05 fevereiro 2023

TAJINE: COMIDA TÍPICA DO MARROCOS

 

Você é daquelas pessoas que adora experimentar a comida típica de cada lugar que visita? Minha admiração pois eu não sou. Mas sempre tem uma primeira vez, certo? A novidade é que eu provei uma das comidas típicas do Marrocos e adorei.  

Tajine: comida típica do Marrocos

A viagem ao Marrocos foi inesquecível, e fazer um tour privativo de 11 dias nos possibilitou conhecer um pouco desse país alegre e acolhedor. Experiência maravilhosa que deixou não só saudades como, também, um enorme desejo de um dia voltar.

O turista que chega ao Marrocos logo se encanta: paisagens lindas, cidades imperiais, sítios arqueológicos, arquitetura com traços mouriscos, centros históricos preservados, vestimentas diferentes, cores terrosas, cidades fortificadas, mesquitas, o som do chamamento para as rezas e muito mais.


Tajine: comida típica do Marrocos

Passeando pelas ruas das medinas,  não tem como não ficarmos com nossos sentidos aguçados pelo colorido e cheiro dos temperos sempre expostos em enormes sacas de juta. O que não sabíamos é que teríamos a oportunidade também de saboreá-los.  

Mesmo sabendo que experimentar os pratos típicos de cada cidade ou país visitado é uma das formas de conhecer a cultura local, eu estranho bastante a culinária diferente da que estou acostumada e acabo passando mal, o que não colabora para eu me abrir a provar outras comidinhas. 

No entanto, a necessidade me levou a viver algo diferente. Ao chegarmos em Fez, não conseguimos localizar nenhum restaurante italiano, são eles que sempre nos salvam. O riad, onde estávamos hospedados, se preparava para a apresentação de um músico durante o jantar e o gerente gentilmente  insistiu para que ficássemos para o jantar. O prato principal era o tajine e depois dele nos explicar detalhadamente como era preparado e a fome aumentando, não nos restou alternativa. Adoramos!  

Tajine: comida típica do Marrocos

O Tajine nos pareceu um prato muito saudável pois seus ingredientes - legumes variados e a carne - são cozidos lentamente no vapor. O formato cônico de sua tampa faz com que o vapor não saia da panela, que aliás também se chama tajine. Ela chega à mesa "escondendo" seu conteúdo, mas quando a tampa é levantada, o cheirinho agradável dos temperos já revela que a refeição será muito boa.

Foi tão aprovado que o saboreamos em mais 3 oportunidades. Em toda cidade que chegávamos já nos animávamos a procurar restaurantes que servissem a comida típica. Teve tajine no almoço e no jantar. O meu preferido foi o de frango já meu marido gostou mais do de cordeiro. 

Tajine: comida típica do Marrocos


O pão marroquino típico, servido para acompanhar as refeições, parece o que conhecemos como pão árabe, mas é mais grosso. Todas as vezes parecia ter saído do forno para a mesa, ou seja, fresquinho, ou melhor ainda, quentinho.  

No café da manhã a tajine também tem vez, trazendo ovos cozidos e cuscuz. Azeitonas, geleias, panquequinhas, diferentes pães, sucos, chá de menta, iogurte e bolinhos deliciosos também compunham essa que é considerada a refeição mais importante do dia. Adoramos tudo mas meu destaque vai para o mel que é maravilhoso: clarinho, leve e bem menos doce do que no Brasil. 


 

Tajine: comida típica do Marrocos

   

O chá de menta, que é sucesso absoluto, é preparado na hora e nos foi oferecido em todos os riads onde nos hospedamos. Uma forma muito simpática de receber cada hóspede. Ele é considerado a bebida nacional do Marrocos. Destaque para a forma como o chá de menta é preparado e servido, na verdade, uma "apresentação" digna de fotos.

Comida típica do Marrocos


Não podia deixar de mencionar os maravilhosos doces árabes, à base de nozes e mel, vendidos em vários lugares e impossíveis de resistir. 


Comida Típica do Marrocos, África




As tâmaras, enormes e com muita polpa, vendidas nos souks, eram uma tentação e me perseguiam. Em todo lugar que passava lá estavam elas mas não tive coragem de comprar pois não me senti segura em relação a higiene dos ambientes. 


Comida típica do Marrocos




Quer ficar com água na boca? Confira as dicas saborosas que minhas amigas blogueiras escreveram e apreciem sem moderação:

A Gisele Prosdocimi, do blog Destinos Por Onde Andei, traz Pratos Típicos da Culinária Portuguesa

No blog Olívia Garimpando Por Aí, a Olívia aborda o tema Comidas Típicas: o que comer e o que não comer. 

Já a Regina Oki, do blog Turista Fulltime, escreveu sobre Comidas Típicas da Holanda para você provar

Lá da Itália, a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, conta sobre Comidas Típicas Romanas



  1. Que vontade de experimentar o Tajine, essa comida típica do Marrocos bem famosa e saudável, deu água na boca aqui, rsrs.
    Adoraria experimentar tudo que você mencionou em seu post também, porque a comida marroquina parece deliciosa, adoro o cuscuz marroquino, então vem daí a minha vontade de provar de tudo deste país tão interessante.
    Caso eu tenha oportunidade de visitar o Marrocos, quero trazer uma Tajine para enfeitar minha cozinha, elas são muito lindas, não é?
    Grande beijo, amei seu post! Que venham mais viagens interessantes como esta para nós!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de post, Lilian! Amei desvendar uma pouco da culinária marroquina através da sua experiência. Confesso que sou do tipo que sempre prova a culinária local (uma mania bem desafiadora, às vezes! rsrs). Eu só estive no Marrocos por um dia, em uma parada de cruzeiro. Adoraria, entretanto, fazer um tour longo como o seu, para aproveitar mais da hospitalidade e da cultura desse país incrível. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Lilian, experimentar as comidas típicas locais é uma das partes que mais gosto nas minhas viagens.
    Mas a comida marroquina é tão gostosa que arrisco até na Itália. E nunca decepciona.
    Tajine, o pão, os doces, o chá... tudo gostoso, adoro.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Lilian, eu amei minha viagem para o Marrocos. Também tenho cuidado com as ditas "comidas típicas", não acho que temos que experimentar tudo, especialmente para não passar mal num outro país, com ingredientes que o nosso organismo não está acostumado. Tajine, em especial, provei e gostei. Adoro seus relatos de viagem.

    ResponderExcluir
  5. Eu também morro de medo de passar mal em outro país, mas de modo geral gosto muito da comida árabe e não tenho problemas com ela. Que bom que as circunstâncias te "obrigaram" a experimentar o Tajine! Com certeza foi mais uma memória afetiva criada no Marrocos.

    ResponderExcluir
  6. As experiências gastronômicas em viagens são mesmo marcantes. Eu provo comidas típicas respeitando minha opção pelo vegetarianismo. Adoraria experimentar a culinária do Marrocos.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tento experimentar comidas típicas, respeitando minhas convicções. Acho as experiências gastronômicas muito marcantes!

    ResponderExcluir
  8. Amei o seu post!!! Essa foi a comida que mais comi no Marrocos. Foi uma experiência maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Eu passei só um final de semana no norte do Marrocos quando estudei na Espanha anos e anos atrás e lembro até hoje de um restaurante que fomos e a comida foi servida nessa panela fofa "tajine" aí.

    ResponderExcluir
  10. Valeu por contar sobre sua viagem ao Marrocos! A vibe do Tajine realmente conquistou, né? Adorei a superação da hesitação inicial. As descrições da comida e do chá de menta deixaram água na boca. Sensacional!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!