PORTUGAL DE TREM

Viajar de trem, para nós, tem o significado de "no stress"!!!  Deixam de existir todas aquelas questões, que nos atormentam em outras viagens,mesmo tendo o "santo"GPS : como sair de uma cidade para outra ? como pegar a estrada  X ? como colocar combustível ? como pagar o pedágio ? onde estacionar o carro ? quanto tempo de antecedência para ir ao aeroporto ?


Dessa vez não compramos os bilhetes pela internet. Deixamos para comprar  as passagens de trem em cada cidade e não tivemos nenhum problema.Viajamos para Portugal no final de janeiro e voltamos no domingo de carnaval,não sei se nessa época a procura é menor ou se os turistas preferem conhecer Portugal de carro. 

Em Portugal são três tipos de trem: Inter-Regional, Intercidades e Alfa Pendular.


Hall de entrada da Estação São Bento

Estação de trem  São Bento, Porto



Na foto acima é possível ver a placa com a indicação das plataformas 1 e 2.


1] Do Porto para Coimbra fomos de comboio Intercidades, 2ª classe.

Quando compramos os bilhetes no Porto, a moça do guichê nos informou que deveríamos pegar, ali na estação São Bento, qualquer comboio que parasse em Porto Campanhã [outra estação de trem do Porto] pois é dessa estação que partem os trens para outras cidades portuguesas. Ao chegar a essa "paragem", saltamos e procuramos o "cais" de onde o comboio partiria para Coimbra B



     
O nosso comboio do Porto para Coimbra tinha como identificação o nº 522. O horário que ele partiria do Porto 10h52, o nº da "carroça"[vagão] era 22 e o meu lugar era o 116. O preço está aí como vocês podem ver. A plataforma era nº 8 e está no placar.


Assim que chegamos na estação Campanhã, procuramos o placar [abaixo] para ver em qual plataforma nosso comboio iria parar. Na realidade, esse comboio tinha como destino Lisboa/Santa Apolônia mas iria parar em Coimbra.  

Então, o mais importante para o viajante é identificar, no ticket, o nº do trem, o horário e se o trem é alfa ou intercidades.







Os seguranças da estação de trem foram muito educados e disponíveis e nos acompanharam até a outra plataforma. Há uma passagem subterrânea, com escada rolante para as pessoas irem de uma plataforma para outra.

   
Essa é a salinha de espera da estação de trem Campanhã.











Em cada plataforma onde o trem deve parar, para pegar os passageiros, tem um placar como esse abaixo. 


Em torno de 10 minutos antes da hora do trem chegar à estação, o placar de cada plataforma informa: horário, destino e tipo do trem, assim os passageiros podem comparar com as informações de seu bilhete e se certificar se estão na plataforma correta.

A viagem do Porto para Coimbra é bem legal. Logo no início, o trem atravessa o rio passando por Vila Nova de Gaia e segue margeando o rio Douro.


Durante o trajeto, um fiscal circula dentro do trem solicitando aos passageiros o bilhete para que ele, com um pequeno "furador de papel", faça um furinho na passagem de cada um. Não existem, nas estações, máquinas para validar o ticket.


Todos os passageiros, que têm como destino a cidade de Coimbra, descem na estação Coimbra B.



As estações de trem em Portugal são bem simples, mas funcionam muito bem.


Para chegar, de verdade, a Coimbra é necessário pegar qualquer outro trem suburbano que pare em Coimbra A. Para esse pequeno trajeto "Coimbra B"/"Coimbra A" usa-se o mesmo bilhete.

Estação de trem de Coimbra

 Coimbra foi a cidade onde pegamos as temperaturas mais altas e mais baixas em apenas 3 dias.
Na manhã que partimos para Lisboa fazia muito frio, embora o céu estivesse azul.
Estação Coimbra A

 Mosteiro "Santa Clara A Nova" visto da estação de trem Coimbra A.






É da estação Coimbra B que partem os trens para as cidades maiores.

Nosso próximo destino seria Lisboa, portanto fomos para a estação de trem Coimbra A e de lá para Coimbra B, onde aguardamos o trem para Lisboa/Santa Apolônia.








É interessante chegar cedo à estação e observar outros trens parando naquela plataforma em que você vai embarcar pois assim é possível ter uma noção onde estacionará o vagão indicado em seu bilhete.O nosso era o de nº 21,então fomos  para o final da plataforma. 



 Várias pessoas só procuram o vagão quando o trem pára e aí se deslocam correndo com suas bagagens para entrar no vagão correto.Outras vezes você presencia discussão entre  passageiros que estão com os mesmos assentos,até um perceber que está no vagão errado.     

Chegamos bem à estação Lisboa/Santa Apolonia e, apesar de estarmos com todas as dicas para ir até o hotel de metrô, meu marido achou melhor pegarmos um táxi pois sempre o motorista vai conversando e apresentando de alguma forma a cidade.



Foto do site www.mundocadentro.blogspot.com





A estação do Rossio de onde partem os trens para Sintra é simplesmente maravilhosa !!!!!













No dia que fomos a Sintra chegamos bem cedo à estação para comprar os bilhetes de trem pois íamos fazer um bate e volta e queríamos aproveitar muito nosso passeio.

A estação de trem de Sintra é muito bonita,na parte externa os azulejos compõem pequenos murais e na parte interna painéis com anjos e flores.






De Lisboa para Cascais a viagem também é de trem. A duração do passeio é de mais ou menos 20 minutos e a estrada de ferro beira o rio Tejo em alguns trechos do percurso. 

É só chegar no Cais do Sodré e comprar o bilhete.Eu e meu marido pagamos 4,30 euros
.

Cais do Sodré
 foto do site www.pt.wikipedia.org


Foto do site www.jornalismoaudiovisual.worpress.com


Abaixo a estação de Cascais,em frente tem uma pracinha  e do outro lado da rua tem um mapa da área turística.
Essa estação é na cidade,então você sai numa região com casas,comércio,restaurantes etc...

Um pouco atrás da estação tem um shopping com praça de alimentação e um supermercado no subsolo.









FOTOS: J.C. ALVAREZ



Leia também:

17 comentários:

  1. Gostaria de uma informação:
    Vou de Coimbra p/Porto, meu hotel fica bem perto
    da estação São Bento, ninguém sabe me informar
    qual o trem para nessa estação, será que vc sabe?
    Obrigada:
    meu e-mail:ag.davanso@hotmail.com
    aguardo resposta:

    ResponderExcluir
  2. Geralmente os trens chegam na estação Porto/Campanhã e você troca de trem para ir até São Bento,sem precisar comprar nova passagem,passa para um trem urbano que circula pelos bairros.Ao saltar em Campanhã pergunte a algum policial que fica pela estação que eles te indicam que trem pegar.Eles são muito simpáticos e ajudam.Nesse trem não tem lugar marcado.Guarde sempre com vc a passagem.

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma chegue com antecedencia na estação de Coimbra pois os trens partem de Coimbra B então vc tem que pegar qq trem na estação Coimbra A,ir até Coimbra B pois é de lá que vc partirá para Porto.

    ResponderExcluir
  4. Estou gostando de ver o sucesso e a repercussão do Blog, viu!

    Bjs da sua fã #1,
    Raquel Ferraz

    ResponderExcluir
  5. PERFEITAS AS SUAS DICAS. Agora sei que passearei bastante em minha próxima viagem à Portugal. Pé na Estrada e pouca bagagem.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ! Leia os outros posts sobre Portugal,eles também tem dicas boas.Acabei de voltar do Peru e já estou colocando posts sobre Lima,de uma olhada.Já que gostou,indique o blog para os amigos.Venha sempre me visitar.
      Lilian

      Excluir
  6. Lilian. Vc me ajudou MUITO. Vou com duas amigas no próximo junho para Portugal e tb faremos de trem os trechos Porto-Coimbra e Coimbra-Lisboa. Muito obrigada. Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Paula,faço o blog como um diário de viagem,relatando tudo que fiz e fico muito feliz quando meus relatos ajudam as pessoas,eu também quando vou organizar uma viagem pesquiso em vários blogs de viagem.Se precisar de algo me escreve ,as vezes,não está aí mas eu sei.

      Excluir
  7. Amei este blog, peguei várias dicas e sempre que possível irei indicar. Parabéns!!!!

    Aproveitando, gostaria de fazer uma pergunta, de Lisboa para o Porto de comboio (Alfa Pendular) é fácil???? Ficarei no Hotel "Vera Cruz Porto Hotel", agradeço desde já pela atenção. Aguardo resposta. Um abraço e sucesso!
    Inês

    ResponderExcluir
  8. Olá,Inês
    É tranquilo ir de Lisboa para Porto de comboio.
    Você chegará na estação Porto Campanhã ,deve saltar do comboio e procurar a plataforma/cais que tem o trem para a estação São Bento,não precisa pagar mais nada,com o seu bilhete/passagem de trem na mão você tem direito a entrar no comboio.A estação São Bento é a parada seguinte.Chegando na estação São Bento acho que pode ir andando para seu hotel.
    Porto é maravilhoso !!!
    Se precisar de algo mais me escreva.
    Um abraço,Lilian

    ResponderExcluir
  9. Qual a diferença entre os 3 tipos de trens que vc mencionou? Inter-Regional, Intercidades e Alfa Pendular.

    ResponderExcluir
  10. Oi,Stella
    Na época que fiz essa viagem e pesquisei vi o seguinte : o Alfa Pendular só faz algumas cidades[Braga,Porto,Coimbra,Lisboa e Faro] e é de alta velocidade,o Intercidade percorre : Guimarães,Porto,Coimbra,Lisboa,Guarda,Covilhã,Évora,Beja e Faro.Já o Inter Regional faz paradas em várias estações e percorre Valença,Porto,Regua,Pocinho,Guarda,Covilhã,Coimbra,Tomar,Leiria,Castelo Branco,Lisboa,Beja,Lagos e Faro.No entanto,esse ano estava montando uma viagem para uma amiga e colocava no site www.cp.pt duas cidades que constam no trajeto do Inter Regional e constava estação de origem inválida.Vou perguntar a uma amiga que morou muitos anos em Portugal e que tem casa em Aveiro e assim que souber algo mais te escrevo,beijos Lilian

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE EM NOVEMBRO EU E A MINHA ESPOSA IREMOS PARA PORTUGAL POR 18 DIAS A MINHA PERGUNTA É;POSSO LEVAR AS MALAS NO CASO SERIA 02 GRANDES E 02 PEQUENAS NO TREM? E OUTRA COISA OS LUGARES QUE VAMOS SÃO ESSES:LISBOA PARA TOMAR; TOMAR PARA EVORA; EVORA PARA CASTELO BRANCO; CASTELO BRANCO PARA COIMBRA; COIMBRA PARA AVEIRO; AVEIRO PARA GUIMARAES; GUIMARAES PARA PORTO TEM COMO IR DE TREM ?

    ResponderExcluir
  12. Oi,Alexandre
    Vocês já conhecem Portugal ? É um país maravilhoso,cidades lindas,limpas e tranquilas,além disso,os portugueses são muito receptivos.
    Acho que vocês vão gostar muito.
    Eu e meu marido temos tido oportunidade de viajar de trem pela Europa com certa frequência,por isso,acho que para viajar de trem o mais indicado é cada um levar uma mala média.Chegar até a estação pode ser complicado se não tiver escada rolante ou elevador,além disso os trens,na maioria das vezes,chegam na hora certa e saem logo depois,e ainda é necessário esperar todos descerem para então,entrarmos e cada um com 2 malas grandes mais 2 pequenas pode ser bem complicado e tenso.Na última viagem que fizemos o lugar para colocar malas ,em um dos trens,era acima do banco e levantar uma mala média foi bem difícil.Eu e meu marido levamos uma mala media para cada um e uma mala pequena como mala de bordo ou uma mochila.Pense nisso para não tornar a viagem desgastante.
    Vocês já reservaram hotel em cada uma dessas cidades ? Pelo seu roteiro vocês visitarão 8 cidades,sendo assim, serão 8 check in,8 check out e 16 deslocamentos da estação de trem para o hotel e na saída do hotel para a estação de trem, sempre carregando malas . Talvez valesse a pena pensar em ficar hospedado em uma cidade e fazer um" bate e volta" até outras menores.
    Vou dar uma olhada se tem trem exatamente como você colocou e ainda hoje te mando outro email.
    Um abraço,Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enquanto a pergunta do Hotel ainda não ,só estava esperando a sua resposta se valeria ou não?

      Excluir
  13. Consulte o site www.cp.pt que é a companhia de trem de Portugal para ver se tem trem partindo da cada cidade onde vcs estarão para a que vocês desejam visitar.Acho que tem entre todas,talvez,precise trocar de trem em algum desses trajetos. Eu comprei as passagens de trem lá em Portugal e acho que fica mais fácil porque caso não tenha um trajeto que vcs queiram eles te darão alternativas.O preço através da companhia de trem do próprio país é sempre mais barato do que em outras companhias que vendem passagens de trem para todos os países.Vocês já reservaram hotel em todas essas cidades que desejam visitar ?

    ResponderExcluir