10 abril 2023

FORTALEZA SANTA CRUZ DA BARRA: STAYCATION EM NITERÓI

Fortaleza Santa Cruz da Barra: Staycation em Niterói


Você gosta de passear em sua própria cidade ou arredores? Se respondeu sim saiba que está vivendo uma experiência de turismo chamada staycation que é a nova tendência no mundo das viagens. 

Esse tipo de turismo local teve um crescimento significativo durante a pandemia e caiu no gosto das pessoas que viram aí uma alternativa econômica. Na maioria das vezes são passeios/viagens feitas de carro ou ônibus onde não há gasto com hospedagem. Descobrir atrativos perto de onde se mora, valorizar o entorno, incentivar a economia regional e fazer viagens curtas quebrando a rotina podendo logo retomá-la são alguns dos aspectos positivos do staycation. 


Eu, que sempre tive essa prática - passear na minha própria cidade - só recentemente descobri que tinha esse nome bonito. Vem comigo fazer “staycation em Niterói” , ou seja, vem “viajar” por Niterói. 



Estive recentemente em Niterói para conhecer a Fortaleza Santa Cruz da Barra. Atravessamos a ponte Rio-Niterói rumo ao bairro de Jurujuba, onde à beira da baía de Guanabara, na ponta de um promontório rochoso, encontra-se a fortaleza. Um caminho bem estreito entre um paredão de pedra e o mar conduz aos portões de entrada. 


Fortaleza Santa Cruz da Barra: Staycation em Niterói



A visita guiada tem hora marcada e só é permitida a entrada quando o grupo é chamado. Enquanto aguardávamos ficamos apreciando a vista que é deslumbrante para qualquer lado que se olhe. Muitas fotos para registrar o cenário composto por mar, pequenas embarcações, silhuetas das montanhas ao longe e alguns aviões decolando e aterrissando no aeroporto Santos Dumont. 


Fortaleza Santa Cruz da Barra: Staycation em Niterói


O guia ressalta que a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um dos pontos turísticos mais visitados de Niterói. Não é pra menos devido a sua importância histórica.  


Como todos os fortes e fortalezas no Brasil, essa também foi construída pelos portugueses em meados do século XVI em localização estratégica para proteção do território brasileiro. Junto à outras 2 fortalezas formou uma estrutura defensiva significativa e teve papel fundamental para impedir e combater invasões francesas e holandesas. Da mesma forma teve papel de destaque na proteção ao embarque de ouro de Minas Gerais para Lisboa quando o Rio de Janeiro passou a ser a capital brasileira 


A fortaleza é um exemplo de arquitetura militar luso-brasileira.  A espessura das paredes da fortaleza é algo inacreditável, ainda mais quando o guia nos conta que as pedras utilizadas foram cortadas e assentadas a mão. 


Fortaleza Santa Cruz da Barra: Staycation em Niterói



A capelinha de Santa Bárbara de 1612 é uma graça! Ao entrarmos para conhecer seu interior o guia nos contou que enquanto rezava a missa, de uma das janelas da capela, o padre conseguia avistar a chegada de navios “invasores” a tempo de avisar aos sentinelas que participavam da mesma.  Dizem que daí surgiu a expressão "'um olho no padre e outro na missa" .Será?


Fortaleza Santa Cruz da Barra: Staycation em Niterói

 


Durante um período a fortaleza funcionou como presídio. As celas e o calabouço são sempre áreas difíceis de serem admiradas. As masmorras eram  ambientes inóspitos onde não cabia uma pessoa em pé. Há também o paredão de fuzilamento. Toda essa estrutura era comum à construções do mesmo gênero em todas as partes do mundo.  



Fortaleza Santa Cruz da Barra em Niterói




Em um dos níveis/andares da fortaleza vê-se uma galeria de arcos com a bateria de canhões, o paiol de munição e as casamatas ( construção militar baixa de teto abobadado onde se colocavam armas)


Fortaleza de Santa Cruz da Barra: Staycation em Niterói



O prédio da Fortaleza de Santa Cruz da Barra foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1939. Pertence ao Ministério da Defesa e é administrado pelo Exército brasileiro. Um espaço que vale a visita.


No caminho de volta ainda apreciamos umas praiazinhas em Jurujuba e na ponte Rio-Niterói fomos brindados com um belo por do sol!


Fortaleza de Santa Cruz da Barra em Niterói




Informações práticas:


# A chegada de transporte público não é simples pois do ponto do ônibus até os portões da fortaleza é uma boa caminhada.  

# A forma de acesso mais prática é de carro ou carro de aplicativo. Estacionamento gratuito. 

# Meia entrada para idosos, estudantes, crianças ate 12 anos.

# Não é necessário agendamento. Apenas visitação guiada

# Funciona de terça a domingo de 10:00 até 16:00



  


Vejam essas dicas de staycation para você “viajar” em sua cidade sem precisar fazer as malas. Embarque nessa experiência e divirta-se perto de onde mora: 


Junto a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, faremos uma visita a Catedral de Milão na Itália.


Gisele Prosdocimi, do blog Destinos Por Onde Andei,  vai nos levar ao CCBB de Belo Horizonte/Minas Gerais para apreciar a fantástica exposição Os Gêmeos.


Vamos fazer um Walking Tour pelo centro do Rio de Janeiro com a Regina Oki do blog Turista Fulltime  


A Olívia do blog Olívia Garimpando Por Aí nos mostra várias possibilidades de fazer Staycation no Rio de Janeiro nas férias escolares.






 

  1. Que delícia de post, Lilian! É incrível como deixamos passar a oportunidade de conhecer lugares tão importantes e que ficam tão próximos de nós. Confesso, moro há tantos anos no Rio e nunca vou a Niterói para fazer turismo. Lendo o seu relato eu vi o quanto estou perdendo e o quanto preciso exercitar o Staycation, que você faz tão tem! Vou, certamente, começar pela sua sugestão. Obrigada por compartilhar. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, Niterói vai te surpreender. Tem muitos pontos turísticos legais para viajarmos sem fazer as malas. beijocas

      Excluir
  2. Viajei com você neste post ilustrado com fotos belíssimas da Fortaleza Santa Cruz da Barra, em Niterói, cidade que adoro e que sempre vou quando posso, pois tenho uma irmã que reside lá com sua família.
    Niterói é uma cidade surpreendente, sempre fico admirada com as atrações que descubro nela, dica anotada para minha próxima ida à Nikiti.
    Beijos e obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Gi preciso voltar a passear por Niteroi. No passado ia sempre passear nas praias mas, com certeza, a cidade tem muito mais a oferecer. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  3. Fotos maravilhosas como sempre. Niteroi é uma cidade linda e você tem razão: a atração merece demais, e não somente pelo valor histórico

    ResponderExcluir
  4. Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, realmente é um lugar belíssimo e muitas vezes os moradores tanto de Niterói quanto do Rio não visitam. Eu particularmente adoro o que agora tem esse nome chique, staycation, mas eu antes chamava de turistar na própria cidade. E a história dos fortes são sempre rodeadas de tantas curiosidades. Eu amo todas as histórias. Obrigada por compartilhar. Beijos

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!