07 junho 2017

ONDE COMER EM BERLIM

Comer em Berlim por um preço razoável é bem possível. A culinária alemã é muito boa, e vários pratos são bastante conhecidos no Brasil, embora saibamos que o que comemos em nosso país já é uma adaptação do prato alemão, ou melhor, a versão brasileira. Portanto, cada prato inclui algumas modificações.
As sugestões, que seguem, são para refeições simples e baratas.

1] Café da manhã

Geralmente os turistas tomam café da manhã no hotel. Mas, quando este não está incluído na diária, é interessante avaliar se o valor cobrado pelo hotel vale a pena ou se é melhor fazer uma comprinha no supermercado. Se for providenciar o café da manhã no supermercado, boas compras são: iogurtes, barrinhas de cereais, sucos, queijo fatiado tipo emmental, frios, pão/torrada, geleia, Nutella, uvas e maçãs. Os supermercados na Alemanha que encontrei, com maior frequência, foram: Rewe, Lidl e Aldi.

2] Almoço ou Jantar

# Como somos "chatinhos" para experimentar comidas diferentes, sempre procuramos por comida italiana. No Mitte, perto do nosso hotel, tinha uma tratoria, a Piazza Rossa. Sempre bastante movimentada, resolvemos conhecer. Massas, pizzas e saladas faziam parte do cardápio. O atendimento foi muito atencioso e o preço bem razoável. Eu escolhi penne com tiras de filet mignon. Gostei muito. Em um outro dia, experimentamos pizza e também gostamos.

Piazza Rossa Berlim

# Outra sugestão é ir ao Shopping e procurar na praça de alimentação algum "fast food" que agrade. Assim fizemos e experimentei uma comida vietnamita. Acreditem se quiser !!! Estava deliciosa e era super bem servida. Foi no Thanh Koch [Vietnamese Street Kitchen] na praça de alimentação do Mall of Berlin.

Mall of Berlin

Restaurante Vietnamita

# O nosso grande achado foi o restaurante Vapiano, comida italiana. Mas, só o descobrimos depois que saímos de Berlim. Deixamos aqui a dica, pois é bem legal, e existem cinco unidades na cidade. São restaurantes amplos de decoração moderna e clean e com mesas coletivas. Ao entrar no restaurante, é entregue, para cada cliente, um cartão onde é registrado tudo o que é consumido. Não tem serviço de mesa, portanto, cada cliente consulta o cardápio e faz seu pedido no balcão. Existem filas específicas para cada tipo de prato: pizza, risoto, pasta, salada. A refeição é preparada na hora. Mas, dependendo do que foi escolhido, é entregue ao cliente um pager que vibra quando o prato está pronto. Talheres, copos, guardanapos estão disponíveis no balcão. Ao final da refeição, é só se dirigir ao caixa, entregar o cartão e pagar. Fomos ao Vapiano em outras cidades alemãs, em Viena, em Strasbourg e sempre gostamos muito.

3] Sobremesa

# Chocolates Ritter - comprados nos supermercados. Dica: no subsolo do shopping e da Estação Central de Trem tem supermercado onde o preço dos chocolates é bem mais em conta!
# Fassbender & Rausch - é uma famosa loja de chocolates, mas, também, tem outros doces finos.

Fassbender & Rausch Berlim

Sou apaixonada por chocolates, jujubas e coisas do gênero. Ao passar pela belíssima loja Fassbender, fiquei vidrada em uma caixa de jujubas, e, aí, entrei disposta a fazer uma "loucura". "Vou comprar essa caixa de jujubas, não me interessa o preço" falei toda empolgada e assim fiz. Devo ser muito chata, mas não gostei das jujubas e não tinha comprado chocolates !

Jujubas Fassebender & Rausch

Não deixe de  visitar a "Fassebender & Rausch", pois é uma loja linda, com prateleiras cheias de gostosuras: doces e chocolates, além de um Café, no segundo andar.

Informações Práticas :

Piazza Rossa  Rathausstrabe 5, perto da Prefeitura no Mitte
Thanh Koch  Mall of Berlin LeipzigerPlatz 12
Vapiano  Potsdamer Platz 5
Fassbender & Rausch  Charlottenstrabe 60

                                                    FOTOS : J.C. ALVAREZ


LEIA TAMBÉM

Berlim
O que Fazer em Berlim, Alemanha?
Onde Se Hospedar em Berlim?

Colônia
Como Guardar Malas na Estação de Trem de Colônia, Alemanha 

Frankfurt
Onde se Hospedar em Frankfurt? Dica de Hotel perto da Hauptbahnhof
O que fazer em Frankfurt no 1º dia?
O que visitar em Frankfurt?

Munique
Conhecendo Munique: o que fazer no 1º dia?
Campo de Concentração Dachau: bate e volta de Munique
AirBNB, Uma ótima Dica de Hospedagem em Munique
Onde Comer em Munique?


Nuremberg
Nuremberg 1º dia: St. Lorenz, Frauenkirche, St. Sebald e Kaiserbur
Nuremberg 2º dia: Como ir ao Dokumentationszentrum?
Passeio noturno por Nuremberg / Onde comer em Nuremberg?










  1. Nutella é boa dica. Os meninos aqui de casa são fãs. E o meu filho poderia ir de carona com você já que é apaixonado por restaurantes italianos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comida italiana além de muito gostosa sempre nos salva em diferentes situações. Nutella é hors concours !!!!!

      Excluir
  2. Excelente post com muitas dicas bacanas. Cada vez mais me convenço que tenho que conhecer a Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Suzana
      Quando tiver oportunidade vá e vocês vão gostar muito,tem cidades lindas e muitas coisas bonitas. beijocas

      Excluir
  3. Ai, que vontade de comer um chocolate! Super anotada a dica de onde eles são mais em conta! Obrigada por compartilhar estas dicas, Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Lili
      Sou louca por chocolates e na Europa faço loucuras e vou atrás deles o tempo todo. beijocas

      Excluir
  4. Comida italiana nunca tem erro, né?
    Mas confesso que me surpreendi com as gastronomia alemã. Comemos muito bem na Alemanha e até hoje morro de saudades dos schnitzel que comi por lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade na segunda viagem que fizemos pela Alemanha tb comi esse prato e gostei muito além de outros pratos bem legais, beijos

      Excluir
  5. Adorei as dicas! Comer bem economizando está sempre nos meus planos. Adoro lugares baratinhos mas com boa comida

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!