23 novembro 2018

ENCONTRO DE BLOGUEIROS DE VIAGEM CURITIBA 2018


ERBBV 2018 -Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem-Curitiba- .



Imagina a alegria de conhecer Curitiba, um destino que, há tempos, fazia parte da minha wish list! Acrescente a isso a empolgação de reencontrar amigas queridas e conhecer ao vivo e à cores amigas virtuais ! Coloque como outro ingrediente ter a oportunidade de aprender sobre os bastidores dos blogs de viagem. Já imaginou ? Pois foi isso que aconteceu no Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de viagem em Curitiba, cidade-sede desse maravilhoso encontro.


Entre os dias 1/11 a 4/11, em torno de 130 blogueiros de viagem, cheios de energia, participaram de uma agenda bem estruturada de palestras, painéis, passeios e confraternizações no ERBBV 2018


Encontro dos Blogueiros de Viagem da RBBV. Foto de Renata Cattelan do blog www.abaretiba.blog.br  

Eu, Lilian Azevedo, do blog Uma Senhora Viagem estive presente no ERBBV 2016/BH e achei tão rica a experiência, que não iria perder, por nada, a edição ERBBV 2018/Curitiba.


Hospedagem em Curitiba

Para viabilizar a hospedagem de tantos blogueiros na cidade, a RBBV negociou descontos em hotéis e hostels, e cada blogueiro pode escolher o que mais o agradava. Eu e @ Sylvia Yano, do blog Sentidos do Viajar, ficamos no Hotel Mabu Business que tem uma localização privilegiada, em frente à praça onde está o famoso Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná.

Os blogueiros estavam tão animados que vários chegaram a Curitiba dias antes da abertura oficial e eu fui uma dessas pessoas pois queria participar de tudo. Nosso aquecimento foi em um pré-encontro, dia 31/10, no Tour Comida de Boteco, organizado pela curitibana Carol Moreno, idealizadora do tour e blogueira do Mochilão Trips.

A proposta desse tour era percorrer 4 bares provando comidinhas de boteco e interagindo com os demais participantes. Quinze blogueiros percorreram um roteiro especialmente montado para a ocasião: Armazém Califórnia, Alchemia Bar, Garden Hambargueria e Bar do Alemão. 

Bares participantes do Tour Comida de Boteco

Na companhia da Carol, provamos maravilhosos quitutes libaneses no Armazém Califórnia, localizado atrás da Catedral, e, ainda, conhecemos a história do estabelecimento através do relato do proprietário. Partimos, então, para o Alchemia Bar, localizado no simpático Largo da Ordem, onde a estrela era o mini hambuerguer. Os bolinhos de queijo do Garden Hambargueria estavam divinos e terminamos a noite no Bar do Alemão com a comida típica alemã. Em cada um dos bares percorridos, ficamos em torno de 45 minutos a 1 hora. 

Tour Comida de Boteco em Curitiba.
Essa é uma excelente forma para curtir a night em Curitiba. Quer fazer também esse tour ? 
A blogueira Aline, do blog Latitude Infinita, conta tudo sobre o Tour de Boteco, detalhadamente.

Programação ERBBV 2018 

Torre Panorâmica das Mercês 
Na manhã de 1/11 visitamos a Torre Panorâmica das Mercês de onde se tem uma vista de 360 graus de Curitiba. O Alexandre Roger, do Instituto Municipal Curitiba Turismo, nos aguardava para dar as boas vindas e apresentar a cidade do alto da torre.  

Blogueiros de viagem dos blogs @fuxicosdeviagem,@umasenhoraviagem, @sentidosdoviajar,@viagensporai e @turistafulltime

Fomos surpreendidos pela chegada do simpático prefeito Rafael Greca, que nos deu, também, boas vindas e nos falou, com orgulho, sobre o projeto urbanístico de Curitiba e da alegria em nos receber. Como ele valoriza o turismo como fonte de renda e fonte de emprego, considerou receber blogueiros de viagem como uma oportunidade de divulgação de Curitiba. 

Rafael Greca fez questão de falar da história da cidade através do painel do artista curitibano Poty Lazzaroto e depois nos fez um brinde com a gengibirra, bebida tradicional do Paraná.


Leia : Passeio perto de Curitiba na Ponyland.

City Tour Linha Turismo
Para conhecermos de perto a cidade, fizemos um city tour no ônibus da Linha Turismo. Foi um percurso especial para os blogueiros e as três paradas que fizemos foram ótimas para percebermos como a cidade transformou o uso de espaços como a Unilivre e o Parque Tanguá que estão em áreas que no passado foram pedreiras.  



O ônibus de dois andares, Linha Turismo, passa por 25 pontos turísticos da cidade e o passageiro pode descer e embarcar em 4 deles, além do ponto de embarque. O trajeto pode ser iniciado em qualquer dos pontos de parada. É necessário adquirir umas cartelas, no valor de R$ 45 reais, com 5 tíquetes que serão usados a cada reingresso. 

Como as distâncias entre os pontos turísticos da cidade são grandes, se você não estiver de carro, é bem vantajoso fazer esse city tour. Observe também quais lugares você avalia que seja interessante conhecer de perto e os demais fotografe do ônibus.                                                       

Passeio de trem Curitiba-Morretes
O 2º dia da programação era um dos dias mais esperados pois iríamos fazer a viagem no trem turístico Curitiba/Morretes.

Nossa ida foi pela linda Estrada da Graciosa que está em uma região preservada de Mata Atlântica. Estreita, sinuosa e enfeitada por hortênsias, a Graciosa, desce de Curitiba rumo a Morretes e Antonina

Portal da Estrada da Graciosa
Morretes é uma tranquila cidade histórica que guarda traços coloniais. O ideal é circular à pé e conhecer a igreja. atravessar a ponte sobre o rio Nhundiaquara, apreciar as casas antigas bem preservadas, o coreto na praça, as lojinhas de artesanato e os restaurantes. 
 

Morretes no Paraná.

 
 É impossível não provar a bala de banana, a cachaça artesanal e o "barreado", famoso prato típico da região. Foi no Restaurante Madalozo que ele foi degustado e aprovado !!!!          


Almoçando "barreado" no restaurante Madalozo

Na foto acima, à esquerda, o barreado pronto e, na segunda foto, o garçom preparando o barreado, ao vivo.     

Foi só no trajeto de volta que pegamos, enfim, o famoso trem turístico Morretes  que atravessa a Serra do Mar passando por desfiladeiros e incríveis paisagens. Nos vagões de classe turística, um guia acompanha o passeio contando a história da ferrovia e avisando sobre os pontos pitorescos por onde o trem passará. Lógico, que todos se colocam a postos para as fotos e, quem estiver nos assentos do lado direito, terá maior chance de clicks sensacionais.     


De carro e de trem, são dois caminhos diferentes, mas igualmente belos ! 

Quer saber mais sobre esse super passeio ? 
Leia no blog Viagens Por Aí  o que a Quenia nos conta.  

  
Noite ERBBV em Curitiba
Todas as noites tivemos uma confraternização especial: Coquetel de abertura no Hard Rock Café, Happy Hour no Gards Rooftop, Confraternização na Ópera de Arame e Jantar de Despedida no restaurante O Jardineiro.          



Conversas a mil, fotos pra todos os lados, distribuição de cartões dos blogs, dicas de viagem, enfim, um papo muito gostoso entre novos e antigos amigos blogueiros, além, é claro, de desfrutar das comidinhas, bebidinhas e curtir uma musiquinha. Os pontos comuns entre todos os espaços que nos receberam foram o atendimento simpático e ambiente agradável.                    


Mercado Municipal

Fundado em 1958 o Mercado Municipal reúne açougue, peixaria, barracas de frutas, legumes e hortaliças, além de stands com queijos, vinhos, temperos, delicatessen, lojas de artesanato, lanchonetes, cafés e restaurantes.

No terceiro andar do Mercado Municipal, em uma sala de conferências, assistimos, ao longo de todo sábado, ótimas palestras e painéis que foram muito produtivos para refletirmos sobre o trabalho tanto para quem faz o blog profissionalmente quanto para aqueles que o fazem por hobby. Na hora do Coffee Break, os blogueiros, com a cabeça fervendo de ideias, conversavam sobre parcerias, mudanças, melhorias e desdobramentos para os blogs.


Foto de Sylvia Yano do @sentidosdoviajar

O almoço foi no Mercado Municipal de Curitiba onde cada blogueiro escolheu o restaurante de sua preferência. Alguns estabelecimentos ofereceram descontos especiais para a galera da RBBV.    

O Quitandeiro, obra de Poty Lazzarotto, Mercado Municipal de Curitiba.


Esse mural de Potty Lazzarotto chama-se "O Quitandeiro". Fica na praça de alimentação do Mercado Municipal e retrata uma cena comum no mercado. Potty frequentava, diariamente, o Mercado Municipal e, anos após seu falecimento, essa obra foi doada por seu irmão para o mercado.    
Poty Lazzarotto foi um importante artista plástico [ceramista, ilustrador, desenhista, gravurista e muralista] curitibano com obras expostas na capital paranaense, outras cidades brasileiras e em outros países.
    

Espaço Cultural Capela Santa Maria 

Já na tarde de domingo, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, continuamos aproveitando muito a programação. Mais uma vez, alternaram-se palestras e painéis, mesclando o "teórico" com o "prático" no bate papo sobre as experiências de blogueiros profissionais. Nos intervalos, os palestrantes eram abordados pelos blogueiros que ora queriam tirar dúvidas, ora pedir uma sugestão ou apenas tietar. Na verdade, é um ótimo momento para conversar um pouco com pessoas que tanto admiramos  e acompanhamos pelas redes sociais. 
                              
Esse foi o caso com o Fabio Angheben do blog www.dicasnovayork.com.br
                                                                                                                                 

@umasenhoraviagem, @dicasnovayork e @destinosporondeandei  


Conteúdo de qualidade e muita disponibilidade de compartilhar conhecimento, foi o que vimos nos dois dias de palestras. Ganhamos muitos brindes legais: uns como lembrança dos lugares por onde passamos e outros muito úteis para nossas viagens. No entanto, nosso maior ganho não é mensurável, só o coração pode sentir. Participar desses encontros não tem preço. 





Gostaria de destacar o trabalho incansável da comissão organizadora desse evento pois esse pessoal trabalha muito nos bastidores antes, durante e depois e ainda inventa brincadeiras/desafios para entrosar os participantes, o que é muito legal. Muito, muito obrigada.

Rafael Miranda - blog Para Viagem 
Claudia Beatriz Saleh- Aprendiz de Viajante
Renata Sucena - Viagem em Detalhes
Maíra Silveira - Aos Viajantes
Daniela Duarte - Só Viagem


Agradecimento aos palestrantes e blogueiros profissionais que encontraram um tempo em suas agendas para participar do ERBBV 2018 socializando seu expertise. 

Um agradecimento especial também aos patrocinadores/parceiros que viabilizaram esse evento e a cidade de Curitiba e seus órgãos de turismo que nos receberam de forma muito carinhosa e atenciosa.





RBBV, Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, mais uma vez, consolidou seu objetivo de promover o compartilhamento de experiências, de dicas e de aprendizados para que todos os blogueiros cresçam dentro do mercado de turismo, façam blogs de qualidade com ética e estejam em formação continuada. Até o ERBBV 2020 !!!!           

O Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem terminou no domingo 4/11, mas alguns blogueiros aproveitaram a viagem a Curitiba para explorar um pouquinho mais do Paraná e continuaram em outros passeios. Em breve, post sobre Parque Histórico de Carambeí e Castrolanda, Caminho do Vinho em São José dos Pinhais e museus de Curitiba.


FOTOS: LILIAN AZEVEDO



  1. oi, Lilian, foi um encontro que deixou saudades. Foi um prazer te conhecer pessoalmente - e que venha 2019! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Também adorei te conhecer,Marcia. ótimo 2019 com viagens e encontros. beijocas

      Excluir
  2. Oi Lilian. O encontro foi tão maravilhoso... Agradeço muito aos organizadores, palestrantes, patrocinadores e colegas que participaram. A cidade de Curitiba é linda e tem muito a oferecer aos turistas. Fiquei muito feliz de ter participado. Parabéns pelo post. Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Edileia adorei conhecer você. O encontro foi muito legal mesmo. Obrigada por sua visita. beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!