15 junho 2015

CATEDRAL DE BRASÍLIA E SANTUÁRIO DOM BOSCO



CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA APARECIDA





Goiás, Brasília

O city tour que todo turista faz por Brasília inclui, logicamente, a Catedral, mas eu já tinha visto de longe e me perguntava qual a graça de uma Catedral tão pequena e com traços modernos, que eu não aprecio muito. 
No entanto, como nossas "guias gaúchas "são fãs da cidade e só deram ótimas dicas pensei:  Vamos lá ver o que é que essa Catedral tem.


A rampa de acesso é pequena e com pouca iluminação. Só depois entendi o porquê.

Quando a pessoa entra "verdadeiramente" na Catedral de Brasília, que fica no sub solo, é impactada por essa visão .......






Segundo me contaram o brilhante arquiteto Niemeyer queria que o visitante ao entrar tivesse a sensação de "esplendor" por isso fez uma via de acesso  acanhada.

Impactante, Brilhante, Genial  !!!!!!!


SANTUÁRIO DOM BOSCO

Outra maravilhosa surpresa em Brasília é o  Santuário Dom Bosco. Esse não é projeto de Niemeyer mas causa tanto esplendor quanto. 

Você chega, estaciona o carro, olha o prédio e pensa "vou ver uma igreja bonita" pois é isso que todos dizem, mas quando entra....


As paredes são formadas por pequenas pastilhas de vidro em diferentes tons de azul e com a incidência da luz que vem de fora toda a igreja é envolvida num tom azulado.




A igreja se preparava para um casamento e os trabalhadores colocavam no chão uma passarela de espelho.




O lustre feito com peças de Murano é lindo com as luzes acesas.
Pedimos para acenderem as luzes, mais uma vez, para apreciarmos a igreja iluminada mas eles disseram que cada minuto com as luminárias acesas custava 10 reais ! 
Como assim ?????


No altar a cruz de madeira de 8 metros com a escultura de Jesus completa a beleza desse santuário.

Duas visitas imperdíveis em Brasília.

O passeio de sábado à tarde pelos tradicionais pontos turísticos de Brasília foi na companhia de duas amigas gaúchas do blog Mochilinha Gaúcha e de uma amiga paulista do blog Viaje com a Flora e assim tivemos "uma senhora tarde".

Essa viagem foi para participar do 
I Encontro de Blogs de Viagem de Brasília.
#Encontro BsB-I Encontro de Blogs de Viagem de Brasília aconteceu em um fim de semana de Abril [24/4 a 26/4 ] e foi organizado pela Camila Kafino do blog Ensaios de Viagem com a ajuda de outros 2 blogueiros a Camila Torres do blog Colecionando Ímãs e Diego Paiva do blog Nós no Mundo além de  parceiros que tornaram esse fim de semana um super encontro e que vocês vão conhecer ao longo dos próximos posts.

O objetivo era mostrar uma Brasília diferente e eu sinto que tirei a sorte grande ao conhecer nossa capital de uma forma tão especial como ocorreu nesse encontro.


O trecho abaixo foi retirado do blog da Camila Kafino, www.ensaiosdeviagem.com  http://ensaiosdeviagem.com/

O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós do Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experiente Brasília.


Contaram os seguintes Blogs participantes:







E os apoio dos seguintes parceiros:

  1. A Catedral e muitos outros prédios de Brasília, minha cidade do coração, é lnda!
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  2. Nunca em toda minha vida, pensei que Brasilia tivesse igrejas com vitrais tao lindos! Eu fiquei de queizo caído. Coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro visitar igrejas, principalmente quando são cheias de vitrais!! A única vez que fui à Brasília, a igreja estava fechada, acredita... adorei as fotos! Bjs!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!