04 dezembro 2015

NUREMBERG 2º DIA COMO IR AO DOKUMENTATIONSZENTRUM ?


Nós só tívemos dois dias na cidade,então, para "fazer o dia render" acordamos bem cedo. Nosso plano era visitar o Dokumentationszentrum e o 
Palácio da Justiça.


Para ir ao Centro de Documentação é necessário usar algum tipo de transporte pois ele fica longe do Centro Histórico.

Como ir ao Dokumentationszentrum ?


Seguimos as dicas do blog de viagem "porque não travels"  e pegamos o tram 9 em frente a Hauptbahnhof, estação central de trem . 

É importante antes de pegar um transporte verificar a direção/sentido que ele  está indo. Nos pontos de ônibus e de tram há sempre pequenos painéis mostrando quais deles param naquele ponto e os outros pontos onde eles param.
O tram 9 tem como destino final o Centro de Documentação e está escrito: DOKU ZENTRUM

Dentro do tram você pode ir acompanhando as paradas através de um painel.





Onde comer em Nuremberg 


Como comprar as passagens para andar de tram [bonde elétrico] ?

Pudemos observar que os bilhetes não eram vendidos dentro do tram pois as pessoas entravam e iam direto validar o bilhete.

Onde comprá-los então ? Lembramos que na Hauptbanhnof tem as tais "maquininhas vermelhas" para venda dos bilhetes para transporte público.

Não conseguimos fazer a compra pois era pedido o destino mas não tinha como colocarmos a nossa opção, depois de muitas tentativas e frustradíssimos 
pensamos até em desistir. Porque homens não gostam de pedir ajuda !

 No Centro de Informações turísticas, na Konigstrasse, bem perto da Konigtor há um excelente serviço de atendimento ao turista, chegando lá explicamos todas as tentativas [frustradas] feitas para a compra dos bilhetes.

As funcionárias foram muito gentis e nos explicaram que no nosso caso a melhor opção era a compra do bilhete de 1 dia, sendo o "Tages Ticket Solo", para um adulto e o "Tages Ticket Plus" para o casal. Esses bilhetes davam direito ao uso de qualquer meio de transporte durante aquele dia. Saímos de lá felizes com nossos tickets em mãos e prontos para nosso roteiro.

Esse é o ponto final do tram em frente ao Dokumentationszentrum.






O que é o Dokumentationszentrum ? 

É um Centro de Documentação no Complexo do Partido Nacionalista.

É um museu com exposição permanente sobre a história do 3º Reich. 

 O Centro de Documentação fica num prédio moderno anexo ao Congresso Hall, área inacabada, que parece um anfiteatro e foi projetado para abrigar 50 mil pessoas em eventos organizados pelo Partido Nazista.


Abaixo o projeto do Congress Hall.





A exposição conta um pouco da trajetória de Adolf Hitler desde seu nascimento até se tornar o "Fuhrer", a situação econômica e política da Europa no período anterior a 2ª Guerra e como foi sendo construída a concepção de raça pura e superioridade do povo alemão.



Quando Hitler chegava a uma cidade era recebido com idolatria.




O material exposto, isto é, fotos, vídeos e objetos é impactante 
e o silêncio domina o ambiente. 




De vez em quando, via uma pessoa disfarçando as lágrimas diante dos painéis de fotos ou de pequenos vídeos da época. Realmente dá um nó na garganta !


 Os judeus, os ciganos, os homossexuais e as pessoas com necessidades especiais foram duramente perseguidas e mortas pelo exército alemão.


Para conhecer a área do entorno é preciso sair do prédio e virar para direita,contornando o lago. Na área do entorno é onde estão localizadas outras construções que também faziam parte do complexo do Partido Nazista : Campo Zeppelin. Os comícios que Hitler realizou nesse lugar foram eficientes para a propagação de suas idéias.



Aí Hitler fazia seus discursos.


No final da 2ª Guerra quando os aliados chegaram à Nuremberg, em especial  ao Campo Zepelin, eles subiram na parte mais alta dessa tribuna derrubaram a águia, símbolo do Nazismo, e arrancaram a bandeira alemã, substituindo-a pela bandeira americana.




Nuremberg ficou muito conhecida por ter sido a "cidade sede" de encontros do Partido Nazista. Hitler ao assumir o poder escolheu Nuremberg para ser a sede oficial dos Comícios do Partido Nazista.

Nuremberg sofreu muita destruição na 2ª Guerra Mundial mas teve reconstruída grande parte das construções medievais.  

Após a 2 ª Guerra Mundial, Nuremberg, foi também a cidade onde aconteceu o julgamento dos criminosos de guerra.

Onde se hospedar em Nuremberg.

O ingresso para o Doku Zentrum custa 5 euros.

Para facilitar a circulação pela exposição há lockers no saguão principal onde é possível deixar casacos e mochilas.



É necessário colocar uma moeda de 2 euros [nessa abertura fina e vertical] para que a chave rode e feche a porta do locker. Ao retornar você deve usar a chave para abrir e a moeda é devolvida caindo nesse espaço aberto na parte final dessa peça.   



Para voltar à cidade é só pegar o tram 9 na frente do Dokumentationszentrum.
  Na cidade, perto da Prefeitura passa o ônibus 36 que também tem como destino Dokumentationszentrum, assim as pessoas não precisam ir até a Hauptbanhnof para ter transporte público.




Leia também :

Berlim

Colônia

Frankfurt







FOTOS : J.C. ALVAREZ E PEDRO PERRI

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!