30 janeiro 2019

GILSON MARTINS, LEVE O RIO COM VOCÊ





Caminhando pela Visconde de Pirajá, rua de Ipanema, bairro da zona sul do Rio, uma fachada se destaca das demais. Num painel de acrílico, silhuetas do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea e outras montanhas do Rio, nas cores do Brasil: verde, amarelo, azul e branco, emolduram a vitrine e a entrada de uma loja. Lógico que chama a atenção e desperta a curiosidade para, pelo menos, bisbilhotar a vitrine. Mas, depois disso, será difícil não entrar. Essa é a loja Gilson Martins.
Aproveite para também conhecer a Fábrica do Gilsinho.


Quem é Gilson Martins ?
Ora, ora, você pode não conhecê-lo, mas, quem sabe, já viu uma de suas criações por aí ? Talvez uma bolsa "boca" ou ainda uma bolsa "bandeira do Brasil" ! Nem sabia que estava diante de um legítimo produto Gilson Martins, não é mesmo ?



Em 1995, Gilson Martins, lançou na Semana de Moda do Rio, a "Linha Brasil"- vários produtos com a bandeira do Brasil estilizada. Foi reconhecido internacionalmente por ter sido o primeiro designer a fazer isso e teve, também, o apoio do governo brasileiro.
Vem visitar o Rio ? Escolha aqui a sua hospedagem.  

Mas, vem cá que eu vou te apresentar o Gilson Martins :
Gilson é o designer dessa marca de bolsas e acessórios. Excelente a escolha de usar o próprio nome como nome da marca, já que os produtos revelam o espírito do designer - colorido, alegre, jovem, criativo, lúdico e bem humorado.

Como tudo começou ?
Lá pelos anos de 1982, Gilson cursava a faculdade de Belas Artes quando fez sua primeira mochila. Sim, ele desenhou e costurou. Os amigos gostaram tanto que ele passou a receber encomendas. Sua grande inspiração foi a vista que teve ao longo da vida em sua casa no bairro do Santo Cristo: o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e as montanhas. Com pai estofador e mãe costureira, Gilson cresceu familiarizado com alfinetes, tecidos, tachinhas e outros materiais.
Lógico que tudo isso, aliado à sua grande sensibilidade, olhar estético, capacidade de ressignificar vivências e muito trabalho, fez de Gilson Martins um reconhecido designer.

Loja Gilson Martins Ipanema

As formas e silhuetas dos pontos turísticos cariocas estão presentes em quase todos os produtos.

Loja Gilson Martins, Ipanema
Alguns itens expostos nas prateleiras e paredes da loja têm uma estória para contar e conhecemos algumas pelo nosso querido e simpático anfitrião, o próprio designer, Gilson Martins.

A primeira foi sobre o projeto "Os artistas do Gilson", onde os funcionários têm a oportunidade de assumir um papel de protagonista criando telas. Dentro de um conceito de aproveitamento total dos materiais, o "lixo/resto ou sobra" é aproveitado e ganha vida. Os funcionários aceitam o desafio e colocam a criatividade para fora. Os materiais - botões, fios, lãs, retalhos e sobras de couro e plástico - ganham outros usos.

Adicionar legenda


Telas do concurso: O Luxo do Lixo no Carnaval do Rio
A Linha Lixo Nobre é fruto de um projeto de inclusão social onde ex costureiras, que já não podem mais trabalhar fora, produzem de suas casas mosaicos que serão usados em bolsas.  Elas trabalham dentro de um conceito moderno chamado "upcycling", que consiste no reaproveitamento de sobras de materiais para criar novos produtos.

Daniela Costa é o nome da autora desse mosaico da linha Lixo Nobre.

Repare na etiqueta com o nome da artista Atagélia Soares, autora desse mosaico da Linha Lixo Nobre. 
                   
Bijuterias e telas também fazem parte das criações de Gilson.

A criatividade não tem limites e, apesar de não estar exposto na loja, o "banco Pão de Açúcar" mostra que Gilson também cria em outras áreas. Com esse modelo, ele participou da Semana de Design de Milão.


Não esqueça de ver sua hospedagem no Rio de Janeiro.

Fábrica do Gilsinho, uma experiência criativa 

Chegamos à loja de Ipanema para participar de uma oficina na Fábrica do Gilsinho, que é um aconchegante atelier, onde a proposta é brincar de ser Gilson Martins. Brincadeiras a parte, a ideia é viver uma experiência criativa ao personalizar uma bolsa, carteira ou clutch usando os mesmos elementos que são a cara da marca-silhuetas, formas geométricas, letras, números- em diferentes cores e texturas.

No dia que participamos da Fábrica do Gilsinho foi o próprio Gilson quem nos deu dicas de combinação de cores, sobreposição de formas e ajudou a finalizar a composição.

Ao final, cada um cria um produto único e se sente um pouco "co-autor" da marca. Qualquer pessoa pode participar e os atendentes da loja dão a orientação necessária. O cliente paga pelo valor estipulado para o produto base escolhido e pelo número de itens utilizados na composição. Há uma tabela disponível com os valores já estabelecidos. As peças, produzidas na oficina, são enviadas para a fábrica e depois de 10 dias estão de volta à loja.

Não sou a Madonna nem Michelle Obama, que ganharam presentes exclusivos do Gilson, mas, em breve, também estarei com um produto exclusivo, ou seja, a minha clutch customizada sob a orientação do designer.

Ao final cada blogueira com sua clutch. Foto de Julia Sampaio do blog @foradatoca. 
Minha experiência na Fábrica do Gilsinho
Adentrar a loja Gilson Martins é ir percorrendo o caminho do hoje para o ontem, do presente para o passado. Os produtos que tanto encantam a todos, enfeitados com ícones coloridos da Cidade Maravilhosa, representam o presente.  E, ao chegar lá na última sala da loja, a Fábrica do Gilsinho, representa o ontem... a origem... onde tudo começou.

A sala, onde funciona a Fábrica do Gilsinho, não é uma simples oficina, é um espaço de memória afetiva: retratos do Gilsinho, de seu irmão e seus pais, a máquina de costura - onde começou suas primeiras produções - e seu violão, nos remetem, também, às nossas próprias infâncias. Sentamos em torno da mesa, brindamos o encontro com uma cachaça de maracujá e começamos nossas experimentações. Nós, que lá chegamos pensando em fazer uma entrevista, não tínhamos mais o que perguntar pois já sabíamos muito sobre muitas coisas. Já estávamos tão íntimas que até participamos, no viva voz, de uma conversa com o Franco, amigo italiano do Gilson. Quando vimos, estávamos sendo "entrevistadas" pelo Gilson e contando como viagem entrou em nossas vidas. Aí foi pura emoção !!!!

Saí de lá com uma felicidade que não cabia no peito. Uma sensação muito boa de conhecer um pouquinho da estrada de cada um e dos diferentes sentidos do "viajar".

Com todo sucesso que tem e merece, Gilson Martins é uma pessoa simples que valoriza muito sua família, sua origem, suas vivências, seus caminhos e seus amigos. Valoriza e dá voz a todos que fazem o dia a dia da Gilson Martins empresa. Valeu, Gilson !


"Take Rio with you" "Leve o Rio com você" é o slogan da marca Gilson Martins.

Se você tiver o prazer de conhecer o Gilson, sem dúvida, levará o Rio para sempre no seu coração, porém, se não tiver, é só levar um dos seus produtos que vai dar no mesmo, afinal, essa marca, a Gilson Martins, é a cara do Rio e de seu designer.

Silhueta do site supercoloring.com
Agradeço, imensamente, a Luciana Nocchi,, Gerente de Projetos Especiais da Gilson Martins, que sempre muito receptiva e simpática fez o convite para participação na oficina na Fábrica do Gilsinho e esteve junto o tempo todo.

Agradeço muito ao Gilson Martins, querido e sensível, que nos recebeu de braços abertos na loja de Ipanema, mostrando orgulhoso cada uma de suas criações, compartilhando conosco amigos e histórias e nos dando dicas de customização para as clutchs ficarem super charmosas.

Agradeço a companhia das amigas blogueiras Regina Oki, Julia Sampaio, Olívia , Denise Barreto e Klécia Casemiro pois esse encontro não seria o mesmo sem vocês. 

Essa atividade foi uma parceria, contudo o post retrata de forma clara uma experiência muito legal e que indico como uma ótima opção de programa turístico.

Lojas Gilson Martins :
Ipanema : Rua Visconde de Pirajá 462B
Copacabana : Rua Figueredo Magalhães 304A
Copacabana : Avenida Atlântica 1998

Olha quem também estava lá :

Turista FullTime : Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho, leve o Rio com você. 
Fui Ser Viajante : Gilson Martins: as bolsas e as cores que são a cara do Rio. 
Chikas Lokas: Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho em Ipanema, uma experiência que é a cara do Rio.


                                            FOTOS : LILIAN AZEVEDO








  1. Lilian, que post gostoso de ler... tão bom quanto a sua companhia nesta experiência inesquecível! Um beijo cheio de afeto!

    ResponderExcluir
  2. Que dia memorável! Que orgulho eu trago de ter participado dessa tarde com vocês! Aprendi, compartilhei e conheci um dos maiores artistas do Brasil! <3

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!