03 junho 2013

MONTEVIDÉU PASSEIO CENTRO

MONTEVIDÉU      PASSEIO  CENTRO


Conhecer o centro histórico de Montevidéu é um passeio que pode ser feito em uma manhã ou em uma tarde. Mas, dá vontade de voltar para rever suas ruas com prédios antigos, além de outros pontos turísticos. 

Chegamos à praça Independência vindo de Pocitos, no ônibus 121, que tem aí seu ponto final. Começando por essa praça, é possível percorrer todos os pontos de interesse à pé:


1] Palácio Salvo é uma construção que realmente se destaca nessa bonita praça. Leia sobre esse prédio na matéria a seguir : http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/02/simbolo-de-montevideu-palacio-salvo-tenta-recuperar-esplendor.html





2] Antigo Palácio da Presidência

Foto do blog  www.mochileiros.com



3] Novo Palácio da Presidência

Foto do site www.uruguai.comprasnafronteira.com



4] Estátua de José Gervásio Artigas, militar uruguaio que muito lutou pela independência do país. No subsolo, está o mausoléu com a urna contendo seus restos mortais.




5] Porta da Cidade Velha fazia parte de uma muralha que protegia a cidade, e foi restaurada.




  
6] Peatonal [significa rua de pedestre] Sarandi começa nessa porta e se estende até a praça Constituição. Ao longo da rua, muitos prédios antigos abrigam lojas, casas de câmbio, bancos, restaurantes etc...











7] Museu Torres Garcia [na Peatonal Sarandi]: museu em homenagem ao pintor Joaquim Torres Garcia, onde seus trabalhos estão expostos. Nesse espaço, são organizadas visitas guiadas e também são ministrados cursos de formação artística. 






8] Praça Constituição ou Praça Matriz

É a praça mais antiga de Montevidéu, e nela está localizada a Catedral  Metropolitana da cidade e o Cabildo [a Prefeitura], que passou por reforma.









9] Catedral Metropolitana [na praça Constituição, em frente ao Cabildo]










Depois de passar pela Catedral, seguimos em frente e chegamos a uma rambla, que vai dar no porto. Muitas pessoas pescando e grande movimento de navios. 









10] Prédios do Centro Histórico

Muitos edifícios e casas antigas foram reformados, nos fazendo voltar no tempo, pois, enquanto passeávamos, imaginávamos como era aquela área há 70/80 anos. Outros passam por obras de restauração.









11] Livraria "Más Puro Verso"

Localizada na peatonal Sarandí, não passa desapercebida para os que circulam pela rua. O prédio, de 1917, é muito bonito, e passou por reformas após anos de abandono.





Entramos para conhecer, e demos de cara com esse lindo e imenso vitral e escadarias de mármore. Depois de explorarmos o térreo, resolvemos subir, e vimos o restaurante "Más Puro Verso Lounge". Impossível resistir ao aconchegante restaurante, e lá almoçamos um menu do dia, com prato principal e sobremesa.   





                                            




 FOTOS: J.C. ALVAREZ




  1. Fiz um tour bem rapidinho pelo centro de Montevidéu, numa parada do nosso cruzeiro, mas gostei e ficou um leve gostinho de "quero mais". Tô amadurecendo a idéia de uma roadtrip conjugando Uruguai e Argentina.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!