14 novembro 2015

NUREMBERG 1º DIA ST.LORENZ, FRAUENKIRCHE, ST.SEBALD E KAISERBURG

Uma vez uma amiga, que é professora de Literatura, me disse que quando terminamos de ler um livro ele ainda continua vivendo dentro da gente por um tempo. Esse tempo varia de história pra história, de leitor para leitor. 
Nos identificamos com certos personagens, torcemos por eles, vibramos com suas transformações e conquistas, sofremos suas angústias, dúvidas e dores. Nos imaginamos vivendo aquelas histórias e algumas delas são guardadas para sempre.

Tenho pensado nas minhas viagens dessa mesma forma. Gosto de voltar pra casa mas, muitas vezes, mesmo a viagem tendo chegado ao fim ela continua em mim. Passo um tempo "meio recolhida" "vivendo" nas cidades por onde passei, lembrando dos lugares que admirei, imaginando uma vida por lá....
Algumas cidades ficam para sempre dentro da gente e 
nessa viagem Nuremberg foi uma das cidades que ganhou meu coração.

Não pensava em conhecer Nuremberg, ela entrou no roteiro por um desejo do meu marido e foi uma grata surpresa. Visitamos 4 cidades alemãs nessa viagem e Nuremberg foi a última parada.
A cidade é grande, tem recantos lindos e é bem preservada !!!




                                       Leia também : Onde ficar em Nuremberg



Chegamos, para uma estadia de 2 dias, num domingo bem frio 
e de céu encoberto.
Logo que chegamos conhecemos a estação de trem que é uma construção antiga e imponente.




Da estação ferroviária vimos uma das torres da muralha 
que cerca o centro histórico.



 Nosso ônibus estacionou na frente da estação, é isso mesmo, chegamos à Nuremberg de ônibus da DB bahn. Comprei nossas passagens de Heidelberg para Nuremberg no site da DB e ali indicava "bus", então, lá fomos nós.
 No post "Alemanha, Austria e França de trem" conto tudo sobre nossa viagem pela Alemanha [Frankfurt, Munique, Heidelberg e Nuremberg], Áustria [ Salzburg e Innsbruck] e França [Strasbourg].

Adorei sair do ônibus e dar de cara com uma das entradas da cidade histórica e foi por ela que nosso passeio começou.

Nosso passeio no 1º dia foi assim:

1] Passamos pela Konigstor [Torre da Muralha] e pegamos a Königstrasse, rua principal, e de início nos chamou atenção a demarcação da faixa para bicicletas. 

É fantástica a infra estrutura para que as pessoas usem a bicicleta no seu cotidiano, por ela trafegam famílias, senhoras e jovens com roupas esportivas
e/ou vestidos para o trabalho.
 Ao atravessar a rua é preciso estar atento aos carros e bicicletas. Como não estamos acostumados, às vezes, nós olhávamos só os carros e quase atropelávamos as bikes. 



Leia também : Passeio noturno por Nuremberg / Onde comer em Nuremberg

As calçadas são enfeitadas por jardineiras de metal.  




2 ] Continuando nosso passeio pela Konigstrasse ficamos curiosos com o Barfüber, cervejaria instalada num porão cuja construção é datada de 1502. 
Não resistimos ao charme da taberna e voltamos para jantar, mas isso será tema do post "onde comer em Nuremberg".

Enquanto ele não chega curtam um pouquinho.





3 ] Nuremberg tem 3 incríveis igrejas, de longe avistamos uma delas, 
a de St. Lorenz
Sua construção que teve início em 1243 se deu no local onde anteriormente existiu uma capela Romana dedicada a São Lourenço e ao Santo Sepulcro. Passou por duas reconstruções após a 2ª Guerra Mundial.




As esculturas enfeitando os portais da igreja são 
características da arquitetura gótica.


Assim como a rosácea que confere ao ambiente interno 
luminosidade e colorido. 


Seu interior é imponente.



4 ] O Hospital do Espírito Santo [ Heilig -Geist-Spital ] às margens do rio Pegnitz faz parte da galeria de fotos de todos os turistas. Foi construído entre 1332 e 1339 por Konrad Gross para abrigar idosos e necessitados.



5 ] Caminhando na direção do Castelo a igreja Frauenkirche vem logo depois.


É  também uma das mais antigas, sua construção se deu entre 1352 e 1361 pela iniciativa do Imperador Carlos IV. 


6 ] St.Sebald é a mais antiga igreja paroquial,sua construção teve início por volta de 1220.



Entre 1943 e 1945 sofreu ataques por bombas ficando bastante danificada.
A reconstrução levou em torno de 12 anos.

7 ] Caminhamos por uma ladeira rumo ao Castelo Imperial [Kaiserburg ].





O Castelo de Nuremberg é uma importante construção imperial da Idade Média e símbolo da cidade. Tem uma localização estratégica, no alto de um rochedo, e de lá se avista toda a cidade.
Há informações dando conta que em escavações na área do Castelo encontraram vestígios/restos da fortificação de antes de 1000 A.C.

De 1050 até 1571 os imperadores romano-germânicos viveram mesmo que por um tempo no Kaiserburg.




Tivemos uma experiência desagradável na visita ao Castelo. Chegamos às 15h20, compramos nossos ingressos e sentamos para ver um vídeo sobre a história do Castelo na ante sala da bilheteria. Passados 10 minutos eu resolvi entrar no museu, porque queria procurar um banheiro, mas meu marido e filho continuaram assistindo ao filme assim como vários turistas. Logo que entrei fui abordada por um funcionário que disse para eu não ficar lendo as legendas das fotos porque o museu fecharia às 16 horas. Falei que iria, então, chamar meu marido e filho para que não perdessem a visita e ele disse que tudo bem. Quando nós voltamos um dos funcionários nos chamou e disse para segui-lo que ele nos levaria nas principais salas. O rapaz foi nos conduzindo apressadamente, dizendo que não daria tempo de tirarmos fotos. Em determinado momento esse jovem nos deixou mas outros funcionários do museu iam fechando janelas, balançando chaveiros mostrando assim que já estava na hora de encerrar a visita.
Saímos muito chateados porque "corremos" pelas salas e 
não pudemos apreciar nada.

No nosso entendimento se o horário de funcionamento é até 16 horas todas as pessoas que entraram dentro desse horário podem visitar o museu com tranquilidade, caso contrário, eles deveriam encerrar a venda 
de ingressos às 15 horas.

Meu marido resolveu ir à bilheteria falar que achava injusto termos comprado os bilhetes e ninguém avisar desse procedimento. A senhora, que nos vendeu os tickets, devolveu o dinheiro muito contrariada mas sem argumentar nada. 

8] Terminamos nosso dia andando pela cidade sem rumo definido apreciando  pontes, casas, estátuas, igrejas.....






Como ir ao Documentationszentrum



9 ] Na praça Hauptmarkt vimos a lojinha abaixo "Nurnberger Lebkuchen" que vende os famosos "lebkuchen" em lindas latinhas.





O que é "lebkuchen"

Sabe aquele biscoitinho que parece um bonequinho ?

 

Esse cartaz anuncia um mercado/feira de lebkuchen 
em Nuremberg de 23/10 até 1/11.
 Imaginem, que delícia ! 

 "lebkuchen" é um tipo de biscoito feito com gengibre e mel muito consumido na época de Natal em países com inverno rigoroso. Dizem que surgiu na cidade de Nuremberg por volta do século XII criado por monges. 
Outros dizem que "lebkuchen"é um tipo pão de mel e com a massa de lebkuchen fazem "casinhas" e outros formatos.

No blog "A conversa chegou na cozinha" a Ursula Mueller conta a história desse biscoitinho 


Leia também :

Berlim

Colônia

Frankfurt


Nuremberg



FOTOS : J.C. ALVAREZ E PEDRO PERRI

  1. Lilian, sempre me perguntei sobre esse procedimento de fechar um lugar e nunca ficou claro para mim se o horário é de fechar mesmo ou seu é de fechar a bilheteria e as pessoas podem ficar o quando quiserem. Vejo que nesse castelo é a primeira opção que vale...
    Também concordo que livros e viagens ficam vivos em nós por muito tempo, alguns eternamente.
    Bela igreja, adorei.
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tati.
      Estou muito feliz de fazer parte desse grupo e ganhar amigas tão delicadas como você.
      beijos

      Excluir
  2. Lindas fotos, adorei! Parecem tiradas de um filme bem romântico! Um dia eu conheço a Europa, adoro os posts de lá! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Guaciara.
      Meu filho estava fascinado com o celular pois as fotos ficavam muito bonitas ,mas também os lugares são realmente de filme !
      beijos

      Excluir
  3. Adorei!!! Que delicia poder 'viajar' com vocês. Uma pena a experiência desagradável do castela, ainda bem que o resto compensou esta deliciosa surpresa!
    Beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    ResponderExcluir
  4. Me encantei!!!! A Alemanha e cheia de cantos . Recantos e cidades cheias de história!!! O episódio do museu demonstra bem o espírito alemão. Amo lebkuchen, me deixou com água na boca!!! Aliás Natal na Alemanha é lindo, tantas feiras e guloseimas!!! Adorei parabéns, lindo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fui conhecer a Alemanha no ano passado e esse ano retornei. Gostei muito das cidades,tinha vontade de ir perto do Natal para ver as feiras. obrigada pela visita beijocas

      Excluir
  5. Que lindo! Adorei a sua leitura sobre as viagens... também tenho a sensação de trazer muito dos lugares que visito para minha casa... e pelas fotos, deu para entender porque você saiu de Nuremberg, mas Nuremberg não saiu de você...rsrs Lindas imagens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Liliane
      é muito bom ter esses registros guardados no nosso "chip" coração e mente.
      beijocas,Lilian

      Excluir
  6. Nossa, você acredita que tenho buscado universidades na Europa porque estou querendo fazer um mestrado em 2017 e uma das que estão na minha lista fica em Nuremberg! Ja quero mudar pra essa cidade linda!

    ResponderExcluir
  7. Nathalia
    aos poucos vou colocar as outras cidades que vistamos,cada uma que chegava eu pensava,quero viver aqui. Você vai ter muita cidade linda pra escolher.
    Beijocas,Lilian

    ResponderExcluir
  8. Lindas as fotos. Parei e fiquei só admirando as figuras. Nuremberg é muito charmosa!!! Sobre o museu, nem na Bahia deixaram a gente entrar no projeto Tamar pois faltava 30 minutos… E disseram que não valia a pena na bilheteria. Adoro o Lebkuchen (se ele for parecido com o gingerbread man!) e sempre encomendo no natal… Hummmm

    ResponderExcluir
  9. Obrigada,mãe Dondoca.
    Não cheguei a provar o Lebkuchen !!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  10. Cada vez com mais vontade de conhecer Nuremberg!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!! Eu também adorei Nuremberg. Voltei de lá há algumas semanas, encantada! Passei seis dias e fiquei com gostinho de quero mais! :) Muito legal ver a cidade através de outros olhos. Asap vou ler os outros textos que você escreveu. :) beijos Ana (http://espiandopelomundo.blogspot.com.br/2016/08/o-palacio-da-justica-nuremberg-alemanha_9.html)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita Ana Luiza. Que bom que você também adorou Nuremberg !

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!