vinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sylvinha,
      Fico feliz que meu texto tenha te ajudado a "viajar" nesse momento que não podemos viajar de verdade. Os prédios tortos de Santos é um problema do terreno. Não tem risco de queda mas traz desconforto para os moradores e desvalorização dos imóveis. beijocas

      Excluir
  6. Nossa, alguns dos 10 bate e volta pelo Brasil que você citou em nem sabia da existência das cidades. Gostei muito de algumas opções, já vai para a listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a gente vive se surpreendendo com tanto lugar lindo pra conhecermos, né ? beijocas

      Excluir
  7. Achei ótima esta sua postagem sobre "Bate e volta: 10 incríveis passeios no Brasil". Dos dez, conheço apenas a metade e a outra já está na minha lista para quando acabar a pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Sylvia que essas cidades já estão na sua listinha. Você vai gostar. beijocas

      Excluir
  8. Muito lindo esse post, querida Lilian, e as fotos estão maravilhosas!!! Dicas ótimas e perfeitas para esse período que vivemos de valorizar o turismo interno!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Albert. Importante valorizarmos o que é nosso. beijocas

      Excluir
  9. Que texto lindo! Fiquei impressionada com os lugares que você listou "BATE E VOLTA : 10 INCRÍVEIS PASSEIOS NO BRASIL."confesso que não conheço nenhum deles, mas vou salvar aqui para visitar depois da pandemia!

    ResponderExcluir
  10. Eita que é tanta coisa boa pra conhecer nesse país que a gente fica com vontade de pegar a estrada agora, rs. Não saberia nem por onde começar nessa lista de bate e volta que você reuniu, seja no Nordeste, Sul ou Sudeste, ótimas opções! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Fabíola. Vontade enorme de sair por aí mas temos que aguardar. beijocas

      Excluir
  11. Que artigo excelente, super completo! Fiquei com muita vontade de visitar esses locais que você falou sobre "BATE E VOLTA : 10 INCRÍVEIS PASSEIOS NO BRASIL." Confesso que conheço alguns, e percebi aqui que preciso voltar. Beijinhos.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!