09 abril 2013

PORTUGAL DE TREM, OU MELHOR, PORTUGAL DE COMBOIO

Viajar de trem, para nós, tem o significado de "no stress"!!!  Deixam de existir todas aquelas questões, que nos atormentam em outras viagens, mesmo tendo o "santo"GPS: como sair de uma cidade para outra? como pegar a estrada X? como colocar combustível? como pagar o pedágio? onde estacionar o carro? quanto tempo de antecedência para ir ao aeroporto?

Em Portugaltrens são chamados de "comboios"
Dessa vez não compramos os bilhetes pela internet. Deixamos para comprar as passagens de trem em cada cidade e não tivemos nenhum problema. Viajamos para Portugal no final de janeiro e voltamos no domingo de carnaval. Não sei se, nessa época, a procura é menor ou se os turistas preferem conhecer Portugal de carro. 

Em Portugal são três tipos de trem ou comboio: Inter-Regional, Intercidades e Alfa Pendular.


PORTUGAL DE TREM, OU MELHOR, PORTUGAL DE COMBOIO
Hall de entrada da Estação São Bento


Estação de trem  São Bento, Porto


Na foto acima é possível ver a placa com a indicação das plataformas 1 e 2.

1] Do Porto para Coimbra fomos de comboio Intercidades, 2ª classe.

Quando compramos os bilhetes no Porto, a moça do guichê nos informou que deveríamos pegar ali, na estação São Bento, qualquer comboio que parasse em Porto Campanhã [outra estação de trem do Porto] pois é dessa estação que partem os trens para outras cidades portuguesas. Ao chegar a essa "paragem", saltamos e procuramos o "cais" de onde o comboio partiria para Coimbra B

     
O nosso comboio do Porto para Coimbra tinha como identificação o nº 522. O horário que ele partiria do Porto 10h52, o nº da "carroça" [vagão] era 22 e o meu lugar era o 116. O preço está aí, como vocês podem ver. A plataforma era nº 8 e está no placar.

Assim que chegamos na estação Campanhã, procuramos o placar [abaixo] para ver em qual plataforma nosso comboio iria parar. Na realidade, esse comboio tinha como destino Lisboa/Santa Apolônia, mas iria parar em Coimbra.  

Então, o mais importante para o viajante é identificar, no ticket, o nº do trem, o horário e se o trem é alfa ou intercidades.







Os seguranças da estação de trem foram muito educados e disponíveis e nos acompanharam até a outra plataforma. Há uma passagem subterrânea, com escada rolante para as pessoas irem de uma plataforma para outra.

   Essa é a salinha de espera da estação de trem Campanhã.




Em cada plataforma, onde o trem deve parar para pegar os passageiros, tem um placar como esse abaixo. 


Em torno de 10 minutos, antes da hora do trem chegar à estação, o placar de cada plataforma informa: horário, destino e tipo do trem, assim os passageiros podem comparar com as informações de seu bilhete e se certificar se estão na plataforma correta.

A viagem do Porto para Coimbra é bem legal. Logo no início, o trem atravessa o rio passando por Vila Nova de Gaia e segue margeando o rio Douro.

Durante o trajeto, um fiscal circula dentro do trem solicitando aos passageiros o bilhete para que ele, com um pequeno "furador de papel", faça um furinho na passagem de cada um. Não existem, nas estações, máquinas para validar o ticket.

Todos os passageiros, que têm como destino a cidade de Coimbra, descem na estação Coimbra B.



As estações de trem em Portugal são bem simples, mas funcionam muito bem.

Para chegar, de verdade, a Coimbra, é necessário pegar qualquer outro trem suburbano que pare em Coimbra A. Para esse pequeno trajeto "Coimbra B"/"Coimbra A" usa-se o mesmo bilhete.

Estação de trem de Coimbra

 Coimbra foi a cidade onde pegamos as temperaturas mais altas e mais baixas em apenas 3 dias.
Na manhã em que partimos para Lisboa, fazia muito frio, embora o céu estivesse azul.
Estação Coimbra A

 Mosteiro "Santa Clara A Nova" visto da estação de trem Coimbra A.




É da estação Coimbra B que partem os trens para as cidades maiores.

Nosso próximo destino seria Lisboa, portanto fomos para a estação de trem Coimbra A e de lá para Coimbra B, onde aguardamos o trem para Lisboa/Santa Apolônia.




É interessante chegar cedo à estação e observar outros trens parando naquela plataforma em que você vai embarcar pois assim é possível ter uma noção onde estacionará o vagão indicado em seu bilhete. O nosso era o de nº 21, então fomos  para o final da plataforma. 


 Várias pessoas só procuram o vagão quando o trem para e aí se deslocam correndo com suas bagagens para entrar no vagão correto. Outras vezes, você presencia discussão entre  passageiros que estão com os mesmos assentos, até um perceber que está no vagão errado.     

Chegamos bem à estação Lisboa/Santa Apolonia e, apesar de estarmos com todas as dicas para ir até o hotel de metrô, meu marido achou melhor pegarmos um táxi pois sempre o motorista vai conversando e apresentando de alguma forma a cidade.




Foto do site www.mundocadentro.blogspot.com

A estação do Rossio de onde partem os trens para Sintra é simplesmente maravilhosa !!!!!








No dia em que fomos a Sintra, chegamos bem cedo à estação para comprar os bilhetes de trem pois íamos fazer um bate e volta e queríamos aproveitar muito nosso passeio.

A estação de trem de Sintra é muito bonita. Na parte externa, os azulejos compõem pequenos murais e, na parte interna, painéis com anjos e flores.




De Lisboa para Cascais a viagem também é de trem. A duração do passeio é de mais ou menos 20 minutos e a estrada de ferro beira o rio Tejo em alguns trechos do percurso. 

É só chegar no Cais do Sodré e comprar o bilhete. Eu e meu marido pagamos 4,30 euros
.

Cais do Sodré
 foto do site www.pt.wikipedia.org
Foto do site www.jornalismoaudiovisual.worpress.com

Abaixo, a estação de Cascais. Em frente tem uma pracinha e do outro lado da rua tem um mapa da área turística.

Essa estação é na cidade, então você sai numa região com casas, comércio, restaurantes etc...

Um pouco atrás da estação, tem um shopping com praça de alimentação e um supermercado no subsolo.




FOTOS: J.C. ALVAREZ



Leia também:

  1. Gostaria de uma informação:
    Vou de Coimbra p/Porto, meu hotel fica bem perto
    da estação São Bento, ninguém sabe me informar
    qual o trem para nessa estação, será que vc sabe?
    Obrigada:
    meu e-mail:ag.davanso@hotmail.com
    aguardo resposta:

    ResponderExcluir
  2. Geralmente os trens chegam na estação Porto/Campanhã e você troca de trem para ir até São Bento,sem precisar comprar nova passagem,passa para um trem urbano que circula pelos bairros.Ao saltar em Campanhã pergunte a algum policial que fica pela estação que eles te indicam que trem pegar.Eles são muito simpáticos e ajudam.Nesse trem não tem lugar marcado.Guarde sempre com vc a passagem.

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma chegue com antecedencia na estação de Coimbra pois os trens partem de Coimbra B então vc tem que pegar qq trem na estação Coimbra A,ir até Coimbra B pois é de lá que vc partirá para Porto.

    ResponderExcluir
  4. Estou gostando de ver o sucesso e a repercussão do Blog, viu!

    Bjs da sua fã #1,
    Raquel Ferraz

    ResponderExcluir
  5. PERFEITAS AS SUAS DICAS. Agora sei que passearei bastante em minha próxima viagem à Portugal. Pé na Estrada e pouca bagagem.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ! Leia os outros posts sobre Portugal,eles também tem dicas boas.Acabei de voltar do Peru e já estou colocando posts sobre Lima,de uma olhada.Já que gostou,indique o blog para os amigos.Venha sempre me visitar.
      Lilian

      Excluir
  6. Lilian. Vc me ajudou MUITO. Vou com duas amigas no próximo junho para Portugal e tb faremos de trem os trechos Porto-Coimbra e Coimbra-Lisboa. Muito obrigada. Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Paula,faço o blog como um diário de viagem,relatando tudo que fiz e fico muito feliz quando meus relatos ajudam as pessoas,eu também quando vou organizar uma viagem pesquiso em vários blogs de viagem.Se precisar de algo me escreve ,as vezes,não está aí mas eu sei.

      Excluir
  7. Amei este blog, peguei várias dicas e sempre que possível irei indicar. Parabéns!!!!

    Aproveitando, gostaria de fazer uma pergunta, de Lisboa para o Porto de comboio (Alfa Pendular) é fácil???? Ficarei no Hotel "Vera Cruz Porto Hotel", agradeço desde já pela atenção. Aguardo resposta. Um abraço e sucesso!
    Inês

    ResponderExcluir
  8. Olá,Inês
    É tranquilo ir de Lisboa para Porto de comboio.
    Você chegará na estação Porto Campanhã ,deve saltar do comboio e procurar a plataforma/cais que tem o trem para a estação São Bento,não precisa pagar mais nada,com o seu bilhete/passagem de trem na mão você tem direito a entrar no comboio.A estação São Bento é a parada seguinte.Chegando na estação São Bento acho que pode ir andando para seu hotel.
    Porto é maravilhoso !!!
    Se precisar de algo mais me escreva.
    Um abraço,Lilian

    ResponderExcluir
  9. Qual a diferença entre os 3 tipos de trens que vc mencionou? Inter-Regional, Intercidades e Alfa Pendular.

    ResponderExcluir
  10. Oi,Stella
    Na época que fiz essa viagem e pesquisei vi o seguinte : o Alfa Pendular só faz algumas cidades[Braga,Porto,Coimbra,Lisboa e Faro] e é de alta velocidade,o Intercidade percorre : Guimarães,Porto,Coimbra,Lisboa,Guarda,Covilhã,Évora,Beja e Faro.Já o Inter Regional faz paradas em várias estações e percorre Valença,Porto,Regua,Pocinho,Guarda,Covilhã,Coimbra,Tomar,Leiria,Castelo Branco,Lisboa,Beja,Lagos e Faro.No entanto,esse ano estava montando uma viagem para uma amiga e colocava no site www.cp.pt duas cidades que constam no trajeto do Inter Regional e constava estação de origem inválida.Vou perguntar a uma amiga que morou muitos anos em Portugal e que tem casa em Aveiro e assim que souber algo mais te escrevo,beijos Lilian

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE EM NOVEMBRO EU E A MINHA ESPOSA IREMOS PARA PORTUGAL POR 18 DIAS A MINHA PERGUNTA É;POSSO LEVAR AS MALAS NO CASO SERIA 02 GRANDES E 02 PEQUENAS NO TREM? E OUTRA COISA OS LUGARES QUE VAMOS SÃO ESSES:LISBOA PARA TOMAR; TOMAR PARA EVORA; EVORA PARA CASTELO BRANCO; CASTELO BRANCO PARA COIMBRA; COIMBRA PARA AVEIRO; AVEIRO PARA GUIMARAES; GUIMARAES PARA PORTO TEM COMO IR DE TREM ?

    ResponderExcluir
  12. Oi,Alexandre
    Vocês já conhecem Portugal ? É um país maravilhoso,cidades lindas,limpas e tranquilas,além disso,os portugueses são muito receptivos.
    Acho que vocês vão gostar muito.
    Eu e meu marido temos tido oportunidade de viajar de trem pela Europa com certa frequência,por isso,acho que para viajar de trem o mais indicado é cada um levar uma mala média.Chegar até a estação pode ser complicado se não tiver escada rolante ou elevador,além disso os trens,na maioria das vezes,chegam na hora certa e saem logo depois,e ainda é necessário esperar todos descerem para então,entrarmos e cada um com 2 malas grandes mais 2 pequenas pode ser bem complicado e tenso.Na última viagem que fizemos o lugar para colocar malas ,em um dos trens,era acima do banco e levantar uma mala média foi bem difícil.Eu e meu marido levamos uma mala media para cada um e uma mala pequena como mala de bordo ou uma mochila.Pense nisso para não tornar a viagem desgastante.
    Vocês já reservaram hotel em cada uma dessas cidades ? Pelo seu roteiro vocês visitarão 8 cidades,sendo assim, serão 8 check in,8 check out e 16 deslocamentos da estação de trem para o hotel e na saída do hotel para a estação de trem, sempre carregando malas . Talvez valesse a pena pensar em ficar hospedado em uma cidade e fazer um" bate e volta" até outras menores.
    Vou dar uma olhada se tem trem exatamente como você colocou e ainda hoje te mando outro email.
    Um abraço,Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enquanto a pergunta do Hotel ainda não ,só estava esperando a sua resposta se valeria ou não?

      Excluir
  13. Consulte o site www.cp.pt que é a companhia de trem de Portugal para ver se tem trem partindo da cada cidade onde vcs estarão para a que vocês desejam visitar.Acho que tem entre todas,talvez,precise trocar de trem em algum desses trajetos. Eu comprei as passagens de trem lá em Portugal e acho que fica mais fácil porque caso não tenha um trajeto que vcs queiram eles te darão alternativas.O preço através da companhia de trem do próprio país é sempre mais barato do que em outras companhias que vendem passagens de trem para todos os países.Vocês já reservaram hotel em todas essas cidades que desejam visitar ?

    ResponderExcluir
  14. Lílian, me encantei com o quanto vc é prestativa e o quanto seu blog é elucidativo, por isso quero te pedir um help. Comemorando a aposentadoria (viagem mt importante para nós) eu e meu marido queremos visitar Portugal por 18 a 20 dias no mês de março próximo, pelo que te peço sugestão dos pontos imperdíveis do país e se possível um roteiro (de lá seguiremos de trem para os países baixos) onde possamos conhecer o melhor da história, culinária, paisagem, etc, . Entre regiões mais distantes pretendemos nos deslocar de trem e entre as mais próximas, de carro. Ficarei mt grata, se alguém puder me ajudar. Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Marilia
      Eu me apaixonei por Portugal quando visitei as cidades de Lisboa, Sintra, Cascais, Coimbra, e Porto.
      Nós chegamos em Porto e fizemos todos os deslocamentos de trem e saimos do país por Lisboa.
      Vc chegará em que cidade ?
      Att. Lilian

      Excluir
  15. Lilian, boa noite. Parabéns pelo Blog. Minha filha irá para Coimbra em fevereiro e ela gostaria de saber qual é a melhor forma de se deslocar de Lisboa para Coimbra carregando 2 malas, sendo uma grande. Abcos e parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Olá,Valter
    Eu acho o trem uma excelente forma de deslocamento,é barato,é confortável,não precisa tanta antecedência e geralmente é conectado ao metro.
    Ela irá morar em Coimbra ? Se ela estiver de mudança não tem jeito tem que levar duas malas mesmo,mas se não for o caso,seria melhor levar uma mochila e uma mala.
    Duas malas pra uma só pessoa fica mais "puxado",dá um pouquinho mais de trabalho mas acho que dá pra ela ir ,com certeza,alguém a ajudará.
    um abraço e boa viagem pra ela,Lilian

    ResponderExcluir
  17. Oi,Marilia
    me manda as informações pra eu poder te ajudar.beijos,Lilian

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilian!
    Quantas paradas o trem faz durante o percurso?
    BJ,

    ResponderExcluir
  19. Irei em grupo para Portugal e devemos fazer o deslocamento Lisboa=Porto,ida e volta. Tinha dúvidas qto a situação de bagagens no trem e,vendo os comentários anteriores já sanei algumas dúvidas.Grata por compartilhar suas experiências.
    Saberia informar o tempo dessa viagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      a viagem de Porto para Lisboa deve durar enter 2h30min a 3 h.
      Boa viagem pra vocês.
      Volte sempre ao blog.
      Abraços,Lilian

      Excluir
  20. Olá Lilian!!!! Preciso de um ajuda: vou à Portugal com meus pais e noivo em junho próximo. Partiremos de Lisboa rumo ao Porto, mas no caminho queremos parar em Coimbra pra conhecer o que for possível em um dia. Se viajarmos de trem, saberia dizer se há guarda-volumes na estação de Coimbra onde possamos deixar nossas malas? Aguardo ansiosa sua resposta. Um grande abraço, Samanta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Samanta
      Puxa,que pena não poderei te ajudar pois não tenho essa informação.
      Eu e meu marido nos hospedamos em Coimbra.
      Beijinhos,Lilian

      Excluir
  21. Olá, eu, meu marido e mais um casal, vamos para Portugal em setembro. Ficaremos 4 dias em Lisboa, 1 dia em Coimbra e 2 no Porto. Além disso, quero visitar Fátima e Sintra. Pelo que li nos comentários, a melhor opção de locomoção é o trem. É possível fazer essas cidades de trem? Como é pouco tempo, quais as sugestões de passeios? O que não podemos deixar de ver? Do Porto seguiremos para Madri. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Miriam
      Que legal,vocês vão adorar Portugal.
      Bem,nós fizemos Porto/Coimbra ,depois Coimbra/Lisboa e de Lisboa fomos e voltamos no mesmo dia a Sintra e em outro dia tb fomos e voltamos a Cascais, tudo de trem.Muito bom e prático.
      Em Lisboa reserve um dia para a região de Belém :Mosteiro dos Jerônimos,Torre de Belém,Monumento ao Descobrimento,Casa Pastéis de Belém,Centro Cultural Belém e passear pela beira do Tejo.
      Em outro dia vá a Cascais e Estoril.Um dia explore a cidade indo ao Castelo de São Jorge, Alfama, Terreiro do Paço, Catedral da Sé, Elevador de Santa Justa, Convento do Carmo e Mirador de Santa Luzia.Separe um dia para ir a Sintra.Aqui no blog tem tudo explicadinho como fazer esses passeios,onde comprar ingressos etc.....
      Coimbra é emocionante ! Visite a Universidade de Coimbra,o Centro Histórico e não deixe de assistir ao show Fado ao Centro [todos os dias às 18 horas],se der tempo Mosteiro de Santa Clara a Velha. No blog tb tem posts que te ajudarão.Sintra fui e voltei no mesmo dia então só visitei os 2 palácios e comi na Piriquita,tb tem post.
      Beijocas e boa viagem

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas dicas.
      Você tem dicas para Madri e Barcelona também? Ficaremos 4 dias em cada cidade. Dá para fazer um bate e volta até Toledo? Vale a pena? Muito obrigada.

      Excluir
    3. Olá Mirim, me chamo Luciana e li o post do seu roteiro. Praticamente é o que eu pretendo fazer no próximo mês de agosto. Você poderia me passar por email com dicas e o roteiro da sua viagem? Vai me ajudar muito . Agradeço. Luciana Gusmão.

      Excluir
  22. Ola, tudo bem. Muito bom teu blog, textos didáticos e informações muito ricas. Estou indo a Portugal em junho, chegarei no Porto de onibus vindo de Salamanca. Tenho uma dúvida, caso possa me ajudar seria legal: farei alguns bate-voltas no Porto (Guimarães-Braga, Amarante-Vila Real), Coimbra e Lisboa (Cascais, Sintra, Óbidos), preciso comprar as passagens Porto-Coimbra-Lisboa, que são as pernadas mais extensas, com antecedência? Poderia deixar para comprar quando chegar no Porto e em Coimbra? Lembrando que será na alta temporada, em junho. Sei que posso comprar no www.cp.pt, mas se não for necessário compro na hora. Abraço, André.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, gostaria de agradecer a você e a sua generosidade antes de qualquer coisa! Meus pais estão indo para Portugal comemorar 55 anos de casados e estão preocupados com o tamanho da mala para a viagem de trem, já que estarão vindo de uma viagem mais longa. Eles farao de trem Lisboa para Coimbra, depois Coimbra para Porto e de Porto para Lisboa. Você poderia me ajudar por favor qual seria o tamanho que pode ser usado? Se não couberem no bagageiro de cima, onde as malas podem ir? Quando puder, me fale. Muito obrigada! Ana

    ResponderExcluir
  24. olá
    vou de lisboa a covilha
    qual estaçao eu pego, oriente ou sta apolonia?

    ResponderExcluir
  25. Olá,Marcos
    Seu trem sairá da estação Oriente.
    Boa viagem !
    Aproveite Portugal ,é um país lindo !
    Um abraço,Lilian

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Estou adorando suas dicas.....
    Gostaria de saber qual a estação de trem do Porto mais próxima à Estação Bolhão do Metro, pois pretendo ir deste modo ao Aeroporto.
    obrigada
    Christine

    ResponderExcluir
  27. Oi, tenho uma outra pergunta...
    A estação Campanhã fica próxima ao Café Majestic, na Rua Santa Catarina???
    Obrigada de novo,
    Christine

    ResponderExcluir
  28. Olá. Vamos para Portugal agora em setembro, chegaremos no Aeroporto de Lisboa, mas vamos direto para o Porto. Meu hotel fica bem próximo à estação São Bento. Pelo que li aqui compro uma passagem para Estação Campanha e lá troco de trem para estação São Bento. É isso? Ou compro a passagem direto para Estação São Bento? Obrigada!!!!! Irene

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que os trens de Lisboa para Porto partem da estação Santa Apolônia,se for assim vcs têm que pegar o metrô no aeroporto [ linha vermelha ] no sentido São Sebastião,saltar em São Sebastião e fazer conexão para a linha azul no sentido Santa Apolônia.Saltar em Santa Apolônia comprar os tickets de trem para Porto.
    O trem para Porto pára na estação Champagnat e aí com o mesmo bilhete vcs pegam o trem de Champagnat para São Bento. boa viagem,Lilian

    ResponderExcluir
  30. Ficarei 6 dias em Lisboa e já tenho hotel reservado em Porto, final de janeiro 2016. Quando eu chegar em Lisboa posso comprar o bilhete para Alfa P ou achas que é necessário comprar pela internet aqui?
    obrigada

    ResponderExcluir
  31. Coquei errado, posso comprar o bilhete do AP para Porto?

    ResponderExcluir
  32. Olá,você pode comprar lá mas o faça com antecedência.
    Dê uma olhada no site da companhia de trem de Portugal www.cp.pt para ter uma idéia das tarifas.
    Veja também de qual estação de trem partirá o trem para o Porto.
    Boa viagem, Lilian Azevedo

    ResponderExcluir
  33. Como fazer para ir do aeroporto do Porto para Vila Real?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde!
    Por gentileza, é seguro comprar os bilhete no site www.cp.pt para o trem alfa pendular? E o cartão de crédito precisa ser internacional? Moro em São Paulo-SP e ficaria muito grata com sua resposta.

    ResponderExcluir
  35. como viajar de trem de Liaboa para Vila Pouca de Aguiar? Quanto templo de viagem? Quanto Custa essa viagem?

    ResponderExcluir
  36. Olá,

              Você está na necessidade de empréstimo ?? você pode obter os seus problemas resolvidos quando executá-lo. Eu sou a Miss Anna. De Portugal, na semana passada, na segunda-feira que está buscando empréstimo para pagar minhas contas, então eu tenho nas mãos de golpes diferentes e eu estava golpes por credor diferente, se não fosse para a senhora, Mercy é meu bom amigo me apresentar Mr. Larry Jeff (CEO) Larry Jeff empréstimo Company, e ele me ajuda com um empréstimo de 50.000 dólares e stress. Então, minhas boas pessoas de Portugal, você pode contatá-lo via e-mail: larry.jeffloan4@gmail.com E não se esqueça de dizer-lhe, submeto à sua empresa

    ResponderExcluir
  37. Parabéns, Lilian Azevedo, pelo lindo blog. Com muitas informações e sugestões de passeios maravilhosos. Lendo esse post de viagem de trem por Portugal, revivi os tantos lugares que passei. Boas lembranças.
    Um grande abraço.
    (60razoesparaviver.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  38. Parabéns, Lilian, pelo blog onde encontrei ricas informações e sugestões de passeios incríveis.
    Estaremos em Portugal de 17 set a 17 outubro. Gostaríamos de fazer um viagem tranquila assim optamos pelo trem. Seria possível você nos dar umas dicas de roteiro? Já que só estivemos uma vez em Portugal e muito rapidamente. Estaremos chegando em Porto e retornaremos por Lisboa ( Recife)

    ResponderExcluir
  39. Oi,Rosangela
    me manda um email para que eu possa te mandar sugestões.

    ResponderExcluir
  40. Oi,Rosangela
    me manda um email para que eu possa te mandar sugestões.

    ResponderExcluir
  41. Sra. Lilian, gostei muito do seu blog.
    Estou indo a Portugal e gostaria de pegar o trem Lisboa/Porto/Lisboa, acho que é na Estação Oriente. Será que é melhor comprar lá na Estação ou em algum site que venda bilhete de trem no Brasil? Como é revalidar o ticket? Aguardo sua resposta ansiosa, grata Maria do Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei o mesmo trecho que vc diretamente pelo site www.cp.pt, acho melhor comprar com antecedência.

      Excluir
  42. Boa Noite,
    Vamos para Portugal e ficaremos 20 dias. Vamos direto para o Pòrto e gostaríamos de saber de vc quais as cidades do Norte deveríamos conhecer. Pensamos em ir a Guimarães, Barcelos Braga, Viana do Castelo e chegarmos até Santiago de Compostela de onde voltaremos.

    Posteriormente voltaríamos para conhecer Coimbra e outras cidades próximas Aveiro e Obidos e depois iremos para Lisboa de onde retornaremos para o Brasil.
    Gostaríamos da sua opinião quais as cidades deveremos permanecer e outras fazer bate e volta só para conhecermos.
    Agradeço, Abraços
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Rosa
      Chegar no Porto e ficar uns dias, de la seria melhor seguir para Braga e ficar, fazer bate e volta ate Guimaraes.De Braga ir para Viana do Castelo ficar e depois seguir para Santiago de Compostela. Acho que tem trem de Santiago para Comibra mas nao tenho certeza. Coimbra vale ficar e Aveiro fica perto acho que fazer um bate e volta da para conhecer. Obidos fica distante 80km de Lisboa e 135 de Coimbra.
      beijos

      Excluir
    2. Para ir de Santiago para Coimbra é preciso fazer:
      Santiago -> Vigo
      Vigo -> Porto
      Porto -> Coimbra

      Óbidos dá para visitar facilmente estando em Lisboa porque tem ónibus direto de Lisboa para Óbidos: http://rodoviariadooeste.pt/horarios-e-precos/
      Rápida Verde - Caldas da Rainha -> Lisboa

      Excluir
    3. Olá, anônimo
      obrigada pela ajuda na orientação acima. um abraço

      Excluir
  43. Boa tarde,Lilian, tudo bom?

    Irei para Portugal em minhas férias, em Setembro/17, e ficarei no Porto (próximo da Estação São Bento) durante 20 dias.
    Adorei suas dicas e gostaria de solicitar, por gentileza, se poderia me informar algum roteiro para conhecer os principais lugares de Sintra, Nazaré e Cascais, bem como ir de comboio/metro. Por favor?
    Toda minha locomoção, pretendo fazer de autocarros/metro/comboio, pois não dirijo.
    Muito Obrigada!
    Telma Prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Telma
      Estive em Sintra enquanto estava hospedada em Lisboa,fui e voltei de trem. Tem post aqui no blog contando como foi. Acho que depois que conhecer o Porto deveria ir de trem para Lisboa e de la visitar ou se hospedar em Sintra e Nazare. De Lisboa se vai ate Cascais de metro,tambem tem post no meu blog contando como ir. De Lisboa vc tem trem para Nazare, Sintra e para voltar ao Porto. Beijocas

      Excluir
  44. Oi Lilian! Tudo bom?

    Ahh OK, vou ler e estudar bem o que diz nos seus posts.
    Valeu! Muito Obrigada!
    Só mais uma dúvida: Será que consigo fazer esses passeios em apenas 1 dia? Digo, ir para Nazaré, passar o dia lá e voltar pro Porto. No outro dia, ir para Sintra, passar o dia lá e voltar pro Porto...e assim por diante...?

    Obrigada novamente!
    Bjinhos
    Telma Prado

    ResponderExcluir
  45. Olá Lilian, gostei do teu blog pois numa linguagem fácil, direta e não rebuscad, desnuda vários detalhes acerca de Portugal. Já estivemos em Portugal mas a duração da viagem só permitiu que conhecessemos (?) Lisboa, Sintra, Cascais e Estoril. Agora ficaremos de 22 jun a 07 julho e gostaria de saber se é possível nos enviar algumas informaçoes sobre roteiros. Finalizando pergunto: comprando passagem de trem antecipadamente tem desconto mas é possível alterar data e hora? qual o site para fazer a compra? abs

    ResponderExcluir
  46. Bom dia. Incrível seu blog! Tenho uma duvida: estou viajando com minha esposa e temos 4 malas de 30kg aprox. O tempo que os trens ficam parados é suficiente para entrar e se acomodar com toda essa bagagem? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde
      Acho um pouco complicado vocês viajarem com 4 malas de 30 kg pois os trens ficam pouco tempo parados,depende da cidade, e tem várias pessoas para embarcar. As malas pesam, alguns trens têm escadas estreitas e nem sempre espaço suficiente para acomodar a bagagem. Acho mais adequado vocês pensarem em 1 mala para cada um e uma mochila. Um abraço e boa viagem.

      Excluir
  47. Ola. Boa tarde.lilian vc sabe qual a posiçao na plataforma que para o vagao 11 na estaçao oriente. Estou indo para faro. Abraço e obrigado nery jose

    ResponderExcluir
  48. Oi boa noite,
    gostei de sua página, bastante explicativa, estou organizando viagem para explorar Portugal pela segunda vez, eu pretendo sair de Porto e ir direto para região dos Lagos no sul, há trem de alta velocidade até lá??
    Aguardo,
    Lúcia
    meu e-mail é luhelenago@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Noossa! Que blog maravilhoso! Tudo muito explicado! Vai ajudar bastante na organização da minha viagem!

    ResponderExcluir
  50. Penso ir com uma amiga à Cova da Iria lá para Março Abril. Somos as 2 maiores de 65 anos. Quais os meios de comboio(preferencial) que temos de utilizar, partindo do Porto/Campanhã? É verdade que pagaremos metade do preço do bilhete? Preocupa-nos o não saber se há comboios até à cova da Iria, ou que meios de alternativa existe. Agradeço a sua disponibilidade para a resposta. Muito obrigada. ITA MONTÊS

    ResponderExcluir
  51. Olá, Ita Montês
    A melhor forma de ir da cidade do Porto para Fátima é de autobus pois a paragem fica bem próxima ao Santuário de Fátima.

    A estação de comboios fica longe mas se você preferir o comboio tem que utilizar o trem que parte de Porto/Campanhã [Intercidades] , o comboio para em Caxarias, troca de comboio e utiliza outro comboio para chegar a Fátima. Da estação de comboios você pode pegar um táxi.
    Veja abaixo que você e sua amiga tem direito ao desconto de 50%.
    Entre no site www.cp.pt para comprar os tickets . Só estarão a venda em janeiro.



    Desconto 50% Seniores
    Viaje de comboio de norte a sul do país por metade do preço.
    Podem adquirir bilhetes por metade do preço todas as pessoas com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, desde que acompanhadas do respetivo documento de identificação.

    A prova da titularidade do bilhete e do direito ao desconto é feita mediante a apresentação de documento oficial de identificação ou fotocópia certificada do mesmo.

    No serviço internacional Celta, o desconto é de 25%, a partir dos 60 anos, inclusive.

    Um abraço e se precisar de mais informações me escreve

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!