13 junho 2016

NOVA FRIBURGO / MURY, NOSSA SERRA FLUMINENSE



Nova Friburgo Mury, Serra Fluminense



Felizes as cidades que têm uma serra por perto para que as pessoas possam dar uma fugidinha nos fins de semana e curtir o que só uma cidade serrana pode oferecer: montanhas, friozinho, ambientes com lareira e culinária farta. 

Para quem mora no Rio de Janeiro são muitas as opções, entre elas, Nova Friburgo e Mury na Serra Fluminense.


Conforme o carro sobe a serra, a mudança no clima é perceptível. Quando é verão, é só abrir a janela do carro para sentir o ar bem fresquinho e quando é inverno, é hora de colocar o casaco. A estrada reserva paisagens muito bonitas.

Mury é a "anfitriã" de todos que sobem a serra pois é passagem obrigatória para quem segue com destino a Nova Friburgo, Lumiar e São Pedro da Serra.   

Na verdade, Mury é um distrito de Nova Friburgo, lembra um pequeno vilarejo e conserva em várias de suas construções, traços da colonização suíço-alemã. É um lugar residencial mas que também abriga muitas casas de veraneio. 

Como reúne vários restaurantes legais passou a ser considerada um pólo gastronômico da região. Poucos metros após a 2ª Polícia Rodoviária, do lado direito, está o Mury Shopping.



Nova Friburgo, Mury Nossa Serra Fluminense



Todas as lojinhas do shopping são nesse estilo de construção, o que confere um ar europeu a esse cantinho. 

Nova Friburgo, Mury Nossa Serra Fluminense
Mury Shopping


Lojas variadas,uma delicatessen e, ao fundo, o maravilhoso restaurante Bräun & Bräun. Inaugurado em janeiro de 1995, o shopping e o restaurante Bräun Bräun, foram idealizados e construídos por um carioca, Jorge Bräuniger, apaixonado por Nova Friburgo. O proprietário desse oásis gastronômico é também proprietário do shopping.


Restaurante Braun Braun, Mury, RJ
Restaurante Braun Braun, Mury, RJ 


A decoração do restaurante tem inspiração alemã e pode ser apreciada nas  bandeiras, placas, brasões, pequenos estandartes e canecas. Tudo contribui para que os clientes façam uma imersão na cultura alemã durante o almoço ou jantar. 


Restaurante Bräun & Bräun, Mury,RJ
Restaurante Bräun & Bräun, Mury, RJ
Os três ambientes do restaurante são bem aconchegantes.


Restaurante Bräun & Bräun, Mury,RJ
Restaurante Bräun & Bräun, Mury, RJ
 São oferecidas no cardápio em torno de 150 diferentes tipos de cerveja :  artesanal, nacional e internacional. Com certeza, os apreciadores de uma cervejinha gelada vão encontrar alguma que agrade. 


 Pratos da culinária suíço-alemã são a especialidade da casa, entre eles,  o "kassler com salada de batatas" e a batata rostie mas também são servidos outros de culinária tradicional. Todos igualmente saborosos. 
A sopa de cebola que está no cardápio, há anos, é maravilhosa e ideal para as noites frias. Com frequência, escolhemos esse restaurante para jantar. 

Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Sopa de cebola do Restaurante Bräun & Bräun, Mury


O Bräun & Bräun está sempre pensando numa maneira de receber bem os clientes e entra no clima das datas festivas criando uma decoração temática.   

Nós já estivemos almoçando por lá no Dia dos Namorados 

Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Restaurante Bräun & Bräun, Mury 

E encontramos um ambiente romântico enfeitado com enormes corações de pelúcia e um cardápio "especial" para os "namorados."

Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Meu marido e o noivo da minha filha foram de cardápio normal e escolheram medalhão com talharim ao molho roquefort.

Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Minha filha foi de cardápio "especial" e escolheu escalope à moda Zurique.

Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Restaurante Bräun & Bräun, Mury
 Eu também experimentei um prato do cardápio para os namorados e escolhi o Filet Alsace.

Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Comida muito saborosa e farta servida por garçons atenciosos. 

Agora veja como estava o Bräun & Bräun no fim de semana do Halowen. 


Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Restaurante Bräun & Bräun, Mury
Decoração ludicamente "assustadora" e comida maravilhosa como sempre.

Se você é "bom de garfo" suba a serra Fluminense e veja o que te espera em Mury. 

 Estrada Rio-Friburgo Km 73- Mury Shopping

Para quem desconhecia a influência da imigração suiço-alemã em Nova Friburgo, aí vai um pouquinho de história.


A história de Nova Friburgo foi incrementada com uma "colonização planejada" por D.João VI, e assim, em 1818 a cidade recebeu 1682 suíços. Eles foram os primeiros imigrantes europeus a se estabelecerem no Brasil depois dos portugueses.
 Em 1824, foi a vez da cidade receber 456 famílias alemãs e em 1890 famílias de imigrantes italianos, sírios e portugueses.
Como as terras que recebiam nem sempre eram boas, muitas famílias dispersaram-se indo para vilarejos vizinhos ou até mesmo para o sul do país. No entanto, em todos os lugares onde se instalaram, eles contribuíram para o desenvolvimento da região.

Com muita alegria, de tempos em tempos, os descendentes dos imigrantes suíços e alemães comemoram a chegada de seus antepassados à essas terras friburguenses.

Pertinho da cidade do Rio de Janeiro você pode conhecer
Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima.  

FOTOS : J.C. ALVAREZ 



Leia Também:

2017
Búzios
Cabo Frio
Nova Friburgo
Rio de Janeiro

2016
Nova Friburgo
Paraty

Rio de Janeiro

2015
Paraty

Rio de Janeiro


2013
Búzios
Rio de Janeiro



  1. Eu amo montanhas. Moro no Vale do Paraíba, em São Paulo, e sempre que posso fujo para Campos, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal. Ainda faltam em meu currículo as cidades serranas do Rio. Amei o post. E babei nestes pratos de comida...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, que bom que gostou. esses restaurante é muito bom, é certeza de uns quilinhos a mais. A região de Campos e entorno é muito gostosa, que bom que pode aproveitar.

      Excluir
  2. Me arrependo muito de não ter explorado essa região da serra quando morei no Rio. Todas as (poucas) viagens que fiz foram pra voltar pra São Paulo e rever a família. Arrependimento!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de cidade parece ser Nova Friburgo. Quando estivemos no Rio fomos apenas para Petrópolis, mas pretendemos voltar e com certeza iremos explorar mais ss montanhas fluminenses.

    ResponderExcluir
  4. Me senti subindo a serra lendo a sua descrição e já fiquei animada para conhecer Mury. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar? Bem, também nunca estive em Nova Friburgo... rsrsr Anotei todas as ótimas dicas da Serra Fluminense!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia esse restaurante tradicional em Mury, faz lembrar muito a Alemanha, do ambiente aos pratos. A comida é deliciosa, vc descreve, mas é parecida com os pratos nos países de origem? Ou tem um "abrasileiramento"? E tem opções para vegetarianos?
    Linda partilha

    ResponderExcluir
  6. Que lindeza Mury! Sempre que vou ao RJ só fico visitando praias e curtindo os sambas, esqueço que tem tanto lugar pra conhecer em volta! Vou anotar a dica para a próxima visita

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!